O Bailar de Asas Douradas escrita por Nanathmk


Capítulo 17
Viagens


Notas iniciais do capítulo

Excruciar; segundo o dicionário Priberam da língua portuguesa:
(latim excrucio, -are)
verbo transitivo e pronominal
Causar ou sofrer muita aflição. = AFLIGIR, ATORMENTAR, MARTIRIZAR



Este capítulo também está disponível no +Fiction: plusfiction.com/book/744140/chapter/17

— Tens mesmo que ir? — Geanna inqueriu com a voz dócil e um olhar lamuriante. — Pois tamanha distância de ti, por tão longo tempo, irá me excruciar.

— Serão poucos dias, Geanna — Yaha rebateu, ríspida. — As neves já cessaram. Lázaro chegará no porto de Hafdakse na primeira noite vermelha e retornará de Adryvia antes da segunda.

— Yaha tens razão. — Lázaro sorriu, bagunçando o cabelo negro de Geanna. — Voltarei antes dos vossos anos.

— Prometes? — Max perguntou.

— Por Lithe? — Geanna intercedeu.

— Prometo. — Lázaro bebeu o resto da cerveja e saiu para o pátio. Pegou o cavalo dos estábulos, escovou-lhe o pelo branco e encilhou-o. Yaha se aproximou, o cabelo castanho escuro flutuando no vento gélido que subia do mar.

— Tens certeza que não queres ir pessoalmente a Adryvia? — ele perguntou. — Ainda não foste visitar o tumulo de tua mãe.

— Sou de maior uso aqui — respondeu, seca. Ele assentiu.

— Que precisas além de algodão? — Lázaro inqueriu.

— Que leve isso a Wenna. — Yaha entregou-lhe uma carta. — Assim que chegar a Adryvia pergunte sobre os Fehr, não deverá ser difícil encontrá-la.

— Como desejar. — disse, montando o cavalo. Segurou as rédeas.

— Pegaste as moedas? — Ele assentiu. — Cuida-te, Lázaro.

— Não te preocupas.

Sorriu e esporeou o cavalo.


Não quer ver anúncios?

Com uma contribuição de R$29,90 você deixa de ver anúncios no Nyah e em seu sucessor, o +Fiction, durante 1 ano!

Seu apoio é fundamental. Torne-se um herói!


Notas finais do capítulo

Meus amores, obrigada imensamente todos os comentários. Juro que eu vou responder tudo o mais breve o possível. Eu postei esse capítulo com sono e meio correndo, então me avisem se virem qualquer erro.

Agora, aquelas notinhas das informações extras:

1. Finalmente consegui falar disso aqui: esse planeta tem duas luas. Na língua de Egron elas se chamam Weik e Riet. Weik vem do alemão "weiß", que significa branco. Essa lua se chama branca porque, como a nossa Lua, ela é branca. Ela tem uma duração de treze dias. Já Riet vem do alemão "rot", que significa vermelho. Tem uma duração de vinte-e-nove dias. O tempo referido é questão de um mês em Egron. Noite vermelha refere-se quando a única lua cheia é a de Riet (já que a noite fica num tom avermelhado).

2. Hafdakse, por mais que pareça impronunciável, pronuncia-se "Rafdáquise". Vem do alemão "Hafen der Dachse", que significa porto dos texugos. Sim, tem vários texugos nessa região.

3. Percebeu o quanto Adryvia soa destoante dos outros nomes? Então, essa palavra vem do élfico antigo. Antes dos humanos ocuparem a região, ali era o lugar os Elfos Azuis do Sul. Reza as lendas que eles dominavam o ar e construíam cidades flutuantes. Na capital, chamada Yudias, tinha um portal com os dizeres "adot khary nyian", que significa "é aqui a entrada do céu". Quando os elfos foram extintos na Guerra Majestosa, a capital caiu e o portal rachou, deixando apenas "ado ary nvia". Os conquistadores, tentando respeitar a cultura, juntaram essas sílabas, formando "Adoarynvia". Com o passar o tempo, o "oa" e o "n" foram esquecidos, tornando a forma atual: Adryvia.

4. Lithe é a deusa régia da religião de Galvera. É um deus/deusa, sem gênero. Dizem que seu corpo é branco, com os olhos e o cabelo, que desce até os pés, negro.



Hey! Que tal deixar um comentário na história?
Por não receberem novos comentários em suas histórias, muitos autores desanimam e param de postar. Não deixe a história "O Bailar de Asas Douradas" morrer!
Para comentar e incentivar o autor, cadastre-se ou entre em sua conta.