O Bailar de Asas Douradas escrita por Nanathmk


Capítulo 16
Dores


Notas iniciais do capítulo

Plúmbeo; segundo o dicionário do Google:
adjetivo
1.relativo a chumbo; plúmbico.
2.que é feito de chumbo ou tem sua cor.



Este capítulo também está disponível no +Fiction: plusfiction.com/book/744140/chapter/16

O bilhete jazia na mesa. Yaha sentava-se em uma cadeira, a cabeça apoiada nas mãos. Lázaro entrou apressado.

— Perdoai-me — disse, parando na soleira da porta ao ver Yaha. — Não tinha intenção de atrapalhar.

— Minha mãe faleceu — Yaha soltou, despretensiosa.

— Meus pêsames. — Lázaro mordeu o lábio inferior. — Éreis próximas?

— Não tanto. Wenna sempre foi a preferida; mesmo quando casou com Aimar, indo contra as determinações dela. — Yaha sorriu de canto de lábio. — Acho que Diana via em minha irmã o senso de aventura que ela própria possuía. — Lázaro entregou-lhe uma caneca de cerveja. — Ela quem escolheu meu nome. Yaha, na língua antiga, significa borboleta. — Bebeu a cerveja. — Sempre me perguntei porque ela chamou-me de coisa tão frágil. Quando a questionei, ela riu; e disse-me que borboletas não são fracas, pois tem força o suficiente para transformar-se.

— Ela parecia ser uma pessoa fascinante — Lázaro disse, sentando-se. Yaha assentiu. — Eu nunca tive boa relação com meu pai, se quereis saber. Quando me tornei adulto, abandonei a oficina de sapateiro, comprei um alaúde e fui embora de Alentejo.

— Alentejo? Nasceste em Galvera?

Lázaro consentiu, sorrindo.

— Teu plúmbeo muro começa a desmoronar.

— Estás a tanto tempo aqui, que imagino que possamos ser amigos.

— Concordo veementemente.


Não quer ver anúncios?

Com uma contribuição de R$29,90 você deixa de ver anúncios no Nyah e em seu sucessor, o +Fiction, durante 1 ano!

Seu apoio é fundamental. Torne-se um herói!


Notas finais do capítulo

Antes que me abandonem e pulem as notas, queria agradecer imensamente os comentários maravilhosos de vocês. Vocês são fantásticos.

Agora, informações extras, porque são palavras de menos para informação demais.
1. Alentejo é a capital de Galvera, já mencionado. É um reino diferentão, governo por dois anciãos: um homem e uma mulher. Esses anciões são escolhidos por uma espécie de parlamento, chamado Iusta. Esse parlamento é votado pelos cidadãos (nascidos em Galvera, a partir dos 23 anos). A religião deles prega muito a questão do equilíbrio entre as forças (macho e fêmea; dia e noite; bem e mal); já que, se os deuses se deram ao trabalho de criar ambos, todos são importantes na mesma proporção.

2. Vocês perceberam a mudança no pronome de tratamento? Até então, eles estavam se tratando por vós (o que é extremamente formal). Até que, no finalzinho do capítulo, Yaha usa o tu, que é informal. Eu importei essa regra do alemão (não sei se era assim no português) em que a mulher cede ao homem o direito do tratamento informal.

3. Aleluia irmãos 200 palavras.

4. Ah. Viram porque as borboletas são tão importantes para a história? :3



Hey! Que tal deixar um comentário na história?
Por não receberem novos comentários em suas histórias, muitos autores desanimam e param de postar. Não deixe a história "O Bailar de Asas Douradas" morrer!
Para comentar e incentivar o autor, cadastre-se ou entre em sua conta.