Usuário Final escrita por Ishida Kun


Capítulo 7
Capítulo opcional: manual do usuário


Notas iniciais do capítulo

Demorou mas finalmente aqui estou, com meu projeto ambicioso e... totalmente opcional! Gosto de dar a escolha ao leitor (não quero obrigar ninguém a ler mais de 6k de palavras) portanto este capítulo não vai impactar na história, você não vai perder nada crucial, mas também não vai conhecer algumas coisas... A ideia de ler é que quando você for para a Rede junto com o Adam, você vai saber tanto quanto ele, o que poderá ser bom, ou não....
Mas, se você é do tipo de engraçadinho que joga o manual de instruções fora, você pode pular esse capítulo e ver como você vai se virar dentro da Rede! Afinal, isso aqui não é como um celular que você pode aprender a mexer sozinho... depois que sua taxa de sincronismo zerar, não vem falar que eu não avisei...



Este capítulo também está disponível no +Fiction: plusfiction.com/book/540156/chapter/7

MANUAL DO USUÁRIO

Introdução

Seja bem-vindo novo Usuário! Esse manual foi feito no intuito de ajudá-lo a adaptar-se a Rede e as funções de um Usuário Final. Através deste guia, você será introduzido ao um novo e inexplorado universo do qual a partir de agora, você faz parte. É de extrema importância que você leia este manual até o fim e que em hipótese alguma, durma antes de terminá-lo. Após o término deste guia, você estará qualificado para se conectar ao Dispositivo de Interface do Usuário (incluso na caixa), dando início a sua primeira viagem à Rede. Recomendamos que siga à risca, todas as informações aqui presentes, a fim de garantir uma passagem segura, bem como para preservar a segurança de todos os Usuários.

Termos Utilizados...

A Rede é uma conexão neural invisível, que liga todos os humanos do planeta e pode ser vista como uma gigantesca cidade. A conexão ocorre automaticamente durante o período do sono REM(abreviação de Rapid Eye Movement, conhecido como sono profundo), não devendo ser confundida em hipótese alguma com um sonho lúcido. Para mais informações, consulte “A Rede e o Sistema Hórus”.

Usuário é todo e qualquer ser humano capacitado para adentrar na Rede. Estes podem ser divididos em três tipos: Dormentes, Ativos e Finais.

Usuário Dormente é aquele que não tem conhecimento e lucidez de sua passagem pela Rede. Estes Usuários permanecem adormecidos todo o tempo e não carregam nenhuma lembrança da Rede.

Usuário Ativo é aquele que tem total conhecimento e lucidez durante sua passagem pela Rede. Estes Usuários são capacitados para transitar livremente por todo o sistema. Uma vez ativo, um Usuário jamais poderá retornar ao estado dormente.

Usuário Final é um Usuário Ativo, que utiliza um dispositivo (Interface do Usuário) para adentrar na Rede com um login modificado, capacitando-o para utilizar ilegalmente os sistemas de criação da Rede, com o propósito de fabricar equipamentos para sua proteção.

Login é uma assinatura genética única, chamada por muitos de “código da alma”. Um login guarda todas as informações pertinentes a um Usuário, como lembranças, personalidade e sentimentos, na forma de dados. Os sistemas da Rede, utilizam esta informação para liberar a entrada de um Usuário, quando o mesmo atravessa o estágio REM do sono.

Unidades Pacificadoras são semelhantes a máquinas com corpos femininos, sendo remanescentes do antigo sistema de segurança da Rede. Para mais informações, consulte “Unidades Pacificadoras”.

Devoradores são seres parasitários de origem desconhecida que passaram a infestar a Rede e ameaçar a segurança de todos os Usuários. Para mais informações, consulte “Devoradores”.

Links são linhas translúcidas, pelas quais trocas de informações entre Usuários ocorrem. As informações contém lembranças e sentimentos, que seguem um fluxo ininterrupto enquanto o Usuário estiver conectado à Rede.

A REDE E O SISTEMA HÓRUS

Descoberta há mais de um século pelo pesquisador e filósofo Robert Erwin e mantida em segredo desde então, a Realidade Extra Dimensional de Erwin, também conhecida como REDE, é uma dimensão paralela que existe simultaneamente com o mundo que conhecemos, para a qual uma manifestação física da mente de cada pessoa do planeta, sem exceções, é transportada quando as mesmas adormecem profundamente.

A Rede existe como um sinal de baixa frequência, quase invisível, escondido na interferência do campo eletromagnético terrestre. O sinal é como um código genético, infinito e expansível, com diversas lacunas de dados e composto por uma infinidade de camadas e sintonias, traçando padrões semelhantes a um sistema de computação. Todas as noites, ao entrar no estágio REM do sono, cada ser humano emite um sinal único, o qual completa uma das lacunas no sinal da Rede, como uma chave se encaixando numa fechadura, se tornando um perfeito sistema de autenticação. Após isso, a ressonância entre a pessoa e a Rede se torna a mesma, uma única frequência que conecta a todos no mesmo instante, a qualquer hora e qualquer lugar. Há quem diga que a Rede é o primeiro sistema de comunicação existente, na qual a Internet que usamos no dia a dia foi inconscientemente baseada.

Após anos de testes e pesquisas intensivas, foi desenvolvido o sistema Hórus, uma máquina capaz de decodificar e mapear os sinais da Rede. O ápice do projeto, foi uma descoberta que mudaria todos os conceitos existências, algo que deixou a todos os pesquisadores envolvidos no projeto maravilhados: a decodificação revelou uma única imagem em preto e branco da Rede, mostrando uma cidade gigantesca, se estendendo além do que seria possível imaginar. Com o passar dos anos, o sistema Hórus foi sendo aperfeiçoado ao ponto em que chegou-se hoje em dia, o de ser possível uma visualização em tempo real da cidade, a qual foi batizada de Cidade Silenciosa, devido a todas as pessoas que dormiam profundamente dentro dos prédios e casas daquela megalópole infinita. Graças ao sistema Hórus, foi descoberto a existência dos Links de Memórias, os sistemas que compõe a Rede, as Unidades Pacificadoras e eventualmente, os Devoradores. O sistema Hórus é uma ferramenta essencial na exploração e mapeamento de toda a Rede.

A CRISE

Os primeiros sinais de Devoradores foram identificados pelo Sistema Hórus durante uma varredura de rotina, porém aparentemente os mesmos pareciam não apresentar riscos aos Usuários, mesmo assim qualquer incursão dessas criaturas terminava em extermínio imediato pelas Unidades Pacificadoras, que trabalhavam intensivamente para que nada invadisse a Rede.

Porém, devido a um misterioso evento que reiniciou os sinais da Rede, as Unidades Pacificadoras e boa parte dos sistemas entraram em colapso. Neste evento catastrófico, mais da metade das Unidades foi permanentemente desativada, enquanto as restantes, perderam parte de seus privilégios de administradores do sistema. Sem uma forma eficaz de contenção, os números de Devoradores aumentaram exponencialmente, evoluindo cada vez mais para uma forma parasitária hostil e perigosa, algo que obrigou a Rede a entrar em uma espécie de modo de emergência, no qual parte dos sistemas que a mantinham foram desativados a fim de preservar sua integridade, fato que causou severas modificações no ambiente da Cidade Silenciosa e em sua atmosfera.

Devido à insegurança causada pela falta das Unidades Pacificadoras e por possíveis falhas, o sistema que cuidava da segurança da Rede inadvertidamente passou a acordar Usuários dormentes, transformando-os em Usuários ativos, sem motivo ou razão aparente. Até aquele dia, nenhum humano jamais adentrara conscientemente na Rede. Foi a primeira oportunidade de pesquisar a fundo aquele estranho novo mundo.

Como os Usuários eram selecionados aleatoriamente, os pesquisadores encontraram dificuldades em contatá-los antes que acessassem a Rede conscientemente, o que se provou um desastre, já que todo Usuário ativo era imediatamente caçado e morto pelos Devoradores, o que certamente também os matava no mundo real. Temendo uma crise e um risco ainda maior àquele mundo que conectava a mente de todos, os pesquisadores começaram a modificar o Sistema Hórus para que ele pudesse identificar quando e onde um Usuário seria acordado, sendo possível ao menos alertá-lo sobre os perigos que poderia enfrentar durante o sono. Mesmo assim, como estes não possuíam nenhuma forma para se proteger dos Devoradores, adentrar na Rede era uma sentença de morte e centenas de Usuários foram massacrados no processo. Começava então, uma corrida contra o tempo para capacitar estes Usuários para que sobrevivessem dentro do ambiente hostil o qual a Rede havia se tornado.

Nascia naquele momento, o Projeto Usuário Final.

O PROJETO USUÁRIO FINAL

Visando um meio de proteger os Usuários Ativos que eram lançados para morrer dentro da Rede, pesquisadores se uniram para criar o Projeto Usuário Final, que visava utilizar os sistemas de criação da Rede para assegurar a sobrevivência dos Usuários, concedendo-lhes habilidades e equipamentos no mesmo nível das antigas Unidades Pacificadoras.

Utilizando de uma avançada tecnologia, criada pelo empenho e dedicação de grandes empresas do ramo tecnológico, as quais hoje formam o grupo Syscom S.A., foi desenvolvido um dispositivo capaz de interferir nos sinais da Rede, copiando os dados do Usuário e criando um segundo login que sobreporia o original. Com esse login modificado, o sistema Hórus poderia usar o cérebro do Usuário como ponte, para se infiltrar e utilizar os sistemas da Rede como bem entendesse. Isso colocaria na Rede, Usuários armados com o poder de criar qualquer coisa para eliminar os Devoradores, limpando a Rede das ameaças até que o sistema principal das Pacificadoras se restabeleça.

O QUE FAZ UM USUÁRIO FINAL

Os Usuários Finais possuem algumas diretrizes que ajudam a entender o real objetivo desses indivíduos:
* Proteger a si mesmo e os outros Usuários Finais
* Cuidar da segurança dos Usuários Dormentes
* Reativar as Unidades Pacificadoras
* Jamais ferir outro Usuário
* Destruir os Devoradores

Na Rede, todos possuem um objetivo comum no qual a sobrevivência vêm em primeiro lugar. Não é cobrado de nenhum Usuário Final uma missão específica, pois assim como no mundo real, na Rede predomina o livre arbítrio. Ficará completamente a cargo de cada Usuário, optar por seus próprios caminhos. Porém, é pedido que todos levem em consideração a situação e o risco o qual correm. Nesse ambiente hostil e instável, toda ajuda é válida e o esforço de cada Usuário Final, jamais será em vão.

UNIDADES PACIFICADORAS

Acredita-se que as Pacificadoras existam desde a criação da Rede, atuando como seu principal sistema de segurança. Semelhantes a máquinas com corpos femininos, são capazes de utilizar o sistema de criação da Rede para manifestar qualquer equipamento ou modificar construções e estruturas, com o propósito de cuidar da segurança dos Usuários. Pacificadoras possuem uma agilidade descomunal, podendo se materializar através de qualquer substância da Rede. Uma Unidade Pacificadora em hipótese alguma, atacará um Usuário Dormente ou Ativo, sendo que o mesmo não se aplica aos Finais (para mais informações consulte “O Envolvimento Entre Usuários Finais e es Unidades Pacificadoras”).

Desde o evento que danificou os sistemas da Rede, mais da metade das Unidades Pacificadoras foram desativadas e as restantes, perderam seus privilégios administrativos, tornando se incapazes de cumprir diversas funções. Acredita-se que o dano sofrido, de alguma forma continua a corromper seus sistemas, fazendo com que muitas lutem entre si, ou mesmo se autodestruam sem motivo aparente. Um dos principais objetivos do Projeto Usuário Final é restabelecer os privilégios das Pacificadoras, fazendo com que a Rede seja novamente um lugar seguro para todos os Usuários.

AVISO: Em hipótese alguma, deve-se entrar em combate com Unidades Pacificadoras. Mesmo sem os privilégios que antes possuíam, suas capacidades ainda estão muito além das de qualquer Usuário. Até hoje não há registros de que Pacificadoras tenham sido destruídas por Usuários Finais.

O ENVOLVIMENTO ENTRE USUÁRIOS FINAIS E AS UNIDADES PACIFICADORAS

Há um delicado balanço entre os Usuários Finais e as Unidades Pacificadoras ainda em atividade. Usuários Finais em termos bem claros, são anomalias no sistema, sendo identificados pelas Pacificadoras como ameaças em potencial. Devido a este fato, deve-se manter a distância dessas unidades sempre que possível, a fim de evitar confrontos desnecessários. Algumas recomendações devem ser seguidas em caso de encontro com Pacificadoras:
*não olhar nos olhos
*não ameaçar
*não dirigir a palavra
*não desobedecer uma ordem direta
*não ferir nenhum Usuário, mesmo que este esteja corrompido por um Devorador

Graças ao Uniforme de Suporte Vital (USV) utilizado pelos Usuários Finais, as Unidades Pacificadoras tem dificuldade para identificá-los. Até o momento não se sabe o nível de inteligência e conhecimento dessas máquinas, mas sabe-se que de certa forma, elas compreendem o trabalho dos Usuários Finais e devido as limitações da programação que possuem, são incapazes de agir por conta própria, atacando-os mesmo contra sua vontade. Existem vários relatos de Unidades Pacificadoras que se autodestruíram para evitar de ferir um Usuário Final. De qualquer forma, extrema cautela é necessária ao lidar com estes indivíduos.

DEVORADORES

A principal ameaça aos Usuários da Rede, os Devoradores são organismos parasitários de origem desconhecida, que passaram a infestar as ruas e edifícios da Cidade Silenciosa. Descobertos numa varredura de rotina pelo sistema Hórus, pouco se sabe sobre sua origem ou objetivo. Em sua maioria possuem um corpo humanoide sem olhos, com garras afiadas nas mãos e pés e um “sorriso de orelha a orelha”. Devoradores atacam seletivamente, escolhendo dentre os Usuários dormentes, algum que se encaixe em seus padrões (também desconhecidos até o momento). Após a escolha, a criatura absorve o corpo do Usuário e passa a utilizá-lo para transitar pela Cidade Silenciosa. Os Usuários infectados em nada desconfiam e continuam vivendo suas vidas inalteradas, enquanto todas as noites quando entram na Rede, um devorador tem o controle de seu corpo. Se o Devorador passar tempo suficiente num hospedeiro, ele poderá se espalhar para TODAS as pessoas as quais aquele Usuário possui um link de memória e assim sucessivamente. Quando isto ocorre, a criatura “devora” o login do Usuário, destruindo sua consciência e tendo total controle sobre seu corpo, enquanto o corpo real entra em coma profundo, sem possibilidade de recuperação. O tempo para que um Usuário tenha o login devorado pode variar, podendo levar anos, meses ou horas. A destruição de um Devorador que absorveu um Usuário, faz com que este esteja livre do controle da criatura para sempre, porém, se a contaminação já atingiu um nível avançado, mesmo com a morte do devorador o login será perdido e a vítima entrará em coma. Se um Devorador que já espalhou seus links for destruído, todos as criaturas ligadas a ele terão o mesmo fim, sendo esse um dos principais objetivos das missões dos Usuários Finais. Até o momento não se sabe qual o objetivo da absorção dos Usuários, já que nenhuma mudança foi observada nos Devoradores.

Em confronto com Usuários Finais, Devoradores são tão rápidos quanto Pacificadoras, podendo desviar-se facilmente de disparos, ataques e dependo da situação, podem modificar seu corpo para se adequar as mais diversas condições de batalha. Um Devorador que absorveu um Usuário, pode usar sua aparência na intenção de iludir os Usuários Finais, utilizando as memórias e a personalidade da vítima. Devoradores possuem uma alta capacidade de regeneração, curando em instantes, até membros perdidos. O único método para destruí-los é rompendo o núcleo, uma esfera avermelhada situada no interior do corpo da criatura, responsável por todo seu sistema de regeneração.

Devoradores tendem a atacar Usuários Finais a primeira vista e caso o Usuário esteja sozinho, devem ser evitados a todo custo. Por algum motivo desconhecido, as criaturas não sobem nos telhados dos prédios, permanecendo apenas em seus interiores e nas ruas, use isto ao seu favor quando planejar objetivos e missões.

LINKS DE MEMÓRIA

Durante a passagem pela Rede, os Usuários dormentes se conectam inconscientemente com pessoas das quais possuem alguma afinidade, seja um familiar, amigo de infância ou até um simples conhecido, através de linhas translúcidas chamadas de “links de memória”. Esses Links carregam informações pertinentes aos mesmos (como lembranças, sentimentos, desejos e emoções) e são trocadas entre um e outro. Até o momento, não se sabe o propósito dessa troca de informações.

LINKS SENTIMENTAIS

Assim como os Usuários dormentes, os Usuários Finais também possuem links de memória, porém estes ocorrem de maneira diferente. Chamados de Links Sentimentais, são ligações que ocorrem apenas entre Usuários Finais e permanecem conectadas todo o tempo, ligando os mesmos numa espécie de “rede de sentimentos compartilhada”. Usuários conectados possuem uma melhor taxa de sincronismo e atividade cerebral, quanto maior o envolvimento dos presentes, mais forte será a ligação e maior será o benefício para todos.

A potencialização dos links se torna maior e irreversível caso os Usuários se conheçam no mundo real. Porém, nestes casos, a quebra deste link (em razão do falecimento de um Usuário) pode causar sérios danos cerebrais às outras partes envolvidas, devido ao enorme fluxo de emoções e sentimentos compartilhados entre o cérebro e a Rede. Por este motivo, todo tipo de contato pessoal fora da Rede é terminantemente proibido para os Usuários Finais (veja O chat e a confidencialidade). Até o presente momento, não há um meio de contornar o problema com os Links Sentimentais, portanto contamos com a colaboração de todos os Usuários para que respeitem esta regra.

TAXAS DE ATIVIDADE CEREBRAL

Devido a utilização do cérebro como ponte pelo sistema Hórus, as taxas de Atividade Cerebral (AC) são constantemente monitoradas para que sempre permaneçam num nível seguro. O sistema Hórus utiliza o cérebro para processar todas as ações anormais do Usuário na Rede (criação de equipamentos, força, mobilidade avançada) e quanto mais o Usuário utiliza tais ações, mais seu cérebro será forçado. Com o passar do tempo, à medida que o Usuário Final se torna mais experiente na utilização dos sistemas da Rede, os níveis necessários para cada ação tendem a cair. O nível seguro de AC é de no máximo 50% e em hipótese alguma, o Usuário deve exceder este nível. Os efeitos colaterais do uso excessivo de AC vão desde o colapso celular, hemorragia, perda de memória, coma e até morte. Um alerta será emitido quando os níveis do Usuário estiverem acima de 40% e seus requerimentos para criação de equipamentos poderão ser negados. A taxa de AC pode ser vista no canto superior direito, abaixo do tempo disponível de permanência no sistema (vide “Interface Visual”).

Média das taxas de utilização para um Usuário novo, sem experiência de campo, lembrando que os valores abaixo podem variar de Usuário para Usuário.
*Uniforme de Suporte Vital: 10 %
*Armas de contato: de 0,5 a 15%
*Armas de fogo: de 15 a 25%
*Munição: 10 a 20% podendo ocorrer variações (munição em excesso pode causar rápido aumento de AC)
*Mapa visual: 1 %
*Medicamentos: 0,1 a 40%
*Agilidade adicional (a parte da providenciada pelo USV): 1 a 10% por minuto.

SINCRONISMO

Quando conectado ao sistema Hórus e à Rede, a consciência do Usuário é materializada na Cidade Silenciosa, porém seu corpo e seu cérebro ainda permanecem no mundo real. Cada ação que o Usuário Final realiza é coordenada pelo seu cérebro, que envia as informações para o sistema Hórus que por sua vez, codifica e repassa essas informações para o corpo do Usuário na Rede. Devido à enorme quantidade de informações processadas, o sistema Hórus possui um atraso na transferência desses dados, podendo causar em alguns casos, uma diferença quase imperceptível no ato de pensar em realizar uma ação e de fato, realizar a mesma. Esse pequeno intervalo é medido pelo indicador de sincronismo, no canto superior direito, abaixo das taxas de AC (vide “Interface Visual”).

Para que o sistema funcione perfeitamente, é necessário que parte da consciência do Usuário esteja na Rede e outra parte em seu corpo, no mundo real, o que em termos técnicos seria uma sincronização de 100%. Flutuações nessa taxa para ambos os lados, podem trazer consequências desagradáveis ao Usuário. Uma taxa de sincronismo baixa, significa que o Usuário está mais em seu corpo real do que na Rede, neste caso suas ações demorariam mais a serem realizadas, começaria a ser perceptível um atraso no pensar/fazer e em casos extremos, o Usuário começaria a adormecer, perdendo o controle de suas ações. Se o sincronismo cair para 0, o Usuário será desconectado a força da Rede (Vide “Log Out”).

Já com a taxa de sincronismo alta (ultrapassando os 100%), o Usuário corre sérios riscos a sua integridade mental, pois sua consciência está mais na Rede do que em seu corpo. Apesar de ter um considerável aumento no tempo de resposta e reflexos, solicitações de criação de equipamentos poderão demorar consideravelmente e há um rápido aumento da AC, pois o cérebro terá que trabalhar o dobro para acompanhar a consciência do Usuário. Em casos de uma taxa de sincronismo muito alta, ocorre o risco da consciência se desprender permanentemente do corpo, o que matará instantaneamente o Usuário.

Obs: Fatores como stress, ansiedade, traumas, ferimentos, entre outros, podem impactar diretamente no sincronismo. Esteja atento ao seu estado físico e mental durante sua permanência na Rede.

GRUPOS DE USUÁRIOS E ORGANIZAÇÃO

Devido à periculosidade da Rede, não é recomendado que nenhum usuário permaneça sozinho nas ruas da Cidade Silenciosa, por este motivo todos os novos Usuários são designados para grupos específicos, a fim de que primeiramente possam habituar-se as rotinas de um Usuário Final, antes de ingressarem em projetos pessoais. Cada grupo oficial é formado por no minimo 4 membros, sendo obrigatório um especialista em armamentos, um técnico especializado em USV e um operador fixo.

Na intenção de providenciar auxilio e suporte, foram criadas atividades e especializações para que cada Usuário possa desenvolver suas habilidades, auxiliando seus companheiros de equipe e trabalhando para cuidar da segurança da Rede. Para isso, a SysCom desenvolveu cursos especializados para que cada usuário possa se especializar em uma das áreas a qual possui interesse. Segue abaixo uma lista das atividades disponíveis e as funções de cada uma.

O caçador é a principal arma contra os Devoradores. Especializados em todo tipo de técnicas de combate, os caçadores são treinados para obterem o perfeito manuseio de diversos tipos de armas e devido a isso, tendem a possuir baixas taxas de AC para funções que exijam força, destreza e resistência.

O operador é a única pessoa com contato direto com a SysCom, providenciando suporte tático aos Usuários Finais em atividade na Rede, bem como fornecendo informações sobre missões, posicionamento geográfico, solicitações de equipamentos, informações sobre Usuários, entre diversas outras. São especializados na utilização do sistema Hórus, bem como todos os sistemas da Rede, servindo como um elo entre os Usuários Finais e a SysCom. Apesar de disponibilizar o curso de especialização, apenas Usuários selecionados podem tornar-se operadores (para mais informações consulte “Suporte”).

O especialista em armamentos, também conhecido como armeiro, é especializado na criação de armas de fogo, podendo em alguns casos, até mesmo criar equipamentos acima dos níveis permitidos(necessária autorização prévia). Sua especialização faz com que sua capacidade de AC seja focada exclusivamente na criação, podendo fornecer uma enorme quantidade de armas e munições para toda a equipe.

O técnico em USV, por vezes chamado de médico de campo, é especializado na operação e manutenção do USV. Focando suas habilidades no conhecimento dos equipamentos, podem auxiliar os usuários para obtenção máxima das capacidades dos mesmos. Também são treinados com conhecimentos médicos, o que os torna membros essenciais em qualquer tipo de operação na Rede.

Para se especializar em alguma tarefa, basta consultar um operador disponível após o período de adaptação de 30 dias para ser instruído quanto aos cursos.

Caro Usuário Final, seu grupo é {Helldivers}, liderado por {Beatriz HeLa}, operador responsável {Gabriel H.}. Pedimos que antes de entrar na Rede pela primeira vez, entre em contato com seu grupo através do chat.

O CHAT E A CONFIDENCIALIDADE

Para que os Usuários Finais tenham um meio de contato, foi criado um chat de conferência visual, na intenção de aproximar e aumentar os vínculos de ligação entre os mesmos. Recomendamos que caso use uma webcam, ajuste-a para que sua imagem seja abaixo da linha do nariz, de maneira que seu rosto não apareça. Caso o sistema identifique seu rosto inteiro, sua conexão será cortada como prevenção. Devido ao risco com os links sentimentais, qualquer tipo de informação pessoal ou visualização é estritamente proibida. Todas as conexões do chat são monitoradas e em caso de reincidência, as informações postadas serão editadas antes de enviadas aos outros membros. Para um melhor convívio entre os Usuários, recomendamos total discrição quanto as informações postadas, bem como a confidencialidade dos dados.

PRIMEIROS PASSOS

CONFIGURANDO O DISPOSITIVO DE INTERFACE

Para configurar o dispositivo de interface é necessário um computador com acesso à internet e uma porta USB 2.0.
*Conecte o dispositivo de interface no cabo de dados (incluso na caixa)
*Conecte o cabo de dados no computador
*Aguarde até o programa de inicialização instalar os drivers automaticamente
*Após a instalação, preencha seus dados corretamente na aba “sobre mim”
*Na aba “chat” preencha suas informações de acesso para o chat
*Coloque o dispositivo de interface na cabeça e aguarde o término da configuração
*Ao final será questionada a palavra passe para sair da Rede (vide Log Out). Diga uma palavra de sua escolha de forma alta e clara e repita quando for solicitado. Recomendamos que escreva a palavra num papel e guarde num local seguro. Para alterá-la será necessário refazer o procedimento de configuração.

Após estes passos, seu dispositivo de interface estará configurado adequadamente para que você possa iniciar suas atividades como Usuário Final.

PRIMEIRA DESCIDA

Ao se deitar com o dispositivo de interface em funcionamento, o Usuário Final será levado até a Rede. Recomendamos que fique calmo e se mantenha imóvel quando se deitar. Certifique-se de estar sozinho no cômodo em que escolher. A I.A. do sistema irá guiá-lo através dos testes necessários para o início do processo de login. O ato de entrar na Rede é chamado de descida, devido ao fato de que os Usuários Finais descem em queda livre na Cidade silenciosa. A queda é inofensiva e o Usuário chegará ao chão intacto. O local de descida será sempre o mesmo e é definido de acordo com o grupo do qual o Usuário pertence. Assim que descer, procure o líder da sua equipe para que seja passado todos os detalhes das operações em andamento e treinamento de campo, caso seja necessário.

Segue abaixo, algumas recomendações para uma passagem segura pela rede:
*Fique calmo e siga as recomendações do líder do seu grupo
*Em caso de ferimento, as lesões estarão recuperadas da próxima vez que o Usuário entrar na Rede. Porém, isso não significa que o Usuário Final deva ser inconsequente com sua segurança. Morrer na Rede, significa morrer no mundo real.
*A não ser que você já possua experiência de campo, evite andar sozinho pelas ruas da Cidade Silenciosa.
*Em hipótese alguma tire o USV, já que o equipamento é responsável pela maioria das capacidades de um Usuário Final.
*Evite confrontos desnecessários com outros membros de sua equipe ou outros Usuários Finais.
*Não perturbe Usuários Dormentes em nenhuma hipótese.
*Não ultrapasse seus limites, não há nada a se provar dentro da Rede. Os melhores Usuários Finais são acima de tudo, aqueles que sobrevivem.
*Evite Unidades Pacificadoras sempre que possível.
*
Jamais se desconecte sem necessidade

Seguir estes passos iniciais é uma ótima forma de se adequar aos padrões, regras e atividades dentro da Rede.

SUPORTE

Durante as vastas pesquisas realizadas na Rede para a formulação do Projeto Usuário Final, foi identificado um padrão específico de Usuários que por alguma razão, possuíam um login de acesso defeituoso, os impossibilitando de se tornarem Usuários Ativos e eventualmente, Finais. Devido a esta falha, estes usuários jamais foram atacados por Devoradores, mesmo quando seus links de memórias estavam infectados. Visando providenciar uma fonte segura de informação durante as incursões na rede, bem como para providenciar auxilio aos Usuários Finais, foi criado um grupo de suporte operacional formado unicamente por estes Usuários, chamados de Operadores. Especializados no funcionamento da Rede e dos sistemas que a mantém, os Operadores são treinados intensivamente para providenciar todo tipo de ajuda que um Usuário Final necessitar. Devido ao grande número de Usuários Finais em atividade, os operadores são divididos por regiões, salvo em casos de grupos oficiais, os quais possuem um único Operador. Para consultá-lo, basta chamar “Operador” e a interface visual mostrará os operadores disponíveis, para escolher um basta chamá-lo pelo nome e aguardar a conexão ser completada.

INTERFACE VISUAL

Dentro da Rede os Usuários Finais contam com um inovador sistema de interface visual, onde informações importantes como taxa de AC, sincronismo, tempo de permanência no sistema entre outras, são mostradas diretamente no campo de visão do Usuário. Com isso, os Usuários Finais tem a vantagem tática de consultar diversas informações em tempo real, sem necessidade de olhar para algum indicador ou dispositivo. São exibidas na interface visual, informações sobre as taxas de sincronismo, taxas de AC, equipamento ativo, tempo de permanência no sistema, contador de logout, nomes e informações de Usuários presentes. Algumas informações são sobrepostas a objetos, como a contagem de munição que pode ser vista ao olhar para a arma em punho e nomes de Usuários Finais, que aparecem ao lado dos mesmos quando solicitado. As informações apresentadas possuem um posicionamento específico que não pode ser alterado. Para mais informações sobre o funcionamento do uniforme, entre em contato com o técnico especialista do seu time e em caso de você não possuir um, basta procurar um operador disponível.

USV

O Uniforme de Suporte Vital (USV) foi criado tanto como proteção, quanto para camuflar a presença do Usuário na Rede. Utilizando apenas 10% da AC do Usuário e conectado diretamente ao Sistema Hórus, o USV se tornou o equipamento padrão de todos os Usuários Finais, capacitando-os para diversas operações, tais como:
*rápida locomoção no ambiente urbano da Rede
*força sobre-humana
*extrema resistência a impactos
*suporte vital em caso de danos ao Usuário
*assistência a localização, mapas, armas, entre outras.

O uniforme foi criado utilizando o mesmo padrão que a Rede usa para crias as Unidades Pacificadoras, o que garante aos Usuários a habilidade de não ser detectado como “hostil” pelas mesmas. O USV foi feito com foco na utilização de armamentos de fogo e possui um sistema de assistência de mira e reação, na qual o Usuário Final não precisará ser capacitado para utilizar armas ou efetuar manobras evasivas ou de ataque. Cada uniforme é equipado com uma IA (Inteligência Artificial) que auxilia o Usuário em diversas operações, podendo medicar seu corpo em casos de traumas, fraturas e escoriações leves. Para mais informações sobre o funcionamento do uniforme, entre em contato com o técnico especialista do seu time e em caso de você não possuir um, basta procurar um operador disponível.

AVISO: Danos severos ao USV podem causar mal funcionamento do sistema e um rápido aumento das taxas de AC. Leve isso em consideração ao planejar seus objetivos e missões durante sua permanência na Rede.

SISTEMA DE CRIAÇÃO

Com a ligação direta entre Cérebro > Hórus > USV, o Usuário Final ganha acesso ao sistema de criação da Rede, que o habilita a criar armas e equipamentos predefinidos, apenas “pensando” no que deseja.
Assim como toda conexão de ponte, a criação de equipamentos é ligada diretamente ao cérebro e com seu uso, há um considerável aumento na taxa AC, que pode variar dependendo do equipamento criado e capacidades do Usuário Final. Devido a isto, a habilidade é limitada e apenas certos tipos de armas estão disponíveis, bem como a quantidade de suas munições. Essa predefinição varia de acordo com as capacidades de cada Usuário Final, de forma que sempre estejam dentro do nível seguro de AC. Para mais informações sobre a criação de armas e equipamentos, entre em contato com o técnico especialista do seu time e em caso de você não possuir um, basta procurar um operador disponível.

IMPORTANTE: A criação de qualquer equipamento inexistente ou fora dos padrões seguros é estritamente proibida devido ao alto risco de colapso cerebral. O sistema Hórus está programado para negar tais solicitações de criação. Exceções não serão permitidas.

RECICLAGEM DO SISTEMA

A reciclagem do sistema também chamada de “Reciclo Criptográfico” é um processo emergencial da Rede para limpar o sistema. Devido ao evento que causou o mal funcionamento das Unidades Pacificadoras, o sistema de limpeza foi ativado com o intuito de eliminar os Devoradores e dificultar a localização dos Usuários Dormentes. De 24 a 48 horas, ocorre um reset dos sistemas de criação, onde todos os objetos e construções são desmaterializados e em seguida, refeitos em uma nova ordem e localização. Devido ao colapso das estruturas, boa parte dos Devoradores é destruída a cada reciclagem e o embaralhamento dos locais, dificulta que as criaturas sobreviventes tracem a localização de algum Usuário.

O ponto negativo dessa reorganização das ruas e estruturas é que qualquer tipo de navegação ou mapa se torna ineficaz para os Usuários Finais. Mas mesmo com o Reciclo criptográfico, alguns locais ainda permanecem inalterados e no mesmo posicionamento, sendo utilizados como pontos de referência de navegação. Devido a isto, estes locais foram escolhidos como os pontos de descida para os Usuários Finais.

Para auxiliar os Usuários Finais logados na Rede, um contador regressivo é mostrado no canto superior direito da interface visual, acima das taxas de AC.

AVISO: Por questões de segurança, nenhum Usuário Final deverá permanecer na Rede durante o Reciclo Criptográfico. Por isso, uma ordem emergencial de desconexão será emitida a TODOS os Usuários Finais conectados a Rede, quando o contador do sistema chegar a 60 minutos da reciclagem, a fim de garantir a saída segura de todos.

LOG OUT

Para a desconectar da Rede, foi criado uma palavra passe específica para cada Usuário, que deve ser gravada durante a configuração da interface visual. Por padrão, além do próprio Usuário, apenas os líderes de esquadrão podem solicitar a desconexão, sendo que tais solicitações, poderão necessitar de uma confirmação especial pela central de suporte.

AVISO: Devido ao complexo procedimento de login, o sistema Hórus leva aproximadamente 60 (sessenta) minutos para desconectar um Usuário Final da Rede. Leve isso em consideração para planejar seus objetivos e missões durante sua permanência na Rede. Em nenhuma hipótese o Usuário poderá ser desconectado antes do prazo. A desconexão forçada, seja pelo desligamento do dispositivo de interface, seja pela queda do sincronismo ou outros fatores, em 90% dos casos resulta na morte do Usuário. Pede-se a todos, extrema atenção referente a este fato.

A PILULA AZUL

Os Usuários Finais, desempenham funções intensas e perigosas na Rede, lutando por sua sobrevivência e pela de todos os Usuários. Por isso, a junta médica da SysCom em parceria com o grupo Farma Chem, desenvolveu a pilula azul, um medicamento controlado, capaz de bloquear os sinais de autenticação de um Usuário, para que este possa ter um descanso da Rede e de suas atividades como Usuário Final. A pílula azul atua impedindo que o Usuário entre no estágio REM do sono, mas desligando as funções cerebrais normalmente, como se o Usuário estivesse apenas dormindo.

AVISO: Esclarecemos que a pílula azul pode ter severos efeitos colaterais, por este motivo, apenas 4 comprimidos serão enviados por mês e devem ser tomados a cada 7 dias. Os compostos utilizados podem causar dependência química e danos cerebrais a longo prazo, em caso de uso contínuo.

A CONFIDENCIALIDADE E A LIBERDADE DE UTILIZAÇÃO

A Rede é um local livre, assim como qualquer lugar do planeta. Num ato nobre e honroso, todos os envolvidos no projeto e as empresas que forneceram a tecnologia para que todo o conhecimento sobre esse novo mundo fosse descoberto, aderiram a um acordo de confidencialidade para que nenhuma das informações sobre a Rede venha a público, preservando este ambiente e o deixando tão intocado, quanto ele sempre foi. É de conhecimento público a natureza humana, a ganância, a sede por poder e controle. Este nobre ato, chamado de o Acordo de Preservação, sela este pacto que visa a proteção da Rede e de todos os seus Usuários. Ao aceitar o dispositivo de interface, o Usuário Ativo se torna um Usuário Final, que tem como dever cuidar e manter a segurança na Rede, bem como manter sua própria segurança. Aceitando esta tarefa, o Usuário automaticamente aceita o Acordo de Preservação e tem como dever, manter em sigilo todas as informações referentes a Rede, seus sistemas e Usuários. Qualquer tipo de vazamento de informação será negado e deletado, por quaisquer meios disponíveis. O Usuário por meio desta nota, se declara ciente de que o Sistema Hórus poderá ser utilizado para esquadrinhar memórias e detectar tais atos.

O Usuário, tem liberdade para optar ou não, participar do Projeto Usuário Final e se este escolher a participação, tem a liberdade de escolher o que fazer dentro da Rede, seja cuidar da segurança dos Usuários e extermínio de Devoradores, seja cuidar da própria segurança. Em nenhum momento, nenhuma das empresas envolvidas na criação deste sistema tem por objetivo qualquer cobrança de valores ou obrigações para com os Usuários. O único propósito dos envolvidos é a sobrevivência do Usuário, a qualquer custo.

DESLIGAMENTO DO SISTEMA
A SysCom ou qualquer outra empresa a ela vinculada, não cessará a conexão do Usuário à Rede, bem como não impedirá que o mesmo utilize os sistemas de criação. Porém, a fim de preservar a estabilidade do projeto, certas atitudes dos Usuários Finais acarretarão no corte do acesso ao sistema Horus, tendo o Usuário Final, seus privilégios de criação revogados, tornando-se novamente um Usuário Ativo. Segue abaixo, os casos em que incidem o desligamento imediato do sistema:
* Homicido de outro Usuário Final
* Uso inadvertido do Sistema Horus para prejudicar operações
* Reincidência em casos de agressão a Usuários Dormentes ou Finais
* Invasão de links de memória para fins próprios
* Ações que levem a morte de Usuários, ou que prejudiquem operações
Casos não listados acima, estão passíveis a análise da SysCom para apuração dos fatos, garantindo que nenhum julgamento precipitado seja realizado. Lembramos a todos que a Syscom e todas as empresas envolvidas no Projeto Usuário Final, usam de boa vontade e honra, cumprindo seus deveres com o único propósito de preservar a sobrevivência dos Usuários da Rede. Pedimos a todos os Usuários, a retribuição deste ato, zelando pelo bem-estar do sistema, da Rede e de seus Usuários. Contamos com a colaboração de todos.

Boa sorte!


Não quer ver anúncios?

Com uma contribuição de R$29,90 você deixa de ver anúncios no Nyah e em seu sucessor, o +Fiction, durante 1 ano!

Seu apoio é fundamental. Torne-se um herói!


Notas finais do capítulo

Então, o que acharam? Se não for pedir muito... como este capítulo é bem diferente do convencional, gostaria de saber a opinião dos que leram, se acharam a ideia legal, diferente, divertida.... enfim, muito obrigado MESMO por terem lido, 6k não é fácil para ninguém! Até a próxima!