- Recomeçando escrita por HungerGames


Capítulo 43
Capítulo 43




Este capítulo também está disponível no +Fiction: plusfiction.com/book/483119/chapter/43

Com os dias passando e a barriga ainda crescendo nós tivemos que adiantar todas as coisas para a chegada do bebê, só restava um ultimo problema, saber o sexo do bebê, mas tivemos que nos conformar que seria uma surpresa por que mesmo hoje com oito meses ainda assim não sabemos, então nos restou montar todo o enxoval em cores neutras, branco, verde, amarelo, Katniss não pareceu muito satisfeita e Pérola também parecia bastante inquieta com essa dúvida mas já não podíamos fazer mais nada a não ser esperar, o berço de Pérola foi reaproveitado e eu ia começar a preparar o quarto onde ficava o atelie para o bebê mas Pérola não aprovou a ideia.
– Porque meu irmãozinho não pode dormir aqui? - ela me perguntou no dia que eu fui pegar o berço que ainda estava no quarto dela, então depois de falar com Katniss e perguntarmos novamente decidimos que o bebê ficara no quarto com ela, claro que tivemos que fazer uma readaptação no quarto e pra isso Perola passou uma semana inteira dormindo conosco e acredito que ela tenha achado essa a melhor parte, eu tive que dividir o quarto para que as coisas do bebê não se misturassem as dela mas todas as mudanças ela achava incrível e quando eu revelei o quarto completo e finalizado ate Katniss pareceu impressionada, como não sabemos o sexo do bebê eu decorei e pintei todas as paredes com árvores e folhas, espalhando cores para cada canto dela.
– Ta lindo - Katniss fala sorrindo enquanto para no meio do quarto com Perola ao seu lado.
– Então Pérola, gostou? - eu pergunto já que ela ficou quieta entao ela se vira pra mim com um sorriso grande demais.
– Eu gostei muito. Muito. Muito - ela repete e vai ate a parede passando a mao sobre uma folha que parece cair da arvore, ela solta uma risada sincera e eu me sinto satisfeito em vê-la assim.
– Que bom! Então agora esse é seu quarto e do seu irmãozinho - eu falo passando a mão na barriga da Katniss e Pérola se vira para nós com um sorriso ansioso.
– Ele pode dormir na minha cama? - ela pergunta com os olhinhos arregalados, eu e Katniss rimos.
– Acho melhor não - ela fala e Perola faz uma cara decepcionada que apenas nos faz sorrir de novo.
– Ele já tem o berço lembra? - eu falo e ela revira os olhos contrariada.
Então a voz que chama por ela vindo la de baixo faz ela correr saindo do quarto e abandonando o que provavelmente viraria uma discussão.
– Pérola. A escada - Katniss alerta já saindo atrás dela e eu as sigo.
– Vovô! - Pérola comemora mas espera por um de nós para descer a escada, mas é Haymitch quem sobe as escadas a seu encontro e ela passa os braços em volta do seu pescoço e beija sua bochecha mas logo faz uma careta se afastando por causa da barba.
– Eu disse pra você fazer a barba - Katniss fala implicando com ele e ele faz uma careta pra ela.
– Vovô vem ver meu quarto novo! - Perola fala já puxando ele pela mão e é claro que Haymitch aceita, afinal ele faz tudo por ela, deixamos que ela entre primeiro ainda de mãos dadas ao Haymitch enquanto ao modo dela ela explica e apresenta o "novo" quarto, mostrando as pinturas, os moveis e tudo que é novo.
– Mas meu irmãozinho não vai dormir na minha cama - ela fala meio triste - Ele vai dormir ali - ela fala e aponta para o berço.
– Que bom, já pensou se ele faz xixi na sua cama - Haymitch fala e ela faz uma cara de susto e de nojo e então os dois riem, ela termina de mostrar o quarto e eu desco para preparar algum lanche pra gente. Entro na cozinha e vejo minhas opções, ainda tem um pão se nozes trançado que trouxe hoje cedo da padaria quando passei por lá de manhã, ainda assim sei que não será suficiente por isso já começo a preparar mais alguns pães, os de queijo já são obrigação mas faço também alguns de maçã com canela que também fazem sucesso aqui em casa embora nenhuma das outras receitas seja tão bem aceita quanto a do pão de queijo, eu estava terminando de preparar a massa quando as batidas na porta me distraíram.
– Katss... Katniss... A porta - eu grito por ela já que estou literalmente com a mão na massa e não posso parar mas ela não responde - Entra! - eu grito já que não posso parar, eu me inclino para conseguir olhar a porta e a figura tímida entra com certo receio.
– Sra. Everdeen - eu chamo por ela acenando a mão e ela sorri quando me vê, deixa sua bolsa ao lado da porta e vem para cozinha - Desculpa... - eu falo levantando as mãos sujas de farinha - É que eu não posso parar agora - eu falo e ela sorri compreendendo.
– Não se preocupa! Eu entendo - ela fala ainda meio tímida.
– Então, o trem chegou mais cedo? - eu pergunto já que esperávamos ela amanha cedo e não hoje.
– Ah sim, na verdade eu preferi me adiantar um pouco, amanha eu vou precisar voltar então achei que seria melhor vir antes. Espero não atrapalhar - ela fala e eu sorrio.
– Não atrapalha! Mas a senhora podia ter ligado! Eu iria lhe buscar na estação - eu falo e ela nega com um sorriso.
– Imagina, não precisa! Eu gosto de caminhar... Olhar as coisas - ela fala e agora olha ao redor da casa, como se relembrando algo.
– Eles estão lá em cima! Se a senhora quiser subir - eu sugiro logo depois do som da risada da Pérola encher a casa.
– Não precisa me chamar de senhora, Peeta - ela repreende mas com um pequeno sorriso.
– Força do habito - eu falo mas na verdade é o contrário, é exatamente por não ter hábito nenhum com ela, nós nos vemos cerca de duas vezes no ano, apenas por poucos dias então não tem como me acostumar em chamá-lá de um jeito mais intimo por que simplesmente não temos esse tipo de relação, eu continuo preparando a massa e fazendo os formatos dos Pães e eu os coloco no tabuleiro.
– Peeta, você me gritou mas eu não... - Katniss para a frase quando entra na cozinha - Mãe? - ela fala surpresa e para no lugar - Eu achei que fosse chegar amanhã - ela fala meio confusa e ela sorri.
– Ah sim! Eu vim mais cedo por que terei que ir embora antes do previsto - ela fala e Katniss não parece surpresa, nem decepcionada, apenas concorda com um aceno de cabeça, e ainda de um jeito meio estranho elas se cumprimentam com um beijo na bochecha.
– Você está linda - ela fala passando a mão pela barriga da Katniss, essa é a primeira vez que ela a vê durante essa gravidez, depois do acontecido com Pérola onde ela ficou internada, ela ligava quase todos os dias, sempre prometendo vir mas nunca dava até que hoje ela apareceu - E ainda não sabem o sexo? - ela pergunta com os olhos fixos na barriga.
– Ainda não! Parece que teremos uma surpresa - Katniss fala passando a mão pela barriga também.
– Bom, com o pouco de experiencia que eu tenho, diria pra vocês pensarem em um nome de menino - ela fala e nos olha sorrindo e eu não posso evitar sorrir tambem, por que mesmo sendo verdade que eu amarei a criança independente disso também é verdade que eu queria mesmo um menino dessa vez, mas Katniss fecha o sorriso e parece incomodada com algo.
– É... Pode ser... Eu Só espero que chegue logo o dia! Não aguento mais essa barriga - ela fala meio se lamentando mas acariciando a barriga de maneira suave, então sua mãe começa com todo aquele interrogatório que sempre faz durante suas ligações e Katniss mesmo parecendo entediada responde a todas as perguntas tentando não demonstrar tanto incômodo, eu coloco os Pães no forno e logo as vozes animadas se aproximam da cozinha.
– Oh mãe, eu posso ir lá no vovô? - ela pergunta quando entra correndo pela cozinha.
– Pérola, sua avó! Fala com ela primeiro - eu falo apontando a Sra Everdeen e Pérola para no caminho e só então parece perceber sua presença.
– Oi! - ela fala tímida e se aproxima dela, e mesmo Pérola que sempre age naturalmente parece meio indecisa ao falar com ela.
– Oi! - ela responde e aceita o abraço que a avó dá nela, e beija sua bochecha mesmo ainda a olhando desconfiada - Você gosta de Nansos? - ela pergunta olhando-a com certa curiosidade e ela sorri.
– Nansos? - ela pergunta nos olhando sorrindo.
– Gansos! - eu conserto - São os gansos do Haymitch - eu explico.
– É meu também né vovô? - ela pergunta rapidamente olhando para o Haymitch.
– Claro! É seu também - ele afirma e ela sorri vitoriosa.
– Vamos? A gente vamos dar comida pra eles - ela fala e estica a mão para a Sra Everdeen, ela nos lança um olhar rápido e olha para o Haymitch como se perguntando se há algum problema e ele da de ombros.
– Claro - ela concorda e aceita a mão dela com um sorriso e Pérola também sorri satisfeita.
– Mas nada de se sujar ein - Katniss avisa enquanto ela sai de mãos dadas a avó e Haymitch sai a frente delas.
– Você acha que isso vai dar certo? - Katniss pergunta olhando na direção da porta.
– E o que pode dar errado? - eu pergunto dando de ombros.
– Com o Haymicth por perto, várias coisas - ela fala com certa ironia e caminha para a janela olhando com atenção as figuras lá fora, eu dou a volta na mesa e me aproximo dela, paro meu corpo atrás do seu, encostando-o levemente no dela, meus braços a envolvem e eu beijo logo abaixo da sua orelha.
– Relaxa! Eles vão ficar bem - eu garanto e ela não desvia os olhos de lá.
– Não tenho tanta certeza - ela resmuga e então eu a viro de frente pra mim e olho nos seus olhos.
– Eles vão se entender! Ela é avó talvez sirva pra aproximar elas - eu falo e ela revira os olhos.
– Se aproximar? - ela repete com descrença - Peeta ela nunca esta aqui! Como elas vão se aproximar? - ela pergunta e eu não posso discordar disso, por isso apenas ergo os ombros como se não soubesse o que dizer e realmente não sei, apenas uma coisa é certa.
– Mas ainda assim ela é a avó - eu completo e ela também não pode negar, então quando ela puxa o ar parecendo pronta pra iniciar um debate eu me adianto e juntos nossos lábios, ela leva apenas um segundo para aceitar e então ela corresponde ao beijo, ate que o chute entre nós nos faz parar, eu sorrio e coloco minha mao em cima da sua barriga na direção de onde veio o chute e recebo outro como resposta.
– Hey bebê! É o papai... Tudo bem aí? - eu pergunto me inclinando e aproximando o rosto da barriga.
– Acho que é fome - ela fala fazendo uma cara exagerada.
– Só mais alguns minutos - eu falo e olho para o relógio confirmando - Já vai garotão - eu falo rindo.
– Você tem que parar de fazer isso - ela repreende e eu paro confuso e a olho - Pode ser uma menina e aí? Você fica sempre falando assim, como se fosse um menino mas não sabemos ainda - ela fala parecendo realmente chateada com isso.
– Desculpa. Eu não falei por mal... É só que...
– Eu sei que você não falou por mal Peeta, mas essa é a verdade! Nós não sabemos! E se for uma menina? Como fica? O que você vai fazer? - ela questiona me olhando daquele jeito de quando ela esta realmente irritada.
– Como assim o que eu vou fazer Katniss? Eu vou amar essa criança independente do sexo! - eu afirmo e ela se afasta um pouco.
– Eu realmente espero que sim, por que isso é tipo de coisa que não pode mudar - ela resmunga já a alguns centímetros distante.
– O que você ta falando? Eu não quero mudar nada - eu garanto começando a me irritar com essas questões - Eu vou amar essa criança de qualquer jeito Katniss, é meu filho. Nosso filho! Independente do resultado o sentimento vai ser o mesmo - eu afirmo e ela não parece comovida nem nada - Você tem alguma duvida disso? - eu pergunto olhando diretamente em seus olhos.
– Eu não! Mas não sou eu que tenho que ter essa certeza - ela fala sem se abalar - É essa criança Peeta, você fica falando essas coisas... E... Eu não sei ele, ou ela, podem ficar confuso - ela fala meio enrolada nas palavras e nada disso faz sentido, ela está discutindo comigo por causa do bebê que ainda não nasceu mas ela acha que pode está sofrendo de alguma maneira por causa de algo que ela acredita ser uma preferência, esse é o tipo de discussões causadas por todas essas emoções da gravidez, onde ela sempre fica sensível e e irritada com as menores coisas, por isso eu faço um esforço pra me lembrar das palavras da médica "Ela ficará sensível e irritada, terá dias que ela estará ótima e outras em que até o som do vento irá incomodá-lá e a única coisa que eu posso te aconselhar nessas horas é: Paciência! Ela está passando por um turbilhão de emoções e às vezes nem ela mesmo vai saber o que está acontecendo ou sentindo. Por isso nessas horas tenta não levar em conta a irritação dela, só pensa que a mulher que você ama está gravida, e as coisas ficam menos difíceis" eu relembro de cada palavra enquanto Katniss continua me fitando com olhos irritados e raivosos.
– OK! você esta certa! - eu admito mesmo sem acreditar nisso - Eu fui um idiota. Me desculpa! - eu peço com o máximo de sinceridade que consigo - Eu só quero que nosso filho... Ou filha, tenha saúde, e eu juro que vou amar essa criança tanto quanto eu amo vocês duas, aliás, eu já amo! - eu afirmo e volto a me aproximar dela, as duas mãos a sua barriga e meu rosto proximo também - O papai te ama muito! Você sendo menino ou menina! - eu falo e beijo sua barriga de forma demorada e depois me levanto e paro com o rosto próximo ao dela - Me desculpa, eu não tive a intenção de mostrar preferência nenhuma - eu falo e ela solta o ar parecendo cansada.
– Tudo bem, eu posso ter exagerado um pouco - ela admite e mesmo concordando que foi exagero eu nego com a cabeça e beijo sua testa.
– Eu te amo - eu falo e logo beijo sua boca, dessa vez um beijo mais demorado porem não profundo.
– Agora eu realmente estou com muita fome - ela fala quando o beijo para e o cheiro do pão começa a invadir a cozinha.
– Mais cinco minutos - eu falo e aponto o relógio.
– Eu preciso sair daqui então - ela fala já saindo da cozinha e eu vou junto com ela, eu pego a bolsa da sua mae que estava próxima a entrada da cozinha.
– Eu vou colocar no quarto - eu aviso e subo as escadas, logo os passos dela estão atrás de mim, eu entro no quarto onde vago e levo a bolsa ate a mesa de canto, Katniss vai ate a janela e a abre afastando a cortina e deixando um pouco do ar entrar, o dia esta nublado mas não esta frio, mas também não esta calor, é um daqueles típicos dias que antecedem os dias gelados mas que por enquanto só causam uma certa nostalgia, depois que ela me faz verificar se a roupa de cama e toalhas estão nos lugares certos nós saímos do quarto na hora exata de tirar os Pães do forno.
– Eu vou chamar eles - ela avisa e sai enquanto eu preparo a mesa, quando eles entram já estava terminando de arrumar tudo, Perola entra correndo na cozinha e já estava a ponto de pegar o pão quando Katniss a impede.
– Lavar as mãos - ela fala segurando a mão dela que a olha meio decepcionada - Agora... - ela confirma e Pérola concorda baixando as mãos com uma careta triste.
– Vamos... Se não ela fica brava - Perola avisa a Sra Everdeen que sorri.
– Nós não queremos que ela fique brava - ela concorda aceitando a sugestão de Pérola.
– Ela sempre fica brava com o vovô - ela fala enquanto elas caminham saindo da cozinha.
– Isso por que ela é uma chata - ele fala e Pérola se vira pra ele com a mao na cintura reprovando o que ele disse mas logo volto a andar e elas duas somem pelo corredor.
– Você também deveria lavar as mãos - Katniss fala pra ele e então ele pega um dos pães e morde de forma exagerada.
– Muito maduro - ela fala e revira os olhos.
– Mamãe, você sabia que a minha vó tem medo dos nansos - Pérola volta correndo e falando achando graça, enquanto sua avo vem logo atrás dela.
– Tem? - eu que pergunto fingindo surpresa.
– Tem! Ela ate gritou - ela fala rindo.
– Acho que não levo muito jeito com os bichos - ela fala sorrindo meio sem graça.
– A mamãe também não gosta deles - ela fala já tentando se sentar no colo do Haymitch e ele a puxa pra cima com certo esforço mas a senta em seu colo.
– Vamos, sente-se - eu falo e puxo uma cadeira para ela que logo aceita e então começamos a lanchar todos juntos, a conversa precisava ser reiniciada varias vezes já que sempre é difícil encontrar um assunto em que a Sra Everdeen possa participar sem deixá-la deslocada e sem tocar no passado, mas gracas a Perola e sua capacidade de tornar tudo simples e leve nós conseguimos terminar o lanche sem nenhum dano.
– Nós levamos sua bolsa para o quarto - Katniss avisa enquanto alcançamos a sala.
– Você quer ver meu quarto novo? - Perola pergunta ansiosa.
– Claro! - ela concorda sorrindo.
– Mas você tem que me dar a mão por que eu não posso subir sozinha - ela avisa esticando a mão pra ela que sorri e logo dá as maos a ela e elas sobem as escadas enquanto Pérola explica que o irmão não irá dormir na sua cama, nós rimos enquanto a vemos animada e falante.
– Então... Quando ela vai embora? - Haymitch pergunta enquanto se joga no sofá.
– Ela acabou de chegar - eu falo repreendendo ele.
– E eu estou perguntando quando ela se vai - ele repete com certa ironia.
– Amanhã a tarde - Katniss responde enquanto se senta na poltrona, com as mãos acariciando a barriga.
– Uau! Esse é o novo recorde dela! 24 horas pra compensar o ano todo? - ele fala e mesmo sendo verdade não quero que ele fique piorando a situação.
– Ei! Chega - eu falo fazendo um sinal pra ele parar e ele ergue os braços como quem se rendeu.
– Qual o problema? Ele não esta mentindo mesmo - Katniss fala dando de ombros mas não parece triste por isso, na verdade sua aparência é indiferente.
– Viu, até a garota sabe! - ele fala e se senta no sofá colocando os pés na mesinha.
– Tira - ela fala apontando os pés, ele bufa mas retira os pés e então o assunto da mãe dela se encerra, ate que ela e Pérola voltam pra sala, Perola corre e se joga no colo do Haymitch que faz uma careta fingindo estar sem ar, o que realmente deve ter acontecido, então nós ficamos pela sala, Haymitch e Pérola brincando com o coelho de pelúcia, enquanto eu, Katniss e Sra Everdeen tentamos achar um assunto em comum, e então nos atualizamos uns dos outros, ela dizendo como anda as coisas pelo Distrito quatro, o Hospital, inclusive Anne e o filho, que já não é um garoto a muitos anos, já esta quase com seus vinte anos e nós só o vimos uma vez quando ainda era um bebê, as horas vao passando e a noite vai caindo, Katniss sobe para dar banho em Pérola e sua mae também sobe para tomar seu próprio banho, me deixando na sala com Haymitch, ele liga a TV e coloca os pés sobre a mesinha.
– Beete morreu - ele fala e eu que já estava saindo da sala paro no caminho.
– O que? - eu pergunto e ele aponta a televisão, a noticia esta sendo anunciada, ele foi encontrado morto pela tarde em seu quarto.
– É... Não importa quão inteligente você é o resultado é o mesmo - ele fala meio perdido em pensamento, eu não digo nada apenas continuo parado por mais alguns segundos enquanto Plutarch que parece exatamente igual durante todos esses anos diz o quanto sente por essa perda que pra ele é uma perda não apenas para as pessoas próximas mas para todo o país, então eu simplesmente viro as costas e saio da sala, não estou feliz pela morte dele mas honestamente não posso dizer que estou devastado ou ao menos abalado, o maior contato que tive com ele foi na arena e depois no treze acho que ele estava mais preocupado em saber quão magnífico eram os efeitos do veneno no meu cérebro do que outra coisa e sinceramente tinha tantas outras coisas que mal tive tempo para amizades, então não consigo fingir algo que não estou sentindo, por isso entro na cozinha e começo a ajeitar as coisas para fazer o jantar, eu decido fazer arroz selvagem e uma salada, já estava começando os preparativos quando Sra Everdeen entra na cozinha.
– Em que eu posso ajudar? - ela pergunta parando em frente a mesa.
– Não precisa se preocupar - eu falo sorrindo e pegando a panela.
– Eu faço questão - ela afirma e se aproxima.
– Tudo bem - eu aceito e então nós dividimos as tarefas e enquanto um corta os legumes o outro está no fogão, e as coisas andam mais rápidos, Perola e Katniss descem já de banho tomado, Katniss fica na cozinha conosco enquanto Perola vai acordar Haymitch que acabou dormindo no sofá, em dias normais ele já teria ido pra casa mas sempre que Sra. Everdeen vem nos visitar ele passa praticamente o tempo todo por perto, como se tivesse medo de algo, o que é ridículo já que ele é muito mais da família do que ela mas não digo nada se isso o faz se sentir melhor então que seja, pelo barulho e as risadas que vem da sala ela deve ter conseguido acordá-lo, nós continuamos na cozinha ate que o jantar esta pronto, já estava indo ate a sala chamar Haymitch quando batem na porta, eu abro e leva apenas um segundo e uma figura está abraçada a mim, eu ainda estava tentando entender quando ele grita anunciando.
– Eu vou ser pai! EU VOU SER PAI - a animação na sua voz me faz rir mesmo ainda no choque desse "encontro", então ele segura minha cabeça, uma mão de cada lado na minha orelha e repete como se eu não tivesse entendido - EU VOU SER PAI - dessa vez estamos os dois rindo, abraçados.
– Parabéns... Meus parabéns mesmo - eu falo dando alguns tapas nas suas costas, eu o já vi animados muitas vezes mas assim é a primeira vez.
– Tio Benn - Perola corre ate ele que a pega rapidamente e a levanta o mais alto possível fazendo- a gargalhar.
– Eu vou ser pai - ele repete.
– Tudo bem Benny, essa parte todo mundo entendeu - Grace fala com ironia enquanto entra, entao ela para na minha frente e abre os braços sorrindo - E eu vou ser a mãe - ela fala sorrindo e eu também sorrio e a abraço.
– Meus Parabéns - eu falo sinceramente e posso sentir o sorriso no rosto dela quando agradece, quando nos separamos Katniss esta abraçando e parabenizando Benny e em seguida faz o mesmo com Grace.
– Quando vocês descobriram? - eu pergunto olhando eles dois tao animados.
– Agora! Nós acabamos de sair do hospital - Benny fala animado - E bem... Alem de patrão você é meu padrinho né. Achei justo que vocês fossem os primeiros a saber - ele fala e passa o braço em volta do meu pescoço como se estivesse me enforcando.
– Oh Katniss. É sua mãe! - Grace fala quando a percebe e ela sorri tímida.
– Meus Parabéns - Sra Everdeen fala e lhe aperta a mão, então faz o mesmo com Benny e ele a abraça pegando-a de surpresa mas ela aceita o abraço mesmo ficando visivelmente desconcertada, Grace solta uma risada quando percebe e nos não podemos resistir e rimos também.
– Desculpa. Ele ta meio emocionado - ela fala puxando Benny pelo braço e então ele a beija de forma exagerada.
– OK. OK. Você ta bem feliz acho que já entendemos - eu falo e ele ri.
– Bom. Nós íamos jantar vocês querem se juntar a nós? - eu pergunto mas eles negam e dizem que só estavam ansiosos para nos contar logo mas que vão para casa mesmo, então depois de mais abraços e gritos de que será pai eles se vão transbordando de alegria, e eu me sinto feliz por eles e acho que Katniss também por que mesmo disfarçando ela esta com um discreto sorriso.
– Melhor a gente jantar logo... - ela fala e se vira voltando pra cozinha, sua mae segue junto com ela enquanto eu e Perola vamos chamar por Haymitch que continuou jogado no sofá.
– Jantar - eu falo quando alcanço o sofá, Pérola vai ate ele e espera que ele se levante, então nós vamos para a cozinha, Katniss e a mae terminaram de arrumar a mesa e logo nós nos sentamos e jantamos e depois de alguns minutos de conversa Haymitch finalmente se despede da Pérola com beijo de Boa Noite e nos da um aceno rápido e então se vai, Sra Everdeen é mais rápida e faz qüestão de lavar a louça mas quando Pérola lhe pede para contar uma historia ela aceita que eu lave os pratos e sobe com ela logo depois de Katniss alertá-la para escovar os dentes, então nós arrumamos e lavamos tudo e só então subimos, passamos pelo quarto da Pérola pra colocar o pijama e lhe dá o beijo de boa noite, como de costume preciso ficar com ela ate que pegue no sono e só depois eu vou para o quarto.
O dia amanhece e eu acordo primeiro que Katniss, essa madrugada foi um pouco longa pra ela já que ela não estava conseguindo um jeito confortável de se deitar, ela se remexeu varias vezes, tentando achar uma maneira de se deitar já que a barriga grande lhe tirou o habito de dormir com a barriga pra baixo como ela sempre fazia e com a barriga pra cima lhe falta ar, e por mais que eu tentasse ajudar a verdade é que eu não pude fazer muito, apenas doei um travesseiro meu para que suas costas ficassem apoiadas e evitei falar já que ela estava começando a se irritar, por isso eu levanto da cama com o máximo de cuidado que consigo para que ela não acorde, o que me faz andar quase na ponta dos pés ate o banheiro, faço minha higiene, tomo um banho e saio com a toalha em volta do quadril, quando olho ela sentada na cama parecendo irritada.
– Bom dia - eu falo enquanto caminho até a gaveta, como resposta ela apenas se levanta e passa por mim séria até o banheiro, eu anoto mentalmente que ela está de mau humor e então me visto, saio do quarto antes dela sair do banheiro, vou ate o quarto da Pérola e ela ainda esta dormindo tranquilamente, fecho a porta e desco as escadas, a porta abre quando estou no último degrau.
– Não chegou cedo demais não? - eu pergunto e pela cara de sono dele deve ter precisado de esforço pra acordar.
– Plutarch ligou - ele fala coçando a barba de maneira irritada, eu entro na cozinha e ele vem atras de mim - Sobre o funeral do Beete - ele esclarece e eu apenas encho o caneco com agua, acendo o fogo e o coloco lá - Irão fazer uma cerimônia amanhã - ele completa e o silencio continua - Anda garoto. Fala alguma coisa - ele pede quando percebe que eu não vou falar nada.
– Nós não vamos! - eu falo dando de ombros de costas pra ele.
– Eu sei que não! E foi o que eu disse a ele - ele fala e dessa vez eu me viro pra olha-lo.
– Que bom! Assunto encerrado - eu finalizo e volto a virar as costas.
– Por isso ele sugeriu que apenas gravessem uma mensagem - ele revela e eu paro com as mãos na pia, olhando pra parede a frente e dessa vez eu me viro irritado, coloco as mãos na mesa e me inclino.
– Nós não vamos fazer isso! Avisa pro Plutarch que caso ele ainda não tenha percebido o tempo de mandarem nas nossas vidas acabou! Acabou - eu falo tentando não falar alto demais e controlar minha raiva.
– Ok! - ele fala e levanta as maos pra mostrar que perdeu.
– E eu não quero uma única palavra disso com a Katniss entendeu? - eu falo com o dedo apontado pra ele.
– Sobre o que? - ela pergunta e quando eu me viro ela esta parada na porta da cozinha - O que eu não deveria ouvir nenhuma palavra? - ela pergunta me encarando e se antes ela parecia mau humorada agora ela parece furiosa.
– Que o garotão aqui queimou os pães de queijo... É o que eu falo você precisa prestar mais atenção no que faz - Haymitch fala olhando pra mim tentando parecer indignado, mas Katniss nem ao menos o olha, ela se aproxima parando a poucos passos de mim e sem desviar os olhos do meu, ela não diz nada, não me ameaça, não repete a pergunta apenas me encara friamente e eu a conheço bem demais pra saber quando posso ficar encrencado e essa é uma dessas vezes, então eu respiro fundo, solto o ar e me viro de frente pra ela.
– Beete morreu - eu anuncio e ela parece surpresa e parte de sua frieza se quebra mas ela parece confusa.
– Isso que eu não podia saber? - eu olho pro Haymitch e ele da de ombros.
– Plutarch nos queria no funeral. Haymitch disse não e ele sugeriu que gravessemos uma mensagem - eu revelo e agora sim ela parece entender, ela parece avaliar alguns segundos.
– Não! - ela responde olhando pro Haymitch - Eu sinto muito por ele mas a resposta não - ela afirma certa de sua decisão, eu troco um olhar com Haymitch e ele apenas faz um leve aceno de cabeca dizendo que entendeu - Eu to com fome - e é assim que ela encerra esse assunto, Haymitch sai, provavelmente para ligar para dar a resposta e Katniss fica comigo na cozinha, ela se adianta em espremer algumas laranjas enquanto eu preparo as outras coisas.
– Bom dia - a voz nos surpreende estávamos tao distraídos que não percebemos quando ela apareceu.
– Bom dia - eu e Katniss respondemos juntos.
– Só mais alguns minutos e o café esta pronto - eu aviso terminando se derreter algumas fatias de queijo sobre o pão.
– Eu posso ajudar em alguma coisa? - ela pergunta olhando ao redor procurando algo que posso ser feito.
– Mamãe... Papai - a voz gritante me faz sorrir, Katniss já estava secando as mãos.
– Eu pego ela - Sra Everdeen fala e se apressa em sair da cozinha, logo elas entram na cozinha, Pérola com uma cara de sono coçando os olhos e bocejando, ela vai até Katniss e abraça uma de suas pernas, levanta a cabeça pra olhar pra ela ainda sonolenta como que pedindo colo, então como Katniss não pode ficar abaixando sou eu quem a pego no colo e coloco-a sentada na mesa, beijo sua testa e sua bochecha e recebo um sorriso sonolento como resposta, mas logo volto até o meu antigo posto, Katniss vai até ela e também lhe da um beijo, ela envolve os braços no pescoço dela e apóia a cabeca sobre seu peito.
– Eu não sei pra que você acorda cedo - Katniss fala enquanto acaricia os cabelos dela, que já esta de olhos fechados, ela puxa uma cadeira, se senta e encaixa Perola em seu colo sem que fique em cima da barriga, num jeito que apenas as maes encontram, eu e Sra Everdeen terminamos de arrumar a mesa e nos sentamos, Katniss acorda Perola que já ia reclamar mas quando vê o chocolate quente logo se desperta e aceita sentar em sua cadeira, já tinhamos começado a comer quando Haymitch reaparece.
– Obrigado por me esperarem! Mas podiam ter começado sem mim - ele fala com ironia e já puxando uma cadeira pra ele ao lado de Pérola o que significou praticamente empurrar minha cadeira pra me afastar.
– Claro, eu te dou licença sim - eu repito a mesma ironia dele enquanto afasto minha cadeira mas me levanto.
– Eu tenho que ir pra padaria - eu aviso e Katniss me olha meio que rejeitando a ideia, eu me aproximo dela - Eu preciso ligar pro Distrito Sete e fazer alguns pedidos. Eu chego pro almoço - eu falo antes que ela peça pra que eu fique, então eu beijo seus lábios rapidamente.
– Eu posso ir? - Perola pede puxando minha camisa.
– Hoje não! Hoje você fica com a mamãe e com a vovó - eu falo abaixado na mesma altura que ela.
– E o vovô - ela completa, e eu faco uma careta e nego.
– Com o vovô hoje não! O papai precisa da ajuda dele - eu falo e três lares de olhos surpresos e curiosos me encaram, Katniss esta tao confusa quanto Haymitch e Perola parece decepcionada.
– Por que? - ela pergunta contrariada.
– Por que sim - eu falo e beijo a ponta do seu nariz, ela se desvia mas sorri.
– E os Nansos? - ela pergunta preocupada.
– Depois vocês cuidam dele! - eu garanto já me levantando, beijo o alto da sua cabeca - Te amo! - eu declaro e me viro pra Katniss que mantem os olhos em mim exigindo uma explicação, eu beijo sua testa - Te amo - eu afirmo e ela segura minha mão me impedindo de sair - Ta tudo bem... Só vou dar um pouco de trabalho duro pra ele - eu falo sorrindo e beijo sua boca rapidamente, ela ainda parece curiosa mas libera minha mão.
– Volta pro almoço - ela exige enquanto eu me afasto, Bato no ombro do Haymitch como sinal pra que ele me acompanhe e ele faz logo depois de beijar Pérola.
– Tenham um bom dia - eu falo e sorrio para Sra Everdeen que sorri e nos deseja o mesmo, eu pego minha carteira e minhas chaves em cima do móvel da cozinha e saio de casa, eu começo a andar na frente e Haymitch aperta os passos me seguindo, já tínhamos saido da Aldeia quando ele finalmente fala.
– Você não precisa de mim, precisa? - ele pergunta já ao meu lado, eu sorrio dou de ombros.
– Talvez - eu falo sem olhar pra ele.
– Não, você não precisa! Do mesmo jeito que não precisava vir hoje fazer os pedidos... Você só quis deixar elas três sozinhas - ele conclui com as maos no bolso mas os olhos em mim, eu também o olho e o encaro.
– Então por que você veio? - eu pergunto já que ele poderia fazer uma de suas cenas e se recusar a vir comigo, dessa vez é ele quem dá de ombros e volta a olhar pra frente, nós não dizemos mais nada até chegar a padaria, todos já estão lá e pelo barulho e gritaria, Benny já deu a noticia do dia, quando entro na cozinha todos estão em volta do Benny como um abraço coletivo, eu sorrio e me viro pra olhar o Haymitch quando percebo que ele não está mais comigo, como já nao há nada a fazer eu simplesmente me junto ao pessoal na comemoração que dura apenas mais alguns minutos e logo o trabalho nos chama, eu fico um pouco com eles na cozinha pra que as coisas se adiantem, e depois fui para os escritório por que mesmo que nao precisasse ser hoje eu realmente preciso ligar para o Distrito Sete pra saber como andam as coisas por lá, depois fiz os pedidos e quando sai do escritório faltava apenas alguns minutos para o horário de almoço, e embora a maioria das coisas feitas de manha já tivessem acabado ou próxima disso, o movimento de pessoas ainda era grande, eu me juntei a eles para deixar as massas preparadas pra tarde e logo depois todos saímos para o almoço, eu fui direto pra casa, assim que entrei o cheiro de comida estava espalhado na casa, eu fui ate a cozinha e sem resistir destampei as panelas que ainda estavam quentes, um cozido com cenouras e batatas estava tao bonito e convidativo quanto seu aroma, mas me contive em apenas experimentar uma colher e tampei a panela, como não encontro ninguém na parte de baixo da casa já estava subindo as escadas quando ouvi a voz da Pérola vinda do quintal, eu voltei a cozinha e sai pela porta que da para o quintal, e apenas alguns passos contornando a casa e encontro Pérola brincando com as flores no pequeno jardim, com flores atrás da orelha e um sorriso animado no rosto, e observando ela esta Katniss em uma cadeira se balanço, as mãos acariciando a barriga parecendo relaxada, e sua mae que também esta sentada em outra cadeira enquanto olha pra Pérola com uma admiração notável.
– Papai! - Perola me vê e corre na minha direção - Eu to bonita? - ela pergunta parando com as maos na cintura.
– Você É linda - eu afirmo e então pego sua mao indicando que ela dê uma volta e ela faz orgulhosamente, então eu a pego no colo e beijo-a exageradamente, gerando risadas altas que só me fazem rir de volta.
– O almoço já esta pronto - Katniss avisa enquanto nos observa.
– Eu vi. E a proposito esta com uma cara ótima - eu falo com certa ironia, nao que Katniss seja péssima na cozinha, mas ela também nao é nenhuma mestre nesse ramo, por isso desconfio que ela nao tenha feito sozinha, ela finge uma risada.
– Minha mae ajudou - ela confessa já se levantando da cadeira.
– Mas ela fez a maior parte - ela revida sorrindo.
– Eu já estou com fome! - eu falo e realmente é verdade, então nós entramos, levo Pérola pra lavar as maos e então preparamos a mesa, com um prato extra e como se adivinhasse ele entra em casa quando nós nos sentamos a mesa.
– Como você sempre sabe a hora certa? - Katniss pergunta encarando ele.
– Eu apenas sei queridinha, apenas sei - ele fala com um ar misterioso e então é o primeiro a se servir, logo em seguida fazemos o mesmo.
Depois do almoço Pérola pede pra que sua vó conte uma historia e ela aceita mas avisa que terá que embora logo depois.
– Por que você nao mora aqui igual meu vovô? - Perola pergunta parecendo chateada com isso, Katniss me olha de certa forma nervosa e ao mesmo tempo magoada, enquanto Haymitch nao consegue esconder um sorriso meio perverso, mas ninguém responde nada apenas trocam olhares.
– Por que a sua vó trabalha no Hospital lembra que nós te falamos?! - eu falo mas ela não parece convencida.
– Aqui também tem hospital - ela relembra e desvia a atenção para a vó - Por que você nao mora aqui? - ela repete a pergunta que agora é diretamente para ela.
– Por que a vovó trabalha. Tem um monte de coisas pra fazer.... - ela tenta explicar mas esta nervosa e gaguejando e na verdade nao encontra nenhum outro motivo que possa fazê-la entender - Mas eu ainda posso te contar uma história - ela fala forcando um sorriso que Perola nao devolve, ao contrário ela se vira para Katniss.
– Mamãe posso ir na casa do vovô? - ela pergunta e quase se pode ouvir uma risada do Haymitch, Sra Everdeen também perde o sorriso e é como se tivesse levado um puxão de tapete mas a verdade é que Pérola é quem deve está sentindo isso, ela é apenas uma criança, embora as vezes pareça mais ela tem apenas 3 anos, é difícil pra ela entender o por que sua avó vem apenas por poucos dias e logo se vai.
– Pode! Mas nada de correr. Nem girar. Você acabou de almoçar ouviu? - ela avisa e Pérola confirma com a cabeça e então se vira pro Haymitch e pega na sua mão, ele libera um sorriso vitorioso e então sai com ela que nem ao menos olha para a avó.
– Você sabe que nao pode culpá-la nao sabe? - Katniss fala e uma lagrima desce do rosto da sua mae mas ela logo a enxuga.
– A culpa é minha - ela garante com a voz embargada.
– É, é sim! - Katniss fala também com a voz baixa, e um silencio começa a crescer enquanto ficamos parados no meio da sala.
– Eu vou arrumar minhas coisas - ela fala por fim e sobe as escadas.
– Era isso que eu queria evitar - Katniss fala e me olha parecendo chateada, irritada, preocupada - Eu não queria que ela se magoasse - ela confessa.
– Nem eu! - eu afirmo e me aproximo dela, Afasto alguns fios de cabelo da sua testa e olho em seus olhos - Mas infelizmente nós nao podemos proteger ela de tudo! - eu lamento - Mas eu tenho certeza que ela vai ficar bem! Ela tem a nós e bom, mesmo sendo o Haymitch ela tem o avô mais apaixonado do mundo - eu falo e ela me força um sorriso.
– Isso nao é grandes coisas - ela fala com certa ironia.
– Ah é sim! - eu confirmo e sorrio então a beijo.
Depois nós voltamos para cozinha e eu a deixo sentada enquanto lavo os pratos, quando termino e nós já estávamos saindo da cozinha Sra Everdeen desce as escadas trazendo sua bolsa de viagem, ela para no ultimo degrau e mal consegue nos olhar nos olhos.
– Eu tenho que ir - ela fala meio sem graça.
– Tudo bem! O Peeta te leva. Boa viagem - Katniss fala e nao é só indiferença é mágoa também e dessa vez ainda maior por que foi Pérola quem ela decepcionou.
– Obrigada! Mas nao precisa se incomodar - ela fala sem saber o que dizer.
– Eu faço questão - eu afirmo e pego sua bolsa, nós saímos de casa e eu abro o carro, ela entra e Katniss me beija rapidamente antes que eu entre e depois de rápido aceno com a mao ela segue para a casa do Haymitch e eu saio com o carro, o caminho para a estação é silencioso e eu nao faço nenhum esforço para mudar isso, quando paro o carro, ela parece não saber o que fazer mas demora alguns segundos antes de descer.
– Eu sinto muito - ela fala sem conseguir me olhar, mas dessa vez eu me viro pra ela.
– Quando era só você e Katniss eu tentava nao me meter nesse assunto e deixar que vocês se entendessem... Acontece que agora é a minha filha que está nessa situação. Ela é uma criança, não tem como entender a maneira que você aparece e desaparece, então se você quer fazer parte da vida dela, FAÇA parte da vida dela! O que ela não precisa é de alguém que a magoe ou decepcione! - eu esclareco e ela me olha surpresa com o modo que eu falei.
– Tudo bem! Você esta certo! Eu as amo - ela afirma com lagrimas nos olhos.
– Eu sei! Acho que elas nao sabem - eu falo e mesmo sendo duro demais essa é a verdade, como elas podem saber se ela nunca esta por perto.
– Eu sinto muito - ela repete e então segurando sua bolsa ela sai do carro - Obrigada - ela agradece e força a sombra de um sorriso, eu aceno com a mao de um modo quase frio e então saio com o carro, quando chego na Aldeia vou para a casa do Haymitch e quando entro encontro Pérola fazendo algum tipo de dança que inclui levantar e balançar os braços enquanto Haymitch a observa atento sentado em sua poltrona com os pés na mesinha sem que ninguém reclame e Katniss esta no sofá, meio de lado com almofadas nas costas para lhe dar algum conforto, então ela bate a mao no espaço ao lado dela para que eu me sente e eu me sento.
– Haymitch que ensinou! É a dança da arvore - Katniss explica com um sorriso enquanto olha para Pérola, eu também sorrio a vendo tao animada e vendo Haymitch tao hipnotizado nela.
– É, eu posso viver assim - eu falo sorrindo, passando a mao pela barriga dela e Katniss concorda também sorrindo.
Foi exatamente nesse momento, com essa cena e com essas pessoas que eu percebi o quanto tudo é simples e que nada jamais me faria sentir mais completo, nós só precisamos de um ao outro. Esse somos nós e mesmo de uma forma estranha somos nossa própria familia e é assim que devemos continuar.
Eu estava na padaria me preparando pra fechar quando o telefone toca, eu atendo no segundo toque.
– É agora Peeta - eu ainda estava tentando entender quando ela esclarece - Vai nascer - ela completa e escuto o som da sua respiração ofegante.
– Ai meu Deus! Eu to indo - eu falo e não espero resposta, desligo e saio do escritório correndo - Vai nascer - eu aviso quando corro pela cozinha e deixo gritos de comemorações pra trás, eu corro ate em casa e mesmo com a respiração falhando eu me esforço e chego, Perola esta nl sofá respirando de forma concentrada, Pérola ao seu lado segurando sua mao e com os olhos numa mistura de medo e ansiedade.
– Papai meu irmãozinho vai nascer - ela me avisa e eu me aproximo delas.
– Tudo bem? - eu pergunto passando a mao na testa da Katniss.
– É isso aqui? - Haymitch pergunta do alto da escada mostrando uma manta verde.
– Peeta ajuda ele! Ele ta a meia hora tentando achar as coisas - ela fala e parece calma embora logo faca uma careta e repsire mais forte, eu deixo ela com Perola e subo as escadas.
– Já ta tudo separado - eu falo pra ele e entro no quarto, a bolsa já esta pronta, afinal ela já está de nove meses e era esperado embora seja três dias antes, entrego w bolsa ao Haymitch acrescentando mais duas mantas já que esta um pouco frio, entro no nosso quarto e pego a bolsa da Katniss e então descemos, enquanto ele leva as bolsas pro carro eu vou ajudar Katniss, passo meu braco pela sua cintura mas ela consegue andar sem muitas dificuldades, coloco-a no banco de trás com Perola ao seu lado e entramos rapidamente e levamos apenas o tempo de mais duas contrações para chegarmos, eu a ajudo sair do carro enquanto Haymitch traz as bolsas e Perola vem ao nosso lado atenta a tudo, logo uma mulher traz uma cadeira de rodas, Katniss se senta e enquanto a mulher a empurra nós três as seguimos, já estava no corredor quando sua medica aparece.
– Os Mellarks sempre apressados - ela brinca e vem monitorar Katniss - A partir de agora só um pode acompanhar - ela avisa e eu pego as bolsas com o Haymitch.
– O papai já volta ta? - eu falo e beijo sua testa.
– Mas eu quero ver meu irmãozinho- ela reclama.
– Você vai ver... Daqui a pouco - eu falo e ela faz uma cara triste.
– Você nao pode ir lá! Mas assim que ele nascer eu venho te buscar ta? - eu falo e ela me olha atenta.
– Promete? - seus olhos se fixam aos meus.
– Prometo - eu garanto firme e ela parece convencida mas antes vai ate a cadeira de rodas.
– Nao chora nao ta? - ela fala pra Katniss que ri.
– Pode deixar - ela garante e Pérola beija sua barriga e depois da a mão a Haymitch e os dois nos observam enquanto seguimos para o fim do corredor, o procedimento é o mesmo do nascimento da Pérola, eu preciso me esterilizar e trocar as roupas e só depois volto a sala onde Katniss já esta preparada, as enfermeiras e a medica em seus lugares, mais algumas monitorações e a grande hora chega.
– Vamos lá Katniss! Preciso de força - a medica pede e então conta ate três, Katniss obedece fielmente - Muito bom. Mais uma vez - e o processo se repete por mais três vezes enquanto Katniss aperta minha mao e mesmo sendo forte nao me incomodo - Ótimo, só mais uma - ela fala e logo o choro invade a sala, ainda mais alto e forte do que o da Perola mas a emoção é exatamente a mesma, meu coração parece indeciso se bate ou para e minha respiração parece suspensa para nao perder nenhuma parte, então a enfermeira traz uma manta e o cobre.
– Meus parabéns! Agora vocês tem um casal - a médica fala enquanto o traz para os meus braços e o sorriso já grande seria impossível ser aumentado.
– É um menino? - Katniss pergunta meio fraca mas com um esforco pra levantar a cabeca, eu o pego em meus braços, ele é maior e mais gordinho que Pérola, seus braços e pescoço com dobrinhas, sua cabeca coberta por cabelos negros, mas ao contrario de Perola ele continua chorando forte no meu colo ainda assim eu poderia passar horas com ele nos meus braços.
– O papai te ama sabia? - eu falo e como se tivesse reconhecido minha voz ele diminui o choro, eu sorrio.
– Me dá ele - Katniss pede e eu coloco-o no colo dela, e imediatamente ele parece calmo e relaxado, ela beija a testa dele e ele abre os olhos, azuis, Katniss solta uma risada.
– Como os seus - ela fala e me olha sorrindo e eu sorrio orgulhoso.
– Ele precisa ser monitorado - a medica avisa e o pega entregando a enfermeira, e seguindo o mesmo procedimento eu também saio da sala e vou para a sala de espera dar a notícia, quando entro no lugar Pérola pula da cadeira.
– Nasceu! É um menino - eu anúncio e ela pula de alegria.
– Eu tenho um irmãozinho - ela fala e eu a pego no colo.
– Um irmãozinho lindo - eu falo e Haymitch vem até nôs.
– Já podemos ver? - ele pergunta ansioso.
– Temos que esperar que eles sejam transferidos - eu falo e então aguardamos por alguns longos minutos e a enfermeira chega.
– Podem vir - ela fala e nós a seguimos para o quarto, abro a porta e Pérola é a primeira a entrar, Katniss esta aamentando ele e Pérola parece ansiosa demais, eu a pego no colo e a coloco na cama ao lado deles.
– Cuidado - eu aviso mas ela parece realmente cuidadosa, se mexendo quase em câmera lenta.
– É o meu irmãozinho - ela sussurra e passa a ponta dos dedos no braço dele - Eu te amo irmãozinho - ela fala ainda sussurrado.
– É um garotão - Haymitch fala olhando pra ele e sorrindo.
– É mesmo! Ele tem meus olhos - eu falo e Haymitch ri.
– Você podia ser mais modesto - ele fala me cutucando com o ombro mas eu apenas sorrio orgulhoso.
– E o nome? Vocês pensaram em alguma coisa? Nao podemos chama-lo de irmãozinho ou garotao a vida inteira - ele observa e Katniss me olha preocupada por que nao chegamos a um nome ainda.
– Pyter - Pérola fala com a voz alta o suficiente para que todos escutem, eu olho pra Katniss e ela parece ter gostado quando sorri.
– Pyter - ela repete avaliando - Eu gostei - ela conclui sorrindo.
– Bom, então ele vai se chamar Pyter - eu afirmo e Perola sorri animada, e nossa noite se passa assim, Perola se recusa a sair de perto deles dois sempre sorrindo e acariciando, seus olhos brilhando a todo instante, Haymitch permanece por um bom tempo mas depois ele vai embora e ficamos apenas nós quatro, eu me sento na poltrona ao lado da cama e olhando para eles ali na cama é como se toda a minha vida estivesse em único só lugar, Katniss. Pérola. Pyter. Seria impossível parar de sorrir, por que cada vez que os olho eu vejo a realização de todos os meus sonhos. Uma familia. MINHA família.


Não quer ver anúncios?

Com uma contribuição de R$29,90 você deixa de ver anúncios no Nyah e em seu sucessor, o +Fiction, durante 1 ano!

Seu apoio é fundamental. Torne-se um herói!