O que tenho aprendido... escrita por MissBlackWolfie


Capítulo 2
Quanto mais consumimos mais vazio sentimos


Notas iniciais do capítulo

Esses textos não são revisados.
só sento aqui e escrevo o q minha mente produz
Desculpa se não fecho algumas ideias, mas quero q vc abra questionamentos proprios sobre



Este capítulo também está disponível no +Fiction: plusfiction.com/book/801115/chapter/2

Já notou que quanto mais compramos algo que amamos, mais parece que nunca ficamos satisfeitos com milhares de exemplares que temos daquela coisa? 

Vou te dar o exemplo de algo que amo: Esmalte! tenho mais de 100 vidrinho dessa tinta. Assumo que pintar as unhas é único momento onde expresso algum domínio de pintura. Bem terapêutico, consigo naqueles minutos desligar meu cérebro de problemas cotidianos.

Mas veja, eu preciso de 100 vidros? Preciso de ter todas as coleções lançadas pelas marcas? Que por sua vez, criam novidades o tempo todo, associando a outras marcas que amamos, ai mesmo que queremos comprar tudo. "Preciso da coleção toda!"

Logico não sei todas as cores que tenho, já comprei vários repetidos, como as marcas parecem se "inspirar" na sua concorrente, e os tons vão ficando semelhantes. Porém, mesmo assim continuo comprando, continuo tendo a minha "recompensa" = alegria de ter algo que tanto gosto. Isso não tem fim, pois cada 3 meses uma nova coleção aparece, novamente estou comprando.

Esmalte é um exemplo bobo, perante a gama imensa de desejo que consumo que temos. Desde roupas, maquiagens, carros, viagens, moradia, até comida se tornou um campeonato para ter. Nunca tem fim o consumismo para tudo que "desejamos"

A pergunta que fica é: eu preciso de tudo que desejo?

Quando você para, olha pra tudo que você possui, como o que você deseja ter. E pensa friamente o quanto custa tudo isso, como é momentâneo o prazer de ter aquilo, como logo a apos de possuir, você irá atras do mais novo lançamento. Você entende que precisa trabalhar alem da conta, precisa de ter mais e mais tempo para ser e ter tudo que nos falam para consumirmos.

Vivemos cada vez mais atarefados com os trabalhos, a cada dia nosso dinheiro vale menos. Então, surge varias reportagens falando: "Você precisa de ter mais renda" = Precisa trabalhar mais e mais.

Cada vez trabalhar 8 horas por dia se torna pouco. "Você precisa viajar para tal lugar! Todo mundo esta indo! Dá pra tirar fotos incriveis! Instragamaveis!" "Você viu o sapato que todos estão usando? Vi a modelo tal postando. Preciso de um desses. Um de cada cor por favor" Para daqui a 2 meses novos modelos, novos roteiros surgirem e mais outra corrida acontecer.

Essa loucura consumista a qual vivemos esta nos esgotando pouco a pouco. E o melhor (não pra gente) nos domestica.

Afinal se você fizer a longaaaaaaaaaaaaa lista de tudo que tem ser consumido, só te gerar estresse, ansiedade, depressão... Nada de bom sai daí.

Nunca fomos tão bombardeados com "desejos de consumo" como agora pelas redes sociais. O tempo todo os algorítimos nos mostram o quanto de coisa "Você quer". E cada vez as coisas custam, e custam caro. 

Já notou que a maioria dos filmes, series, novelas e livros, a trama gira pouquíssimo em torno do trabalhos das personagens? Principalmente no tempo gasto deles trabalhando. O trabalho pode ser uma peça importante na construção da historia, contudo ela não é central como na vida real. Lembra: trabalhamos no minimo 8 horas por dia. Tem gente que muito mais. Pior, tem gente que demora mais ainda pra chegar no lugar onde esta o seu oficio. Quando vivemos as nossas tramas? Será que estamos tão cansados por cauda de nosso trabalhos, que preferimos viver a vida do outro através na ficção e do "povo perfeito fake" das redes sociais, os influencers? 

A trama que vemos nas midias, se passa longe disso, desse tempo gasto. Ela é construída fora, nos momentos de lazer. E muitas vezes ignorando totalmente a "realidade" que seria o gasto para aquela cena, como estar com vestido que nunca uma secretaria poderia ter com salario ganhado. O Batman é um super-herói, porque é rico, ele até diz que esse é o seu super poder.

 Todo esse meu discurso é para falar que não gosto de dinheiro? Não! Sou humana, estou inserida nessa sociedade que nos domestica através do consumo. Adoro comprar monte de coisa que não preciso. Eu tenho mais de 100 esmaltes, monte de maquiagem que não uso, além das roupas... A lista é grande... Mas saber disso, as vezes, me alertam não cair na ansiedade e tristeza de não conseguir ter tudo. Saber que sou um peão me faz controla, em parte o jogo. Muda lo? Isso só acontecerá se tudo mudar, se todos os peões destruírem o tabuleiros juntos. 

 

         

 

  


Não quer ver anúncios?

Com uma contribuição de R$29,90 você deixa de ver anúncios no Nyah e em seu sucessor, o +Fiction, durante 1 ano!

Seu apoio é fundamental. Torne-se um herói!


Notas finais do capítulo

Até a proxima loucura



Hey! Que tal deixar um comentário na história?
Por não receberem novos comentários em suas histórias, muitos autores desanimam e param de postar. Não deixe a história "O que tenho aprendido..." morrer!
Para comentar e incentivar o autor, cadastre-se ou entre em sua conta.