O Estilista escrita por Tiago Pereira


Capítulo 2
PARTE II - Os Jogos Vorazes


Notas iniciais do capítulo

YAY! Vou postar tudo hoje. u_ú Era pra ser uma one, mas ficou muuuito mais longo que eu pensei. Boa leitura.



Este capítulo também está disponível no +Fiction: plusfiction.com/book/575017/chapter/2

Sob custódia de um Pacificador, Cinna avançou pelo corredor da mansão. Uma enorme porta, esculpida com a insígnia da Capital. O Pacificador bate na estrutura lígnea e aguarda alguns minutos para receberem o aval e entrarem.

A figura, baixa de cabelos grisalhos assiste a colheita do Distrito 1 pela televisão. Em uma caneca metálica, ele bebe algo que, para Cinna, era exótico. Completamente. Ele ergue o dedo, pedindo um instante e seus lábios inchados mantém-se retos. Nesse instante, uma garota loira de olhos verdes sobe no palco. Sensual, porém mortífera.

– Pode ir – ordena o presidente Snow. Ele se vira para Cinna e encara-o com seus olhinhos de víbora. Um cheiro doce inunda o ar e Cinna procura a origem. Passando os olhos pelo terno do presidente, freia na rosa branca presa na sua lapela. – Cinna, não é?

O estilista assentiu.

– Um grande estilista pelo que soube – continuou Snow.

– Obrigado, presidente – agradeceu Cinna. – Vim aqui fazer um pedido.

– Que tipo? – Indaga o presidente,

– Quero ser estilista dos tributos nesta edição – falou com veemência.

O presidente não esboçou nenhuma reação no momento. Em seguida, surgiu um sorriso em sua face.

– Sei que está em cima da hora, mas é um desejo meu – disse Cinna.

Eu me ofereço como tributo!, gritou a TV. Todos olharam imediatamente para a tela. Uma garota de dezesseis anos entra na frente de sua irmãzinha. Há divergências na aparência das duas. A voluntária tinha a pele bi racial, cabelos negros presos em uma trança e olhos cinzas. A irmã tinha o rosto liso como uma gota, olhos azuis e cabelos loiros divididos em duas tranças.

Snow voltou a encarar Cinna, curioso.

– Há uma vaga no Distrito 9, atualmente – disse.

Cinna não tirou os olhos da tela. DISTRITO 12, piscava no canto direito baixo da TV. E sonhou por instantes. Poderia fazer grandes coisas, principalmente se tirar do papel um projeto que ele tinha feito. Roupas que pegam fogo... Carvão... coragem.

“Qual o seu nome?”, pergunta a representante Effie Trinket, cujo Cinna já conhecia. “Katniss Everdeen”, respondeu a garota. Por um momento, Cinna imaginou Katniss pegando fogo, a impressão que causaria.

– Quero trabalhar com o Distrito 12 – afirmou.

– Algum motivo especial? – rebateu Snow.

– Quero começar do mais baixo patamar – respondeu.

– Quanta humildade – sorriu o presidente. Ironicamente? Talvez. Mas Cinna não se importou.

“Katniss Everdeen e Peeta Mellark!”, gritou novamente a TV. Cinna encarou os dois jovens. O tal de Peeta com certeza era diferente da garota. A primeira voluntária. No seu traje flamejante, os dois fariam história na abertura dos Jogos.

– Vou pedir para apresentarem a sua equipe – retomou o presidente, enquanto rebobinava a fita para o início da colheita do Distrito 12. – Afinal, os tributos chegarão na próxima manhã.

A última fala foi uma borrifada no rosto de Cinna. A fragrância era incomum. Quando o Pacificador veio busca-lo, ficou imaginando o que poderia ser aquilo. Era difícil de imaginar. O cheiro de sangue era tão forte quanto o doce da rosa. Mas era fora de cogitação pensar que aquilo que o presidente bebia poderia ser sangue fresco.

Balançou a cabeça. Tinha de se concentrar no desfile.

Abriu a porta no Centro de Remodelagem. Era o grande momento de conhecer Katniss Everdeen, seu primeiro tributo. Cinna havia passado um delineador metálico dourado, para se inteirar com a equipe. Conhecera Portia, estilista do tributo masculino e a sua própria equipe. Venia, Flavius e Octavia. Todos estavam encantados com o seu jeito e suas ambições. Havia raptado um broche das roupas da garota usados no trem quando foi avaliar seu estilo. Era seu símbolo distrital.

Por um momento Plutarch Heavensbee veio à sua mente.

Encontrou a garota nua, com um jeito irritado e surpreendido e a mesma trança que estava na colheita.

— Olá, Katniss. Eu sou o Cinna, seu estilista — ele diz em uma voz baixa que carece das afetações da Capital.

– Olá – cumprimenta com cautela.

Cina pediu um momento e começou a rodear o corpo da garota. Mediu-a centímetro a centímetro com os olhos. Mas não conseguiu deixar de reparar novamente na trança.

– Quem arrumou seu cabelo? – Perguntou.

– Minha mãe – respondeu Katniss.

– É lindo. Clássico, realmente. E em equilíbrio quase perfeito com o seu perfil. Ela tem dedos espertos – sorriu,

– Você é novo, não é? – Arrisca. – Não acho que o vi antes.

– Sim, esse é o meu primeiro ano nos Jogos.

– Então eles lhe deram o Distrito 12?

– Eu pedi pelo Distrito 12 – respondeu com orgulho. – Por que não vai pôr seu robe e batemos um papo?

Em algumas trocas de palavras, Cinna e Katniss tornaram-se amigos. Era tudo o que ele queria. O Distrito 12 vinha, genuinamente, com jovens medrosos e que têm a certeza que irão morrer, só não sabem quando. A vida na Capital é completamente o inverso.

– Como devemos parecer desprezíveis para vocês. Não importa. Então, Katniss, sobre o seu traje para a cerimônia de abertura. Minha parceira, Portia, é a estilista do seu companheiro de tributo, Peeta. E nosso pensamento atual é vesti-la com um traje complementário. Como você sabe, é comum refletir o tema do distrito.

— Então, eu estarei em um traje de mineiro de carvão? – Questiona Katniss. Cinna ri silenciosamente.

— Não exatamente. Veja, Portia e eu achamos que o negócio de mineiros de carvão é muito exagerado. Ninguém se lembrará de você com isso. E ambos vemos como nosso trabalho transformar os tributos do Distrito Doze inesquecíveis. Então ao invés de nos focarmos na própria mineração de carvão, vamos nos focar no carvão.

Os olhos cinzas de Katniss temem o que Cinna havia escolhido para a abertura.

– E o que fazemos com o carvão? Nós o queimamos — Cinna finaliza. Você não tem medo de fogo, tem, Katniss?

O desfile fora um sucesso. Todos vibraram com a performance de Katniss e Peeta. Cinna estava cada vez mais orgulhoso de seu trabalho. Pareceu incômodo os dois estarem vestindo trajes iguais, mas a ideia de formar uma equipe foi fantástica.

O vestido da entrevista foi ainda mais surpreendente, especialmente com as chamas que bruxuleavam enquanto “Katniss, a garota que estava pegando fogo” rodava no próprio eixo para Caesar Flickerman. A ideia de equipe foi atropelada com a declaração de Peeta. Agora, eram os dois eram os Amantes desafortunados do Distrito 12. Chances que poderiam ser corrompidas naquele mesmo dia.

Também havia cruzado com Plutarch um dia desses. Enxarcado de ponche, comentou sobre a audácia de Katniss ao atirar uma flecha na maça presa à boca de um porco assado. Cômico. Plutarch insinuou por um instante que a garota poderia se juntar ao complô, se sobrevivesse a arena. Cinna negou e disse para deixar tuo tomar seu rumo.

Cinna apareceu antes do amanhecer e ofereceu uma rápida troca para Katniss. A garota é erguida para um aerodeslizador. Cinna foi buscado em seguida. A mesma tensão do que aquela viagem ao Distrito 13, porém, eles iriam a um outro subterrâneo. Um local de preparativos antes do abate. Uma catacumba, definiu Cinna.

Uma vez levados à Sala de Lançamento, Cinna prepara as tranças de Katniss, a sua marca. Logo, uma embalagem chega com o uniforme dos tributos. Fino casaco de capuz preto que cai nas coxas da garota, camisa verde-clara, calça marrom-amarelada, cinto marrom vigoroso. Completam com as meias justas e as botas encouraçadas.

— O material dessa jaqueta é desenhado para refletir o calor do corpo. Espere algumas noites frias — ele diz.

Cinna, para completar, puxa do seu bolso um broche de ouro. O broche de tordo que Katniss havia trazido do Distrito 12.

— Onde você conseguiu isso? — pergunto.

— Na roupa verde que você usou no trem — diz. – É sua lembrança do distrito, certo?

Quando ela assente, Cinna prega no seu uniforme.

— Ele quase abriu o conselho de revisão. Alguns pensaram que o pino podia ser usado como uma arma, o que lhe dá uma vantagem injusta. Mas, finalmente, deixaram-no — diz Cinna. — Eles eliminaram o anel daquela garota do Distrito Um, entretanto. Se você torcer a joia, um prego pula para fora. Envenenado. Ela disse que não tinha conhecimento do anel transformado e não tinham como provar que ela soubesse. Mas ela perdeu sua lembrança. Aqui, você está pronta. Dê um giro. Tenha certeza que tudo está confortável.

Ela anda em círculos e balança os braços.

– Sim, está ótimo. Perfeito – Cinna dá o aval. — Lembre-se do que Haymitch falou. Corra, encontre água. O resto virá depois. – Ela assente. - E lembre-se disso. Eu não estou autorizado a apostar, mas se eu pudesse, meu dinheiro estaria em você.

Ele falara a verdade e sabia muito bem disso. Ele se inclina e beija na sua testa.

— Boa sorte, garota em chamas.

Cinna ergueu o queixo de Katniss e o cilindro de vidro quebrou o contato dos dois. A plataforma estaria na arena em segundos, pronto para a contagem regressiva antes da carnificina.

O estilista pensou por uns instantes no broche e depois em Katniss. As palavras simplesmente saíram da sua boca.

– Boa sorte, Tordo.

– Parem! Parem! Damas e cavalheiros, apresento os vencedores da Septuagésima Quarta edição dos Jogos Vorazes, Katniss Everdeen e Peeta Mellark, do Distrito 12!

Cinna entreolhou Haymitch com desconfiança. Katniss e Peeta haviam vencido os Jogos, mas desafiaram a Capital. Por sorte, apenas ambos tinham percebido o tamanho do perigo. Mas as filmagens ainda não tinham se encerradas. O mesmo rugido da multidão se propagou pela arena.

Peeta, dentro do aerodeslizador, está pronto para uma operação. Tubos brotam de todos os lados e Katniss grita e tenta ir atrás dele, mas é parada por um vidro. E é aí que a imagem se encerra.

– Vão amputar a perna do garoto – palpita Haymitch.

– Não acredito que eles fizeram isso – fala Cinna.

– Snow não vai gostar disso.

Com o pensamento em mente, Cinna se apressou para buscar um vestido velho no seu guarda-roupa. Era um vestido amarelo e infantil que cairia bem em Katniss após o trauma dos Jogos.

O momento de rever Katniss perdura. E perdura. E perdura. Somente depois de um longo tempo que ela aparece gritando por Peeta. Effie é a primeira a responder, com total entusiasmo. Ela não tem noção das atitudes da garota em chamas.

Cinna apenas abraça forte Katniss.

— Onde está Portia? Ela está com Peeta? Ele está bem, não está? Quero dizer, ele está vivo? — fala Katniss sem pensar.

— Ele está ótimo. Só que querem que vocês se encontrem apenas na cerimônia — diz Haymitch.

— Ah. É isso — diz Katniss. — Acho que queria vê-lo por mim mesma.

— Vá com Cinna. Ele tem de te deixar pronta — diz Haymitch.

Cinna leva Katniss, abraçado ao seu ombro, levando-a para longe das câmeras. É necessário atravessar o corredor do ginásio que ecoa os passos no vazio. Eles sobem ao décimo segundo andar, engolidos pela excitação da equipe de preparação de Katniss.

Juntos, alimentam-se de uma refeição que possui um gosto diferente e indecifrável. Quando Katniss vai ao seu quarto, Cinna a deixa sob os cuidados da equipe e vai buscar o último traje dos Jogos. Imaginar que teve de jogar fora o plano de um vestido do tordo após toda a chafurdaria em torno dos Jogos. Ficou refletindo os atos da jovem. Plutarch liga incessantemente para Cinna. Desde o episódio com a maçã na apresentação individual, um tom de excitação ao falar sobre Katniss Everdeen se tornou notável.

– Você desistiu de toda aquela coisa de “garota em chamas”? — pergunta quando Cinna adentra o quarto com o vestido.

— De fato — ele diz, e o desliza por sua cabeça. Imediatamente, há um preenchimento nas áreas que a fome lhe furtara, dando-lhe curvas e acentuando seus seios. — Eu sei — Cinna diz antes que ela possa falar algo. — Mas os Idealizadores queriam alterar você cirurgicamente. Haymitch fez uma grande briga para evitar isso. Esse foi o prometido. Espere, não se esqueça dos sapatos.

O vestido é completamente artificial. Como se estivesse iluminada por luz de velas. Definitivamente, é mais infantil do que parece.

Eles tomam o elevador para o nível aonde os tributos foram treinados. É costumeiro o vencedor e seu time de suporte subir de debaixo do palco. Primeiro a equipe, seguida pela escolta, o estilista, o mentor e finalmente o vencedor.

Apenas nesse ano, com dois vencedores que dividem a mesma escolta e o mesmo mentor, toda a coisa tem de ser repensada. A equipe se encontra numa área pouco iluminada debaixo do palco. Uma nova placa de metal foi instalada para os levar para cima. Você ainda pode ver pequenas pilhas de serragem, cheirar a pintura fresca. Cinna e a equipe vestem seus próprios trajes e tomam suas posições, deixando Katniss sozinha.

Gritos e vivas prorrompem dos cidadãos da Capital. Cinna imagina que nesse momento os pelos que restaram na pele de Venia, Flavius e Octavia estão completamente eriçados.

Cinna acena para a plateia e Caesar Flickerman o cumprimenta com uma hedionda reverência, aos seus olhos, mas é sempre bom ter alguém para reconhecer seu trabalho. E é o momento que Haymitch sobe com uma gravata vermelha que Cinna o forçou vestir, recebido com efusivos aplausos, que eles concluem.

Esta é a parte mais perigosa dos Jogos. Mas o segundo passo para a revolução.


Não quer ver anúncios?

Com uma contribuição de R$29,90 você deixa de ver anúncios no Nyah e em seu sucessor, o +Fiction, durante 1 ano!

Seu apoio é fundamental. Torne-se um herói!


Notas finais do capítulo

Obrigado por lerem! Comenta aí!



Hey! Que tal deixar um comentário na história?
Por não receberem novos comentários em suas histórias, muitos autores desanimam e param de postar. Não deixe a história "O Estilista" morrer!
Para comentar e incentivar o autor, cadastre-se ou entre em sua conta.