O Auto do Busão do Inferno escrita por Goldfield


Capítulo 5
O político




Este capítulo também está disponível no +Fiction: plusfiction.com/book/476018/chapter/5

Cena IV

Entra o político, pomposo, vestindo terno e carregando uma maleta preta.

DIABO – Meu amigo político! Seu destino é bem crítico!

POLÍTICO – Olhe como fala comigo, e não me chame de amigo! Sou mesmo um azarão, morri em acidente de avião!

DIABO – Vamos entrando no busão, aqui já está Jorge Gusmão.

POLÍTICO – Gusmão, o jogador? Meu Deus, que horror! A morte nos atingiu, que destino mais vil! Mas diga, motorista, esse ônibus tomará que pista?

DIABO – O caminho tortuoso, até o reino do tinhoso.

POLÍTICO – Sai fora, enganador! Irei para o céu de esplendor!

DIABO – Diga, o que há nessa maleta? Como sempre muita treta?

POLÍTICO – Que calúnia isso tudo! Filho da égua, chifrudo! Cumpri meu mandato sem patranha, fazendo tudo que disse na campanha!

DIABO – Além de corrupto é mentiroso, seu deputado asqueroso! Vais me dizer agora que ajudou os necessitados, deixando todos bem tratados...

POLÍTICO – Nem para tudo verba existe, seu chifrudo com gastrite!

DIABO – Lamento sua sorte, mas deve entrar neste transporte. Vamos, pois terá que ser macho! Vais fritar no grande tacho.

POLÍTICO – Você nem tem moral, colunista de jornal! Bicho estranho, vá tomar banho! Irei para o outro busão, onde não há nenhuma confusão!

DIABO – Vá, mas será em vão. Não passará pelo guardião.

POLÍTICO, caminhando até o Anjo – Para onde vai esse transporte, motorista sábio e forte?

ANJO – Vai ele para o prazer eterno, onde não entra gente de terno.

POLÍTICO – Está insinuando algo, motorista de segunda? Mando chutarem sua bunda! Sou homem de influência, importante e de decência! Se o problema é financeiro, posso lhe arranjar algum dinheiro!

ANJO – Não vai comprar o céu barato, seu ladrão, rato! Deputado repugnante, bandido, assaltante! Desviou dinheiro do povo, comprando casa e carro novo! Do metrô fraudou licitações, são deploráveis suas ações! Propinoduto, mensaleiro, do Céu não és digno nem de limpar o banheiro! Já devias saber de sua sina de antemão, assim como aquela família governando o Maranhão: terá no inferno seu derradeiro cemitério, com Collor e Marcos Valério!

POLÍTICO, voltando para o Diabo – Grande chifrudo, estou até mudo! Folguei na vida e vou pagar! Ao inferno, novo lar!

DIABO – Vamos logo, sem frescuras! Nem começaram as torturas! Devia ter melhor pensado antes de arruinar aquela comissão: no inferno precisará de direitos humanos, amigão! (O político entra no ônibus).


Não quer ver anúncios?

Com uma contribuição de R$29,90 você deixa de ver anúncios no Nyah e em seu sucessor, o +Fiction, durante 1 ano!

Seu apoio é fundamental. Torne-se um herói!