Comentários em Liawë

Davi Bretas

28/11/2016 às 00:47 • Capítulo I ― Freya
Hey! Tudo certinho?
Fico satisfeito em ter encontrado sua fic ao perambular pelo Nyah. Muito bem escrita e com um primeiro capítulo que é suficientemente intrigante. Gostei da ambientação que você criou, esse cenário tomado por neve e inverno. Dá pra conceber tudo muito bem através de suas palavras, que permitem uma narrativa fluida, até o momento.
Não tenho intenções de me alongar (e nem sei se poderia,a final, ainda não dá pra presumir muita coisa), mas preciso ressaltar que adorei o fechamento do capítulo. A citação no fim em especial. Por mais que ela termine o primeiro capítulo, funciona claramente como uma porta de abertura a um novo mundo de fantasia e um convite de ingresso a esta nova fantasia que, espero eu, possa vir a acompanhar por bastante tempo.
Bom trabalho. Espero poder deixar mais reviews no futuro.
Aliás, adorei o mapa. Seria inconveniente da minha parte perguntar como você fez? :D
Bem, até o próximo capítulo. o/


Resposta do Autor [Vaalas]: Tudo joia, e com você?
Obrigada pela chance à Liawë ♥ é uma história curtinha (o limite do desafio era cinco mil palavras, mas acabei fechando com dez mil tendo que cortar muita coisa) então não sei se dá para acompanhar por muito tempo haha, mals.
To numa vibe muito fantasia épica. Só consumo isso o ano inteiro, na verdade, então fico feliz por achar alguém por aqui que curta o gênero. Oi, prazer, lê muitos livros desse gênero? ajnsdjandja
Eu fiz o mapa no photoshop. As árvores e montanhas vêm num pacote de brushs, acho, junto com vários outros muito bacanas. A base do mapa eu construí com pedaços do mapa do nosso mundo. Peguei uma imagem em png, principalmente da Ásia, e fui picotando até chegar onde eu queria. Depois só botei uma textura de papel velho e PÁ, Eroer construída kkk
Espero poder vê-lo mais por aqui também ♥ até breve


Davi Bretas

03/12/2016 às 23:26 • Capítulo II ― Onwil
Olha, considerando que eu moro em um lugar que faz calor o ano inteiro, me senti muito bem representado por Onwil. Talvez ele seja mais determinado do que algum dia eu venha a ser, mas o antepenúltimo parágrafo com o "Eu não iria para os desertos" em diante foi o suficiente pra me fazer ter empatia. hahaha
Gosto da sua criatividade para os nomes. Parece que as pessoas, quando escrevem fics, seguem uma espécie de padrão inconsciente que dita regras sobre como criar nomes (isso que eu disse faz sentido?). É legal você trazer uns diferentes assim, pois foge dessa coisa maluca, além de dar uma assinatura própria. haha Sem contar que "Terras Brancas", "Terras Frias" e por aí em diante atribuem bastante significância aos locais. Parabéns pelo empenho em criar esse continente. Uma pena saber que a aventura não irá se prolongar tanto, mas antes fazer algo curto e de qualidade que enrolar com algo que corre o risco de não dar em nada. E ainda nessa vibe dos termos, achei "irmão de verão" bastante forte e significativo.
Sobre os personagens, acho legal como você mostrou um pouco do background de Onwil em algumas linhas, atarvés daquele breve "flashback" e tal. Você parece ter bastante potencial em dizer muito com poucas palavras. E essa é uma qualidade admirável que, ao meu ver, deve ser exercitada (e eu, infelizmente, não possuo :c). Já leu Ernest Hemingway? Está longe de ser fantasia, mas recomendo que leia, nem que seja alguns contos. Ele era o rei da simplicidade e a graça dos textos do cara tá no fato de cada palavra ser extremamente significativa. Se conseguir ler na língua original, melhor ainda.
Enfim, parabéns. Continue exercitando isso.
Eu já fui mais leitor de fantasia. Atualmente não estou lendo tanto. Parte disso se deve pela faculdade e as leituras que preciso fazer pra lá; parte pelo meu gosto literário ter naturalmente expandido um pouco mais e alcançar outras áreas, conhecer autores e estilos diferentes e explorar esse vasto do mundo da literatura pra ver se amadureço como "escritor". Mas entendo completamente essa sua pegada de querer ler apenas fantasia. De qualquer modo, nas últimas semanas eu senti uma saudade enorme de ler fantasia. Como no momento não tô podendo comprar novos livros, decidi retornar ao Nyah justamente em busca disso. E cá estou eu. Então, agradeço o prazer da leitura. :D
Gostei bastante do seu mapa. Já tentei fazer um no PS, mas ficou meio meh. E os brushes que você usou ficaram tão legais. Nas minhas tentativas sempre ficavam um tanto quanto meia-boca, mas talvez eu não tivesse baixado os mais adequados. Talvez algum dia eu arrisque novamente. Muito legal mesmo. Parabéns.
Bem, acho que por enquanto é isso. Até o próximo capítulo :D


Resposta do Autor [Vaalas]: Sobre morar em um lugar onde faz calor o ano inteiro, entendo bem haha. Quando se mora bem na linha do equador, inverno é o mesmo que sol forte e alguns dias de chuva ou nem isso. Sol, poeira e calor.
Acho que quando se cria um universo de fantasia, nomes não podem ser tão parecidos com os que se vê no dia-a-dia. A não ser que tenha algum contexto. Costumo ir em geradores de nomes de fantasia. Escolho algo e mudo algumas letras e sílabas.
Liawë é uma história curta porque é desse jeito que vou criando esse mundo. Criei o continente, alguns costumes, alguns fatores de política, mas só consigo entender de verdade quando escrevo sobre. Nesse capítulo tem uma citação do rei no trono de freixo, onde ele diz que Onwil pode ir às Terras Menores ajudar os elfos contra os lunares, mesmo que seja uma guerra simplória (isso é uma referência a um romance que criei antes mesmo dessa história, mas ainda não postei.) Só consigo concretizar os mundos se for escrevendo várias histórinhas assim ahshandjas sei lá porquê.
Cara, acho que já li alguns contos desse autor. Não tenho certeza. Ele escreve contos? Crônicas? Se sim, provavelmente já devo ter lido algo haha, o nome não me é estranho.
Ah, cara, obrigada ♥ costumava escrever de modo mais longo e detalhado, mas simplesmente não era meu tipo. Acho que foi nessa escrita que me encontrei mais, que bom que ta funcionando.
Eu ainda não me sinto preparada para expandir tanto ahah, ultimamente tenho ficado na zona de conforto, principalmente porque ano que vem é meu último ano do ensino médio e sei que não terei tempo para escrever por prazer. Deixo isso de amadurecer e crescer como leitora mais pro futuro NADJNDJASNDA
Obrigada por comentar, e espero que tente fazer um mapa ou quem sabe escrever uma fantasia. Tenho certeza de que acompanharia, visto a minha fome pelo gênero.
Até breve! allons-y


ECargnin

07/12/2016 às 09:31 • Capítulo II ― Onwil
Olá, tudo bom? Primeiro: irei acompanhar sua história a partir de agora. Segundo: parabéns. Dois capítulos muito bem escritos. Adorei. Se tratando de um outro lugar, de um outro universo no caso, ficou tão bem escrito que nem é difícil "acompanhar" esse outro lugar. Os personagens também nem precisaram de apresentação, tu conseguiu colocar tudo isso dentro da história de um jeito muito bom. Agradeço pelo história e espero por mais. Bjs. 


Resposta do Autor [Vaalas]: Olá! ♥
Cara, fico muito feliz em saber que o universo está bem claro. É difícil criar um mundo novo, porque você o entende, mas pode não conseguir explicá-lo. Obrigada por acompanhar e comentar :D
até breeeve ♥


Davi Bretas

10/12/2016 às 01:30 • Capítulo III ― Freya
Cara, sinto que ao final disso tudo você terá em mãos um conto incrível. Ao menos é o que senti lendo isso capítulo. Não sei bem como explicar, mas algo na transição para as partes importantes, sem enrolação, me agrada. De qualquer forma, minha recomendação é que ao fim disso tudo você deixe guardado por um ou dois meses (talvez até mais) e depois pegue para revisar tudo. Quando você fizer alterações o suficiente que estejam do seu agrado, acho que você pode procurar por concursos ou meios de publicação (se for da sua vontade, claro). Acredito que poderia dar certo, ainda que, obviamente, não seja um caminho fácil.
E eu meio que entendo essa sua questão de ter que escrever para dar origem aos acontecimentos desse mundo que você criou. Acho que é o melhor método. E é bacana porque às vezes nos surpreendemos com nossa própria capacidade criativa, que talvez ficasse mas limitada se analisada previamente. Claro que esse tipo de coisa varia de escritor para escritor, mas se funciona para você, isso é ótimo. Não há explicação, mas funciona. É isso que importa.
Sobre o capítulo, acho que só posso dizer que estou ansioso para ver a violência. UHSAUSHAUHSA Mas algo me diz que eu posso ser surpreendido com um possível desfecho que fuja das minhas expectativas. Mas aí é esperar pelos capítulos vindouros. E você vai me perdoar pela comparação infeliz que talvez você já tenha lido/ouvido se mais gente leu esse seu trabalho, mas não dá para ler sobre a Freya e não pensar na Elsa de Frozen. Uma Elsa bem mais badass, ao que tudo indica suahsuahsua
Acho legal também como você joga algumas informações referentes ao background dos personagens, criando essa mitologia do seu mundo (dá pra linkar isso com aquela discussão de uns parágrafos acima que as coisas se concretizam conforme você escreve). Isso é bem bacana, de verdade.
Sobre os livros: é, faça isso. Não quero dar spoiler, mas a vida só piora. Se bem que você já deve saber disso. É possível que seu gosto mude naturalmente com o tempo, mas eventualmente você ficará mais ocupada e, mesmo que seus gostos não mudem, a vida não vai deixar você ler tanto quanto quer, então... É, aproveite. E aproveite também o último ano do ensino médio porque depois disso a faculdade é um paradoxo de vida e morte (se você decidir cursar algo, obviamente). É ótimo por um lado, mas é uma morte lenta por outros, então aproveita pra caramba. USAHUSAH
Sobre o Hemingway, sim, ele escreve contos. Crônicas acredito que não, mas contos com certeza.
E sobre mim, bem, eu tenho um projeto sendo publicado na minha conta e que está no início. Não sei o quanto vou investir nele, pois não é meu foco, mas é um tipo de fantasia também, embora não seja tão interessante e possivelmente desenvolvido como Liawë. Mas se quiser dar uma conferida no meu perfil, será uma honra recebê-la. :D
Enfim, obrigado pelo agradável capítulo.
Até o próximo.
See ya. o/


Resposta do Autor [Vaalas]: Demorei 7 meses para aparecer, e peço perdão por isso, de verdade. Odeio quando meus comentários não são respondidos e odeio não responder eles. Estou sem computador desde janeiro. Único motivo pelo qual não terminei de publicar Liawe (ela estava terminada antes mesmo de eu postar aqui.) Mas agora meu computador voltou e eu voltei com tudo. Espero que ainda esteja aí do outro lado da tela.
Vou tentar ser breve, porque não quero postar o capítulo muito tarde (e se me deixassem eu ficaria horas escrevendo várias coisas nessa resposta ahah)
Eu não acho que esteja confiante o suficiente para publicar algo, mas é um sonho. Quando eu terminar de montar esse mundo com histórias maiores, ver que liawe ainda é condizente com esse universo, sem dúvidas darei meu jeito de publicar. Até lá liawe é um conto a parte que tem uma estrelinha de potencial apenas.
Fico muito contente em saber que você está gostando tanto disso aqui. Meu amor por fantasia não diminuiu nesses 7 meses, nem um pouco. Então bora ver se meus gostos mudarão tanto ao longo dos anos, como você diz.
Na verdade, não lembro de ninguém comparando Freya com Elsa. Agora que você citou, nem sei como não compararam. Meus amigos ficaram comparando com aquele filme do caçador. Rainha de gelo, acho. ATÉ O NOME DA INFELIZ É FREYA NAQUELE FILME, JURO QUE NÃO SEI COMO. Quando fui ver esse filme quase tive um treco. Até o reino de chama Terras Frias, ou Terras Brancas. Sei lá, só sei que me doeu muito kk. Me senti plagiada, sem ter sido.
Eu acredito em você que só piora ajhaja. Já to mais calma e zen com esse último ano. Tava em pânico no início. E sim, quero cursar algo. Arquitetura. Esperar que dê certo.
Como disse, vou ficar horas aqui adjmaskd. Perdão. 
Até mais. Espero de verdade que ainda esteja aí do outro lado. Gosto de conversar com você.

ps: acho que somos amigos no skoob


Davi Bretas

26/07/2017 às 00:26 • Capítulo IV ― Onwill
Aí, sim!
Coincidentemente, minha vida tem convergido para a fantasia nas últimas semanas. Voltei a ler alguns poucos livros deste gênero, comecei a jogar The Witcher 3 há algumas semanas, a nova temporada de GoT, alguns amigos marcando RPG e, agora, essa surpresa deveras agradável. Que interessante foi pegar o celular e receber uma notificação de e-mail dizendo “Liawë foi atualizada!” hahahah
Sim, ainda estou por aqui. Assumo que precisei reler os capítulos anteriores. Não que isso tenha sido um problema. Afinal, os capítulos são tão curtinhos e gostosos de ler. E o tamanho deles continua sendo uma questão que me intriga. Por um lado, é ruim, pois deixa aquele gosto de quero mais. Por outro, é ótimo, pois deixa aquele gosto de quero mais. Engraçado como a vida é meio louca em certas situações. O importante é que funciona bem em Liawë e apetece o leitor.
Finalmente chegamos ao tão esperado encontro. É uma pena que o Onwill não tenha sido capaz de reagir, coitado. Mas acredito que ele ainda terá a devida oportunidade de provar seu valor – se já não o fez só em sua caminhada até os Dedos, o que me faz pensar que fiquei curioso quanto às aventuras dele nesta trajetória. Mais que isso, sinto que este seu trabalho terá um desfecho brilhante, estou no hype. Hahahah Algo me diz que vem um plot twist aí. De qualquer forma, estou confiante que será algo muitíssimo interessante e agradável. Aliás, impressão minha ou rolou um momento meio crush quando Onwill percebeu que a tal “bruxa feia” não era exatamente o que ele esperava? ( ͡° ͜ʖ ͡°) hahahah
Enfim, é um prazer ver que você está de volta. Quanto ao lance do gosto, pode ser que isso mude com o tempo, mas não necessariamente você vai perder o gosto pela fantasia. Talvez apenas gostar de coisas novas. Ou pode não acontecer. Tanto faz, o que importa é ser feliz lendo e escrevendo o que te agrada, coisa que você tem feito (e muito bem). A vida é muito curta, enquanto as bibliotecas e livrarias muito cheias, para perdermos tempo lendo livros que não sejam de nosso agrado. Deixe a vida seguir seu ritmo. c:
Aliás, arquitetura deve ser um curso maravilhoso. Espero que consiga. Eu gostaria de tentar, não fosse pela minha falta de habilidade com números. Hahaha Então fico com letras mesmo e, quem sabe, num futuro próximo, psicologia.
Também é um prazer conversar com você. E fico feliz de saber que você voltou. :3
Abraços
Ps: sim, acho que somos, apesar de que eu quase não uso aquilo hahahah
Ps²: fucei seu perfil (sempre faço isso quando leio a fic de alguém, me julgue). Posso tomar a liberdade de te add no fb? Você é gente boa, acho que seria legal conversar mais contigo, se houver a oportunidade
Ps³: feliz dia do escritor, ainda que levemente atrasado. Você atualizou no dia certo.


Resposta do Autor [Vaalas]: VOLTEI JABSHABHSBA MDS
Nem sei você ainda usa o nyah, ou seila. Mas meu pc quebrou de novo e só voltou agora. Inúmeras desculpas pela demora. Vou tentar ser breve, porque fiquei tanto tempo fora que to atolada de história pra atualizar e escrever. mas sim, Liawë não morreu.
Vou postar agora um capítulo todo dia, mas caso ainda queira ler e não queira esperar, saiba que tá tudo postado já na minha conta no wattpad (a magia de poder postar pelo celular é real)
Estou só esperando o resultado do enem sair agora dnajdna mas por enquanto, tudo tranquilo, arquitetura continua o plano.
Me perdoa não responder dignamente esse comentário, to correndoooooo.
Até mais, espero que ainda esteja aí ♥


Davi Bretas

08/02/2020 às 14:23 • Capítulo VI ― Onwil
O que mais gostou no capítulo?
Seu esforço em seguir adiante apesar do desânimo.

 
Hey, bem-vinda de volta. (:
Acho bacana que sua escrita, mesmo após tanto tempo, ainda consegue me cativar. Sua habilidade se mantém, evidentemente. Ainda me agrada a narrativa dos personagens e sua prosa tem algo que transforma a leitura em uma sensação gostosa.
Fico feliz que você decidiu continuar com seu projeto, mesmo tendo os empecilhos e a própria situação de desânimo que atinge a muitos escritores pelo simples fato de não conseguir o devido feedback. Bom, se serve de algo, eu sempre tomei para mim que as melhores histórias do Nyah são, geralmente, as menos comentadas. Tem tempos que não acompanho as coisas aqui, mas acredito que isso não mudou. Portanto, não deixe de contar a sua história por causa disso. (:
Aliás, você pode buscar revistas independentes que estejam abrindo algumas submissões para contos de ficção e fantasia. Às vezes isso te ajuda a ter algum feedback mais adequado.
Eu li o capítulo pensando em como gostaria que esta fosse uma trama mais longa, na qual estaríamos na pele de Onwil e, após tanto tempo imaginando Freya como uma bruxa má, chegaríamos ao final para descobrir que todo o propósito dele e todas as concepções que lhe foram implementadas estão erradas. Obviamente, não quero que você mude a sua proposta. Foi apenas um pensamento aleatório.
Enfim, fico feliz que tenha voltado. É sempre uma surpresa receber um e-mail notificando que Liawe foi atualizada. Parabéns por seu esforço.


Resposta do Autor [Vaalas]: Oooooi, quanto tempo! haha
Essa história já tava toda escrita quando eu tinha 16 anos, então não é muito trabalho para a "eu" de quase 20 só postar hhaha. A verdade é que não tenho mais apego pelo nyah como tinha antigamente, e todos os leitores que me seguiam 6 anos atrás já largaram o site também, então minha vontade de escrever se reduziu a quase 0. Tenho saudades, mas nem sei se consigo escrever com tanto conforto como antigamente. Minha missão aqui é só botar um ponto final nas minhas histórias, que ficaram aqui acumulando teias de aranha nesses últimos 3 anos. Tenho orgulho delas o suficiente pra fazer o esforço hahhaha
Muito obrigada por ainda estar aqui, mesmo após tanto tempo. Liawë foi um conto que escrevi pros meus amigos de ensino médio que acabou ficando bem mais longo do que eu esperava, mas ainda assim é uma história curta e simples. Não diria pra esperar tanta trama e reviravoltas, porque eu quis escrever uma fantasia gostosinha e leve mesmo, com um enredo bem simples e cheio de natureza e magia. Ela já ta toda concluída no wattpad (só usei esse site pra postar umas duas histórias acho) então se não quiser esperar pra ler tudo, ela tá lá, finalizada e bonitinha. Se preferir acompanhar por aqui, sou igualmente grata pelo apoio.
Até mais, Davi. Nos vemos em breve ♥