sabrinavilanova > Recomendações

Segundas-feiras

sabrinavilanova

24/12/2017 às 15:40
Eu defino essa história em uma única palavra: Apaixonante.

A narrativa é curta e envolvente, te faz entrar na cabeça do personagem. É uma história para ser lida e relida milhares de vezes. Segundas-feiras é baseada em uma das melhores músicas de Esteban Tavares do mesmo nome, ela me surpreendeu, realmente; não esperava sentir as mesmas coisas (e mais algumas) que senti escutando a música e toda vez que a ouço, volto a ler essa história magnífica.
Acompanhar o "sofrimento" do Leandro foi, com certeza, maravilhoso. É uma história de saudades, tanto para o personagem, quanto para o leitor. E por isso, sempre que ouço a música, volto aqui, porque sinto muita falta dessa fic.
Essa história serve, principalmente, para pessoas viciadas em outras babacas. Serve para você, que tá na foça por causa de um término. E serve pra você, que quer uma história envolvente e memorável- com uma música de fundo- que faz seu coração pesar e te faz sorrir.
Segundas-feiras são chatas, mas Segunda-feira é apaixonante.

"Quando eu te peço pra esquecer é porque eu quero te fazer lembrar, de tudo o que passou"

Jogada de Mestre

sabrinavilanova

27/12/2017 às 20:44
"Qual a semelhança entre um corvo e uma escrivaninha?" Sempre que vejo essa frase, lembro de Jogada de Mestre, por quê? Eu que sei? Vai entender! Talvez seja por que essa frase é de um tal Chapeleiro Maluco de Alice no País das Maravilhas e porque acho essa história totalmente maluca, quer dizer, a história e sua autora também.
JdM é, com certeza, uma história de indecisões, mas também de certezas, te faz suspirar nos momentos fofos entre os personagens, faz seu coração bater nos momentos de tensão e te faz querer mais da história a cada capítulo. A narrativa leve e fluída te faz ter a sensação de que a história realmente está acontecendo a sua volta. Além dos personagens incrivelmente envolventes, intrigantes e carismáticos. Previsíveis no primeiro momento em que os conhece, mas que te surpreendem no decorrer da narrativa.
Vanessa pegou, de certa forma, o clichê das histórias yaoi (aka descobrimento) e o reinventou com sua escrita. Jogada de Mestre te faz ter sentimentos ambíguos, uma mistura de amor e ódio, alegria e tristeza. É uma história para ser lida por aqueles que querem diversão e, ao mesmo tempo, algo interessante e bem humorado, que tenha plot twists e personagens apaixonantes e, ao mesmo tempo, idiotas.
Você que quer uma história maravilhosa, @?

(Só agora entendi por que lembro da história quando vejo aquela frase, talvez seja por causa de um personagem; e tem muito a ver com a interpretação dela, não há nenhuma semelhança, é uma metáfora sobre a vida e como as coisas são como são e nós temos que aceitá-las -bom, a maioria delas, pelo menos).

Cavalos Selvagens

sabrinavilanova

31/12/2017 às 01:13
Confesso que pensei muito em fazer essa recomendação, não no ato em si, mas no modo como fazê-lo. Cavalos Selvagens é uma história maravilhosa por si só. A escrita que a acompanha é tão leve e calma. A narrativa, mesmo sendo em terceira pessoa, te dá espaço para entrar na cabeça dos personagens e imaginar cada cena em sua mente. É uma história doce e leve, para ser lida de uma tacada só.
Não posso deixar, nunca, de elogiar a escrita da Miriã que é certamente maravilhosa. Cavalos Selvagens te leva a fazenda, te faz ter a sensação de paz em seu coração e faz com que qualquer um fique com um sorrisinho no rosto. Não estou dizendo que tudo por aqui é cor-de-rosa, não, não é isso, os momentos de tensão são muito bem feitos e te pegam desprevenido, não há avisos prévios para o sofrimento, exatamente como na vida real.
Os personagens são envolventes e apaixonantes. Você se vê suspirando por eles a cada passagem. Além de querer colocá-los num potinho bem resistente para que ninguém no mundo os machuque. O tom leve e bem-humorado da história te prende de uma forma singular, tão singular que você não percebe que está sendo preso pela narrativa. Narrativa essa que é bastante sinuosa, dividindo-se entre várias histórias que, em primeiro momento, você pode achar que tem a possibilidade de se perder, mas logo depois percebe que é tudo tão bem encaixado que, nem que estivesse em um labirinto, isso poderia acontecer.
"Eu aprendi, que tudo o que precisamos, é de uma mão para segurar e um coração para nos entender." E nessas palavras de William Shakespeare, vejo um caminho para cada um dos que compõem essa história, que todos eles aceitem as mãos oferecidas e ouçam seus corações para tudo o que pode acontecer.
Espero ver mais e mais recomendações para essa história, ela merece muito.

Girassóis

sabrinavilanova

20/01/2018 às 16:07
Eu não sei exatamente o que falar nessa recomendação, não sei quais palavras usar para fazê-la. E, principalmente, não sei o que senti lendo-a.
Girassóis te traz um clima leve e, ao mesmo tempo, faz com que sua mente fique revirada, a narrativa é rápida, mas te faz sentir coisas que você nunca pensaria em sentir lendo algo tão curto. E tem a escrita. O que dizer sobre a escrita? As palavras conjuntas dançam em sua cabeça e entram no teu coração, enchendo tudo de emoção.
Eu parei de chorar há alguns minutos, mas ainda sinto o impacto do que essa história causou em mim. Eu entrei em choque. E senti tudo girar.
Essa história tem que ser lida por muitas pessoas, muitas mesmo. Aviso a todos os emotivos, vocês vão chorar com isso aqui de tão maravilhoso que é.

Uma Dose de Clichê

sabrinavilanova

13/02/2018 às 18:26
Alguns minutos atrás, eu estava pensando nessa história e, dentre esses pensamentos, eu notei que nunca havia a recomendado. Por quê? Em partes por causa da distração, minha atenção estava voltada, unicamente, para a história em si; em partes porque não sabia exatamente o que dizer sobre ela. Mas, vamos lá, eu preciso fazer essa recomendação.
"Uma Dose de Clichê" é, como seu nome já diz, composta por clichês, ou melhor, pelo que é considerado clichê pelas pessoas. É uma história leve que traz uma escrita maravilhosa consigo, você navega entre as linhas como se estivesse navegando entre as estrelas a milhares de anos luz deste planeta. As sensações que esta história me causa são as melhores possíveis, é uma mistura intensa dos melhores sentimentos existentes. Falando em mistura, UDC é um mix de coisas como amizade, fofura, implicância e, com certeza, muito amor.
Cada personagem é especial de um jeito e isso faz com que qualquer ser humano existente na face da Terra se apaixone demasiadamente por eles. A autora escolheu bem a personalidade de cada um e, digo mais, acho que esses retratos de personalidade são representações dos estados de espírito dela.
Eu já disse isso muitas vezes, tantas que é quase impossível contar, mas "Uma Dose de Clichê" é uma história salvadora de dias. Não de vidas, mas de dias. Dias infernais que tiram toda a pouca energia de pessoas que estão mal. Digo isso porque ela salvou muitos dos meus dias. É uma história para todos aqueles que procuram alívio e alegria, ela te traz paz de um jeito insano e isso é maravilhoso.
Cada pessoa que chega aqui se apaixona pelo que vê, tenho certeza. E tenho mais certeza ainda de que muitos pessoas se apaixonarão.
Recomendo essa história a todos os "vagabundos", moribundos, ansiosos, vazios, isolados, insolentes, mal-criados, irritados, tensos e felizes que querem relaxar. Quero que cada um pegue essa história e coloque num potinho bem guardado no fundo de seus corações e que façam dela os seus portos seguros como eu fiz. Eu estou, literalmente, chorando enquanto faço essa recomendação, cada palavra que digitei aqui é verdadeira. Espero que esse /livro/ toque o coração de cada um passa por aqui;

Doces Palavras

sabrinavilanova

05/08/2018 às 03:39
Todo escritor entra num período de crise consigo mesmo em algum momento. Acho que isso ocorre quando paramos para pensar no que realmente é ser um escritor, é uma pergunta difícil de ser respondida. Para mim, ser escritor é ser como um pássaro. É a pessoa que faz com que naveguemos entre linhas e mais linhas, que é capaz de nos fazer viajar para diversos universos. Ser escritor é transmitir sentimento através das palavras, é passar determinada opinião de forma implícita (ou explícita, que seja!). E é exatamente esse papel que o Nico desempenha na vida das pessoas. Seus livros podem até não existir no mundo real, mas gosto de pensar que, se suas palavras tocam os personagem de tal forma, tocam-me do mesmo jeito. E, por isso, decidi que já era hora de fazer uma recomendação.
Miriã é uma escritora maravilhosa, isso é uma certeza. Sua escrita é encantadora, suas histórias se dividem muito, tem as doces e leves, e tem aquelas que são densas e pesadas, todas elas tem como ponto principal a forma de escrita. Costumo compará-la com um músico/compositor, nós sentimos o que quer ser passado através do ritmo assim como entendemos o que ela quer dizer com suas palavras, mesmo que a ideia esteja implícita. A história, que é bem humorada em alguns pontos, pode ser definida como (muito) tensa em outros. As partes de comédia vão te fazer rir, com certeza.
Os personagens de Doces Palavras são muito bem construídos e extremamente apaixonantes. Cada um tem sua particularidade, cada um tem seus defeitos. Dionísio é o ser mais atrapalhado que já vi em toda a minha vida, ele derruba uma coisa aqui, cai no colo de uma pessoa ali... É excêntrico, um pouco doido e muito amável — bem trouxa também. Dio é admirável, por ter passado por tudo o que ele passou e ainda colocar um sorriso no rosto, por cuidar tanto da sua família. Yuri é, de longe, um dos melhores personagens, mostrando muita maturidade da sua parte, sendo ele um adolescente. Yuri é realmente um ser maravilhoso que, mesmo mascarado de bad boy babaca — ou que deveria ser bad boy babaca, mas não chega a tanto —, é realmente uma pessoa boa. E existem muitos outros personagens que são tão maravilhosos que eu poderia escrever linhas e mais linhas acentuando seus pontos fortes. Só sei que todos eles merecem ser colocados num potinhos de vidro com a tampa aberta para que consigam respirar.
Doces Palavras também traz discussões sobre família e os diferentes impactos dela nas nossas vidas. São assuntos discutidos nos próprios livros do Nicolai e acho é exatamente por isso que suas histórias tocam tanto o menino Tony, que é um dos maiores exemplos de influência familiar na história.
Cada um deles tem a sua história, cada um deles precisa de apoio, uns mais que outros, mas precisam.
Indico essa história a todas as pessoas que gostam dessa discussão, às pessoas que tem problemas familiares e àquelas que não têm também. Doces Palavras é uma mistura entre loucura e cafés maravilhosos com toques de leveza, é uma combinação agridoce e totalmente apaixonate dos elementos das nossas vidas. E, por isso, é tão boa.
"O escritor entrelaça uma história com as suas próprias dúvidas, perguntas e valores. Isso é arte." (Naguib Mahfouz)

Não pare a Música

sabrinavilanova

04/09/2018 às 22:26
Arte nos faz respirar, e sentir, e pensar, e ser.
É bem difícil definir o que é arte, dar apenas um conceito e ponto. Existem discussões sobre isso até hoje e acredito que vão existir por bastante tempo, afinal, arte é arte, cada um tem um ponto de vista sobre ela.
Arte é confusão. Confusão de sentimentos, sensações.
A dança é arte, a música é arte, a fotografia e milhares de coisas podem ser arte. Essa história é arte. Transpira arte, respira arte, vive de arte. Acho que foi exatamente isso que me chamou atenção nela, quer dizer, além de ser uma fanfic da grande Alice Alamo. Ouvi o nome dessa escritora diversas vezes, mas a primeira fic que realmente li foi "Não Pare a Música" e aí viciei, li muitas das histórias e, hoje, estou completamente apaixonada por sua escrita. Essa fic é cheia de elementos maravilhosos, desde a escrita à construção dos personagens, é recheada de sentimentos, pensamentos e, pelo que vi, traumas também.
Apaixonei-me por cada personagem novamente, o Naruto é o meu amor, essa natureza compreensiva me deixa tão feliz, Sasuke é confusão, é mistério, é esforço e teimosia. Passei a me preocupar com ele de verdade, sobre determinadas coisas, tanto as já foram explicadas quando as que vão ser explicadas ainda, acho. O Gaara me deixa numa paz mental assustadora, enquanto a Ino, ah, a Ino representa meus medos e inseguranças, a amo bastante, amo demais.
Hanabi, Hinata, Shikamaru e Neji, esses personagens estão em meu coração, tanto quanto os outros, por diversos motivos, alguns eu nem sei ainda, mas saberei, ah, se vou! Não posso esquecer do meu trio favorito, Madara, Hashirama e Mito me deixam alegre como não fiquei em muitas fanfics.
Essa história merece ser lida por diversas pessoas, todas que puderem lê-la. Todas mesmo.
Bem, só tenho mais uma coisa dizer: Essa é uma história para todos que gostam de arte, para todos que gostam de um escrita encantadora e de personagens complexos (mais do que eu esperava, admito).