As Crônicas da República Parlamentarista de Oz escrita por murlo97


Capítulo 3
A Cidade das Esmeraldas




Este capítulo também está disponível no +Fiction: plusfiction.com/book/811382/chapter/3

Cidade das Esmeraldas - Dias atuais...
 A Cidade das Esmeraldas é a capital da República Parlamentarista de Oz. Sua população é de 32.233.554 habitantes. A cidade é uma megalópole conhecida por seus prédios e arranha-céus enormes e esverdeados. O arranha-céu mais alto da cidade é, com certeza, a Casa Presidencial. Localizada no centro da cidade, ela chega à 700 metros de altura e até o início do século XX, funcionava como o Palácio Real do famoso grande mágico, mas atualmente é onde se localiza o escritório e morada do presidente da república. Em frente à Casa Presidencial há a Praça Central, local onde ocorre todas as principais manifestações na cidade. Nesta praça há os maiores protestos de toda a terra de Oz. Manifestações reivindicando direitos trabalhistas, protestos feministas, manifestações contra e a favor do governo, pedidos de impeachment, reivindicações por direitos iguais, etc. No centro da praça, há uma estátua de bronze da grande heroína Dorothy Gale, responsável por ter derrotado as bruxas más do Leste e do Oeste. Profissionais da prefeitura já tiveram que limpar esta estátua de pichações algumas vezes. 
 A Cidade das Esmeraldas é a única cidade do país onde há metrô. A estação que fica mais cheia em horários de pico é a da Praça Central, pois é no centro da cidade que se localiza a maior concentração de comércios e empresas. A cidade também é conhecida por possuir os maiores centros comerciais e financeiros do país, famosa por abrigar grandes bancos de investimento, a Bolsa de Valores de Oz e diversos shoppings centeres. O trânsito nesta grande cidade é intenso e barulhento, cheio de carros, motos, ônibus e pedestres. Algumas vezes, o congestionamento se torna tão intenso, que os motoristas ficam parados por horas em meio ao engarrafamento. Alguns lugares há ciclovias arborizadas para os ciclistas. As placas de publicidade nas avenidas marcam a hora e a temperatura atual da cidade. Moradores de rua pedem esmolas e dormem nas calçadas apenas com um colchão e um cobertor. Alguns possuem barracas. Em alguns semáforos, artistas de rua exibem suas habilidades, fazendo os mais diversos tipos de malabarismos e equilíbrios. 
 A violência é intensa nos bairros mais pobres e nas periferias da cidade. O crime organizado toma conta dessas regiões. Recentemente, a Cidade das Esmeraldas vem sofrendo com o aumento do roubo de celulares. Autoridades informam aos cidadãos para que não andem com celulares à vista. Há pichações em muitos prédios, no entanto, o colorido dos grafites também toma conta da cidade. Em uma entrevista com um dos grafiteiros, ele disse que a cidade é muito verde e colori-la com outras cores pode tornar o dia das pessoas mais alegre. "As pessoas precisam acordar cedo, para trabalharem o dia inteiro e receber pouco no fim do mês. Para no dia seguinte começar a mesma rotina de novo e de novo. Acredito que o meu grafite pode tornar a vida dessas pessoas menos monótona e algumas podem até se inspirar nas minhas artes" - disse James X, um dos grafiteiros da cidade. Mas não é só nos grandes prédios que encontramos figuras cheias de cor. A cidade também é conhecida por seus grandes museus de arte e história. Dentre os museus mais famosos estão: o Museu de Arte de Oz, o Museu de Arte da Cidade das Esmeraldas, o Museu de Arte Contemporânea, o Museu das Esmeraldas, o Museu dos Heróis de Oz, o Museu da Magia, o Museu de História de Oz e o Museu de História Natural. 
 Há diversos bairros em toda a cidade. Um dos mais famosos é o Bairro de Porcelana, onde se concentra uma grande população de pessoas de porcelana, geralmente vindas da Delicada Cidade de Porcelana. Todos os seus comércios são feitos de porcelana, com vendedores de porcelana e produtos de porcelana. As pessoas de porcelana são alvos de discriminação. O porcelanocídio aumentou 42,29% no último ano e pessoas de porcelana tem feito diversos protestos exigindo mais direitos iguais e menos preconceito. Em toda a sua história, as pessoas de porcelana sempre sofreram opressão. Somente nos últimos anos, elas tem conseguido certos direitos como o voto, representatividade no congresso e até mesmo cargos poderosos em grandes empresas. Mas ainda há muitos direitos a serem conquistados. 
 O partido predominante na cidade é o Partido Dorotista, que está há mais de 20 anos no poder do município. Sim, com muitos prefeitos e vice-prefeitos sendo reeleitos com frequência e diversos prefeitos diferentes do mesmo partido sendo eleitos. A Cidade das Esmeraldas, nestes últimos anos tem se demonstrado cada vez mais progressista em suas posições políticas. Este é o principal fator que contribui para que o Partido Dorotista seja forte na capital. A prefeita atual da cidade é Elisa Frank. Elisa também representa uma minoria étnica na cidade, pois ela é de descendência quadling. Seu escritório fica na prefeitura da Cidade das Esmeraldas localizada na Avenida Principal, a maior avenida da cidade. O prédio ao lado é a Câmara Municipal, onde os vereadores trabalham. 
 Muitas pessoas de várias regiões de Oz vem para a Cidade das Esmeraldas em busca de trabalho e melhores condições de vida, como os munchkins, winkies e os gillikins. Mas o povo que mais migrou para a capital nos últimos 10 anos, foram os quadlings. Os quadlings são, em sua maioria, camponeses e muitos deles vem para a capital cursar alguma universidade, estudar em alguma escola ou até mesmo trabalhar nas indústrias, fábricas e comércios. Nestes últimos anos, houve um êxodo do campo para a cidade, principalmente de habitantes da região de Quadling. A prefeita Elisa tem facilitado a entrada de migrantes na cidade com políticas que os beneficiem, apesar das muitas críticas da oposição.
 A universidade mais prestigiada de Oz é a Universidade de Magia fundada em 1928 pela princesa Ozma e localizada na Cidade Universitária da Cidade das Esmeraldas. O curso de magia é avaliado com cinco estrelas, considerado o curso de maior status de toda a terra de Oz. Mas geralmente, quem cursa magia são cidadãos de classe média à classe alta e o salário de mágico pode chegar à 200 mil dorotos. 
 A Cidade das Esmeraldas é enorme, com diversas atrações turísticas e culturais para todos. O Teatro Municipal, também localizado na Avenida Principal, é o maior teatro da cidade, fundado em 1914 pelo dramaturgo e arquiteto Cornélius Memélius. Além de peças teatrais, nele são exibidos diversos filmes, ou seja, ele também serve como um cinema. 
 A esmeralda é um minério que está ficando cada vez mais escasso em Oz. Por isso, nos últimos cinco anos, alguns prédios da cidade estão sendo construídos com água, areia, pedra e tijolos.


Não quer ver anúncios?

Com uma contribuição de R$29,90 você deixa de ver anúncios no Nyah e em seu sucessor, o +Fiction, durante 1 ano!

Seu apoio é fundamental. Torne-se um herói!




Hey! Que tal deixar um comentário na história?
Por não receberem novos comentários em suas histórias, muitos autores desanimam e param de postar. Não deixe a história "As Crônicas da República Parlamentarista de Oz" morrer!
Para comentar e incentivar o autor, cadastre-se ou entre em sua conta.