Sinais escrita por Sirena


Capítulo 39
Como é o namoro de surdo com ouvinte? - com Mathias e Ícaro


Notas iniciais do capítulo

Esse capítulo, por ser o vídeo que o Ícaro e o Mathias gravaram com o Davi, é escrito no formato de roteiro e também é bem curto.



Este capítulo também está disponível no +Fiction: plusfiction.com/book/796817/chapter/39

Davi: Oi, eu sou Davi sejam bem-vindos a mais um vídeo! Se você ainda não é inscrito, se inscreve aqui embaixo e recomenda para todo mundo que você conhece! Não esquece de deixar o gostei também porque isso ajuda demais. Estamos na nossa maratona de setembro, com um vídeo por dia em homenagem ao Setembro Azul e hoje, eu vim aqui com dois convidados. O Ícaro que já apareceu nos nossos vídeos antes...

Ícaro: Oi!

Davi: E esse é o namorado dele, o Mathias.

Mathias (constrangido): Oi...

Davi: Hoje nós viemos falar de um assunto que eu recebo muitos comentários perguntando sobre que é como é o namoro entre uma pessoa surda e uma pessoa ouvinte. Dá certo? Como funciona? Eu trouxe o Ícaro e o Mathias aqui para falar disso. O Ícaro é surdo e o Mathias é ouvinte e eles namoram já tem...

Ícaro: Sete meses.

Mathias: Sete? Eu jurava que era oito.

Ícaro: Não, é sete. A gente tava saindo há um mês quando começamos a namorar, então sete. Mas oito é quanto a gente se conhece.

Mathias: Verdade.

Davi: Na verdade, a gente tá gravando isso em agosto então os dois tão errados. Agora vocês estão com seis meses só.

Ícaro: Quieto, Davi!

Davi: Certo, desculpa. Vamos pras perguntas, então. Primeira, como vocês se conheceram?

Mathias: Meu amigo me chamou para sair com alguns outros amigos dele e um desses amigos era a irmã do Ícaro...

Ícaro: E nesse dia, minha irmã tinha me chamado para sair junto com eles, aí a gente se encontrou.

Davi: Mathias, quando você descobriu que o Ícaro é surdo e como você reagiu a isso?

Mathias: Eu descobri já na primeira vez que a gente se viu mesmo. E... Eu tentei conversar com ele por celular, mas não deu muito certo, ele tava de mal-humor.

Ícaro: Eu sempre estou de mau-humor.

Mathias: Verdade. Aí eu cheguei em casa e a primeira coisa que eu fiz foi ir atrás de aprender Libras para poder falar com ele quando o visse de novo.

Ícaro: E ele nem sabia se ia me ver de novo. Quem garantia que eu ia sair com os amigos da minha irmã de novo?

Mathias: Eu tentei ser uma pessoa confiante! Enfim, eu aprendi um pouco e quando eu vi o Ícaro de novo fui falar com ele e... Ele ama essa história porque quando eu fui me apresentar, acabei confundindo os sinais de T e F.

(Ícaro dá risada apoiando o rosto na mão enquanto olha Mathias, a edição coloca corações ao redor dele.)

Ícaro: Foi bem engraçado. Eu achei muito fofo!

Mathias: Não pareceu.

Ícaro: Eu tava tentando parecer difícil!

Mathias: Você é naturalmente difícil, amor!

Ícaro: Isso é verdade.

Davi: Próxima pergunta. Para vocês, qual é a parte mais difícil num namoro entre surdo e ouvinte?

Mathias: Eu acho que é quando a gente sai com os amigos um do outro, porque acaba sendo difícil traduzir tudo... A gente até tenta, mas tem momentos que fica entretido com o assunto e esquece ou não consegue acompanhar, ou...

Ícaro: Não consegue se concentrar ou traduzir no mesmo ritmo. É bem difícil.

Davi: E para vocês qual a coisa mais importante para que esse relacionamento dê certo?

Mathias: Vai soar meio clichê, mas acho que é a conversa. Tipo... Eu sei Libras e o Ícaro sabe escrever em português, mas mesmo assim, não são nossas primeiras línguas e... Diálogo é uma coisa já importante no namoro, mas, quando você namora alguém que não tem a mesma primeira língua que você e foi criado numa cultura diferente, porque existe uma cultura surda, conversar é algo muito mais importante. Já aconteceu de eu segurar a mão do Ícaro com as melhores intenções e ele ficar bravo porque ele achou que eu tava querendo que ele ficasse quieto e... Isso foi algo que eu não pensei quando segurei a mão dele, então...

Ícaro: Acho que também é bom saber que uma conversa nem sempre vai ser uma conversa no sentido literal. Às vezes, uma conversa é só um abraço demorado. Às vezes a gente sabe tudo que precisa saber e fala tudo que precisa falar só abraçando o outro.

Mathias: E combinar sinais também foi algo que ajudou muito a gente.

Ícaro: Eu não sei se isso é algo que ajudaria todas as pessoas surdas que namoram ouvintes, mas, para gente foi... Foi importante ter como se fosse um terreno em comum entre as nossas línguas. Tipo, como se fosse uma linguagem só nossa, sabe? Por exemplo, quando eu encosto no pé do Mathias assim, é um jeito de eu falar que tô muito ansioso.

Mathias: E quando eu aperto o joelho dele é um jeito de pedir para ir embora. E tem outros gestos que a gente foi combinando, e, que nos ajudam a nos entender. Quando eu coloco os fones perto dele, ele entende que é porque eu não quero conversar. Quando ele cruza os braços, eu sei que ele não quer conversa. Enfim... Isso algo que para gente foi muito importante.

Ícaro: Ter várias formas de conversar ajudou muito. Nunca dormir brigado também.

Mathias: Minha ansiedade agradece muito nunca termos dormido brigado. Não é que a gente brigue e imediatamente comece uma conversa séria para resolver tudo, é que... A gente briga e às vezes um fica de pirraça com o outro por um tempo.

Ícaro: Normalmente eu sou quem fica de cara feia.

Mathias: Normalmente. E... Tudo bem. Isso não quer dizer imaturidade ou infantilidade, só quer dizer que ele precisa de tempo. O Ícaro é muito analista quando a gente briga e conversa comigo e eu acho isso muito maduro da parte dele... Mas, ele fica de pirraça antes da conversa tipo... Ele fica no canto dele, cruza os braços e não quer nem olhar para mim. E tudo bem porque tem horas que só o que ele precisa é sentir raiva e eu acho que isso é importante, sabe? Às vezes, antes de conversar e resolver às coisas, você só... Precisa sentir o que tá sentindo.

Ícaro: Isso, aí eu... Fecho os olhos e cruzo os braços e ele entende que eu só preciso me afastar um tempinho... Uns minutos ou umas horas e aí quando eu to mais calmo eu seguro a mão dele e a gente conversa. É muito mais fácil conversar quando passou alguns instantes da briga porque você não vai conversar com raiva e aí vai prestar atenção no que o outro tá dizendo e também vai entender melhor porque ficou com raiva. A gente resolve tudo no mesmo dia sempre, mas a gente também encontra um equilíbrio porque sabe que precisa haver esse espaço. E não é que sejamos super maduros, porque nós não somos, a gente já brigou por várias idiotices.

Mathias: Aquela briga sobre se o feijão vai em cima ou embaixo do arroz. Ele ficou muito bravo nessa!

Ícaro: Claro, eu tentando comer e você implicando com isso! A gente briga por várias bobeiras no dia a dia! E tem dias que ele tá muito estressado ou eu to muito cansado de tudo e a gente acaba descontando um no outro e... Isso não é certo, mas é algo que muita gente faz quando tá com psicológico esgotado e óbvio que a gente vai fazer isso também, somos adolescentes e imaturos e tem coisas que a gente não tem experiência de vida suficiente para lidar. Acontece. Mas, depois a gente conversa e fica bem.

Mathias: E para gente, ficar bem um com o outro é o que importa.

Ícaro: Enfim... Como o Mathias disse, teve essa vez que ele segurou minha mão quando eu tentei falar e... Eu fui embora sem nem falar com ele por isso, foi imaturo da minha parte e eu sei disso hoje, mas... Essa vez, a gente se resolveu e eu acho que isso foi algo que mostrou para gente que já era difícil demais com duas culturas diferentes e duas línguas diferentes, não precisávamos tornar tudo mais difícil enrolando para conversar e resolver as coisas.

Davi: Então, o conselho que vocês dariam é...

Mathias: Conversar sobre o que incomoda e também prestar atenção no que incomoda o outro e... Buscar formas de resolver.

Ícaro: E entender que tudo bem se ele não quiser conversar naquele instante. Ou se conversar para ele for só um abraço e não um desabafo detalhado. Procurar formas de mostrar se tá tudo bem ou não.

Davi: Próxima pergunta! Vocês já sofreram algum preconceito sobre serem uma relação surdo e ouvinte?

Ícaro (irônico): Não, imagina! O mundo é tão receptivo e inclusivo!

Mathias: Muito. As pessoas fazem cada pergunta quando descobrem que ele é surdo e... Olham e falam de um jeito que só... Muitas vezes falam como se eu tivesse fazendo um favor ao Ícaro namorando ele e... Isso me irrita muito e é o tipo de coisa que chateia nós dois. Eu to com ele porque ele é gostoso, gente! Quem tá me fazendo um favor aqui é ele!

Ícaro (rindo): Idiota!

Mathias (sorrindo): Mas, sem brincadeira, é bem chato. Nunca é nada muito grande, mas é o bastante pra nos irritar e chatear.

Davi: E como os pais de vocês reagiram ao namoro de vocês?

Ícaro: Meus pais reagiram bem.

Mathias: Minha mãe fez algumas perguntas bem idiotas, mas, no geral, foi tudo bem. Ela incentiva bastante a gente.

Davi: Essa foge um pouco do assunto, mas é legal. O que diriam que mais aprendem um com o outro nisso?

Mathias: Além do óbvio, Libras, eu também aprendi a dar um soco.

Ícaro: Isso foi legal.

Mathias: E também... O Ícaro é muito teimoso e ele tem muita facilidade de se impor para ter o que quer e... Eu acho que conviver com ele tornou mais fácil para mim, ver que eu posso e consigo fazer o mesmo. É algo que eu admiro muito nele.

Ícaro: Te amo.

Mathias: Também.

Ícaro: Tá, deixa eu pensar... Acho que toda essa troca, essas conversas que a gente tem, serviram muito para me ajudar a ser mais paciente e a prestar mais atenção tanto no que eu faço quanto no que ele faz. Ser mais compreensivo. O Mathias tem um jeito que é muito compreensivo e gentil e quando a gente passa muito tempo com uma pessoa a gente pega um pouco do jeito dela e eu gosto de tá adquirindo mais isso.

Davi: Ok, última pergunta e essa é para o Mathias.

Ícaro: Tô com medo.

Davi: Eu só vou fazer essa pergunta, porque eu recebo muitos comentários perguntando isso e não importa quantas vezes eu responda, acho que eu ser deficiente auditivo faz as pessoas duvidarem da minha resposta. Então, eu vou deixar você responder, porque como você é ouvinte talvez acreditem.

Ícaro: Eu to com muito medo.

Davi: Surdo geme?

(Ícaro esconde o rosto nas mãos, Mathias fica vermelho enquanto responde)

Mathias: Sim... Assim, calma... Tem surdo que geme e surdo que não, que só respira pesado e tem os que fala palavrão...

Ícaro: Com quantos surdos você já transou, só por curiosidade?

Mathias: Você.

Ícaro: Eu não sei do que você está falando.

Mathias: Não finja. Eu tô falando assim, porque gente, é igual ouvinte. Surdo não é mudo e do mesmo jeito que têm ouvinte que não geme, que só fica com a respiração pesada, tem surdo assim e tem surdo que geme bastante. No caso do meu namorado...

Ícaro: Eu queria muito conhecer seu namorado, porque não pode ser eu, porque a gente não transa.

Mathias: Já falei, não finja. No caso deste anjo violeta do meu lado... Depende. Tem vezes que ele geme muito e muito alto e vezes que não, que é menos... Depende assim... Como eu posso dizer? Depende de com quanto tesão ele tá.

Ícaro: Quando esse vídeo sair, eu vou tá na cadeia por ter te matado, juro. Eu juro. Eu vou tá preso. Mandem cartas para mim na cadeia. Por que você tá dando tanto detalhe? Era uma pergunta de sim ou de não!

Mathias: É o nervoso, desculpa!

Davi: Droga, vocês são fofos! Bom, acho que essa foi toda a explicação que a gente precisava. Por hoje é só. Vejo vocês amanhã com mais um vídeo da nossa maratona especial. Deixem o like, sigam nas redes sociais, mostrem esse vídeo para todo mundo... Comentem o que acharam, outras coisas que vocês queiram saber. Quem sabe, o Mathias e o Ícaro não voltam para mais algum vídeo no futuro respondendo, né? É isso, gente. Tchau!


Não quer ver anúncios?

Com uma contribuição de R$29,90 você deixa de ver anúncios no Nyah e em seu sucessor, o +Fiction, durante 1 ano!

Seu apoio é fundamental. Torne-se um herói!


Notas finais do capítulo

Bom, e assim, acaba Sinais, muito obrigada a todos que acompanharam, comentaram e me incentivaram nessa história linda ♥ vou começar a revisar a fic (corrigindo erros ortográficos, de continuação, adicionando descrição de cenários, roupas, pessoas, e talvez algumas cenas).
Após a revisão, eu vou postar uma short-fic que, vai ser meu primeiro romance lésbico e vai contar a relação entre uma garota com baixa visão e uma garota com surdez moderada. Ainda não tenho previsão de lançamento, mas será o quão logo possível.
E depois desse romance GL, bom... Eu vou começar a reescrever Farsa e Dias Nublados. Eu gosto muito dos personagens de ambas histórias, mas relendo as duas percebi que tem muitas coisas que eu quero alterar e como as duas interagem muito, ambas serão reescritas. Farsa vai passar a ser um slow burn e muito dos personagens e do contexto de várias cenas vai mudar.
É isso gente. Muito obrigada ♥



Hey! Que tal deixar um comentário na história?
Por não receberem novos comentários em suas histórias, muitos autores desanimam e param de postar. Não deixe a história "Sinais" morrer!
Para comentar e incentivar o autor, cadastre-se ou entre em sua conta.