Antonia escrita por Valdir Júnior


Capítulo 11
Ação!




Este capítulo também está disponível no +Fiction: plusfiction.com/book/789934/chapter/11

Observação Importante:  Este capítulo é o resumo da primeira missão do capitão James Kirk na sua volta à Frota Estelar, conforme é mostrado no filme “Jornada nas Estrelas – O Filme”, de 1980, que deu início à série da franquia nos cinemas. Por isso ele é o maior desta fanfic. Foi colocado aqui para benefício daqueles que não conhecem ou que querem relembrar a história.

Os acontecimentos e diálogos do capítulo, assim como os relacionados à Nuvem e à Estação Epsilon IX mostrados nos capítulos anteriores foram transcritos diretamente do filme, fazendo as necessárias  adaptações.

Porém, se o leitor preferir, pode passar diretamente para o Capítulo 12, sem prejuízo da continuidade da história.

==============================================================

 

“Diário Pessoal, data Estelar: 87460.28”

“Acabo de subir a bordo da U.S.S. Enterprise, trazido por uma nave auxiliar. Quase não a reconheço, tantas foram as mudanças pelas quais ela passou. Até a configuração dos corredores foi alterada. Será que ainda possuo as qualificações para comandá-la? Quase sinto a mesma insegurança de quando recebi o comando da nave diretamente do almirante Christopher Pike, seu antigo capitão, a treze anos.

Pretendo me encontrar imediatamente com o capitão Decker para comunicar a mudança de comando. Certas coisas doem menos se forem feitas com rapidez...

 

O capitão Willard Decker entrou sorridente na cabine da Enterprise, embora estranhando que o almirante Kirk estivesse sentado na cadeira que teoricamente seria a dele.(...)

— Estou substituindo você, Will – disse o almirante Kirk.

O capitão olhou para Kirk, surpreso.

— Você o quê? – perguntou ele.

— Estou substituindo você como capitão da Enterprise. — respondeu o almirante - Você ficará como primeiro-oficial, com redução temporária de patente para comandante.

— Você pessoalmente está assumindo o comando? – perguntou Decker, ainda parecendo confuso.

— Sim – respondeu Kirk.

— E posso saber por quê? – perguntou o capitão, já demonstrando certa irritação.

— Pela minha experiência. – disse o almirante – Quase dez anos lá fora lidando com desconhecidos como este, minha familiaridade com a Enterprise e sua tripulação. (...)

— Permissão para falar livremente, senhor? – perguntou o capitão.

— Concedida – disse Kirk.

— Você não registrou uma única hora de viagem no espaço em quase três anos e meio. – falou o capitão – Junte-se a isso o seu desconhecimento das novas especificações da nave... em minha opinião, almirante, você compromete seriamente esta missão.(...)

— Então eu posso confiar que você vai me auxiliar nestas dificuldades? – perguntou, olhando Decker nos olhos.

Decker também o encarou em silencio por alguns segundos.

— Sim, Senhor, eu farei isso – respondeu ele finalmente, a contragosto.

— Então estamos entendidos. – disse Kirk – Não o afastarei mais dos seus deveres. Apresente-se na a ponte assim que possível, comandante.

— Sim, Senhor – respondeu ele.

*  *  *

“Diário do Capitão, data Estelar: 87461.48”

“Estamos prestes a dar inicio a uma das missões mais importantes e arriscadas que já enfrentamos, porque desta vez pode estar em jogo a sobrevivência não só do nosso planeta como de vários mundos da Federação e até de fora dela. Não poderia pedir uma tripulação melhor. Todos nós temos uma boa noção do perigo que estamos para enfrentar, mas também confiamos na nossa experiência e nas nossas capacidades. Triunfaremos novamente, como já triunfamos em várias outras oportunidades.”

*  *  *

(...) - Estamos em contato visual com a nuvem, capitão – Informou Checov.

— Alerta vermelho. – disse Kirk ao se sentar na cadeira de comando - Magnitude total na tela.

— Magnitude total, senhor – respondeu Checov no posto tático.

(...) Spock consultou seu painel.

— É um campo de energia de potência doze, comandante – informou o vulcano dirigindo-se a Will Decker.

— Força doze? – disse Will ele, preocupado – Capitão, nós vimos o que as armas deles podem fazer. Não deveríamos nos precaver?

— Sr. Decker, eu não provocarei um ataque. – respondeu Kirk - Se esta ordem é não foi clara o bastante...

(...) – Capitão, – disse Spock, interrompendo - suspeito que haja um objeto no centro daquela nuvem.

(...) - Spock, informe. – disse o capitão – O que você esta sentindo?

— Eu sinto... perplexidade – disse o vulcano - Nós fomos contatados. Por que nós não respondemos?

— Contatados? – estranhou o capitão - Como?

— Capitão! – disse Checov com urgência, apontando a tela principal.

Um globo de energia surgiu, vindo do centro da nuvem e se deslocando rapidamente em direção à nave.

— Erguer escudos! – ordenou Kirk.

O objeto, porém, parou repentinamente a pouco mais de trezentos metros da Enterprise, onde permaneceu parado, brilhando intermitentemente.

— Análise, Sr. Spock – pediu o capitão.

O vulcano acionou os sensores da sua estação, respondendo em seguida.

— Parece ser uma espécie de sonda. – disse ele, consultando o painel - Composição exata... desconhecida. Sistema propulsor... desconhecido. Recomendo...

Neste instante o brilho da sonda se intensificou e uma luz branca se expandiu e envolveu totalmente a nave e todos os seus tripulantes deixando-os paralisamos por longos segundos.  Repentinamente o brilho desapareceu e eles puderam se mexer novamente.

— E... eu senti como se... todas as minhas células houvessem sido... invadidas – gaguejou o comandante Decker, tentando voltar a enxergar e recuperar o fôlego.

 - Tanto nós quanto a nave passamos por um tipo de sondagem em nível molecular, comandante – disse Spock.

— Capitão! – disse Sulu, apontando para a cadeira vazia a seu lado, onde até a alguns momentos estava sentada a navegadora deltana – Ilia desapareceu!

(...) Inesperadamente uma coluna de energia surgiu no centro da ponte de comando e aos poucos foi se condensando e perdendo o brilho, até tomar a forma da tenente Ilia. Mas apesar de sua aparência, ela estava agora vestindo uma bata semi-transparente e seus olhos não mostravam qualquer expressão. E no centro do seu peito brilhava uma misteriosa luz azulada.

(...) - Você é a unidade Spock – disse ela para o vulcano , com uma voz que soou metalizada e artificial – Você nos captou. Tem um intelecto superior ao das outras unidades. Você me ajudará.

Sem dizer mais nada, inesperadamente ela colocou ambas as mãos nos lados da cabeça dele. A principio Spock permaneceu calmo, mas repentinamente seus olhos se arregalaram e ele gemeu dolorosamente.

(...) Repentinamente ela soltou Spock, que caiu inerte aos seus pés. A mulher voltou para a posição de onde saíra, como se nada houvesse acontecido.

— Eu me enganei. – disse a mulher – Ele não tem a informação que eu preciso.

(...) - Spock, você está bem? – perguntou Kirk ao se aproximar.

(...) - Eu vi o planeta de onde veio V’Ger, o Intruso. – respondeu Spock – Um mundo habitado por máquinas vivas. A tecnologia é inacreditável. O Conhecimento delas abrange todo o universo. E, no entanto, com toda a sua lógica, o lugar é vazio, frio, sem nenhum mistério, nenhuma beleza. Eu devia ter imaginado...

(...) McCoy pegou seu tricorder  e aproximou-se da jovem mulher, começando a sondagem. Ela apenas o olhou indiferente.

— Ela não é orgânica, capitão – disse o médico - é um mecanismo, um androide.

 - Onde está a Tenente Ilia? – perguntou Kirk à mulher.

— Aquela unidade não existe mais – respondeu a androide, indiferente – eu assumi sua forma para interagir melhor com as unidades-carbono que infestam a Enterprise.

— Unidades-carbono? – questionou Uhura.

— Humanos, Uhura – deduziu o Dr. McCoy suspirando – Nós.

— Por que V'Ger viaja para o terceiro planeta do sistema solar que está diretamente à frente? – perguntou mais uma vez Kirk à mulher.

— Para achar o criador – ela respondeu.

— Achar o criador? – estranhou o capitão - E quem é o criador?

— O criador é aquele que criou V'Ger— foi a resposta.

— E quem é V'Ger?— perguntou por sua vez Spock.

V'Ger é aquele que busca o criador – ela respondeu.

— O quê quer V'Ger com o criador? – perguntou o vulcano.

— Se unir a ele – respondeu a mulher - V'Ger e o criador se tornarão um só. Sabemos que o terceiro planeta é o ponto de origem do criador. Por que a Enterprise requer a presença de unidades de carbono?

*   *   *

“Diário de Bordo. Data Estelar 7414.1”

“Nossas melhores estimativas nos colocam a umas quatro horas da Terra. A boa notícia é que à medida que nos aproximávamos do sistema solar a nuvem de energia foi se dispersando e revelando uma espaçonave. Porém é preocupante que ela seja pelo menos quinhentas vezes maior que a Enterprise. Nós a estamos acompanhando e monitorando cuidadosamente.”

 

(...) - Senhor, V’Ger está transmitindo um sinal para a Terra. – informou Uhura a Kirk. (...) A mensagem é um simples código binário transmitido por um sinal portador. Rádio.

— Rádio? – perguntou Kirk, olhando intrigado para a tela.

— Jim – disse o comandante Decker – V’Ger espera uma resposta.

— Uma resposta? – perguntou o capitão – Mas qual é a pergunta?

— O criador não respondeu – disse a androide.

— Todos os sistemas de defesa planetária foram desativados - disse Spock, consultando o monitor da sua estação de trabalho.

Repentinamente um raio de energia foi disparado da nave alienígena em direção à Terra. Ao atingir a atmosfera, ela se espalhou, envolvendo todo o planeta.

— Capitão! – disse Checov – Esta energia é do mesmo tipo usado para desintegrar a Estação Epsilon IX, porém com potência e alcance infinitamente maiores.

— Por quê? – perguntou Kirk, olhando para a andróide-sonda.

— O Criador não respondeu – disse ela – a infestação de unidades-carbono deve ser eliminada.

— Mas Por quê? – tornou a perguntar o capitão.

— Vocês infestaram a Enterprise. – foi a resposta – E interferem com o Criador da mesma forma.

(...) O capitão pensou por alguns instantes. Então se voltou para a androide, que permanecia parada no centro da ponte de comando.

— Esta unidade-carbono sabe por que o Criador não respondeu – disse ele.

A androide olhou para ele.

— Forneça a informação – disse ela, mecanicamente.

— Não enquanto V’Ger continuar a ameaçar o terceiro planeta. – disse Kirk para a androide, indo em direção ao elevador  - Se V’Ger destruir a Enterprise destruirá também as informações.

— É ilógico reter as informações perdidas. – disse a sonda-andróde – Porque a unidade Kirk não fornece a informação?

(...) - A informação não pode ser dada à sonda de V’Ger.— respondeu Kirk – Apenas a ele somente diretamente.

A sonda-andróide olhou silenciosamente para oficiais da ponte que estavam mais próximos dela, Kirk, Decker, McCoy e Spock.  E repentinamente seus olhos foram se iluminando, até que uma luz branca tomou conta da ponte, cegando a todos. Quando a luminosidade voltou ao normal, os cinco haviam desaparecido.

*  *  *

(...) Sobre uma plataforma plana, no centro de uma sala imensa, estava colocado um grande aparelho, com algumas de suas partes mecânicas expostas e com uma grande parabólica iluminada se destacando na parte de cima, lembrando um satélite. Vários cabos e dutos luminosos o ligavam diretamente à estrutura da nave.

— V’Ger — disse a sonda-andróide, apontando para ele.

Os oficiais da Frota foram se aproximando cautelosamente, acompanhados pela andróide.  Quando chegaram perto, Kirk notou que o aparelho possuía uma placa na sua lateral, onde se destacavam algumas letras.

— V, G, E, R ... V’Ger— disse Kirk,

Mas ele notou que também haviam algumas letras que estavam cobertas por uma grossa camada de fuligem, entre a letra “V” e as últimas três. Com as pontas dos dedos ele raspou com dificuldade, até surgir a palavra inteira: “VOYAGER”. Ao continuar a raspar foram surgindo mais algumas letras e símbolos.

— VOYAGER VI, NASA.

— NASA (1)? – estranhou Decker – a agência espacial americana? Jim, isto foi lançado a mais de trezentos anos.

— Programa Voyager (2) – disse Kirk, impressionado – sondas projetadas para colher dados e transmiti-los para a Terra.

— Capitão, – disse Will Decker – a Voyager VI desapareceu em um buraco negro. Deve ter saído do outro lado da galáxia...

—... e caído no campo gravitacional do planeta das máquinas. – completou Spock – Elas devem ter achado que a Voyager era como elas. Primitiva, mas semelhante. Descobriram o programa do computador escrito no século XX, para coletar todo e qualquer dado...

— ... aprender o que há para se aprender, – continuou o comandante Decker – e enviar toda a informação de volta para o seu criador.

— Isso mesmo, Sr. Decker. – disse Spock – E elas levaram isso ao pé da letra. Construíram essa nave para a Voyager executar seu programa.

— E na volta, – disse James Kirk, fascinado – ela acumulou tanto conhecimento que desenvolveu uma consciência. Tornou-se um ser vivo.

(...) - Unidade Kirk – disse a andróide – V’Ger aguarda a informação.

(...) - Uhura, envie os registros de dados e históricos referentes à sonda da NASA do século XX, Voyager VI – ordenou o capitão, comunicando-se com a nave  – queremos do velho código da agência espacial que faz a sonda transmitir informações. Precisamos com urgência.

(...) Kirk reaproximou-se da sonda, tocando-a.

— V’Ger — disse ele o mais calmamente possível – nós somos o Criador.

— Isso é ilógico – disse a sonda-andróide – unidades-carbono não são formas de vida.

— Provaremos isso a você – respondeu o capitão – vamos possibilitar que complete a sua programação.  Só o criador seria capaz disso.

O comunicador de Kirk apitou suavemente. Ele abriu o canal.

— Capitão, localizamos o código — disse Uhura.

— Transmita para a minha posição agora – disse ele.

(...) De repente, um dos painéis laterais da Voyager entrou em curto e os sons melodiosos que vinham da sonda cessaram.

— A Voyager não está transmitindo, capitão – disse Spock, consultando seu tricorder.

— O Criador deve se unir a V’Ger — disse a sonda-androide.

Spock conseguiu abrir o painel que entrara em curto na sonda, examinando os circuitos.

Quando Kirk se aproximou, viu que os cabos da antena estavam queimados e olhou para Spock intrigado.

— Eles se derreteram neste instante, Jim. – disse o Vulcano - foi V’Ger. A sonda não está transmitindo porque não recebeu a frequência final.

— Por quê? – perguntou Kirk.

— Para evitar a recepção. – disse o comandante Decker, aproximando-se também – E atrair o Criador para que ele possa transmitir o código pessoalmente. Para tocar o Criador.

— Capturar Deus? – disse McCoy – Neste caso V’Ger vai ficar muito desapontado.

(...) O comandante Decker olhou para a androide que estava parada perto da sonda, esperando.

— Talvez deixá-lo unir-se ao criador seja a solução para o problema – disse ele.

— Esta máquina quer se unir a um ser humano? – questionou McCoy, abismado – Será possível?

— Vamos descobrir – disse Decker, caminhando em direção à sonda.

(...) Assim que Decker terminou de digitar a sequência, a androide se aproximou e colocou a mão direita sobre o seu peito. Imediatamente eles começaram a brilhar dentro de um turbilhão luminoso. A luz foi cercando os dois, pulsando e ficando cada vez mais brilhante, até que Kirk, Spock e McCoy ficaram completamente ofuscados por ela.  E no momento seguinte eles já não estavam mais na nave de V’Ger.

*  *  *

James Kirk, Spock e o Dr. McCoy se materializaram na ponte de comando da Enterprise, sob o olhar assustado dos oficiais que lá estavam.

— Capitão, vocês estão bem? – perguntou Sulu, aflito.

— Estamos – respondeu Kirk.

O capitão olhou ansioso para a tela da ponte.

— E qual é a situação da nave de V’Ger? — perguntou ele.

— Parece que está se preparando para deixar o sistema – respondeu Checov.

— A Frota Estelar informa que o cerco energético a Terra se dissipou e todas as condições atmosféricas e sísmicas voltaram ao normal.  - disse Uhura - O perigo passou, senhor.

(...) - Informe duas baixas – disse Kirk à oficial de comunicações – tenente Ilia, capitão Deker.

— Sim capitão – disse ela.

— Correção. – disse Kirk, depois de pensar um pouco – Não os registre como baixas, mas como desaparecidos.

Kirk tocou o intercom no braço da cadeira. 

— Sr. Scott, status da nave – pediu.

— Cem por cento operacional, capitão – respondeu o engenheiro.

O capitão olhou para Spock.

— Em quatro dias estará em Vulcando – disse Kirk.

— Não será necessário, capitão – respondeu o Spock – minha missão em Vulcano terminou.

— Muito bem – disse James Kirk – Uhura, sinalize para a Frota Estelar. Diga que estamos voltando para casa.

 

Referências do Capítulo:

(1) NASA (sigla em inglês de National Aeronautics and Space Administration – Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço) é a agência do Governo Federal dos Estados Unidos responsável pela pesquisa e desenvolvimento de tecnologias e programas de exploração espacial.

(2) O Programa Voyager consistiu no lançamento de várias sondas, à partir de 1977. Muitas continuam operacionais, reunindo grandes quantidades de dados sobre os planetas do nosso sistema que ainda são pouco conhecidos. Em 13 de dezembro de 2010, a NASA anunciou que a Voyager 1, viajando a uma velocidade de 17 km/s, havia alcançado a zona de heliopausa, tornando-se o primeiro artefato humano a chegar à fronteira do Sistema Solar e em setembro de 2013 confirmou-se que ela o havia deixado.


Não quer ver anúncios?

Com uma contribuição de R$29,90 você deixa de ver anúncios no Nyah e em seu sucessor, o +Fiction, durante 1 ano!

Seu apoio é fundamental. Torne-se um herói!




Hey! Que tal deixar um comentário na história?
Por não receberem novos comentários em suas histórias, muitos autores desanimam e param de postar. Não deixe a história "Antonia" morrer!
Para comentar e incentivar o autor, cadastre-se ou entre em sua conta.