O Bailar de Asas Douradas escrita por Nanathmk


Capítulo 4
Buscas


Notas iniciais do capítulo

Consentânea; segundo o dicionário online de
"Que se apresenta de maneira apropriada; que se adequa perfeitamente ao caso e/ou a situação; apropriado; adequado; conforme."



Este capítulo também está disponível no +Fiction: plusfiction.com/book/744140/chapter/4

A areia castigava os olhos de Yaha, e o vento seus ouvidos — como se fosse uivos de animais enfurecidos. O mar, calmo e sereno, contemplava atônito o ímpeto do cavalo e seu galopar frenético.

Adentrando a gruta, consentânea com a incerteza, tudo se calou. Apenas os passos firmes e a respiração hesitante eram audíveis. Nas profundezas da gruta, encostado nas pedras, Yaha avistou um homem. Alto, magro, com os olhos cerrados e a cabeça pendente. 

Ela aproximou-se e o tocou. Sob seus dedos a pele era quente, fervente.

Ele abriu os olhos.

— Por favor — implorou, em um sussurro rouco e esganiçado.

 


Não quer ver anúncios?

Com uma contribuição de R$29,90 você deixa de ver anúncios no Nyah e em seu sucessor, o +Fiction, durante 1 ano!

Seu apoio é fundamental. Torne-se um herói!


Notas finais do capítulo

Queria apenas — e novamente — agradecer pelos comentários lindos e maravilhosos. Que trabalhoso foi montar esse capítulo. Precisaria de mais umas 300 palavras para por tudo o que queria. Espero que tenham gostado.
Ah, vou aqui propor uma reflexão: já perceberam o quanto nossa linguagem e a forma como nos comunicamos está enraizada em nós? Tão enraizada, que ninguém percebeu — ou achou estranho — Yaha, no capítulo dois, ter dito “Vão. Voltem cedo”; sendo que essa história é ambientada em algo similar ao século XVI. Nessa época, fidalgos se tratavam em terceira pessoa; enquanto a burguesia e os camponeses se tratavam pela segunda pessoa — “vós”, em caso de plural ou tratamento formal, e “tu” para tratamento informal —, e utilizavam a terceira para tratar seus superiores. Portanto, Yaha tratar a filha (e o filho, implícito) na terceira pessoa é um fiasco de incongruência.
Metódica, eu? Certeza.