Na Casa da Mãe Joana escrita por Yuna Aikawa


Capítulo 10
Ok, eu entro com o pé direto




Este capítulo também está disponível no +Fiction: plusfiction.com/book/73675/chapter/10

                Okay, okay... Aqui estamos, mais uma vez, para mais curiosidades! Na verdade, hoje vou falar de expressões tão comuns que muitos devem saber sua origem – mas nunca se sabe.

                Como, por exemplo, entrar com o pé direito. Puta preconceito com o esquerdo, certo? Pois é. A expressão surgiu no império romano e conseguiu se espalhar pelo mundo todo! Tipo, nas festas, os convidados eram avisados que deveriam entrar nos salões com o pé direito – dextropede.

                De acordo com os romanos, isso evitaria o agouro.

                Ai, nosso grande Rui Barbosa soltou a frase durante um discurso feito às vésperas da posse do marechal Hermes da Fonseca. “Que o novo presidente entre com o pé direto”, disse, fazendo a expressão pegar no Brasil.

                Até ai tudo bem, tudo okay. O... Kay. Enfim, vamos logo a segunda expressão, porque eu deixei uns biscoitinhos no forno! Durante a Guerra da Secessão, no EUA, milhares – talvez bilhares – de jovens empenharam suas vidas e seus sonhos como soldados. Após as batalhas, as tropas voltavam ao quartel e, quando todos haviam voltado com vida, escreviam uma placa imensa: 0 killed.

                Depois da guerra, a expressão acabou se popularizando – como tudo no mundo, né? – e, mais tarde, começou a ser sinônimo de “tudo bem, jóinha”

                Agora, como o sinal O.K. se tornou um palavrão no Brasil continua me sendo um mistério...

caso esta imagem não apareça, por favor, avise-se :D


Não quer ver anúncios?

Com uma contribuição de R$29,90 você deixa de ver anúncios no Nyah e em seu sucessor, o +Fiction, durante 1 ano!

Seu apoio é fundamental. Torne-se um herói!


Notas finais do capítulo

Só tenho mais dois capítulos pra postar ._.