Crônicas Mitológicas escrita por Elias Franco de Souza


Capítulo 2
Apolo e Hermes


Notas iniciais do capítulo

Neste capítulo veremos um pouco sobre a relação entre os deuses do Olimpo. Espero que vocês curtam a viagem nesse mundo de fantasia tanto quanto eu.



Este capítulo também está disponível no +Fiction: plusfiction.com/book/733972/chapter/2

O tempo era algo irrelevante para um deus. Depois de tantos milênios de existência, ser imortal adquiria um novo significado, e as décadas passavam em um piscar de olhos. Porém, os últimos séculos foram demasiadamente demorados para Apolo, em especial a última década. O deus da música já estava entediado de repassar sempre os mesmos acordes em sua lira, e suas ninfas não mais lhe agradavam. Até mesmo a companhia das musas não lhe satisfazia mais como antigamente. Até assumir o lugar de seu pai, Apolo jamais imaginou o quão solitário seria sentar-se no trono dos deuses.

— Meu senhor — anunciou-se Hermes, adentrando o Salão do Olimpo.

— Irmão.

Seu irmão mais novo, Hermes era aquele no Olimpo por quem Apolo tinha mais apreço e respeito depois de Ártemis, sua irmã gêmea. Jamais se esqueceria de quando o deus da trapaça, ainda uma criança travessa, o ludibriou, roubando e comendo todo o seu rebanho sagrado, e de quando eles se reconciliaram ao trocar seus mais valiosos pertences, num sinal de lealdade mútua, para nunca mais enganarem um ao outro. Hermes recebeu o lendário caduceu, em troca do qual cedeu a primeira lira, que veio a tornar-se o instrumento favorito de Apolo. Porém, desde a Guerra Olímpica, a relação entre os dois ficou estremecida.

— No que o senhor necessita dos meus serviços? — indagou o mensageiro dos deuses.

— Querido irmão... — Apolo observava a maneira com que Hermes ainda estava frio com ele. — Apesar de eu estar sentado no trono que um dia foi de nosso pai, nenhum deus no Olimpo me respeita mais, e esse é um fardo que estou comprometido a carregar até corrigir os meus erros. Mas me aliviaria um pouco a pena, se você me concedesse uma trégua. Eu preciso de sua astúcia para decidir o nosso próximo passo. — Apesar do apelo, Hermes permanecia impassível. — Por favor, irmão, conceda-me isso pelo caduceu, que sempre a lucidez trouxe às desavenças dos homens.

— Ousado você é, irmão, em invocar a memória do caduceu. Sabe que eu não posso negá-lo nessas condições. Muito bem, você pode contar comigo. Mas lembre-se: a trégua é temporária. — Nesse momento, Apolo sentia ainda mais saudade de seu pai, que sempre apaziguara as discórdias entre os deuses.

— Muito eu estive observando o mundo dos homens nos últimos dias. Hélio, o deus que tudo vê, tem me reportado cada detalhe. Infelizmente, é chegada a hora de nossa irmã retornar ao Santuário.

— O quê? É muito cedo. Ela ainda não está forte o suficiente para tomar conta de si mesma — protestou o deus loiro de olhos azuis. — Dê-lhe mais dois anos, e ela estará madura.

— Não creio que as forças de Poseidon nos darão mais dois anos. Ele também move seus peões, irmão. Se aguardarmos mais, ela cairá nas garras do inescrupuloso.

— Por que diz isso? Se você está preocupado com o casamento, você sabe que existem outras formas de adiarmos de novo...

— Não é isso que me preocupa, irmão. Estou mesmo falando de Poseidon. Ao que parece, falta muito pouco para os Generais Marinas retornarem.

— O quê?! Não pode ser! Isso quer dizer que Lemúria[1]...

— Sim... E compreendo que o Santuário não é seguro, mas o momento é oportuno. Um filho meu acaba de retornar do mundo dos mortos, e ele está convenientemente perto de Atena. — os olhos de Hermes brilharam. Ele parecia entender agora. Apolo lhe deu tempo para pensar.

— Compreendo... — disse finalmente. — Isso muda tudo. Já deduzi o seu plano irmão, e você tem toda razão. É a melhor chance de Atena. Não precisa dizer mais nada. Vou agora mesmo ao Templo da Memória. Hora de brincar de Deus! — divertiu-se, dirigindo-se à saída.

— Irmão — interrompeu-o quando já estava na porta. O deus ruivo fitou-o agradecido. — Obrigado.

Hermes deu de ombros, e seguiu seu caminho. Saindo do Palácio de Zeus, parou na escadaria para admirar o céu noturno. Na morada dos deuses, eles tinham uma vista privilegiada das estrelas. O Olimpo não tinha localização exata no universo humano. Era uma dimensão paralela, onde tempo e espaço desafiavam a lógica aceita da natureza. Era, de fato, um mundo sobrenatural. Acima de sua cabeça, Hermes poderia avistar o espaço profundo. Era abaixo de seus pés, no entanto, através do piso de cristal translúcido do Olimpo, que ele admirava as constelações vivas, localizadas a meio caminho do mundo humano. Este, por sua vez, apresentado de forma plana. Hermes desceu os degraus e dirigiu-se até o jardim em frente ao Palácio. Próximo ao chafariz, agachou-se e tocou o piso, que tornou-se completamente transparente em um raio de dois metros ao redor de seu corpo. Ali sentado, ficou observando Áries, entre as demais constelações, saltitando no firmamento com sua forma etérea. O deus da velocidade o agradecia sempre que podia.

— Já faz quinze anos que você salvou a minha irmã. Se os demais homens tivessem metade da sua astúcia, eu teria recordações bem mais divertidas do meu tempo na Terra. Não se preocupe, meu caro. Muito em breve, o seu cosmo voltará a queimar.

— Não acredito que você está admirando aquela constelação de novo, em detrimento do meu jardim! — uma das nove musas estava observando Hermes pelas costas, fazendo pose de brava.

— Tália! A que faz brotar flores! Era você mesma que eu estava procurando! — retorquiu animado.

— Nem tente me enrolar — disse batendo de leve com um ramo de hera no rosto de Hermes, quando ele se aproximou para tentar cumprimentá-la. — Eu não caio mais na sua lábia! — mordeu a língua e piscou para o deus, enquanto se afastava saltitando.

— Eu juro pelo Estige que dessa vez não quero me aproveitar de você — insistiu, embora mantivesse sua pose galanteadora. Tália encolheu os ombros e simulou um beiço de decepção. — Quem sabe mais tarde... Mas agora eu preciso ver a sua mãe.

— Hm... Eu não sabia que agora você estava interessado em mulheres mais velhas — a musa da comédia continuava de gozação com Hermes. — Tudo bem! Venha comigo. Vou te mostrar onde o Templo da Memória está desta vez.

Templos que guardavam princípios fundamentais do universo, como o Templo da Memória, não possuíam localização fixo. Eles estavam em movimentação constante através do tecido espacial da dimensão do Olimpo, como forma de protegê-los.

— E aí? Não vai me contar sobre o que é? — perguntou com cara travessa.

— Quando chegarmos você vai descobrir — despistou.

— Por acaso é sobre o nosso pai? Eu sinto falta dele — pela primeira vez ela falava algo sério.

Passavam em frente ao Templo de Zeus, o templo particular do deus, erguido em separado do Palácio que representava a autoridade real sobre os outros deuses. Mesmo ali de fora, podiam sentir o cosmo obscuro que emanava do antigo soberano. Em sua poltrona, uma figura taciturna jazia completamente imóvel. Os cabelos e barbas brancas estavam mais compridas do que o usual, porém pareciam mais frágeis. Apesar de manter a incrível massa muscular, sua pele estava pálida e as veias azuis se destacavam por todo o corpo. O cosmo que ele emanava era o de alguém que não estava nem vivo e nem morto, mas em algum caminho sombrio entre essas duas dimensões. Ainda assim, podia-se notar que era um cosmo assustadoramente gigante se você prestasse atenção nele.

— Eu sei. Eu também sinto, irmã.


Não quer ver anúncios?

Com uma contribuição de R$29,90 você deixa de ver anúncios no Nyah e em seu sucessor, o +Fiction, durante 1 ano!

Seu apoio é fundamental. Torne-se um herói!


Notas finais do capítulo

[1] Lemúria é um suposto continente perdido que teria sido localizado no Oceano Índico ou Pacífico.



Hey! Que tal deixar um comentário na história?
Por não receberem novos comentários em suas histórias, muitos autores desanimam e param de postar. Não deixe a história "Crônicas Mitológicas" morrer!
Para comentar e incentivar o autor, cadastre-se ou entre em sua conta.