Sacrifício escrita por Mrs Moon


Capítulo 34
Forever Red


Notas iniciais do capítulo

Eu acredito que esse episódio está a alguns anos atrasado na cronologia da série original, mas esse é um novo universo né, então imaginem que aconteceu com os rangers mais velhos.
Desculpem a demora e aproveitem o capítulo.



Este capítulo também está disponível no +Fiction: plusfiction.com/book/708982/chapter/34

A contabilidade do ginásio estava muito atrasada, por isso, Trini trouxe toda a papelada para a casa no fim de semana. Enquanto ela trabalhava na mesa da cozinha, Charlie e Jason brincavam no tapete da sala.  De vez em quando, ela erguia a cabeça dos números e olhava o marido tentando chamar a atenção do filho com o dinossauro vermelho. Só que Charlie era um amante das bolas e não ligava para nenhum brinquedo que não rodasse. O passatempo favorito do menino era jogar a bola longe para o pai pegar, ele dava gritinhos animados sempre que trazia de volta. Ela suspirou imaginando que logo, o filho já estaria andando e brincando com o pai no jardim.

Um dos gritinhos de Charlie foi interrompido por um bipe muito conhecido por seus pais. Os antigos rangers trocaram olhares preocupados. Trini pegou o filho e Jason correu até o quarto e voltou com a caixa onde guardavam os objetos do poder. Ele rapidamente a abriu e colocou o comunicador no pulso.

— Jason falando.

— Jason aqui é o Andros. Precisamos da sua ajuda!

Trini se aproximou preocupada, apertando forte o filho nos braços. 

— O quê aconteceu?

— O Império das Máquinas está procurando a Serpenteira nos destroços da lua. Precisamos detê-los agora. 

— Operação FR?

— Isso mesmo… - ele respondeu. - Aguardo você no local combinado.

— Jason! - Exclamou Trini aflita. - O quê é a Operação FR?

— É a Operação Forever Red. Tommy, Andros, TJ e eu decidimos que se houvesse uma emergência, nós os antigos rangers vermelhos, iríamos ser a linha de frente do combate. 

— Meu Deus! 

— Vai ficar tudo bem, não vou deixar que ninguém machuque vocês. - Jason disse abraçando a esposa. Trini estava branca em seus braços, ela nunca temeu os inimigos, mas agora com Charlie em seus braços estava aterrorizada.

Jason trouxe um copo de água para a esposa e pegou Charlie, ele precisava ajudar os amigos, mas não podia deixar sua família. O telefone tocou e Jason atendeu rapidamente. 

— Jason,  - a voz de Kimberly soou confiante do outro lado da linha. - Ainda está em casa?

— Estou sim, eu não posso deixá-los aqui. - Jason respondeu. - E o Tommy?

— Tommy acabou de sair. Eu estou saindo de casa com a Melissa e vou ficar com a Trini até vocês voltarem, tudo bem?

— Ok, eu espero você chegar. 

—--------------------//—--------------------------------//—--------------------------

Kimberly desligou o telefone e viu Melissa sentada no sofá, forçou um sorriso e perguntou:

— Pronta princesa? - Melissa balançou a cabeça confirmando. - Pegou seu pijama, sua escova de dentes? Talvez tenhamos que dormir na casa da tia Trini.

— Está aqui - a menina confirmou apontando para a mochila. 

— Ótimo, e a sua Garça você pegou?

— O passarinho? - Melissa lembrou. - Esqueci!

— Corra pegá-la querida. Você não pode sair sem ela. 

Melissa correu até o quarto e voltou minutos depois com a Garça de pelúcia nos braços. Kimberly se abaixou e em frente a filha e falou séria:

— Nunca se esqueça da Garça filha, ela é o seu animal protetor, nunca a deixe para trás.

— Para onde o papai foi? - Melissa perguntou abraçando a sua pelúcia.  

— Ele tem um trabalho fora da cidade, o tio Jason vai ajudá-lo. Por isso, nós vamos ficar na casa da Tia Trini hoje. - Fazendo um carinho no rosto da filha, Kimberly sorriu e continuou. - Agora, vamos rápido Charlie está nos esperando. 

Kimberly usou o antigo carro de Tommy e com o motor turbo chegou em poucos minutos na casa dos amigos. Desceu do carro e entrou na casa com a filha. 

Jason estava sentado no sofá abraçando a mulher e o filho, quando viu Kimberly e Melissa respirou aliviado. 

— Chegamos! - a ranger rosa exclamou animada e pegou Charlie dos braços da amiga. 

Trini forçou um sorriso para Melissa, mas logo a sua atenção foi desviada para Jason que colocou o morfador na cintura e lhe deu um beijo antes de sair. 

— Pode ir tranquilo, nós vamos ficar bem - Trini confortou o marido com seu primeiro sorriso tranquilo do dia.

Jason beijou Charlie e fez um carinho em Melissa.

— Eu volto logo! 

— Que o poder o proteja. - Kimberly disse quando o viu sair da casa. 

Trini mordeu os lábios e deixou escapar um soluço, seus olhos encheram-se de lágrimas. Kimberly murmurando:

— Vai ficar tudo bem, eles vão voltar logo. 

Kim sorriu esperançosa para a ranger amarela, entregou Charlie para a mãe e vendo a expressão preocupada a filha continuou animada. 

— Agora, que somos só meninas, vamos começar uma festa de pijamas? 

—-----------------------------/—-----------------------------//—---------------------

Tommy estacionou seu carro em frente a NASADA, logo, os outros rangers vermelhos da Terra chegariam e juntos iriam para a Lua lutar contra o Império das Máquinas. Quando criou a Operação Forever Red, ele temia que Rita ou Zedd voltariam,  mas o retorno das máquinas fazia mais sentido. A energia que Zordon liberou era pura bondade e ela conseguiu purificar os inimigos, mas as máquinas não tinham sentimentos e não podiam ser purificadas. 

Pensativo, ele observou o morfador de Zeo Ranger Vermelho. Relembrou seu primeiro ano como ranger vermelho, o término com Kimberly, a descoberta do seu irmão, foi um ano bem turbulento. Não que seu tempo como ranger verde ou branco tenham sido tranquilos, mas ele tinha o Dragonzord e o Tigor para o ajudar nas batalhas.  No fundo, ele preferia voltar a usar o manto do ranger branco, mas não podia ignorar que a união dos rangers vermelhos era a mais poderosa para proteger a Terra e as suas famílias. 

Seus pensamentos foram interrompidos pelo barulho dos outros rangers chegando no hangar, saiu do carro e se apresentou para a missão com os companheiros. Enquanto, explicava sobre o Império das Máquinas para os novos rangers vermelhos, Jason chegou e juntos partiram na Astro Megaship para a Lua. 

Andros e TJ se encarregaram de pilotar a nave, ao lado deles, os novos rangers vermelhos conversavam animadamente sobre os inimigos. Vendo a expressão preocupada de Jason se aproximou e perguntou:

— Tudo bem irmão?

— Trini ficou muito preocupada… - Jason respondeu imediatamente. - Eu que sempre esperava ansioso pela próxima luta, agora, eu só consigo pensar no Charlie.

— Eles vão ficar bem - Tommy sorriu esperançoso para  o amigo. - Kimberly vai cuidar deles, ela se preparou por anos para qualquer ataque, não vai deixar que nenhum inimigo chegue perto de Melissa. 

— É verdade, ela irradiava poder hoje. 

— Estamos quase chegando, amigos! - Andros chamou e os dois rangers que voltaram a se concentrar na batalha que estava por vir. 

—-----------------------------//—-----------------------//—--------------------------

Melissa acabou cochilando com Charlie no sofá, no meio do filme. As duas crianças estavam abraçadas a pelúcia da garça, protegendo-os. Quando Kimberly percebeu que os dois estavam bem adormecidos puxou a amiga para a ilha da cozinha e murmurou:

— Como você está? 

— Apavorada… - Trini disse em um soluço. - Eu nunca senti tanto medo na minha vida. 

— Calma - Kimberly abraçou a amiga. - Vai ficar tudo bem, nós temos poderes suficientes para protegê-los. Mas venha que eu vou lhe fazer um chá, vai ajudá-la a se acalmar. 

Depois de receber uma xícara de chá da amiga ela falou:

— Eles vão ficar bem né? 

— Claro, todos os rangers vermelhos vão lutar nessa noite. Não tem como dar errado.

— Eu sou uma boba - Trini riu de nervoso. - Eles são os rangers mais poderosos. 

— Imagina, nós somos mães e somos bem mais poderosas que eles. 

A campainha tocou e as duas rangers pularam assustadas. Trini correu para perto das crianças e Kimberly foi abrir a porta. 

— Kat, Aisha! - Kimberly exclamou surpresa ao ver as duas amigas na porta. 

— Surpresa! - Aisha exclamou abraçando a ranger rosa. - Nós viemos ajudá-las! 

— Que bom que vieram! - Trini relaxou ao ver as outras rangers na porta, as quatro amigas se abraçaram. 

— Como vieram? - Kimberly perguntou confusa. 

— Nós nos teleportamos para cá - Aisha respondeu. - Vamos ficar até eles voltarem. 

— Tommy pediu que eu viesse - Kat admitiu com um meio sorriso para a amiga. - Chamei Aisha também para ajudar a proteger as crianças.

Kimberly balançou a cabeça concordando. Kat era a melhor amiga de Tommy e ele dividia com Kat muitos dos seus pensamentos e com certeza pediria sua ajuda para cuidar de sua família.  

— Eu estava ansiosa para conhecer a Melissa - Kat chegou perto do sofá onde as crianças dormiam. - Eles estão tão lindos dormindo. 

— São dois anjinhos! - Aisha murmurou sorridente.

— Podemos buscar os colchões nos quartos e ficar todos aqui na sala nesta noite. - Trini sugeriu.

— Isso - Aisha concordou animada. -  Vamos eu te ajudo. 

As duas rangers amarelas subiram para pegar os colchões, deixando Katherine e Kimberly sozinha olhando para as crianças. Os olhos azuis de Kat estavam fixados em Melissa, tinha um sorriso sereno em sua face enquanto memorizava a figura da menina. Uma onda de ternura chegava ao seu coração ao ver a filha de Tommy. Quanto mais ela a olhava, mais se sentia enlevada e quando seus olhos pousaram na garça de pelúcia ela conseguiu ouvir ao longe seu canto. Olhou para Kimberly e em um murmúrio perguntou:

— A Garça?

— Ela protege Melissa desde que ela estava em minha barriga - Kimberly admitiu para a amiga. 

— Ela está cantando… - Kat abriu um sorriso radiante. - Eu nunca ouvi seu canto, ele é lindo. 

— Ela começou a cantar quando eu estava grávida de Melissa - Kimberly comentou. - Antes, eu só ouvia o seu silvo na batalha. 

— O quê estão fazendo? - Aisha e Trini chegaram com os colchões. 

— Estamos ouvindo o canto da garça… - Kat respondeu em um sussuro. - Vocês conseguem ouvir? 

As duas rangers amarelas ficaram quietas, concentradas observando as crianças.

— Não… - Trini balançou a cabeça. - Eu só consigo sentir a presença do Tigre dente de Sabre Charlie e você Aisha?

— Eu também não consigo ouvir o canto da Garça - Aisha parou pensativa. - Mas eu consigo sentir a presença de todos os animais protetores, nos últimos anos eu tenho cuidado dos animais por isso é fácil sentir a sua presença. Aqui estão o Pterodáctilo, a Garça, o Tigre dente de Sabre, o Urso parece que o Dragonzord também está aqui. 

— O Dragonzord? - Trini perguntou confusa. - E o Tiranossauro?

Aisha balançou a cabeça negando.

— Ele deve estar com Jason - Kimberly lembrou e  Trini balançou a cabeça concordando. 

A conversa das amigas acabou por acordar Charlie que abriu os olhos e choramingou, Trini imediatamente o pegou no colo embalando-o. Mel sentiu a falta do bebê ao seu lado e abriu os olhos confusos. Kimberly se sentou ao seu lado e afagou seu cabelo.

— Pode dormir mais um pouco querida! - Melissa relaxou com o carinho da mãe e fechou os olhos. Kimberly a cobriu com o lençol e foi até a cozinha com as outras rangers. 

— Ela está cansada - Kimberly comentou. - O dia foi bem agitado. 

— Eu trouxe o vestido para ela experimentar - Kat falou. - Queria que ela entrasse com as flores no casamento. 

— Claro - Kimberly comentou. - Tommy já tirou o passaporte dela, logo, nós vamos conseguir a permissão do juiz para ela viajar. 

— Sério? Por quê tudo isso?

— Nós só temos a guarda provisória… - Kimberly admitiu triste. - Quando eu a coloquei para adoção, eu desisti dos meus direitos como mãe. Agora é um longo processo para conseguir a guarda definitiva novamente.

— Aí amiga! - Aisha disse abraçando-a. - Eu não sei como você conseguiu ter força para ficar longe dela todos esses anos. 

— Era o melhor para ela… - Kimberly murmurou. - Eu não conseguia dormir, imaginando que Rita poderia sequestrá-la no hospital. Imagina, o que ela e Zedd fariam se soubessem que ela existia.

— Ela poderia ter sido sequestrada como Karone - Kat comentou mordendo um dos dedos preocupada. 

— Eu só entendi quando o Charlie nasceu - Trini olhou para o filho que mordia um brinquedo em seus braços. - Essa batalha então é um pesadelo, que bom que estão aqui comigo amigas.

 - O prazer é nosso! Imagina só, largar o trabalho e ter uma noite só de meninas agora - Aisha riu olhando para Kim. - Que saudade!

— Vamos pedir pizza ou comida japonesa? - Katherine perguntou.

— Pizza! - Kimberly e Aisha responderam ao mesmo tempo e as rangers se olharam e riram juntas.

— Eu peço! - Kimberly se ofereceu pegando o telefone na sala.

— Tenho sorvete no freezer, chocolate e cookies.

— Perfeito! - Aisha falou. - Kat, você precisa nos contar tudo sobre o casamento.

— E sobre o noivo! - Kimberly provocou sorrindo. - Como vocês se conheceram?

Katherine ficou vermelha de vergonha e as três garotas riram alto e Charlie bateu palminhas animado e as garotas começaram a tagarelar como nunca fizeram quando adolescentes.

—--------------------//—----------------------------------//—------------------------

Melissa acordou confusa com o som das risadas, abriu os olhos e se sentou no sofá. Então, ela se lembrou que tinha vindo com a mãe até a casa da tia Trini e dormiu com Charlie no sofá. Olhou para a janela e viu que já anoitecia e toda a confusão de horas atrás voltou. O dia tinha começado normal, com café da manhã e brincadeiras em seu quarto, mas logo depois seu pai foi se despedir dela e sua mãe avisou que iriam passar a noite na casa dos Scott. Mel adorava ficar com Charlie, mas os adultos estavam todos muito estranhos, a tia Trini estava com cara de choro. Alguma coisa estava errada, seu pai não trabalhava no fim de semana. 

Agora, ao acordar sozinha pensou que a conversa dos adultos pudesse trazer alguma pista, por isso, permaneceu quieta no sofá, mas Charlie deu um gritinho da cadeira ao vê-la chamando a atenção dos adultos. Em um instante a mãe estava do seu lado sorridente:

— Dormiu bem querida? - Melissa balançou a cabeça concordando. - Vem para a cozinha, a pizza acabou de chegar. Você está com fome não é?

Mel levantou e acompanhou a mãe até lá. 

— Tia Aisha! - exclamou animada ao ver a Aisha, ela adorava o seu peixinho dourado e todas as histórias que a antiga ranger amarela contava dos bichos da África. 

— Mel! - Aisha desceu da cadeira e deu um abraço forte em Melissa que foi prontamente retribuído. - Como você está linda! Acho que cresceu como está o Golden?

— Cresci um pouquinho dó - Melissa lançou um sorriso genuíno para a ranger amarela. - Golden está bem, eu dei comida para ele antes de vir aqui hoje. 

— Isso mesmo, nós precisamos cuidar muito bem dos animais. 

Melissa sorriu satisfeita concordando:

— Não sabia que você estava na cidade, você precisa conhecer o cachorro da minha avó. Ele é tão lindo!

— Outro dia querida - Kimberly interveio. - Melissa tem uma pessoa que veio especialmente te conhecer hoje.

A menina ergueu os olhos  e viu a loira alta ao lado de sua mãe.

— Essa é Katherine - Kimberly explicou. - Ela estudou comigo e com seu pai no colegial, nós iremos no casamento dela em Londres em dois meses. 

Kat se abaixou e agachou para ver bem a menina. Aquela era a filha de Tommy, seus olhos ficaram marejados de lágrimas, Melissa tinha os olhos do pai. Quando era adolescente, ela se apaixonou pelo ranger branco à primeira vista, eles se tornaram amigos, namorados e depois amantes. Quando Katherine foi para Londres, eles terminaram o namoro e seguiram caminhos distintos, mas ele sempre seria seu melhor amigo e teria um pedaço do seu coração. 

Mesmo agora, prestes a se casar, ela não conseguia deixar de olhar para Melissa e imaginar que ela poderia ser sua filha. Seu coração se enchia de ternura frente a pequena garça, jurou ali em silêncio que a protegeria  com a sua vida se necessário. Afastou os pensamentos sérios e sorriu meigamente cumprimentando Melissa. 

— Melissa, eu estava ansiosa para te conhecer - ela murmurou o nome com a voz cheia de amor. - Você tem os mesmos olhos do seu pai. 

—  Todo mundo diz que eu me pareço com a minha mãe - Melissa respondeu surpresa. 

Kimberly levou as mãos ao peito e engoliu um soluço, era a primeira vez que Melissa a chamava de mãe. Limpando as lágrimas que escorreram dos seus olhos para que ela não percebesse. Vendo a comoção da amiga, Aisha a abraçou. 

— Você é igualzinha a sua mãe mesmo - Katherine riu com a observação da menina. - Mas seus olhos são idênticos aos do seu pai e ele tem o olhar mais sincero do mundo. 

Melissa balançou a cabeça e sorriu concordando, o seu pai tinha mesmo lindos olhos e nunca contava mentiras.

— Você veio de Londres só para me ver?

— Vim sim, não consegui vir antes como a sua tia Aisha e estava ansiosa para te conhecer - Kat sorriu. - Eu quero te convidar para ser a dama de honra do meu casamento, eu até trouxe o vestido para te mostrar? Quer ver? 

— Quero sim… - Melissa respondeu animada. - Mas eu estou com fome agora, posso comer primeiro?

As garotas sorriam e Kimberly secando as lágrimas falou:

— Então vamos comer querida, depois você experimenta o seu vestido. 

Kimberly sentou Melissa na mesa ao lado do Charlie e colocou um pedaço de pizza de mussarela em seu prato. 

— Suco ou leite?

— Suco – Melissa respondeu. 

Enquanto a menina, comia, as outras garotas se sentaram e continuaram conversando.

— E os nossos vestidos? - Aisha perguntou. 

— Ainda não estão prontos - Kat respondeu. - Mas vão ficar antes de chegarem a Londres, a costureira é a mesma dos outros casamentos. 

— Será que vai servir? - Trini pensou. - Eu emagreci um pouco. 

— E eu engordei… - Kimberly reclamou. - Não sei o que aconteceu nas últimas semanas. 

— A comida da vovó - Melissa respondeu sem pensar. 

As meninas riram com a espontaneidade da menina, Katherine não se cansava de olhar para a pequena. 

— A Sra. Oliver cozinha bem mesmo - Kat comentou.

— Agora, nós precisamos ir jantar lá duas vezes por semana lá, sem contar os doces que manda para Melissa… - Kimberly resmungou. - Eu vou ficar do tamanho do Ernie. 

— Ela faz biscoitos muito gostosos… - Melissa respondeu. 

— De chocolate branco e limão - Kat lembrou. - Nossa, deu água na boca só de lembrar. 

— Vou falar para ela fazer para o casamento - Kimberly riu ao ver a expressão sonhadora da loira.

— Kat - Aisha perguntou. - Sabe se as meninas do espaço vão?

— Do espaço? - perguntou Melissa. - Elas trabalham na NASADA também?

Kimberly lançou um olhar irritado para Aisha que corrigiu:

— Não, mas elas tem uma banda chamada Espaço - Trini engoliu o riso ao ver a desculpa da ranger amarela, Kim revirou os olhos e Katherine mordeu os lábios. - Karone, Ashley e Cassie. 

— Vão sim e a Maya também, elas vão vir juntas.

— Eu pensei que a Ashley ia se casar antes de você - Aisha disse pegando um biscoito. 

— A avó dela ficou doente - Kat respondeu. - Daí, ela acabou mudando a data do casamento. 

— E como ela está? - Aisha perguntou.

— Está bem melhor - vendo que Melissa tinha terminado de comer ela perguntou. - Vamos experimentar o vestido agora?

Melissa concordou, então as duas antigas rangers rosas foram para o quarto e a pequena garça voltou pouco depois com um vestido branco com uma saia que lembrava o tutu de uma bailarina.  

— Uau! - Aisha exclamou quando viu a menina vestida.

— Está linda! - Trini concordou abrindo o maior sorriso do dia.

— Está um pouco grande… - Kat comentou. - A saia tinha que ficar um pouco mais esticada. 

— Por quê uma roupa de bailarina? - Melissa perguntou.

— Eu sou uma bailarina profissional - Kat respondeu. - Então,  escolhi esse modelo, mas se você não gostou pode trocar. 

A menina parou um pouco para pensar, passou as mãos pela saia e respondeu:

— Eu gostei sim, mas eu não sei dançar. 

— Você não precisa dançar querida - Kat respondeu. - Só levar as flores. 

— Mas ficaria mais bonito, se eu soubesse dançar… 

— Você pode fazer algumas aulas antes do casamento - Aisha sugeriu. - Vocês tem uma professora no ginásio, não é?

— Eu posso? - Melissa perguntou olhando para Kimberly um pouco tímida. 

Kimberly sentiu o coração se aquecer de alegria ao ver a filha animada em fazer balé. Desde que Mel chegou na Alameda dos Anjos queria que ela praticasse alguma atividade no ginásio, mas ela não se interessava por nada e recusava até ver as aulas. Agora, ela queria fazer balé, escondendo o sorriso respondeu: 

— Pode sim querida, segunda-feira se quiser. 

Melissa concordou, Kat trocou um sorriso cúmplice com Kimberly e levou Melissa de volta ao quarto, onde a menina trocou de roupa. Então, Kimberly e Trini cuidaram de dar banho nas crianças e as colocaram novamente no sofá para dormir. Melissa brincou com Charlie até que ambos caíram no sono. 

Aisha e Kat acabaram pegando no sono, logo depois das crianças, mas Kimberly e Trini permaneceram acordadas em vigília. Kimberly não resistiu e acabou pegando no sono no amanhecer, mas Trini permaneceu acordada vigiando o filho. 

—-----------------------------//—-------------------------//—------------------------

Dois flashes vermelhos cruzaram o céu da Alameda dos Anjos trazendo Tommy e Jason de volta para casa. Jason foi o primeiro a chegar em casa, o dia estava amanhecendo e Trini ouviu o barulho de sua moto e correu até o quintal. Com lágrimas nos olhos, a antiga ranger amarela mordeu os lábios enquanto o marido se aproximava. 

— Você está bem! 

Jason a envolveu nos braços e abraçou bem forte, Trini apoiou a cabeça nos ombros do marido chorando. Com os olhos também marejados ele beijou seus cabelos.

— Está tudo bem, os inimigos foram destruídos - Jason sorriu. - Mas você estava certa, meu tempo como Power Ranger já passou. Meu lugar é aqui com você e como Charlie. 

Sem palavras, Trini abraçou o marido e a ela riu pela primeira vez desde que ele saiu: 

— Você sempre será o meu Tiranossauro.  

Os dois se beijaram rindo, felizes de estarem novamente em paz e juntos. 


Não quer ver anúncios?

Com uma contribuição de R$29,90 você deixa de ver anúncios no Nyah e em seu sucessor, o +Fiction, durante 1 ano!

Seu apoio é fundamental. Torne-se um herói!


Notas finais do capítulo

Eu não estava conseguindo terminar esse capítulo, por isso, eu demorei tanto para postar. Até que eu percebi que o Forever Red precisava terminar com um Ranger Vermelho de verdade e a principal cor do Tommy nunca foi o vermelho.
Não sei vocês, mas eu sempre vou lembrar do Tommy como ranger verde ou branco. Nunca o vi como um bom Ranger Vermelho, por isso o dono deste capítulo foi o Jason.
Mentira, a minha parte favorita foram as rangers juntas conversando.
Prometo que no próximo capítulo vai ter muito mais Tommy e Kim que nesse, comentários são sempre bem vindos.



Hey! Que tal deixar um comentário na história?
Por não receberem novos comentários em suas histórias, muitos autores desanimam e param de postar. Não deixe a história "Sacrifício" morrer!
Para comentar e incentivar o autor, cadastre-se ou entre em sua conta.