Orgulho e Preconceito - A Continuação escrita por Clarinesinha


Capítulo 7
6 - O Primo da Escócia




Este capítulo também está disponível no +Fiction: plusfiction.com/book/700593/chapter/7

Faltavam dois dias para o baile, e estavam todos ocupados com as roupas e os preparativos. Alice estava algo nervosa, o que não era muito habitual nela. Contudo, a chegada do Coronel Fitzwilliam. Nessa manhã esta decidira ir a Longbourn, uma vez que com a chegada de Georgiana e do Coronel, esta não ia ver os pais há dois dias. Preparava-se para sair com William, depois de já ter avisado Jane da sua ida, quando encontrou o Coronel.

— Bom Dia Miss Gardinner?

—Bom Dia Coronel. Estava de saída, queira desculpar-me.- e virando-se para William...- Willy, vamos.

— Será que a posso acompanhar? Não sei bem onde vai, mas gostaria que permitisse que a acompanhasse.

— Não será necessário, irei apenas até Longbourn. Os meus pais e os meus irmão estão lá hospedados, e já não os vejo há dois dias.

— Estou a ver que gosta de caminhar, mas será que não poderei mesmo ir...tenho a certeza que o passeio se tornará mais agradável.

— Tenho a certeza que o Coronel encontrará alguma actividade muito mais interessante para fazer em Netherfield do que acompanhar duas crianças...

— Crianças? Aqui apenas vejo um rapaz e uma linda moça. Crianças, não sei do que fala Miss Gardinner.

— Desculpe...- Alice começa a ficar mais nervosa, ele não a vê como criança, mas como uma moça. Mas o que será que isso quererá dizer?

— Então será que me deixa ir para lhe fazer companhia...e talvez conhecer-nos melhor? Aliás já uma coisa já percebi de si Miss Gardinner: é bastante parecida com Mrs Darcy, adora caminhar. Lembro-me de uma história que Darcy me contou que envolvia a sua prima, uma caminhada de 3 milhas e um vestido com a barra completamente suja de lama.

— Sim conheço a história, e apenas mostra o amor e a estima que Lizzy sente por Jane.

— Sim de facto Mrs Darcy e Mrs Bingley são bem unidas. Miss Gardinner tem alguma irmã, ou apenas tem ali o jovem William como irmão?

— Não, tenho mais dois irmãos Edwuard e Meg. Mas são ainda muito novos...

— Suponho que estejam em Longbourn com seus pais?

— Sim.

Nesta altura eles avistam Elizabeth e Darcy que tinham também eles ido dar um passeio. Lizzy de si amava dar esses passeios, e Darcy acabou por "apanhar" esse vicio da esposa. Era um momento deles, onde poderiam ser quem eles eram realmente, sem todo aquela coisa de ser socialmente correctos.

— Bom Dia Mrs. Darcy. Darcy.- cumprimenta Fitzwilliam os dois que se aproximam...- Um belo dia não?

— De facto, está um belo dia...- respondeu Darcy...- Será que podemos saber o que tanto falava com Miss Gardinner?

— Andas a espiar-me Darcy. O que acho que devemos fazer Miss Gardinner, não é correcto da parte de meu primo anda por aí a espiar os outros...

— Mr. Darcy de certo não o fez, e depois nada estávamos a falar que não pudesse ser repetido.

— Vejo que Miss Gardinner tem mais senso que tu meu caro Fitzwilliam...- diz Mr. Darcy olhando para o primo como que a repreende-lo.

— Bom, já que não me posso defender. Apenas comentávamos o facto de Miss Gardinner ser tão parecida com Mrs. Darcy e adorar fazer caminhadas. Contava-lhe aquele episódio em que encontraste a tua esposa com a barra toda suja de lama depois de andar 3 milhas de Longbourn até Netherfield.

— Bem, tem razão nesse aspecto ambas somos parecidas. Nós as duas amamos uma boa caminhada, principalmente se for para estrmos do lado de quem amamos.

— Exacto e essa é mais uma das vossas afinidades, ambas amam as vossas famílias.

— E posso saber onde iriam? Já que o assunto é caminhada...

— Alice, vamos ou não? Preciso de falar com o Tio Bennet...

— Iam a Longbourn Alice? A Tia chamou-vos?

— Não Lizzy, mas não os vamos ver há dois dias, e sabes como é a mamã. Para além disso quero saber se Mark sempre veio passar o Natal connosco.

— Mark! Ele vem passar o Natal em Hertfordshire? Eu nem acredito, não o vejo há tantos anos...

— Sim, pelo menos a Tia está bastante crente nisso. Parece-me que ele lhe escreveu há umas semanas, pensei que te tivesse tido...desculpa.

— Não, não há problema...Mark em Longbourn, parece que este natal estaremos todos novamente juntos. Nem parece verdade...

— Elizabeth. Quem é Mark?- pergunta Darcy, com um tom altivo e que Lizzy reconhece como ciumes.

— É meu primo, filho de Mr. e Mrs. Phillips. Ele saiu de Hertfordshire bastante novo para ir estudar. À cinco anos que ele não vinha a casa.

—Se me dão licença eu e William já estávamos de saída, logo te darei notícias...

— Vejo que a minha companhia terá que ficar para outro passeio e para outro dia.- afirmou o Coronel.

— Não vejo porquê...- referiu Lizzy...- Darcy, porque não vamos também, será um passeio agradável não achas?

— Talvez, que achas Fitzwilliam?

— Eu já me tinha feito um pouco convidado, por isso aceito. E será que devemos avisar mais alguém?

— Não, parece-me que nós os cinco já seremos muitos...de qualquer forma Jane estava a sentir-se cansada, e acredito que Mr. Bingley não saia de perto dela.

E assim forma os cinco rumo a Longbourn. Durante todo o passeio Alice e o Coronel caminhavam, conversando animadamente, à frente de Lizzy e Darcy. Tanto Mr Darcy como Mrs. Darcy estavam convencidos que o casal que seguia à sua frente estavam a dar-se muito bem para quem apenas se conhece há dois ou três dias, logo era óbvio que a química que existia entre os dois era muito grande. Contudo o motivo da conversa entre o casal era outro: Mark Phillips. Mr. Darcy estava algo curioso por saber mais sobre este primo de Lizzy que ele desconhecia.

— Lizzy? Como é este teu primo, esse tal de Mark Phillips?

— Se me perguntas com medo que seja igual á minha tia, descansa ele não tem nada de parecido com ela. Mark tem muito do meu pai, ele cresceu connosco em Longbourn, o meu tio apenas tinha tempo para os negócios e a minha tia...bem tu conheces a minha tia.

— Quer dizer que ele cresceu como se fosse um "irmão" para ti?

— Darcy? Tu estás com ciúmes de Mark? É isso...podes ficar tranquilo, Mark é como um irmão.

— Tu disseste que ele se foi embora para estudar?

— Sim, foi para a Escócia. Primeiro cursou Economia por imposição do meu tio, mas segundo sei tirou depois um curso de Direito.

— Ele é...da tua idade...ou...

— Ele é um pouco mais velho que eu. E deixa de ter ciúmes, na minha vida só existes tu.- param, olham-se por um momento e dão um beijo calmo e sereno.- E antes que ouças por outras pessoas, vou-te contar um pequeno segredo.

— Segredos de família? Estou curioso...

— Não é nada de grave, mas sei que se não to disser eu podes julgar-me e...

— Lizzy. O meu tempo como alguém orgulhoso e preconceituoso morreu no dia em que te conheci.

— Bom, mas prefiro que o saibas por mim...- e vendo que Darcy a deixava continuar...- Quando eu e Mark éramos mais novos nós sempre prometemos que um dia nos casaríamos...e antes de ele se ir embora nós prometemos que quando ele voltasse se estivéssemos solteiros...nós nos casávamos.

— Foi uma promessa de criança, e de jovens ingénuos. Contudo e o que importante é que os planos dele falharam, pois tu já és minha e não tenciono deixar-te nunca.

— Possessivo...eu amo-te e nada nem ninguém me irá separar de ti. Eu e Mark nunca daríamos certo mesmo, somos irmãos...

Continuaram a falar da infância de Lizzy e Mark, das tropelias que faziam, e assim que avistram Longbourn aperceberam.se que havia visitas, pois havia uma carruagem parada junta à entrada da propriedade e que Lizzy não reconhecia. Quando se aproximaram da porta de entrada já Hill os esperava.

— Bom Dia Hill.- cumprimenta Lizzy...- Quem está de visita aos meus pais, vi uma carruagem contudo não a reconheci?

— É o seu primo: Mr. Mark Phillips.

— Mark. Sempre veio passar o Natal connosco, e os meus pais onde estão?

— Seu pai foi caçar com Mr. Wickham e Mr.Gardinner. Sua mãe está na salinha com Mrs. Phillips e Mrs. Gardinner.- e assim se encaminharam os cinco até à salinha onde estavam as senhoras. Alice e William logo se dirigiram à mãe, já Lizzy cumprimentou a mãe e depois as tias.

Apresentou o Coronel e logo viu o ar da sua mãe, com certeza já a pensar em casa Kitty ou Mary com o mesmo. Todas as damas ficaram impressionadas, o que era de todo compreensível, pois Fitzwilliam era sem dúvida alguém com porte e bonito. E enquanto Mr. Darcy falava com Mrs. Gardinner, Alice e o Coronel falavam animadamente sorrindo. Já Lizzy ficara presa na conversa com a mãe e a Tia Mrs. Phillips.

— Lizzy. Já sabes que o teu primo regressou finalmente para casa.- e virando-se para Darcy, Lizzy já sabia o que ele lhe ia dizer...- Sabia, Mr. Darcy, que a minha Lizzy e Mark eram muito chegados quando novos. Eles até falavam em casar...- Elizabeth sabia que a mãe ou Lydia iriam falar disso, e agradeceu-se mentalmente por não ter escondido nada daquilo a Darcy, pois dessa forma não haveria explicações a dar.

— E onde está o Mark?

— Com as tuas irmãs no jardim. Mark quis rever os lugares por onde cresceu. Diz que já não se lembra de quase nada, mas também teve mais de 10 anos afastado de nós.

— Sabes bem que Mark quis se afastar porque ambicionava mais para ele no futuro.

— O futuro dele estava garantido, se tivesse continuado com o negócio do teu tio Mr. Phillips...

— Mãe, o Mark nunca gostou da área do comércio, de contas e economia. Mark sempre gostou de ajudar as pessoas, de as defender...de...

— Ah! Já me ia esquecendo com ele veio um jovem, muito elegante e bastante agradável. Será um optimo partido para Kitty, ou até para Mary. Mas penso que Kitty o interessou mais.- disse Mrs. Bennet

— Sim, de facto, um partido a considerar: três mil Libras.- diz Mrs. Phillips.

Elizabeth não conseguiu conter um leve sorriso e olhando para Darcy, não pode deixar de agradecer pelo facto de este não estar a ouvir a mãe e a tia. Apesar de tudo, até ela ficava incomodada com esta forma vulgar da mãe "vender" as filhas por dotes e posses. No momento em que finalmente deram por concluída a conversa de circunstância com as três damas, entram na sala os três cavalheiros. O Coronel, que não sabia da familiaridade de Wickham com os Bennet ficou algo perturbado com a sua presença, mas Darcy disse-lhe algo que acalmou.

— Lizzy, minha filha que surpresa. Não contava ver-te aqui connosco. Mr. Darcy, como vai?

— Papá. Viemos acompanhar Alice e William até Loungbourn...

— e suponho que sabendo da presença do teu primo não te vais embora sem o ver, correcto?- Lizzy arqueia as sobrancelhas e sorri...- Mr. Darcy, proponho uma pescaria no lago aqui perto, não é tão bonito como o de Pemberley mas dá para uma boa distracção.

— Aceito com prazer. Mas permita-me que lhe apresente o meu primo o Coronel Fitzwilliam. Fitzwilliam, Mr. Bennet.

— Como está Coronel, prazer em o conhecer. Que tal juntar-se ao grupo para uma boa pescaria?

— Seria um prazer Mr. Bennet, agradeço.

Mr. Wickham para evitar todo o mal estar que imperava entre os três, preferiu não os acompanhar. Assim enquanto Mr. Bennet, Mr. Gardinner, Willy e os dois primos foram para a sua pescaria; Lizzy e Alice foram à procura de Mark.

— Como vamos encontrar o Mark? nem sabemos por onde foram?

— Alice, esqueces-te que eu conheço o Mark melhor que a mim mesma. Vem, ele deve estar no nosso lugar de sempre.- Lizzy encaminhou-se para perto do pequeno bosque que existia em Longbourn, no mesmo lugar onde esta conversou com Lady Catherine e percebeu que talvez ainda pudesse ter esperança no seu amor por Darcy. Quando estavam a chegar, percebeu que Mary as tinha visto.

— Aí vêm Alice e Mrs. Darcy, não pensei em vê-las hoje...

— Mrs. Darcy?- pergunta Mark a Mary, ainda de costas para Lizzy...- Quem é essa? A preceptora de Alice?- e virando-se nessa altura vê a pequena Alice e Elizabeth.- Mary acho que te enganaste, são apenas a pequena Alice e a minha Lizzybee...

— Mark...à tanto tempo...- Lizzy abraça-se a Mark, e este redopia-a no ar, tal como faziam em crianças...- Pensei que nunca mais voltasses. Como estás?

— Bem, muito bem. Vejo que a minha Lizzybee continua linda e diria mais feliz?

— Sempre a elogiar-me, sim estou muito feliz. Hoje especialmente porque te tenho aqui comigo ao fim de mais de 10 anos.

— Sim é verdade foi muito tempo. Sabes que Mary te confundiu com uma tal de Mrs. Darcy, será que ela é assim tão parecida contigo ou será que Mary precisa de trocar de óculos!?

— Mas Mark...- Mary tenta explicar-lhe que Lizzy é a Mrs Darcy, que elas eram na verdade a mesma pessoa. Porém Lizzy estava a gostar de toda esta confusão e resolveu prolongar um pouco a brincadeira.

— Queres mesmo conhecê-la? Posso saber o teu súbito interesse por alguém que nem sabes quem é? Olha que ela pode ser feia, gorda, deselegante...

— Se ela é parecida contigo, duvido que seja isso tudo que dizes. Porém se de facto ela é parecida contigo preciso de lhe dizer apenas uma coisa.

— Ah! E o que seria?- pergunta Lizzy, agora algo curiosa por saber o que o primo diria a Mrs. Darcy.

— Que tu és sem dúvida nenhuma superior a ela em tudo: beleza, elegância, simpatia, e muitas outras virtudes e qualidades.

— Prometo que irás conhecê-la mais cedo do que imaginas. Mas não achas que te estás a esquecer de alguém?- Diz Lizzy olhando para o rapaz que está junto de Mark e até agora apenas olha para os dois.

— Claro, desculpem. David, esta é a minha prima Miss Elizabeth Bennet ou como só eu a chamo a minha Lizzybee. Lizzy este é David Bell, meu melhor e talvez unico amigo.

—- Prazer em conhecê-la Miss Bennet, parece-me que já a conheço há muito tempo. Mark sempre fala de si com grande estima.

— O prazer é meu. Mas, convém neste momento corrigir um erro de meu querido primo, que confesso deixei voluntariamente Mark cometer.- e virando-se para Mark...- Mary tinha razão quando se referiu a mim como Mrs. Darcy...

— Lizzy, estás a brincar. tu casaste? Não posso acreditar...

— Sim, e sou muito feliz. Pensei que minha mãe ou a tu te tivessem informado, da forma como elas são...

— Bom a verdade é que ainda nem tive muito tempo nem com a minha mãe nem com a minha tia, sabes bem como nunca gostei da forma como elas falavam...

— Bom, mas agora já sabes. Eu casei e me tornei Mrs Darcy e Jane também se casou tornando-se Mrs. Bingley.

— A minha doce Jane casou-se? E ela veio contigo? Onde está ela?

— Ela não veio, ficou em Netherfield a 3 milhas daqui. Jane está grávida, e acordou algo indisposta.

— Casada e à espera de um filho...são só novidades. Três primas grávidas. Uma já é mãe, outra está à espera do seu primeiro filho, e tu...- e apenas abano a cabeça...- Bem agora só falta a minha pequena Alice dizer que já está casada também.

— Não, Mark. Eu sou muito nova para pensar em casamento.

— Vejo que cresceste bem parecida aqui com a nossa prima, influências de visitas a Londres Lizzy?

— Não. Alice é apenas sensata e muito responsável para a sua idade...

— Mas agora pensando bem...estou algo desapontado contigo. Não me prometeste esperar por mim e quando eu voltasse nos casaríamos?

— Lizzy?! Tu prometeste casar com Mark e no fim casaste com Mr. Darcy? Não se faz...-diz Lydia que até ali estava cochichando com Kitty. Lizzy olhou para ela com uma cara de quem a quer repreender ali e agora, mas se contem.

— Nós éramos novos, ingénuos e inocentes. Mal sabíamos o que o futuro no reservava, e sei que Mark não se apegou a essa promessa de crianças.

— Não, claro que não. Estava apenas a brincar um pouco com Lizzy. E espero que esse tal de Mr. Darcy te mereça minha Lizzybee, pois se alguém o merece és tu.

Quando chegaram junto à casa encontraram-se com os quatros cavalheiros que regressavam da pescaria, junto de William. Lizzy aproveitou para apresentar Mark a Darcy e ao Coronel Fitzwilliam. Para descanso desta Darcy simpatizou bastante com o primo, e logo iniciaram uma conversa sobre economia e política. E enquanto Lizzy se afastou para falar com a tia Mrs. Gardinner, Mark e Darcy continuaram a conversa embora agora o motivo fosse outro.

— Vejo que faz a minha prima muito feliz. Acho que há muito tempo não via aquele sorriso na face de Lizzy.

— E faço tudo para a fazer feliz. Elizabeth é muito importante para mim, ela fez-me ver a vida e a forma como me relacionava com a mesma de forma diferente. Pelo que ela me disse Mr. Phillips é como um irmão para ela.

— Sim, na verdade fomos criados juntos. Sempre nos entendemos muito bem, éramos e somos como irmãos.- nesta altura Elizabeth aproxima-se dos dois...

— Espero que não tenhas cometido nenhuma gaffe e contado uma das muitas tropelias que fazíamos quando pequenos?

— Bem, por acaso não. Mas já que falaste no assunto posso contar algumas se Mr. Darcy assim o quiser.

— Não, Mark. Por favor, o que vai o meu marido pensar de mim?

— Que eras uma criança muito irrequieta,mas responsável. Claro que tinamos sempre em Jane uma salvadora...e por falar nisso, achas que posso ir visitar Jane depois de almoço? Estou ansioso por a ver...

— Claro que não. Jane irá adorar rever-te e tenho a certeza que Mr. Bingley te receberá de braços abertos.

— Então fica combinado, depois de almoço irei com Alice e William até Netherfield já que estes estão lá hospedados.

E assim Mr. E Mrs. Darcy com tudo combinado despedem-se de todos, uma vez que não tinham avisado que não iriam almoçar, com certeza estariam à sua espera. E para que não voltassem a pé, Mr. Bennet cedeu a sua carruagem.

Em Netherfield, tal como Lizzy dissera, esperavam-nos para almoçar. Lizzy, logo pediu desculpa pelo atraso e explicou que demoraram um pouco mais por haver convidados em Longbourn. Jane sabendo que não era muito usual receberem visitas para além da dos tios, logo perguntou quem eram as visitas. Claro que Miss Bingley logo teve que fazer algum comentário, apenas para tentar mostrar a Darcy o quanto era "humilhante" dar-se com tal família. Este ao contrário de Lizzy, que ouviu e não se pronunciou, este fez questão de lhe mostrar que não se incomodava mais com o facto de Lizzy ser ou não do mesmo estrato social que ele.

— Espero que não te importes Bingley mas convidei-os para vir a Netherfield. Eles estavam ansiosos para rever Mrs. Bingley.

— Será que é algum admirador da nossa querida Jane? Será melhor teres cuidado Charles.- afirmou ironicamente Miss Bingley. Elizabeth estava a ficar cansada de tantos comentários inconvenientes, mas ela tinha prometido a si própria que nunca mais seria aquela Miss Bennet que respondia sem pensar.

— Mr. Bingley, não se inquiete, pois a visita é apenas o nosso primo Mr. Phillips e uma amigo que veio com ele passar o Natal em Herdfordshire.

— Mark?! Mark voltou, ele está em Longbourn...mas quando é que ele chegou? E porque é que ele não avisou?

— Ele chegou ontem, mas penso que depois das Festividades voltará de novo para a Escócia.

— Vive na Escócia! E o que faz Mr. Phillips? Trabalha no comércio ou...

— Neste momento estuda direito...

— Direito!- e virando-se para a irmã Mrs. Hurst...- mais um advogado para Grace Street Churcg...- rindo-se de seguida.

Lizzy fingiu que não ouviu, mas uma lágrima caiu-lhe dos olhos. Esta tentou disfarçar, mas Darcy percebeu e dando-lhe a mão tentou assim com este gesto dar-lhe a força para ela se reerguer e enfrentar as palavras das duas irmãs. Ele como Lizzy sabiam que Mark iria com certeza dar uma boa lição às duas, pois apesar de ser filho de quem era ele nada tinha que o envergonhasse, pelo contrário Mark conseguiu por ele próprio ser muito mais que o pai.

Um pouco depois do almoço, ouviu-se o som de uma carruagem, Elizabeth e Jane dirigiram-se de imediato ao encontro da mesma, sabendo que era o primo. Jane estava feliz com este reencontro, Mark sempre forma como um irmão para elas. Apresentou-o a Mr. Bingley, às irmãs desde bem como a Mr. Hurst e finalmente a Miss Darcy. No final de todas as apresentações enquanto Georgiana a convite de Miss Bingley tocava ao piano Jane e Lizzy falavam animadamente com o primo junto de Darcy e Bingley.

— Pensei que nunca mais voltasses para no ver, pensei até que nos tinhas esquecido...

— Eu esquecer-me de vocês as duas...como poderia fazer isso. Digam-me cavalheiros, como esquecer alguém que nos defendia sempre. Cada vez que eu e Lizzy aprontávamos lá estava a Jane a salvar-nos a pele.

— Mark! Mas de facto tu e a Lizzy juntos eram terríveis. Peço desculpa Lizzy, porém é a verdade.

— Não há problema, Mark já me "denunciou" antes. Porém, devo confessar que nos divertíamos muito.

Mr. Bingley simpatizou bastante com Mark, mas para Charles Bingley todos eram dignos da sua simpatia, já Mr. Darcy embora mais reservado nas suas opiniões simpatizava com Mr. Phillips e Lizzy ficara radiante. Quando Miss Darcy acabou de tocar foi aplaudida por todos. Mark notou então na beleza e suavidade de Georgiana e desde logo o encantou. Contudo, ele aprendera a ser cauteloso nos seus sentimentos e ninguém se apercebera de tais sentimentos.

 


Não quer ver anúncios?

Com uma contribuição de R$29,90 você deixa de ver anúncios no Nyah e em seu sucessor, o +Fiction, durante 1 ano!

Seu apoio é fundamental. Torne-se um herói!




Hey! Que tal deixar um comentário na história?
Por não receberem novos comentários em suas histórias, muitos autores desanimam e param de postar. Não deixe a história "Orgulho e Preconceito - A Continuação" morrer!
Para comentar e incentivar o autor, cadastre-se ou entre em sua conta.