Orgulho e Preconceito - A Continuação escrita por Clarinesinha


Capítulo 3
2 - A Visita a Pemberley




Este capítulo também está disponível no +Fiction: plusfiction.com/book/700593/chapter/3

Como ficara combinado Mr. Bennet, Kitty, Mr. e Mrs. Bingley partiram para Pemberley logo depois de Mrs. Bennet e Mary terem partido para Bath com os Phillips. A viagem até Derbyshire foi algo cansativa, mas gratificante. Kitty ficara maravilhada com a paisagem não deixando de apontar a Jane e ao pai os locais que mais a fascinavam, enquanto Mr. Bingley se limitava a sorrir. Jane embora. menos extravagante nas suas opiniões estava também ele encantado com o que via. Ao chegaram próximo de Pemberley, Kitty a mais entusiasta dos viajantes, nem quis acreditar no que via, a casa de era magnifica e ficou tão maravilhada como Elizabeth o ficara uns anos atrás. Ao descerem a colina conseguiram vislumbrar Mrs. Darcy que os esperava, bem como Mr. Darcy e Miss Darcy.

— Pai. Que bom é vê-lo...- exclamou Lizzy abraçando o pai.

— Seja bem vindo Mr. Bennet.- cumprimentou Mr. Darcy educadamente.- Miss Bennet.

Enquanto Elizabeth apresentava a irmã e o pai a Miss Darcy, Mr. Darcy cumprimentou Mr. e Mrs. Bingley.

— Mrs. Bingley, como está? Finalmente conseguiu convencer o meu amigo Bingley a vir até Pemberley. Sabia que estou à mais de três meses a tentar convencer o meu amigo...

— Darcy...estás a tentar envergonhar-me perante a minha esposa.

—Não. Peço perdão se essa foi a interpretação tomada...

— Não é necessário desculpas Mr. Darcy pois posso-lhe assegurar que não tomei suas palavras como ofensivas.

Quando todos já tinham entrado Jane e Lizzy se abraçaram, os homens e a as duas mais novas já tinham entrado. Porém as duas irmãs ainda nem se tinham cumprimentado como deve de ser.

— Jane, que saudades. Como estás?

— Bem Lizzy, muito bem. Mas, ainda melhor agora que estou perto de ti. Agora diz-me quando me irás apresentar os tão famosos jardins de Pemberley?

— Jane...- Lizzy sabia bem o que Jane queria dizer com aquelas palavras, uma vez que tempos atrás quando lhe contara do seu noivado com Mr. Darcy, esta lhe perguntou quando é que se tinha apaixonado e Lizzy em tom de brincadeira lhe respondera que fora quando vira os lindos Jardins de Pemberley.

Na verdade Elizabeth nunca soube o momento exacto em que ficara enamorada por Darcy, talvez o "ódio" que sempre sentiu por ele desde o primeiro momento em que o viu no baile e ele a "rejeitou" fosse já o "amor" a florescer dentro dela, ou talvez não...ela não conseguia dizer o momento em que se vira apaixonada. Sabia, contudo, que agora o amava e que ele era sem dúvida o homem da sua vida.

O serão correu agradavelmente bem, Mr. Bennet e Mr. Darcy conversaram durante a noite toda e Lizzy estava feliz por os dois se entenderem-se tão bem. Já esta passou uma noite maravilhosa falando com Mr. Bingley ora falando de Jane ora de Darcy. Já Jane esteve a conversar com Georgiana, que estava muito à vontade com esta. Quer Lizzy quer Darcy estranharam um pouco já que a irmã deste era muito reservada principalmente quando se tratava de pessoas com quem ela não tinha intimidade. Kitty era a única que se mantinha mais calada, mas não parava de olhar para o piano...ela tinha ouvido falar tanto daquele piano que Darcy tinha oferecido à irmã que mal conseguia aguentar a ansiedade para poder também ela o experimentar.

Quando Miss Darcy se levantou para ir tocar, a pedido de Lizzy, Kitty foi para junto do piano esperando que talvez pudesse também ela tocar. Enquanto isso Jane falava com Lizzy e Mr. Bingley foi-se juntar aos outros homens,

No fim de tocar Georgiana percebendo a ansiedade de Kitty perguntou-lhe se ela tocava, ela assentiu de imediato, e foi assim convidada para tocar. Kitty olhou para Jane como que a pedir-lhe permissão. Jane limitou-se a sorrir e Kitty aceitou, Lizzy assustou-se um pouco lembrando-se do que se tinha passado no baile em Netherfield, contudo olhando para uma Jane tão tranquila acabou por serenar os seus receios.

Kitty começou a tocar, e embora não fosse tão boa executante como Miss Darcy, tocava razoavelmente bem, talvez até melhor que Mary. Elizabeth ficou radiante por saber que a irmã estava tão mais calma, e educada, no final do seu desempenho Kitty foi muito aplaudida.

Lizzy olhou de relance para Darcy que nessa mesma altura a olhava também, e os dois trocaram um olhar de felicidade e "orgulho", não um orgulho que ofende ou magoa, mas aquele que se oferece a quem se ama.

Passou-se assim a noite a ouvir ora Miss Darcy ora Miss Bennet a tocar. As duas iniciaram ali uma boa amizade, que do ponto de vista de Lizzy não só era óptimo para Georgiana como também era uma boa influencia para Kitty.

No dia Seguinte Mr Darcy acompanhado pelos outros dois homens saiu para a pescaria combinada no dia anterior. Assim as senhoras ficaram sozinhas em casa, Kitty e Georgiana conversavam bastante animadas, enquanto Jane e Lizzy falavam numa outra parte da sala sobre as suas vidas de casadas. Até que Mrs Darcy decidiu propor um passeio pelos famosos jardins, o que foi aceite de bom agrado por todos. Com Georgiana e Kitty mais à frente, as irmãs aproveitaram para conversar mais um pouco.

— Kitty está sem dúvida muito mudada. Talvez o afastamento de Lydia fosse o que ela precisava.

— Sem dúvida, Kitty está mais interessada nos estudos e passa a vida a ir para Netherfield para ir tocar no piano de lá...porque no de casa Mary não a deixa tocar.

— Bem que Mary não nos ouça, mas Kitty com certeza toca melhor que ela...e a sua voz, nunca a tina ouvido cantar ela tem uma voz linda.

— Ainda bem que Mary está bem longe...- e riem-se as duas...- Lizzy agora percebo como é que te apaixonaste por tudo isto...é lindo.

— É...mas nem que me dessem 20 casas com jardins como estes eu as aceitaria...-olhando para Jane que estava com um olhar perdido...- Tudo isto sem Darcy não tinha qualquer significado para mim. Sou feliz porque o tenho a ele e não isto que nos rodeia.

— Falas como uma pessoa verdadeira e profundamente apaixonada.

— Jane...- Lizzy cora um pouco...- não posso mentir-te, cada dia que passa estou mais apaixonada. Darcy é mais do que mereço, e só de pensar no que lhe disse há anos atrás em Kent...

— Mas ele não te cobre isso de certeza, pois não? Não tenho a certeza que não...

— Não...e até se zanga comigo quando lhe falo do assunto, mas eu nunca me esquecerei como fui desprezível naquele dia.

— Lizzy, se ele te perdoou porque não podes fazer o mesmo contigo própria. Não sejas tão severa contigo mesma Lizzy.

— Talvez tenhas razão, e o que achas de Miss Darcy?

— É um doce de rapariga, educada com um certo requinte, mas nada altiva. E tem muita paciência para Kitty, que embora mais calma continua a ser a nossa Kitty.

— Georgiana é um doce, mas diz-me Kitty não teve mais notícias de Lydia?

— Teve sim, Lydia convidou-a algumas vezes para ir até Newcastle, como supões ela quis ir.

— E o pai?

— O pai não deixou, como é obvio. Penso que a Lydia ainda tentou junto da mãe para convencer o pai de forma a deixar Kitty ir passar uns dias com ela no Norte, mas o pai estava determinado e não foi na conversa.

— Kitty ficou bastante desiludida tenho a certeza, elas eram muito ligadas, mas o pai fez bem.

— No início ficou sim, mas depois acho que acabou por aceitar e agora acho que já nem pensa no assunto. Lizzy?

— Sim...

— Não há nada que me queiras contar? Ou desabafa?

— Não...penso que não. Do que estás a falar?

— De umas certas ofensas, feitas por uma certa dita senhora?

— Não faço ideia do que estejas a falar, a sério Jane não sei...

Mrs. Bingley percebeu que Lizzy não lhe iria dizer nada sobre o assunto e começou por lhe dar notícias de Charlotte. Lizzy há muito que não tinha noticias da sua amiga e ficou radiante ao saber que esta era mãe de uma menina linda a quem tinham colocado o nome de Amélia.

Chegou então a altura de regressarem a casa e chegando junto da entrada avistaram os homens que estavam também eles a retornar da sua pescaria que rendeu ainda alguns peixes.

Os dias foram passando e após um mês de estadia em Pemberley Mr. Bennet recebeu uma carta de Mary.

— Que diz Mary pai? Aconteceu alguma coisa à mãe ou aos tios?- perguntou Jane um pouco assustada com a chegada da carta.

— Não, podes ficar descansada. Toma lê tu...- e dando a carta a Jane esta dirige-se para junto de Lizzy para que possam ler as duas. As doenças de Mrs. Bennet eram sempre algo exageradas, e todas elas sabiam dar o desconto das mesma, contudo para Mary escrever alguma coisa tinha acontecido.

"Querido Pai,

Não se alarme ao receber a carta pois nada aconteceu de grave, tanto eu como a mãe estamos bem de saúde. Escrevo-lhe, para o informar que voltaremos mais cedo do que era previsto. Meu tio recebeu ontem um chamado o qual não pode faltar. Assim sairemos de Bath amanhã esperando estar em Pemberley daqui a um dia. Peço-lhe que informe Mr. e Mrs. Darcy do sucedido, esperando não sermos um incómodo para eles. Sua Filha...Mary Bennet"

— Como podes ver minha querida Lizzy a minha estadia em Pemberley será mais curta do que previa. Amanhã teremos cá a tua mãe e espero Mr. Darcy...- diz Mr. Bennet virando-se para este...- Que não me leve a mal esta invasão.

— Não de todo, serão sempre bem vindos.- respondeu Mr. Darcy. Lizzy sabia o sacrifício que era para Darcy ter que aturar as indelicadezas de Mrs. Bennet, e que se o fazia era por ela.

Mr. Bennet colocou todos ao corrente dos seus planos: passariam a noite em Pemberley e partiriam no dia seguinte. Em vão Lizzy com a ajuda de Mr. Darcy, o tentou convencer a ficar mais uma semana, mas Mr. Bennet não desistiu dos seus planos. Kitty ficara desolada e implorou ao pai para que a deixasse ficar em Pemberley, ideia que este não aceitou de forma nenhuma.

Então em ultima instância Kitty falou com Jane, pedindo-lhe que falasse com o pai e com Mrs Darcy. Esta embora hesitante acabou por concordar em ajudar Kitty. Primeiro falou com o pai que aos poucos e com algumas condições foi deixando de ser tão resistente à ideia. Jane aceitou as duas condições do pai: falaria com Lizzy e apenas se esta e Mr. Darcy concordassem Kitty ficaria, e quando Jane voltasse esta iria com ela. E Kitty foi avisada que teria que obedecer a tudo às irmãs...o que ela logo aceitou.

A chegada de Mrs. Bennet foi como Lizzy pensara atrapalhada e bastante aparatosa. Mr. Darcy tentou ser o mais agradável possível e Mary mostrou-se também ela mais amável.

— Elizabeth, minha querida, como estás? Eu diria que estás com uma cor bastante agradável. E Mr. Darcy, como está?

Lizzy mais se pode conter, pois a forma como a mãe se dirigia a Darcy não lhe agradou e virando o seu olhar para o seu marido lhe deu um sorriso triste e envergonhado, mas Darcy ao contrário do que esta pensara não se ressentiu e devolveu-lhe o sorriso, fazendo-a sentir-se mais tranquila. Enquanto as senhoras entravam, os homens saíram para caçar.

Quando Lizzy lhe apresentou Miss Darcy esta com toda a sua "indelicadeza" afirmou que Miss Darcy era sem dúvida mais simpática que Mr. Darcy. Georgiana mostrou-se algo surpreendida e olhou para Lizzy tentando saber o que dizer ou fazer perante aquele comentário. Elizabeth sorriu-lhe e tentou com a expressão do seu olhar mostrar o quanto lhe pedia desculpa pelas palavras da mãe.

O dia foi passando com nada de importante a salientar, para além das constantes impertinências de Mrs. Bennet. Ao serão Georgiana e Kitty como era já usual tocaram piano, alternando a vez. Mary que gostava de se exibir quis também tocar, e assim se passou o serão. Jane como prometera a Kitty falou com Lizzy sobre a eventualidade de esta poder lá ficar mais uns dias, e que Jane a levaria quando regressasse.

— Que achas Lizzy? Kitty está com tanta vontade em ficar e tal como te disse ela voltaria comigo e com Mr. Bingley para Longbourn.

— E o pai, que acha dessa ideia?

— Eu falei com ele, e não se opõe se tu e Mr. Darcy também não o fizerem.

— Kitty melhorou bastante e Georgiana bem precisa de companhia. Vou falar com Darcy e se ele não se opuser eu mesma direi ao pai.

Mrs. Darcy assim que tem uma oportunidade falou com Mr. Darcy, repetindo toda a conversa que Jane teve com ela, e que seria bom para Georgiana ter alguém para conversar. E como esta esperava, Darcy respondeu-lhe que se fosse para a fazer feliz que não se oporia...e que de certa forma seria realmente bom para Georgiana. Lizzy foi então ter com o pai e informou-o que podia estar descansado que Kitty poderia ficar até Jane retornar a casa.

No dia seguinte Mr. e Mrs. Bennet, e Mary despediram-se agradecendo a hospitalidade de Mr. e Mrs. Darcy e partiram. Após a partida dos pais Jane e Lizzy ficaram com mais tempo para passearem e conversarem, já que Georgiana e Kitty agora não se despegavam.

— Lizzy...

— Sim...

— Já pensaste na hipótese se seres mãe...?

— Sim...mal posso imaginar a alegria que sentiria em dar um filho a Darcy. Jane...porquê essa pergunta? Tu estás...tu sabes...

— Não Lizzy, quer dizer penso que não. Mas tenho andado a pensar nisso, e acho que gostava muito de o ser, acho que nessa altura sim seria a mais feliz das mulheres.

— E Mr. Bingley, que acha da ideia de ser pai?

— Não sei, mas tenho a certeza que ficaria tão feliz como eu. Quem não o ficaria. E tu Lizzy achas que Mr. Darcy o deseja, tanto como tu?

— Nunca lhe perguntei nem pensei muito nisso...mas, ao vê-o com os nossos primos há uns meses atrás tenho a certeza que não seria um mau pai.

Elizabeth pensava mesmo que Mr. Darcy seria um óptimo pai e bastava para isso olhar para Georgiana, para quem Darcy era muito mais que um irmão...era um pai. Enquanto passeavam encontraram por acaso os respectivos esposos que vinham também eles de um passeio onde Darcy mostrou alguns terrenos a Bingley. Assim voltaram os quatro para casa. Lizzy teve então a oportunidade para agradecer ao seu esposo a paciência que tivera para com a mãe e suas atitudes.

— Sei como ela é...por vezes...algo impertinente, mas...

— Querida Lizzy...não te preocupes com isso pois eu já o esqueci. Diz-me uma coisa que tal achas de irmos passar o inverno em Netherfield, passar o Natal com a tua família.

— E tu estarias disposto a ir...mesmo sabendo que existe uma proximidade tão grande com Longbourn e o que isso significa?

— Sim, se tu o quiseres. Georgiana irá passar o Natal com a minha tia que assim o exige todos os anos e nós iríamos para Netherfield.

— Georgiana tem mesmo que ir para Rossings?

— Infelizmente a minha tia assim o exige...mas eu sei que ideia de estares junto de Mrs. Bingley e do teu pai te alegra.

— Estaria disposto a fazer um "sacrifício" desses por mim...- e sem se conseguir conter o abraça...- Oh! Darcy, és tão bom. E é claro que quero e que me faz sentir feliz...mas...

— Então está decidido, direi a Bingley que nos pode esperar pelo final de Novembro, que achas?

— Sabes se a irmãs de Mr. Bingley estarão lá?

— Não sei, provavelmente sim. Elas passam o Natal com Bingley todos os anos, por isso este ano não será diferente. Porquê, algum problema...ciúmes?

— Não que ideia. Mas os seus modos são um pouco irritantes e sinceramente bem que dispensava a presença das duas.

— Elas são um pouco altivas, mas tu de certeza que lhes irás dar uma lição. Lembro-me bem das respostas que lhes davas, não vais dizer que as temes agora.

— Não, mas eu nessa altura era apenas a obstinada Miss Eliza Bennet que não aceitava desaforos de ninguém...nem de ti.

— E hoje, podes-me dizer quem és? É que eu acho que estou um pouco confuso...

— Hoje...sou Mrs. Elizabeth Darcy, esposa de Mr. Darcy de Pemberley, e como tal não o posso deixar ficar mal.

Darcy riu-se para Lizzy, assim como ela o fez ao dizer aquilo de forma tão a brincar como a sério. Mas, Darcy mesmo a rir-se nunca tirava aquele ar sério que o caracterizava, porém Lizzy já aprendera a lidar e a respeitar isso, e sabia bem até onde podia ir nas suas brincadeiras e embora continuasse a ser tão frontal e franca como antes por respeito ao marido tentava lidar com essa sua maneira de ser da melhor forma possível.

O convite de Mr. Bingley foi aceite e Kitty logo propôs a Mr. Bingley que desse um baile como o fizera há anos atrás, logo Jane e Lizzy a chamaram à atenção, mas Mr. Bingley achou uma ideia brilhante e ficou combinado que daria um baile assim que Mr. e Mrs. Darcy chegassem a Netherfield. Kitty ficou radiante pois há muito tempo que não dançava.

Os dias foram passando até que chegou o dia das despedidas e enquanto Mr. Darcy se despedia de Mr. Bingley, Jane e Lizzy se despediam também, já com uma certa emoção no olhar.

— Espero-te em Netherfield, as saudades desta vez serão mais fácies de suportar pois o tempo da separação é mais curto.

— Sim Jane. Dá abraços a todos e por favor se vires Charlotte pede-lhe para não se ir embora de Hertfordshire antes de eu chegar, gostava tanto de a ver.

— E ver a Mr. Collins, suponho?

— Não, podes ter a certeza que certas pessoas eu poderia bem dispensar se fosse possível.

Kitty despediu-se de Miss Darcy e de Mr. Darcy e finalmente de Lizzy e embora um pouco triste por deixar Georgiana que se tinha tornado numa boa amiga, ansiava já pelo baile...e para espantar a tristeza de deixar uma amiga para trás começou a falar do baile com Mr. Bingley.

 


Não quer ver anúncios?

Com uma contribuição de R$29,90 você deixa de ver anúncios no Nyah e em seu sucessor, o +Fiction, durante 1 ano!

Seu apoio é fundamental. Torne-se um herói!




Hey! Que tal deixar um comentário na história?
Por não receberem novos comentários em suas histórias, muitos autores desanimam e param de postar. Não deixe a história "Orgulho e Preconceito - A Continuação" morrer!
Para comentar e incentivar o autor, cadastre-se ou entre em sua conta.