A prometida do rei escrita por Vindalf


Capítulo 15
Capítulo 15




Este capítulo também está disponível no +Fiction: plusfiction.com/book/660142/chapter/15

Os dias se passaram, e Bena se convenceu que seu pedido caiu nos ouvidos surdos de Lobélia. Os dois noivados prosseguiram, um florescendo em felicidade e aceitação, e o outro fazendo Kíli e Lobélia cada vez mais infelizes.

Bena estava muito animada para dar a Thorin seu segundo presente de noivado. Ela trabalhara duro nele, dias a fio. O presente deveria provar que os noivos pensaram na proteção do amado. Bena gostava de coisas originais e sempre tentava pensar em coisas inéditas. Lady Dís teve que ajudá-la, pois ela nada sabia sobre fundição, forjas ou altos-fornos. Mas o presente para Thorin foi feito pessoalmente por ela.

Quando ela o apresentou, Thorin sorriu.

— É tão pequeno. Não pode ser uma espada.

— Na verdade — disse ela —, é um abridor de cartas.

— Um abridor de cartas — repetiu ele.

— Ao menos é o que parece — disse Bena.

— E é no mesmo estilo da minha espada, Orcrist. Como se fosse uma miniatura. — Ele a inspecionou. — Você forjou isso sozinha?

— Certamente que sim. Lady Dís me ajudou. Mas você a examinou bem?

Thorin deslizou os dedos para examinar a lâmina. Surpreso, ele exclamou:

— Está afiado!

— Isso é porque foi construído para parecer um abridor de cartas mas na verdade é uma pequena adaga pessoal — disse Bena, com um sorriso satisfeito. — Viu como uma espada pequena pode enganar muito?

Ele sorriu para ela com os olhos, encantado.

— Vou me casar com uma hobbit muito esperta. Você realmente puxa a seu tio.

— Eu jamais lhe presentearia uma arma de guerra, meu amor — disse ela. — Fiquei tão apavorada com aquele ataque de orcs...!

— E eu fiquei desesperado para protegê-la — lembrou Thorin. — Foi esse pavor que me deu a ideia do que fazer como segundo presente para você.

— Mesmo?

— Dar-lhe uma arma não seria apropriado. Dwalin diz que você ainda precisa aprender muito de combate antes de empunhar uma espada de verdade. Portanto, em vez de uma espada, eu lhe dou de presente isso.

Thorin ergueu uma espécie de blusa transparente. Bena já tinha visto algo parecido antes. Deu-se conta do que era ao ouvir o barulho metálico que a blusa fazia ao se mexer.

— Cota de malha?

— Isto não é cota de malha. É chamado mithril, nome dado por meus antepassados. Nenhuma lâmina pode penetrá-la. Eu dei uma dessas para seu tio antes da batalha pela montanha.

Bena exclamou:

— Eu vi a camisa dele! Oh, é tão lindo!

— Este colete vai proteger você em todos os momentos, minha amada, mesmo quando eu não estiver por perto — garantiu Thorin. — Use por baixo das suas roupas.

Ela ficou na ponta dos pés e beijou o nariz do noivo antes de dizer:

— Obrigada, meu amor. Nunca poderia imaginar que eu gostaria tanto de ganhar uma armadura.

Thorin e Bena sentiam-se abençoados. O noivado dos dois prosperava. Agora eles podiam rir do tempo em que passaram um amando o outro em silêncio. Se Thorin era péssimo em flertar, Bena era totalmente ignorante sobre as intenções do rei naquela época. Ela podia jurar que Thorin estava completamente apaixonado por Lobélia. Bilbo ria-se muito com essas lembranças.

O outro noivado começava a levantar suspeitas no povo. Parecia que o príncipe Kíli não estava totalmente apaixonado pela linda moça hobbit. Lobélia sempre tentava disfarçar, mas o casal só trocara um presente de noivado.

O tempo para o terceiro presente de noivado se aproximava, e Bena começou a ficar inquieta. Ela planejara um presente-surpresa para Thorin, mas pelo jeito ela é que seria surpreendida, porque o tempo estava passando e não havia sinal de que o presente estava chegando. Seu tio Bilbo (que não apenas sabia sobre a surpresa, mas também a ajudara com tudo) tentava acalmá-la. Lady Dís, que não sabia de nada, creditou seu nervosismo à proximidade cada vez crescente das bodas.

Então, um fato não menos importante aconteceu: Bena chegou à maioridade. Ela insistiu em comemorar a data observando as tradições hobbits, então foram distribuídos presentes para toda sua família estendida. Thorin a presenteou com um anel, pois ele não foi convencido a não dar um presente a sua amada, já que era uma data importante e ele queria que ela tivesse algo para marcar a ocasião.

Mal sabiam eles que essa festa dificilmente seria esquecida.

Era para ser uma festa discreta, mas Bilbo convidou seus amigos que ajudaram a retomar a montanha, e Lady Dís chamou algumas das famílias mais proeminentes de Erebor. Então terminou sendo uma reunião e tanto. Havia música e também um pouco de dança. Hobbits adoravam esse tipo de celebração, e Dís alertou Bena e Lobélia para não dançarem com ninguém que não seus noivos e a família.

Portanto, durante a noite, Bena recebeu convites para dançar de Thorin, Bilbo, Fíli, Kíli, Balin, Óin, e Glóin. Ela tentou levar Dwalin para a pista de dança, mas o anão tatuado não se mexeu, e todos se riram. Lobélia conseguiu convencer Kíli a dançar com ela - uma vez.

Tais ocorrências eram frequentes. Lobélia nem era casada ainda, mas já era isolada pelo marido e toda sua família.

Antes que a festa acabasse, Bilbo chamou a família toda para uma reunião, pois ele tinha uma grande surpresa para todos. Os olhos de Bena se acenderam: teria seu presente finalmente chegado? Bilbo se recusou a dizer.

Quando Thorin, Dís, Fíli, Kíli, Lobélia, Bena e Balin se aglomeraram na sala do trono, vazia, Bilbo explicou:

— Há um último presente para Bena. Eu soube que se trata de uma surpresa especial... de Lobélia.

Ao som do nome da prima, Bena ouviu Thorin rosnar baixinho, e pegou a mão dele, tensa. Na verdade, todos estavam tensos. Surpresas de Lobélia geralmente terminavam em dor e sofrimento.

A moça hobbit foi até a prima ao lado do Rei Thorin e disse:

— Bena, eu pensei bastante sobre o que discutimos e cheguei à conclusão que meu noivado com Kíli é uma farsa. Demorei um pouco a perceber o que minhas ações trariam no futuro. — Ela se virou para Kíli (que tinha os olhos arregalados) e declarou: — Noivo, eu gostaria de romper nosso compromisso e voltar para o Shire com Bilbo. Também é meu desejo implorar perdão a todos vocês e partir em amizade. Lamento muito todo o sofrimento que causei, principalmente ao Rei Thorin, Príncipe Kíli e minha prima Bena.

Houve exclamações mudas de virtualmente todos os presentes, à exceção de Bilbo. Lobélia lhe dissera tudo antes — ou então ele jamais teria reunido a família em plena festa de Bena.

A aniversariante, aliás, tinha lágrimas nos olhos:

— Oh, prima!... Fala sério? Mesmo?

Lobélia assentiu. Num impulso, Kíli arrebatou-a pelos braços e girou-a em comemoração. Ela deu um gritinho, e os demais celebraram.

— Minha noiva — disse Kíli, com um sorriso que mal cabia no rosto —, eu realmente não consigo dizer o quão feliz você me fez.

Thorin indagou:

— O que a compeliu a mudar de ideia assim?

Lobélia voltou os olhos para o chão e deu de ombros, envergonhada.

— Acho que eu apenas abri os olhos. Era tanta tensão, e aí eu falei com Bena. Ela me fez ver como eu causei dor a todos vocês. Eu estava determinada a ser rainha, porque era minha única chance. Eu não percebi de início o preço que eu teria que pagar. E Kíli... — Ele lançou um olhar para ele, depois suspirou. — Agora eu sei que seria uma péssima rainha. Ser rainha significa estar pronta a fazer sacrifícios por seu povo. Eu não estava pronta, e Kíli me ajudou a ver isso. Lamento por tudo. Sinto tanta vergonha.

Bilbo sorriu, dizendo:

— Estou muito orgulhoso de você, Lobélia. Está fazendo a coisa certa. Seus pais vão se orgulhar de você.

Dís também sorriu:

— Fico muito feliz que finalmente tenha se dado conta da realidade. Esperava que você desistisse depois de perceber que jamais subiria ao trono. Por isso fico duplamente feliz que tenha feito por razões mais nobres.

Bena indagou:

— Por que está tão certa de que Lobélia jamais seria rainha, milady? Se Kíli é herdeiro ao trono...

O próprio Kíli explicou:

— Sou o segundo na linha de sucessão, Fíli é o primeiro. Então tenho poucas chances de ser rei.

— Ainda não entendo.

Fíli lembrou:

Khazâd vivem em média 300 anos. Então Thorin deve reinar por mais cem anos no mínimo, se não mais.

Dís acrescentou:

— Seu povo envelhece de maneira diferente. Um hobbit não vive mais que 120 anos, disse Bilbo. Então existia toda chance que Lobélia se fosse, devido a idade, antes mesmo que Fíli chegasse ao trono.

Fíli deu de ombros:

— Mas agora, com o casamento de Thorin, minhas chances de ser rei diminuem a cada dia.

Lobelia indagou:

— Mas como pode ser?

Quieto até esse momento, Balin estava calmo ao dizer:

— Se Thorin tiver um filho, o garoto será o primeiro na linha sucessória. É a lei.

Bena arregalou os olhos e virou-se para Kíli. O jovem anão piscou um olho para ela, e ela sorriu, entendendo. Aquele tinha sido o plano de Kíli o tempo todo: atrair Lobélia para um sentimento falso de vitória, com o único propósito de afastá-la de Thorin e Bena. A noiva do rei se emocionou com a atitude do príncipe.

Lobélia, contudo, estava ainda mais envergonhada. Ela se voltou para Bilbo, dizendo:

— Eu nem tinha considerado esta possibilidade...

— Mesmo que Thorin não tenha um herdeiro, Fíli ainda é o primeiro na linha sucessória. — Lady Dís ressaltou. — E se Fíli tiver um filho, a criança é o herdeiro, não Kíli.

Lobélia finalmente se deu conta, exclamando:

— Eu jamais teria sido rainha de qualquer forma. Teria havido tristeza, raiva, arrependimento e por nada. Oh, Senhora Verdejante, obrigada por me mostrar a luz. Que tola eu fui! Minha senhora, por favor, perdoe-me! Kíli, humildemente, também peço seu perdão.

O jovem príncipe disse com sinceridade:

— Você realmente parece estar arrependida do que fez. Por que eu guardaria ressentimentos?

Thorin pegou as mãos de Bena entre as dele, satisfeito, e a moça encarou os olhos azuis do noivo, intrigada o suficiente para indagar:

— Isso é verdade? Se tivermos um filho, será ele o herdeiro no lugar de Fíli?

— É o que diz a lei — confirmou Thorin. — Você não sabia disso?

Bena deu de ombros:

— Não sabia. Não temos realeza no Shire. E eu também não conheço suas leis. Pensei que não houvesse disputa sobre o direito de Fíli. Já que você escolheu a ele e Kíli, pensei que nada pudesse mudar isso.

— Não, o filho de um rei sempre é o herdeiro.

Bena perguntou de maneira casual, tentando não mostrar sua animação:

— E você gostaria de um? Quero dizer, um filho. Não discutimos sobre isso.

Thorin sorriu para a futura esposa:

— Nem sabemos se será possível termos pequeninos, já que somos de raças diferentes. Mas sim, eu gostaria de ter crianças.

O sorriso de Bena era radiante, mas ninguém esperava a resposta entusiasmada dos dois jovens khazâd.

— Verdade? — indagou Fíli. — Ouviu isso, irmão?

— É claro! — Kíli sorria. — Está pensando o que estou pensando?

— Acho que sim!

E ambos completaram, em uníssono:

— Primos!!

Thorin e Dís riram-se alto, e Bilbo sorriu para Balin, mas Bena e Lobélia estavam confusas. Fíli explicou:

— É que meu irmão e eu amamos crianças e pensamos que nunca teríamos chance de ter primos. Sabe, nunca conhecemos nosso tio Frerín, que morreu antes de nascermos. E o casamento de Thorin ia ser meramente político.

Kíli completou, animado:

— Mas agora é um casamento por amor, então podemos ter primos anobbits!

Bilbo repetiu:

— Anobbits?

Fíli explicou:

— Sim, metade anão, metade hobbit: anobbit!

Todos riram, até Lobélia. Dís confirmou:

— Meus filhos adoram crianças. Lá em Ered Luin, eles brincavam muito com o primo Gimli, o pequenino de Glóin. Se Thorin tiver um filho, vão mimá-lo tanto que serão capazes de estragá-lo. E eu também, é claro. Imagine: um sobrinho ou sobrinha!...

Balin queria saber:

— Será possível? Khazâd não têm facilidade em ter filhos. É por isso que valorizamos tanto os pequeninos.

Bilbo garantiu:

— Nós, hobbits, somos bem o oposto. Meu tio é pai de doze crianças.

Todos os khazâd ficaram boquiabertos de espanto. Balin desejou, à maneira tradicional:

— Que Mahal o abençoe e que o mithril o encontre!

Kíli brincou:

— Que o mithril o encontre mesmo, com tantas bocas para alimentar!

Havia alegria e animação no ar, mas Balin suspirou, lembrando:

— Podemos estar felizes, mas o povo aguardava com ansiedade um duplo casamento real. Que diremos a eles?

Kíli respondeu:

— Diremos a verdade: não havia amor, por isso o casamento não vai acontecer.

Balin abanou a cabeça e disse, preocupado:

— Haverá fofoca.

Thorin lembrou:

Sempre haverá fofoca. Deixe as más línguas falarem. Com tempo, vão se calar.

Dís ressaltou:

— Temo que Balin tenha razão. Falta de amor não é uma razão forte o suficiente para desistir de um casamento real. As pessoas vão considerar que é uma questão de uma noiva... inadequada.

Bena se horrorizou:

— Não! Vão falar mal de Lobélia?

— Muito provavelmente — disse Dís. — A moça é adorável, Kíli também. Juntos, são um casal lindíssimo. Só um fato muito grave poderia impedir uma união tão abençoada.

Bilbo urgiu:

— Não podemos deixar que isso aconteça. Lobélia não deve ser responsabilizada.

A moça comentou, com desânimo:

— Eu provavelmente mereço, depois de tudo que eu fiz...

Bilbo foi peremptório:

— Não mesmo! Você pode ser responsável por muitas coisas, Lobélia, mas não vou admitir xingamentos e fofocas maldosas.

Sempre esperta, Lady Dís completou:

— A menos, Mestre Baggins, que façamos as fofocas trabalharem a nosso favor. Corrija-me se estiver errada, mas diria que Srta. Lobélia é tão jovem quanto Kíli?

— Não sei dizer com certeza, já que hobbits envelhecem de maneira diferente do seu povo. Mas eu diria que eles são adequados neste quesito. Thorin pode ser mais velho que Bena, mas ela tem idade para se casar.

— É aí que quero chegar. Podemos espalhar o rumor de que Lobélia é jovem demais. Seria uma diferença cultural. Então ninguém vai culpar a ela pelo noivado fracassado.

Lobélia discordou:

— Mas isso não é verdade. Tenho 37 anos, sou maior de idade.

Kíli arregalou os olhos, exclamando:

— O quê?! Você está de brincadeira!

Fíli disse:

— Não pode ser verdade!

Dís e Balin sorriram triunfantemente um para o outro: o plano funcionaria!

Bena indagou:

— Mas que idade vocês acharam que ela tinha?

Kíli respondeu:

— Uma idade casadoura respeitável é 75 anos. Abaixo de 50 é impensável.

Bilbo sorriu:

— Eu não tenho nem 65 anos!

— O povo não pensará duas vezes e todos concordarão que o casamento não deve se realizar. Seria um escândalo. — Thorin sorriu. — Melhor do que isso, não haverá qualquer prejuízo para Lady Lobélia.

— Bom, e quanto a mim? — indagou Bena, preocupada. — Sou ainda mais jovem que Lobélia.

Fíli e Kíli entreolharam-se, novamente boquiabertos. Thorin também parecia apreensivo e voltou-se para a irmã, esperando resposta. A dama não compartilhava das inquietações da sua família, e explicou o motivo:

— Vejam, aí é que está a beleza da coisa. Ela acabou de completar a maioridade, e o reino inteiro sabe disso. Ninguém vai questionar, mesmo que ela só tenha 35 anos.

Automaticamente, Bilbo, o mais velho, corrigiu:

— Trinta e três.

O príncipe mais jovem estava escandalizado e não escondeu:

— O quê?! Trinta... Ela é apenas uma criança!

— Ela completou a maioridade — reforçou Dís, com firmeza. — É tudo que o povo precisa saber. A festa de Bena é uma grande desculpa para Kíli ter descoberto a idade de sua noiva.

Balin concordou:

— Um escândalo é evitado, e Kíli e Lobélia podem até ser amigos. O público não vai achar estranho.

Bilbo sorriu:

— Então, tudo está bem quando termina bem, não é?

— Parece que sim, titio — disse Bena, sorrindo para Thorin, que devolveu o sorriso com os olhos brilhando.

Ninguém podia discordar que estava tudo bem. Uma onda de pura felicidade percorreu todo o corpo de Bena. Ela mal podia esperar para que o futuro chegasse.


Não quer ver anúncios?

Com uma contribuição de R$29,90 você deixa de ver anúncios no Nyah e em seu sucessor, o +Fiction, durante 1 ano!

Seu apoio é fundamental. Torne-se um herói!


Notas finais do capítulo

A seguir: Uma surpresa para Bena



Hey! Que tal deixar um comentário na história?
Por não receberem novos comentários em suas histórias, muitos autores desanimam e param de postar. Não deixe a história "A prometida do rei" morrer!
Para comentar e incentivar o autor, cadastre-se ou entre em sua conta.