Quem É Aquele? escrita por Vindalf


Capítulo 3
Capítulo 3




Este capítulo também está disponível no +Fiction: plusfiction.com/book/401432/chapter/3

Dois invernos se passaram. O pai da moça não resistiu e ficou sem ver a primavera. Prática, a mulher enterrou o pai na própria fazenda e passou a noite acordada, a pensar no que faria. A oferta de Mestre Thorin lhe veio à mente. E ela decidiu que nada teria a perder se partisse para uma aventura.

Com uma carroça, ela atravessou a região conhecida como Condado, de colinas suaves e vastos campos. Finalmente chegou a Ered Luin.

Era uma montanha. Havia um vigia.

— Procuro Mestre Thorin - disse ela, ao ser parada pelo guarda. - Ele já trabalhou para meu pai e disse que eu poderia procurá-lo se precisasse.

O anão desconfiado pediu:

— Espere aqui.

A mulher notou os modos sem cerimônia iguais aos de Mestre Thorin. Não se ofendeu; ao contrário: preferia o jeito sincero aos rapapés e salamaleques enganosos.

Fora assim na cidade dos homens, onde tinha sido obrigada a vender uma das vacas por um preço irrisório. Por isso ela tinha viajado até Ered Luin: para verificar se a oferta de Thorin ainda estava de pé.

Um outro anão apareceu: barba rala, tranças elaboradas e saias volumosas. Apresentou-se:

— Sou Dís, irmã de Thorin.

A humana se espantou. "Uma mulher? De barba?", pensou. Mas não falou nada disso. Fez uma mesura e disse:

— Sim, senhora, estou a seu serviço.

A anã disse:

— Meu irmão disse ter feito uma oferta a uma mulher humana.

— Foi a mim que ele fez.

— Então diga que oferta ele fez, para que eu saiba se é a mesma pessoa.

A mulher respondeu:

— Mestre Thorin generosamente ofereceu-me um lugar nas montanhas e um emprego de leiteira para a família real. Disse que o sobrinho do rei precisava tomar leite de cabra, e disse que eu poderia trazer minhas cabras e vacas para trocar por um lar e comida na montanha pelo tempo que eu quiser, se o rei concordar.

A anã olhou para ela, para a carroça, para os animais, e observou:

— Só vejo uma vaca, além das cabras.

A mulher deu de ombros.

— Tive que vender a outra vaca porque estava com fome.

— Está com fome agora?

— Sim, senhora.

— Deixe a carroça e os animais aí. Venha comigo.

A mulher acompanhou Dís até o interior da montanha. Ela nunca tinha visto nada assim. Lembrou-se que o pai dissera que os anões viviam dentro da montanha, mas não imaginara isso. Havia anões no meio da rocha, em corredores iluminados por tochas, e era um verdadeiro labirinto.

Ela continuava grudada em Dís, que encontrou um anão de barbas muito longas a quem falou palavras numa língua estranha. O anão assentiu e Dís se virou para a mulher:

— Esse é Balin, ele lhe dará comida. Vou falar com o rei e já volto.

— Sim, senhora. Obrigada, senhora.

A mulher acompanhou Balin até um local onde pôde tomar um bom caldo com carne e comer pão fresco. Era a melhor refeição que ela tinha em muitos dias.

Após agradecer muito a Mestre Balin, que lhe deu mais um pedaço de pão, a mulher viu um rosto conhecido:

— Mestre Thorin! Que bom vê-lo!

Ele deu um raro sorriso. A mulher achou uma pena que ele sorrisse tão pouco.

— Também folgo em vê-la, senhora. Fico feliz que tenha aceitado minha proposta, ainda mais nestes dias difíceis. A senhora foi mandada por Mahal!

Ela notou a angústia do anão.

— Suas palavras são graves, Mestre Thorin. Que mal o aflige e que posso fazer para atenuá-lo?

— O menino não come. Dís assegurou que você trouxe suas cabras. Pode nos ceder um pouco de leite?

— Sim, sim, estão lá fora. Se me disser como chegar lá, posso tirar leite agora mesmo.

Thorin a levou até o local onde estavam as cabras, e mandou outro anão buscar Dis. A mulher prontamente começou a ordenhar uma das cabras e garantiu um meio copo de leite.

Dís estava com um bebê no colo. A mulher encarou o pequeno: era o menor bebê que já vira, de cabelos bem pretinhos, todo vermelho de tanto chorar, sem muita força, magrinho. A mulher ficou com o coração apertadinho, achando que a criança poderia não sobreviver.

Thorin ajeitou o leite numa cabaça e passou a Dís, que imediatamente ofereceu-o ao bebê em seus braços. A criança estava faminta e aceitou o leite, ainda quente e fresquinho da cabra.

A mulher observava tudo, esperançosa. Após alguns minutos, Dís ergueu a cabaça com leite, agora vazia, e sorriu, falando algo na língua de anões. Mestre Thorin deu o maior sorriso que ela já vira, e todos comemoraram.

Aparentemente, o bebê aceitara o leite de cabra. Não chorava, e estava quietinho, talvez até adormecido.

Thorin explicou:

— Talvez não saiba, mas o bebê se chama Kíli, e já havíamos quase desistido, pois ele não se alimentava. Estava cada vez mais fraco. Iria morrer. Agora ele tomou todo o leite. Há uma esperança!

A mulher sorriu:

— Que bom! Esse também é sobrinho do rei, como a outra criança?

— Sim — respondeu Thorin. — É meu sobrinho Kíli, um dos herdeiros do trono.

A mulher ficou espantada.

— O rei... O senhor é o rei? Oh, Mestre Thorin, me perdoe. — Ela caiu de joelhos. — Perdão, Majestade, eu não sabia. Eu o ofendi, desculpe...

Thorin a ergueu, dizendo:

— Levante-se, boa mulher. Você não me ofendeu, mas prestou um bom serviço ao povo das Montanhas Azuis. Minha oferta continua de pé. Aqui não temos cabras, só umas poucas vacas. Nós os pegamos das cidades de homens, que não nos tratam bem. Se quiser viver aqui, poderá ganhar a vida com seus animais, talvez ter outros.

— Eu aceito, meu rei. — Ela fez uma reverência. — Sua oferta é generosa.

Ele apresentou:

— Minha irmã Dís deve procurá-la todos os dias para entregar o leite. Arranjaremos um local adequado para seus animais e também para você. É o que podemos oferecer. Aqui não temos muito luxo, mas há conforto, e ninguém mais passa fome.

Dis acrescentou, agora ninando o bebê Kíli em seus braços:

— Se não se incomodar em partilhar acomodações, posso colocá-la com uma família de dois irmãos e um primo. Você vai gostar de Bofur, ele é muito amistoso.

A mulher, que não tinha onde ficar e o que comer, tinha lágrimas nos olhos:

— Muito obrigada por tudo. Vocês são muito generosos. Se eu soubesse que era um rei, eu o teria tratado diferente, Mestre Thorin.

— Você e sua família sempre foram corretos comigo. Trataram bem um estranho de outra raça, sem conhecer direito, apenas por se tratar de pessoa que precisava de abrigo, comida e trabalho. A nenhum outro humano pude fazer uma oferta semelhante, minha boa mulher.

Ela sorriu. Lembrou-se de quando era pequena e perguntou a seu pai quem era aquele, tão solene e compenetrado, que às vezes ia à fazenda consertar portões, reforçar dobradiças, afiar facões e instrumentos. Ficou satisfeita ao saber que aquele era um rei, um homem que não se deixava abalar pela adversidade e que conservava o dom da gratidão pelos que o tratavam bem.

A mulher permaneceu nas montanhas muitos anos. Conseguiu mais duas cabras para dar leite, viu os sobrinhos crescerem e virarem crianças travessas. Ela respeitava os anões e morou com Bofur, Bifur e Bombur. Ela também ajudava nas tarefas de casa. Não tinha marido ou família.

Ao terminar sua vida, ainda nas montanhas, vendo que os anões envelheciam de maneira diferente da dela, ela se deu conta que tinha conseguido uma segunda família.

Ao terminar sua vida, ela se lembrou do dia que conhecera Mestre Thorin.

— Papa, quem é aquele?

— Mas não fique muito perto dele...

A mulher sorriu para si mesmo, satisfeita. Após tantos anos, ela finalmente descobrira quem era aquele. Era um rei.

E ela sabia, naquele seu momento derradeiro, ele era o seu rei.

FIM


Não quer ver anúncios?

Com uma contribuição de R$29,90 você deixa de ver anúncios no Nyah e em seu sucessor, o +Fiction, durante 1 ano!

Seu apoio é fundamental. Torne-se um herói!




Hey! Que tal deixar um comentário na história?
Por não receberem novos comentários em suas histórias, muitos autores desanimam e param de postar. Não deixe a história "Quem É Aquele?" morrer!
Para comentar e incentivar o autor, cadastre-se ou entre em sua conta.