74º Edição THG: Versão Carreirista: Cato escrita por Yasmin Marques


Capítulo 5
A colheita




Este capítulo também está disponível no +Fiction: plusfiction.com/book/290789/chapter/5

O relógio desperta, é hora da Colheita. Levanto-me apressadamente e desço as escadas de dois em dois degraus, quando chego à sala de estar todos estão olhando para mim, meu padrasto começa a rir.

—Calma Cato, não vai querer ter que ir para o hospital por ter caído da escada e nem ter chances de ir aos Jogos, vai? —ele fala sorrindo fazendo as rugas em volta de seus olhos ficarem mais evidentes.

Eu sorrio como resposta.

—Então, todos prontos? —pergunto ansioso

Todos se levantam do sofá, minha mãe nem sequer me olha, saio de casa e vou até o quintal, sento-me no banco de mogno e fico observando meus vizinhos irem a pé em direção à praça principal do distrito, aceno com a cabeça quando uma menina morena de olhos azuis sorri para mim, era Melissa Stryder, uma ex quase namorada minha, ela obviamente ainda tinha uma queda (tombo) por mim, mas eu não ligava, ela continuou andando junto de seus pais e seu irmão mais novo, Timoty.

Meus irmãos são os primeiros a sair de casa, seguidos por minha mãe e Gun, meu padrasto. Coloco Emily sentada nos meus ombros e seguro a mão de Joe, seguimos pela rua com os adultos logo atrás de nós.

Quando finalmente chegamos à Praça Principal, solto a mão de Joe e desço cuidadosamente Emily de minhas costas, entregando-a para Gun que sorri me dando força, minha mãe me dá um abraço e sussurra em meu ouvido direito: “Pense bem antes de se voluntariar.”, eu a solto e vou para a fila de inscrição dos adolescentes com 17 anos, lá quando chega minha vez eles espetando meu dedo com uma agulha e coletam meu sangue para coletarem meus dados, vejo de relance meu nome aparecendo em uma pequena tela de computador nas mãos de uma mulher vestida de branco. Vou até os adolescentes de 17 anos que já se inscreveram e aguardo a representante de nosso distrito chegar.

Uma mulher alta e magra em uma cadeira ao lado do prefeito barbudo de nosso distrito, reconheço-a automaticamente, é Melanisie Lovesick, acho que esse nem é o sobrenome de verdade dela, deve ser só para combinar com os dois corações que ela tem tatuado nas bochechas e nos lábios, esse ano ela está com uma peruca vermelho-sangue, sua pele está branca como marfim, seus olhos com lentes cor de fogo, suas roupas com mangas bufantes em um tom de azul safira, com blusa e calça bufantes combinando. O prefeito começa a andar pelo palco, tirando minha atenção da aberração recém chegada da Capital. Ele começa a falar sobre a história de Panem, um país que se ergueu das cinzas e que antes era chamado de América do Norte. Ele lista todos os desastres que fizeram a América acabar dando como resultado Panem e seus treze distritos. Depois vieram os Dias Escuros, que foi o levante dos distritos contra a Capital que derrotou doze distritos, obliterando o décimo terceiro, a Capital jurou que os Dias Escuros nunca mais existiriam e como resultado criou os Jogos Vorazes.

As regras dos Jogos são simples, como punição pelo levante, cada um dos distritos deve oferecer um garoto e uma garota —tributos— para participarem. Os vinte e quatro tributos serão aprisionados numa arena a céu aberto que pode ser de um deserto em chamas a um descampado congelado, e terão de lutar até a morte até restar apenas um competidor. O espírito dos Jogos, todos sabem, é uma mensagem clara dizendo: “Vejam como levamos suas crianças e as sacrificamos e não há nada que vocês possam fazer se erguerem um dedo os destruiremos da mesma maneira que fizemos com o treze.” Claro que para alguns distritos é pior do que para outros, para os Carreiristas —damos esse nome para os distritos mais ricos, no caso o 1, 2 e 4— entrar nos Jogos e ganhar é uma honra, não só pela quantidade de comida que ganharemos, ou pela casa na Vila dos Vitoriosos, mas pela glória que se ganha ao voltar vivo para seu distrito, pela pura adrenalina de matar na arena. Você deve pensar que os carreiristas são monstros desalmados, mas fomos criados desse jeito, fomos criados sabendo que os outros distritos não têm a menor chance contra nós, enquanto os distritos mais pobres são obrigados a se candidatar à tésseras —uma cota de grãos e óleo— para não morrerem de fome, nós os Carreiristas temos comida o suficiente desde sempre, e só temos que nos preocupar em estudar na enorme escola do Distrito e treinar para os Jogos.

O prefeito lê a lista de vencedores do passado provenientes do Distrito 2. Depois que ele lê a extensa lista, só consigo me lembrar dos nomes de Brutus e Enobaria, meus futuros tutores.

Melanisie Lovesick caminha saltitante até o microfone e sorri para o povo do Distrito, então começa dizendo:

—Feliz Jogos Vorazes! E que a sorte esteja sempre a seu favor. —ela sorri mais ainda esperando aplausos ou sei lá o que, mas há silencio, todos do meu distrito gostam dos Jogos, mas odeiam essa enrolação.

—Primeiro as damas. —ela diz, e caminha até a enorme urna de vidro com os nomes das meninas, antes de sortear ela pergunta — Alguma voluntária?

Então vejo uma garota, na fila dos adolescentes de 15 anos, levantar a mão, reconheço seus cabelos negros de longe, é Clove. Melanisie a convoca para subir ao palco e ela anda com toda a segurança de uma assassina nata.

—Qual seu nome? —Melenisie pergunta saltitante

—Clove...—ela diz quase mau-humorada —Clove Knife.

Melanisie sorri e me pergunto se o maxilar dela não dói de tanto ficar sorrindo sem motivo.

Ela caminha para a urna com os nomes masculinos, o microfone na mão, e antes mesmo dela chegar eu ergo meu braço e grito:

—Eu me voluntario como tributo!

A mulher aberração olha para mim assustada. Todos do distrito em encaram enquanto eu ando até a escadaria, sei que é por causa de meu pai, todos o conheciam, devem pensar “Será que ele vai agüentar ter como tutora a assassina do pai?”, mas depois que se passa a perplexidade dos habitantes do Dois, sinto uma onda e respeito chocar-se comigo, eles acreditam em mim, subo as escadas até o palco e olho para Clove que está com uma carranca, lanço-lhe uma piscadela só para provocar, e ela mostra-me os dentes.

—Qual seu nome? —Melanisie pergunta apertando meu bíceps.

—Cato Sword. —respondo confiante olhando para o público e tirando meu braço do aperto dela.

—Senhoras e Senhores, apresento-lhes os tributos da 74º Edição dos Jogos Vorazes, Clove Knife e Cato Sword.

E a platéia vai ao delírio, os aplausos me ensurdecem, Melanisie nos fala para apertarmos as mãos e o fazemos, encarando um ao outro com um olhar de desprezo, dizendo “Se eu precisar, não vou ter dó de te matar na arena.”

Os aplauso cessam e somos levados até o Edifício da Justiça, escoltados por guardas.


Não quer ver anúncios?

Com uma contribuição de R$29,90 você deixa de ver anúncios no Nyah e em seu sucessor, o +Fiction, durante 1 ano!

Seu apoio é fundamental. Torne-se um herói!


Notas finais do capítulo

Se gostar, comente!



Hey! Que tal deixar um comentário na história?
Por não receberem novos comentários em suas histórias, muitos autores desanimam e param de postar. Não deixe a história "74º Edição THG: Versão Carreirista: Cato" morrer!
Para comentar e incentivar o autor, cadastre-se ou entre em sua conta.