Comentários em Rato no Deserto

Gabi Biggargio

28/12/2020 às 20:45 • Capítulo único
Obi-Wan e Angst combinam perfeitamente né? O homem sofreu a vida inteira, perdeu todo mundo que amou das formas mais trágicas possíveis... É por isso que eu sou parte dos fãs que REALMENTE acredita que ele desenvolveu algum grau de transtorno de estresse pós-traumático durante os anos de exílio. Não tem como alguém passar por tudo o que ele passou sem ter um piti. Ele viu coisas de mais, ele fez coisas demais e, infelizmente, ele se culpa por muito disso (não que ele não tenha a sua parcela de culpa, obviamente, mas com certeza é BEM menos do quanto ele se responsabiliza, pelo que a gente vê nos poucos materiais canônicos sobre esse período né). Aliás, achei incrível você trazer essa frase dos quadrinhos, do Owen perguntando se ele não acha que já matou Skywalkers o suficiente. O impacto que essa frase deve ter tido nele não está escrito em lugar nenhum... Tadinho...
Enfim, sobre a sua one-shot (hahahahaha prolixa, eu? imagina....): amei. De verdade, eu estou completamente sem palavras. Achei esse começo fantástico, com a lenda dos sóis irmãos e o quanto a história dos sóis coincide com a história do Obi-Wan e do Anakin me fez arrepiar cada fio de cabelo. E, depois, essa cena com as crianças Skywalkers. Emociona muito ver o que poderia ter sido sabe... Porque, mesmo que o Império tivesse surgido, muita coisa teria sido diferente, ainda assim, se o Obi-Wan e o Anakin estivessem juntos, como uma equipe, como irmãos. Mesmo nesse exílio todo, a companhia um do outro acho que já teria sido um apoio emocional muito grande. Mas, não foi, e o Obi-Wan teve que enfrentar seus próprios fantasmas sozinhos na solidão do deserto enquanto o Anakin passou os últimos 20 e tantos anos da vida agonizando de dor e só conseguindo sobreviver acoplado a um traje, não muito diferente de um verme que precisa parasitar alguém.
E, enfim, você termina com esse confronto entre Anakin e Obi-Wan, com verdades sendo ditas até o momento em que o Obi-Wan sai dessa alucinação e percebe que tudo foi fruto da sua cabeça. Me cortou o coração quando ele percebeu que era MESMO o aniversário dele.
Eu amei tudo o que li nessa one-shot e você está de parabéns! Muito obrigada por ter dividido essa sua idéia com o público. Apesar do Angst, foi uma leitura muito prazerosa e intensa ♥
Beijinhos
E espero ver mais fics suas de star wars ♥ Se forem pelo mesmo caminho que essa, tenho certeza que serão incríveis!


Resposta do Autor [Aes]: Fico tão feliz que você gostou! Tava nervosa por ser minha primera de sw e seu comentário deu aquela aquecidinha no coração.
Sim, o Obi-Wan se culpa MUITO e eu tentei passar isso na narração. Todas aquelas coisas negativas são pensamentos dele e alguns são claramente falsos. Sempre achei que ele seria um personagem ideal para narrador não confiável e me aproveitei disso.
E sim, nossa, aquela frase dos quadrinhos é destruidora! Concordo que seria algo que o marcaria.
Aquilo dele desejar a morte, de não aguentar mais viver porém saber que ele não pode morrer de forma alguma pois a quem dependa dele é algo MUITO verdadeiro para pessoas com depressão. Muitas vezes a única coisa que a mantem viva é sabe que se morrer alguém que ama vai sofrer de alguma forma irreversível.
Eu quero muito escrever outras agora. Estava pensando em fazer uma mais leve dessa vez, mais para o humor.
 
Obrigada pelo comentário


Pugamegold

29/12/2020 às 01:43 • Capítulo único
Obi Wan é o meu personagem preferido de toda a saga e é tbm um exemplo que eu gosto de levar para a minha vida, pois apesar de todas as coisas ruins pelas quais ele passou, ele sempre se manteve firme ao que ele é. E acho que apesar dessa ser sua maior qualidade, tbm se tornou seu maior pecado pois em sua ânsia de ser o jedi exemplar, deixou de enxergar certas coisas que estava Bem embaixo de seu nariz, como o declínio de anakin. Obi Wan tinha um coração bom demais, acreditava fielmente no código e isso lhe custou tudo. Infelizmente, as pessoas boas são as que mais sofrem na vida. Elas podem parecer fortes e resistentes, mas por dentro vão se quebrando aos poucos e se segurando para que os cacos não desabem sobre o chão, pois ela sabem que há pessoas que dependem delas e por isso se mantém fortes. Ao meu ver, obi Wan era esse tipo de pessoa.
Perdeu amigos, perdeu seu mestre, a mulher que ele amava, o irmão e a chance de poder conviver com os sobrinhos... E essa sua oneshot é um soco no estômago cara. Sinceramente, fiquei arrepiada quando houve aquela mudança do clima agradável e de festividade para aquele trágico e desagradável. MDS, eu mesma me senti angustiada enquanto lia, pude sentir a dor do obi Wan e o seu desespero dele para se libertar daquilo. Não duvido que durante um bom tempo ele tenha desejado morrer, mas isso seria um alívio que talvez ele não se achasse merecedor. É tão triste que esse tenha sido o seu destino, um destino tão cruel com um homem tão bom. Sem dúvidas, seu conto é arrebatador, me deixou em choque. Eu adorei de verdade e adoraria ler mais histórias suas. 
Obi Wan é do tipo que sempre se sacrificou por tudo e por todos e o que teve em troca foi dor e sofrimento, prova disso podemos ver como Owen o tratava de forma fria e indiferente. Essa frase retrata perfeitamente isso. Estou torcendo para ver isso na série kkkkkk ver como ewan vai voltar a interpretar nosso querido obi Wan nessa fase tão obscura de sua vida. 
Acredito que lembrar se dessas datas comemorativas era sempre doloroso e devia machucar demais. Assim como as lembranças daquele dia fatídico que o atormentavam diariamente, sem descanso. Esse homem sofri demais né, coitado mds... Obrigada por nós trazer esse conto maravilhoso e cheio de intensidade. Com certeza está na minha lista de favoritos. Parabéns e que a força esteja com você


Resposta do Autor [Aes]: Falei sobre isso na resposta de outro comentário, a questão sobre outros dependendo dele. Por experiência própria eu sei que quando tu ta no fundo do poço não é amor pela própria vida que tem mantem mas sim prezar pelo bem estar de quem tu ama. Obi-Wan é muito, muito forte e definitivamente un exemplo. Mas concordo que ele se cegou sobre muitas coisas.
Nessa one ele é narrador totalmente não confiável: ele alucina o que está acontecendo, ele tem pensamentos distorcidos sobre suas culpas, pensa tudo de negativo sobre si mesmo.
Também gostei de brincar com a ideia do esquecimento e da invenção. Ele esquecendo pequenas coisas e criando uma personalidade e aparência para a Leia pois ele não sabe nada sobre ela.
 
No momento tô escrevendo uma de humor do obi-wan meio crack treated seriously onde Stewjon (planeta canon de origem dele) é uma space!Scotland e a família dele quer se juntar a guerra pq um Kenobi não luta sozinho.
Também planejo fazer uma "irmã" dessa fic, versão do Vader/Anakin.
 
Muito obrigada pelo comentário