Comentários em Dons: Carbúnculo

Fontela

14/03/2016 às 13:11 • Prólogo
O prologo tá perfeito, a estrutura do texto tá ótima e sua escrita é muito boa. Irei acompanhar sua história a partir de hoje e deixarei comentários em todos os capítulos, debatendo tudo que posso e tirando minhas dúvidas.
Eu tenho tanta coisa pra ler aqui, mas não me segurei quando li o título, me chamou muita a tenção, bem mais que a capa, que ficou simples e ao mesmo tempo suficiente.
A história parece mesmo está bem organizada, e isso me deixa mais seguro de começar a leitura, pois sou bem chato com isso. Sempre acabo dando de cara com hiatus ou abandono da história. Por deus, não faça isso, esse começo tá magnifico demais.
Quando li magia na sinopse já fiquei "opa, é aqui que eu vou estacionar". Também escrevo histórias com magia, mas meu universo é bem fictício, mesmo que se passe nos dias atuais. Tomara que o seu também despeje grandes doses de poder, eu gosto quando isso acontece, a história começa normal e do nada BAN! os caras montam em criaturas fantásticas e começam uma batalha (não sou doido n, tá?).
Bem, acho que é isso. Continue escrevendo, boa sorte e muita inspiração para você. Se quiser bater um bapo, é só chamar no inbox, abraço!

THMS


Resposta do Autor [KariAnn]: Olá, muito obrigada pelo comentário. Não se preocupe, não vou entrar em hiatus, já sei tudo o que vai acontecer, tá tudo arrumado, com começo, meio e fim.
Que legal que você gostou do prólogo, eu fiquei muito preocupada com o modo como estruturei a narrativa, no começo ele demorava muito pra entrar na ação, então reescrevi várias vezes, a Haru me orientava aqui e ali...
Então, não ia ter nada de magia, mas depois eu mudei de ideia. Ainda achei que não teve tanta magia assim, então já estou escrevendo tipo uma segunda parte onde haverá mais magia do que o que eu coloquei nessa história, mas isso é outro assunto.
Obrigada mais uma vez, dê-me o seu feedback, eu realmente preciso disso pra saber no que melhorar. ^.^ Valeu!!


Fontela

15/03/2016 às 14:48 • Família Raimann
Olá, tudo bem? Eu estava ansiosos para ler esse capítulo.
Olha, para eu não acabar falando muita coisa eu vou tentar ser bastante direto com tudo. Quero antes acrescentar nessa sua narrativa, que linda demais e muito bem detalhada. Eu realmente me senti no lugar, fiquei perdido em muita coisa, mas não consegui me esforçar para ler e reler algumas partes.
Mas sabe porque isso acontece? Devido ao fato de ainda ser o começo da história, você deveria usar apenas os personagens que apareceriam na trama, pois deu a impressão de que você citou gente demais e ficou confuso no começo. Quando cheguei na parte em que Adriano conversava com os garotos eu já tinha absorvido quem era quem a partir dali, mas foi complicado. Um conselho, quando for escrever o começo de uma história, tenha em mente que, se for abordar em 3ª pessoa, use alguém como base. É bom ter mais de uma pessoa, mas tenha sempre a favorita, no caso Christopher seria perfeito nesse começo, igual Lady e Adriano também foram. Alguma dúvida nessa parte? Me manda mensagem que a gente conversa melhor.
Agora, sobre seus diálogos. Não fique nenhum pouco chateada, mas você tem uma grande dificuldade com diálogos. Sua história é bem centrada e firme com o cenário, mas os diálogos falham o texto. Pra começar, seu erro é não usar o travessão. O travessão (—) é maior que o hífen (-) e que o meia-risca (–). Não os use no lugar do travessão, pois ele é próprio para diálogos.
Um exemplo claro disso, usando uma de suas conversas:

— Porque não quer admitir? — Thiago perguntou.
— Eu não sei do que você está falando — Adriano falou, sem olhar para o amigo.

Notou que, com o uso do travessão as coisas ficam mais bem estruturadas? Outro exemplo, é na pontuação de um diálogo, pois até mesmo aí você tem que prestar atenção. Se modificarmos um pouco a conversa, poderíamos ver claramente o exemplo de pontuação nesse estado.
Exemplo:

— Porque não quer admitir? — Perguntou Thiago.
— Eu não sei do que você está falando — falou Adriano, sem olhar para o amigo.


Notou a diferença? Na primeira fala a interrogação pontua a sentença, logo depois do travessão, você deve iniciar a ação/descrição, com letra maiúscula, caso não seja nome próprio. Caso a sentença não esteja pontuada, continua-se minusculo até o uso do ponto, como mostra a fala de Adriano.
Vale também ressaltar que, além de verificar se seus diálogos estão corretos, se eles também estão bons de ler. Note que seus diálogos estão muito vagos, sem ações e descrições de como os personagens disseram aqui, se foi com veemência ou amargura, se estavam tocando um ao outro ou distantes demais. Entende? Explore o máximo seu texto, enriqueça ele com ótimos diálogos, pois somados com sua eficiência na descrição, sua história irá se tornar a coisa mais relaxante de se ler.
Está vendo? já ficou um comentário grande, e eu nem tive como falar sobre o que aconteceu no capítulo.
Resumindo um pouco mais, Christopher tem cara de ser o cara dos sonhos, enquanto Lady e Adriano, dão um toque diferente a trama, um romance ou talvez o começo de uma parceria. Anjo... É mesmo um Anjo? Eu fiquei mais perdido quando cheguei nessa parte.
Quando eu ler o próximo vou frear nas palavras, eu sou empolgado demais mandando comentários, fiquei lendo a história já pensando "eu vou falar disso" e "isso aqui também merece ser comentado" *me ignora*
Ah, e se tiver mais dúvidas quanto aos diálogos, pode falar comigo, mas também procure ler um livro, pois nada melhor que um livro de português para nos ajudar, abraço!


THMS


P.S.: Nem sabia que tinha co-autora quando mandei o primeiro comentário, mas tudo que eu falei vale para as duas.


Resposta do Autor [KariAnn]: Woo! Obrigada pelas dicas. Realmente, preciso trabalhar mais os meus diálogos. Sempre escrevi contos basicamente descritivos, então nunca desenvolvi bem os diálogos, quando os fazia, eram intencionalmente vagos, mas nunca passei disso.
Entendi o que você falou, descrever o modo como as personagens falaram as frases. Fiz isso em alguns diálogos, em outros não, pelo que revisei no meu texto. Vou corrigir isso, obrigada! E a questão do travessão também. Confesso que nem prestei atenção nisso. 


Fontela

15/03/2016 às 18:08 • O livro
Olá, o capítulo tá muito bom.
Deixando de lado as coisas que já falei, queria ressaltar uma coisa que gosto na sua história, que é a leveza da descrição, nada pesado demais. A parte do palacete ficou perfeito demais, o jeito com acordou os horizontes do lugar, me fez sentir o frio das paredes e a iluminação leve de uma igreja gótica. Excelente estrutura fictícia, bem invejável, confesso, queria ter tido uma ideia assim para usar como sede de um conselho mágico.
As coisas estão mais fáceis de se ler, agora que estou conhecendo mais os personagens. Dedique um tempo para corrigir a parte dos diálogos o quanto antes, não adie isso, pode ser que perca leitores chatos por causa disso. Eu mesmo sou um, mas dei uma enorme chance a sua história por causa da boa estrutura que você deu na sinopse (que ficou linda) e o título, o qual ainda não entendi.
Se mudarem alguma coisa, falando com vocês duas agora (autora e co-autora), ou pensarem em rescrever os capítulos que já li, me avisem se as mudanças forem interferir no decorrer da história, pois muitos escritores fazem isso quando os leitores apontam alguns erros ou falam demais do capítulo. Não quero de modo algum que vocês duas pensem mal dos toques que estou dando, estou aqui para tentar ajudar vocês ao máximo, mesmo nem sendo um beta.
Espero que continuem escrevendo, que atualizem bastante a fic e que nenhum bloqueio tranque vocês no limbo, abraço.

THMS



Fontela

23/03/2016 às 07:38 • Uma lenda indígena
Olá, sentiu minha falta?
Estou atolado de trabalhos e tenho que tomar distância do site, mas tem histórias como a sua que você não abandona assim do nada!
Percebi que organizou os diálogos, muito bem. A leitura tá muito boa e a trama se desenrolando desse jeito, com essa lenda e essa caçada ao tesouro. Nossa! Não me faz ler outro capítulo, okay? Tenho que estudar!
Uma coisa que amei nesse capítulo, foi o o Heitor. Gente, para tudo! Deve ser um gato heterocromático que possui poderes mágicos vinculados com seu animal de estimação. Confesso que esse é o meu tipo *cof cof*
Então, tá tento muita inspiração? Estudando e revisando os capítulos direitinho? Depois eu falo por MP algumas coisas que ficaram erradas, mas fora isso só desejo toda inspiração do mundo para vocês duas.
Continuem atualizando, abraço!
THMS

Resposta do Autor [Haruka hime]: "Deve ser um gato heterocromático" foi muito bom.
Obrigada por continuar lendo e sim, minha companheira está revisando tudo direitinho. Confesso que participo mais do enredo que da escrita. Adoro seus comentários e boa sorte nos trabalhos *---*


Resposta do Autor [KariAnn]: Olá mais uma vez, Fontela. Que bom que você comentou novamente, não nos abandone, não. kkkk Estude mesmo, hein! Eu também estive muito ocupada com trabalhos gigantescos, mas consegui arrumar um tempinho aqui, outro ali, e arrumei algumas coisas nos nos capítulos. E você está quase certo sobre o Heitor. 
Sim, sim, tive muita inspiração, e a Haru tem me dado algumas novas ideias. Só preciso organizar tudo. Como terei um tempo livre nesse fim de semana, vou aproveitar para turbinar as coisas aqui e melhorar minha escrita e o enredo, claro. 
Obrigada, Fontela, você tem ajudado bastante. ^.^ 


Fontela

04/04/2016 às 20:08 • Reencontro
ALTOS VÁRIOS TIROS NO AR!
Olá, eu não desapareci, apenas estou atolado de estudos e minha prova está pertinho e tenho que me concentrar mais nos estudos. Porém eu tive de ler um capítulo dessa história, estava me roendo para saber todos os segredos contidos por aqui.
Óligos e Áquila? Ordens contrárias, isso eu peguei bem. A familia Reimann não é humana, foi isso que pareceu, estou certo? Estou chocado com muita coisa! Esse comportamento de Fábio também me pegou de surpresa, porém eu super adoro personagens assim, eles sempre são bons líderes e tem ótimos planos aventureiros.
Capítulo fabuloso, me deixou motivado a ler mais um, óbvio. Irei discutir alguns erros (poucos erros, na verdade, a maioria foi pura falta de atenção) por MP com a KariAnn, assim ela pode repassar tudo para você, Haruka-chan.
Espero que estejam bem, que tudo com a história esteja nos eixos e que continuem progredindo. Abraço!


Resposta do Autor [Haruka hime]: Se você se impressionou com a atitude do Fábio, não viu nada. kkk Muito obrigada mesmo por continuar a ler nossa histórias e mal espero para você chegar no clímax. Estamos bem sim e espero que você seja bem sucedido nas provas e trabalhos.Sei bem o que é isso, sou uma pré-vestibulanda desesperada de tantos trabalhos que tenho.


Resposta do Autor [KariAnn]: Hola, my friend! Você está pegando bem a história. Eu gosto dessas tramas "teias de aranha". No começo é difícil de entender, mas, conforme a história avança, tudo vai se entrelaçando e ganhando sentido. Você está pegando bem a ideia geral, mas ainda muita coisa vai acontecer. 
 


Fontela

04/04/2016 às 20:29 • A Ordem de Áquila
GENTE, O QUE ESTÁ ACONTECENDO COM ESSA HISTÓRIA? PRECISO DE UM CHÃO, URGENTEMENTE.
Primeiro toda esse esclarecimento, depois contrabandos com sobre-humanos, a não-desistência (se posso chamar assim) de perseguir o tesouro e agora uma caçada de um Lobisomem! Estou certo de que é um, sim estou!
Ainda não decorei o nome de todos os personagens, mas Carlos Magno ainda não apareceu na história, se não me engano, pois essa é a primeira vez que "vejo" ele. Me ajudem aqui, sou bem ruim da cabeça (lembro vagamente do nome, vou olhar a sinopse depois, acho que vi o nome por lá).
Agora, seguinte, se vocês duas ficarem me fixando assim o tempo todo eu não vou conseguir estudar. Nossa, vou ter que ler mais um capítulo, isso aqui tá ficando bom demais! Abraço, vejo você KariAnn por MP (qualquer coisa, Haruka, pode me chamar por lá também, KariAnn teve suas dúvidas e eu tentei ajudar bastante, talvez você tenha as suas também).


Resposta do Autor [Haruka hime]: Ahh que delicia saber que alguém alem de mim ficou tão ansioso assim. Cara demais seus comentários, continue assim kkkk. Vou pensar no caso sobre o MP, já que a Kari Ann não tem todo o tempo disponível e paciência para me atender nas minha dúvidas kkk.


Resposta do Autor [KariAnn]: Quando eu mostrei a história para a Haru, ela ficou que nem você, perdidinha! kkkkk Sim, sim, esse é o Carlos Magno, aparece lá na sinopse. Eu gosto desse personagem, porque ele é o meu tipo de personagem: cara mau, na dele, sério, mas ainda sim, humano, como você verá (embora, nessa história, é humano em tese).
 
Nem me fale em estudar, chegou a semana de provas e eu estou cheia de trabalhos pra entregar. Mas tudo dará certo. ^.^ 


Fontela

04/04/2016 às 20:53 • Mais um membro volta para casa
NO CHÃO COM ESSE FINAL!
Primeiro que eu adorei a Alessandra, super gótica amo/sou! Segundo que ficar esse entra e sai de cenas, mudando ângulos e pontos de vistas, tudo fica legal demais. No começo eu estava perdido demais, mas agora eu estou me encaixando a leitura, pois a escrita e a estrutura do texto está muito mais evoluída do que o começo.
Estou adorando cada pedaço, estou me imaginando aqui, me mordendo quando começar a ler os capítulos postados e ficar roendo por mais e mais. Não me deixem esperando, mesmo eu ainda estando no começo!
Garotas, muita inspiração e força para escrever. Conto com vocês para fazer essa história bombar! Abraço.


Resposta do Autor [KariAnn]: Yeah!! A Alessandra é uma personagem incrível, criada pela Haru. Ela nem entraria na história inicialmente, mas eu não aguentei, é tão legal escrever sobre ela, colocá-las nas cenas, porque ela quase tem vida própria. Isso é incrível pra mim! As cenas mudaram quando eu a coloquei na história. A presença dela forçou os acontecimentos em outra direção do que eu imaginei inicialmente, por causa do modo de ela agir. Acho muito interessante quando esse tipo de coisa acontece. 


Resposta do Autor [Haruka hime]: Grata pela observação de que a Alessandra é minha personagem. Inicialmente ela era só uma coadjuvante, uma personagem com o objetivo de ser a comédia da história, mas quando a nós tivemos a ideia de escrever essa história eu vi a oportunidade de fazer a Alessandra com algo a mais e acabou resultando nisso *--* meus personagens e como a KaryAnn descreve eles e suas atitudes. 


Fontela

28/07/2016 às 01:20 • Tentativa de Roubo
O que acha que precisa ser melhorado?
Uma boa revisão, pois é um trabalho muito bom e precisa de um olho técnico (como já falei antes). Abusar mais de detalhes e dialogar de um jeito mais literario do que cinematográfico.

O que mais gostou no capítulo?
Preta! Nossa, ela é incrível. Sua irmã deve ter poderes contrários (pela coincidência dos nomes e a avessidade); Muitas coisas legais em todo o capítulo, principalmente a Água de Heitor (awnnn ele é um lindo!), mas Preta se sobressaiu demais!

.


Lara Moreno

21/02/2016 às 21:09 • O chamado de Áquila
O que acha que precisa ser melhorado?
Tá muito bom do jeito que tá

O que mais gostou no capítulo?
Tudo

Adorei a história!! Li a sinopse e não me interessei muito mas cliquei pois estava no tédio (Eu não gosto muito de histórias dessas categorias), li o prólogo e achei muito interessante aí fui lendo e adorei, parece que eu estou lendo um livro mesmo :D Você já escreveu um livro? Achei uma história envolvente, me envolveu bem, por favor, não pare de escreve-la, está muito bom mesmo!! Parabéns *-*


Resposta do Autor [KariAnn]: Olá, muito obrigada pelo comentário. Acho que seria bom eu reescrever a sinopse, rs. Como para muitos escritores aqui no Nyah, essa é uma parte complicada para mim.
Nunca escrevi um livro e nunca me aventurei a escrever uma história longa, sou melhor nos contos. Mas, como já queria escrever essa história há um tempo, resolvi tentar.
Não pretendo parar de postá-la aqui. :) Obrigada mesmo pelo comentário, fiquei muito feliz. ^.^


Resposta do Autor [Haruka hime]: Olá, obrigada pelo comentário *--* .
Eu sou só uma coautora e nem escrevi literalmente a história, mas como alguns do personagens me pertence também é gostoso de saber que alguém gostou da história.


Fontela

31/07/2016 às 17:31 • O chamado de Áquila
O que acha que precisa ser melhorado?
As cenas estão ficando fragmentadas sem sentido aqui, já que o foco continua nas mesmas pessoas. Ajudaria fragmentar se o foco for em outros personagens.

O que mais gostou no capítulo?
O castelo, toda a discrição foi muito boa! Os diálogos também estão ficando muito organizados e de aspecto literário.

.

Resposta do Autor [KariAnn]: Anotada a questão da fragmentação. Tenho me esforçado por não fragmentar tanto o texto novo, mas não tive tanto êxito. Vou revisar isso! ^.^ 


Resposta do Autor [Haruka hime]: Bom, nem tem muito mais o que dizer. Obrigada por continuar lendo *--*