Sinestesia > Recomendações

sandsphinx

27/05/2018 às 18:31
SINESTESIA, substantivo feminino; 1. (psic) relação que se verifica espontaneamente (e que varia de acordo com os indivíduos) entre sensações de caráter diverso mas intimamente ligadas na aparência (p.ex., determinado ruído ou som pode evocar uma imagem particular, um cheiro pode evocar uma certa cor, etc.); 2. (estl) cruzamento de sensações; associação de palavras ou expressões em que ocorre combinação de sensações diferentes numa só impressão. 3., eu poderia dizer: história escrita por MaeveDeep, e simplesmente maravilhosa.
Não é sempre que vemos tanto cuidado na elaboração de uma história, mas Sinestesia o tem por completo: no nome, nos temas, na escrita, nos personagens. É original, o que talvez torne o feito mais incrível ou talvez apenas certo. O que posso dizer com certeza é que nunca li algo assim antes; em três capítulos, a autora imerge o leitor na narrativa e tece com suas palavras um mundo totalmente novo. É possível ver o sol brilhando sobre taças de champanhe e refletido em cabelos escuros, se identificar e se apaixonar por personagens até então desconhecidos. É uma história que tem seu próprio tom, sua própria melodia, e que é muito delicada. Frágil como pessoas podem ser, e também duradoura.
Que eu amei e que recomendo a todos não vem como surpresa; não é segredo algum o quanto amo a autora. Mas ela tem o poder de me surpreender e entregar um trabalho ainda melhor que o esperado mesmo quando espero dela o mundo, e se isso não é evidência de qualidade, não sei o que seria.

sel callaghan

24/03/2019 às 17:40
Eu fico pensando, às vezes, que essa história vai fazer um ano logo e que tem ainda apenas uma recomendação, e como isso é totalmente, completamente injusto. A autora talvez discorde, mas para mim Sinestesia é em tons claros, rose e ouro vermelho no primeiro capítulo, marrom claro, bege, talvez champanhe no segundo, e o cinza do céu nublado. E então o terceiro é mais escuro, negro como a noite, e no entanto tingindo pelas luzes fortes da cidade. E sempre com mais um pouco de rosado aqui e ali, porque a cor combina perfeitamente, para ser sincera.
Sinestesia poderia ser um curta, daqueles com a paleta escolhida com cuidado e a história leve com perfeitos começo, meio, e fim. Não é segredo algum que a autora é talento puro, mas acho que as pessoas às vezes não percebem a enorme capacidade que ela tem para originais, ou todos os infinitos detalhes que ela põe em uma história curtinha como essa para fazê-la tão profunda e especial. A verdade é que MaeveDeep cria personagens complexos e que seus textos tem enorme qualidade, e todos deveríamos realmente, realmente estar prestando atenção ao que ela faz quando tudo com que trabalha é só seu. Ainda vamos nos surpreender, e Sinestesia é prova disso.