Queimadura escrita por Queilla Freire


Capítulo 1
Capítulo 1




Este capítulo também está disponível no +Fiction: plusfiction.com/book/795447/chapter/1

 

Dentro do corpo humano cerca de 37,2 trilhões de células todos os dias, 24 horas e 365 dias... estão trabalhando cheias de energia – Hataraku Saibou.

No penúltimo andar com uma estrutura ricamente vascularizada, propicia a nutrição e oxigenação do último andar, e garante a elasticidade e resistência da pele. Milhares de células estão em ação!

O penúltimo andar, conhecido também como derme, é uma das camadas da pele, formada por tecido conjuntivo e localizada abaixo da epiderme (último andar) possui vasos linfáticos, glândulas, folículos capilares e nervos que proporcionam a sensação do toque, dor, pressão e temperatura; a quantidade de terminações nervosas na derme variam conforme a região do corpo, por isso, algumas áreas são mais sensíveis do que outras.

A Glóbulo Vermelho, toda à caráter de vermelho, parecendo uma chapeuzinho levando consigo até uma cesta, traçava seu caminho enriquecendo o penúltimo andar com oxigênio e de repente:

Em direção a um aglomerado de crianças (plaquetas - são fragmentos citoplasmáticos anucleares presentes no sangue, originados na medula óssea), também apavoradas há um uma imensa bolha (as bolhas são importantes para evitar infecções) e de repente o local onde estavam começa a ficar dilatado (largo) e aparece um monte de gente de vermelho indo em direção ao local,

 “Hâ-hã o que tá acontecendo? O que tá acontecendo ali?” escandalizou a glóbulo vermelho, toda assustada!

“Buáá (choro) Não sei o que fazer...e agoraa” uma criança em prantos sem saber o que estava acontecendo sem saber como reagir, poie era a primeira vez que se deparava com aquela situação.

“Não, não se preocupa amiguinha. A gente lhe mostra tudo o que temos que fazer, mas primeiro vamos ter que enviar informações para os leucócitos, eles vão nos ajudar tenho certeza!”

“Q-q-quem? Q-quem é esse leucócito?” indaga a plaqueta ainda aos soluços. “É o Glóbulo Branco, ele irá nos proteger de antígenos (bactérias e vírus)”.

Mas enquanto isso, vamos lá pessoal?! Vamos iniciar a nossa cascata da coagulação. Olha você irá fazer assim: vamos pegar esses fatores aqui e as enzimas e transformar o fibrinogênio (uma proteína essencial para a formação de coágulos) em uma rede de fibrina.

“Aaa buáá buáá, é-e eu não vou conseguir, é muito difícil.”

“Você consegue sim; pode me ajudar com o início aqui, com a liberação da enzima tromboplastina.” Assim as duas criancinhas começaram a trabalhar, juntas.

Desta forma, a resposta inflamatória se inicia com a vasodilatação e aumento da permeabilidade vascular, promovendo a quimiotaxia (migração de neutrófilos para a área afetada).

“G-glóbulo? Glóbulo? Eii? Aqui.” A Glóbulo Vermelho ao ver que ele havia chegado juntamente com outros, aos gritos lhe chama.

“Pessoal pelo o que vemos aqui aconteceu uma queimadura de 2° grau, as plaquetas já estão tentando controlar a situação e criando um coágulo para fechar o local, não se preocupem qualquer presença de estranhos (antígenos) iremos atacarrr,” O Glóbulo Branco todo preocupado com o ocorrido, passa as informações de apoio. Deixando a Glóbulo Vermelho boquiaberta e toda admirada.

A queimadura pode ser de 1°, 2° ou 3° grau. A de 1° grau é mais superficial e atinge apenas a epiderme, como a queimadura que ocorre quando não usamos protetor solar. A de 2° grau atinge a derme e produz bolhas, como as causadas por respingos de líquidos quentes ou contato com chamas; e a de 3° grau é mais profunda, atinge a epiderme, a derme e o tecido subcutâneo; é indolor e a área afetada apresenta-se rígida.

Após todo o trabalho das plaquetas juntamente com os Glóbulos Vermelhos, Glóbulos Brancos, proteínas, enzimas, fatores sanguíneos e outras composições, conseguem reverter a situação. E, em duas semanas o penúltimo andar voltou ao normal novamente, com um ambiente agradável e várias células, cada uma fazendo o seu trabalho.

 Imagem sobre a classificação de queimaduras de acordo com a profundidade da lesão:

https://multisaude.com.br/wp-content/uploads/2015/11/graus-de-queimaduras-2.png


Não quer ver anúncios?

Com uma contribuição de R$29,90 você deixa de ver anúncios no Nyah e em seu sucessor, o +Fiction, durante 1 ano!

Seu apoio é fundamental. Torne-se um herói!


Notas finais do capítulo

Agradeço por terem lido o capítulo. Espero que tenham gostado!
Deixem aqui a sua opinião...❤❤



Hey! Que tal deixar um comentário na história?
Por não receberem novos comentários em suas histórias, muitos autores desanimam e param de postar. Não deixe a história "Queimadura" morrer!
Para comentar e incentivar o autor, cadastre-se ou entre em sua conta.