Planos em Ação escrita por Denise Reis


Capítulo 9
Capítulo 9




Este capítulo também está disponível no +Fiction: plusfiction.com/book/786867/chapter/9

 

 

 

 

Dez anos se passaram...

Depois de mais um longo e exaustivo dia de investigação policial no 12º Distrito, colaborando no novo caso de homicídio, Richard Castle ainda participou de uma reunião com Gina Griffin, sua Editora e só após este compromisso profissional retornava ao loft exatamente às dezenove horas e, nas mãos, segurava um lindo buquê de rosas vermelhas.

Quando abriu a porta do seu apartamento, logo estranha a iluminação cênica do ambiente. Sim, somente as luzes de LED estavam acesas.

Antes mesmo de pensar em fechar a porta, Castle dá de cara com uma belíssima loirinha, que esboçou um sorriso sapeca e feliz assim que viu o Escritor. Ela agia como se estar ali àquela hora da noite fosse a coisa mais normal do mundo. A loirinha segurava uma caneca de leite enquanto estava confortavelmente recostada no sofá de sua sala. Ela trajava um pijama cor de rosa bem clarinho com bolinhas brancas cujo modelo era compatível à sua pouca idade e, ao sorrir, deixava à mostra o espaço vazio deixado por um dentinho incisivo central inferior que caíra logo no início da noite. Mesmo sem o tal dentinho, Castle sabia que ela era a menina mais linda do mundo. Ela era a cópia reduzida da mãe e as únicas diferenças eram que os cabelos dela eram mais claros e os olhos, ao invés de verdes, eram de um azul claro idêntico aos dele.

 Castle não se lembrava de tê-la visto antes com aquele pijama.

No início da noite a mãe da garota o avisara que o dentinho da menininha finalmente tinha caído. Já não era sem tempo, uma vez que ela já completara seis aninhos.

Em que pese ter ficado surpreso ao se deparar com a loirinha, Castle fica meio que paralisado, quase que assustado, ao vê-la sozinha naquela sala tão grande, já que isso não era comum.

Ele olha de um lado para o outro do ambiente a procura de outras mulheres... sua mãe ou sua esposa, mas não as encontra.

No entanto, um choque maior acontece quanto vislumbra uma encantadora mesa de jantar romântico propositalmente preparado para duas pessoas, lindamente ornamentada com pequenos arranjos de flores e algumas velas perfumadas, e neste momento o aroma de uma apetitosa refeição chega até suas narinas. Suas papilas gustativas atiçaram sua fome.

Em outros tempos, ele pouco se importaria em fazer silêncio, como fazia naquele momento. O Castle de antes, teria feito uma agitação qualquer, tomaria a garota nos braços, daria muitos beijinhos nos cabelos, no rosto e na testa e rodopiaria com ela a fim de comemorar que o dentinho caíra. Não necessariamente nessa ordem...

Só que naquele momento de sua vida, sua mente tinha milhares de outros motivos para comemorar e vibrar, mas tinha que fazer tudo isso em silêncio, já que seu coração não estava ocupado somente com o amor verdadeiro que sentia por sua esposa, a linda, maravilhosa e extraordinária Capitã Katherine Beckett Castle. Havia mais pessoas envolvidas e um deles deveria estar sendo acalentado para dormir naquele momento, por isso, precisava mesmo se refrear nas comemorações. O silêncio deveria prevalecer ou sofreria penalidades ditadas pela Capitã Kate Castle.

E o melhor de tudo é que o amor que sentia por seu time era imensurável.

Um movimento chamou a atenção do Castle. Era a garotinha.

A linda loirinha saiu do sofá, depositou a caneca vazia na mesinha de centro, e vai correndo na direção do Castle. Assim que a loirinha se aproxima, ela levanta seus bracinhos, pedindo para ser carregada por ele. Ela já não era mais tão pequena assim, mas adorava ser carregada pelo pai e ele, por sua vez, adorava mimá-la.

 Com rapidez, Castle fecha a porta da sala, põe o buquê de rosas vermelhas sobre a bancada lateral e põe a criança nos braços.

 — Amor da minha vida! – ele murmurou ao encher a menina de beijos nas faces, na testa e nos cabelos.

— Olha, papai!! Olha, papai!! Olha, papai!! – a garota estava em êxtase ao exibir o espaço vazio do dentinho que caíra.

 Surpreso, ele exagerou ao arregalar os olhos ao mirar a filha e, de forma bem dramática, ficou boquiaberto – Meu Deus!!! Que coisa maravilhosa!!! Seu dentinho caiu!!!

— A mamãe disse que eu vou receber a visita da Fada dos Dentes, papai!

— Mas é claro que vai, meu anjinho! A Fada dos Dentes nunca falha!

— Por isso que a mamãe me deu este pijama de presente... – ela se afastou um pouco do abraço do pai, para exibir sua nova roupinha de dormir – Olha, papai, não é lindo? Eu estou linda, papai?

— Meu amorzinho, você está linda neste pijaminha cor de rosa de bolinhas brancas! Você é sempre linda, meu amor!

— A mamãe me ajudou a escolher.

— E onde está a sua mamãe, eihm, minha princesinha?

— A mamãe está colocando o Reece para dormir e, como sempre, me pediu para fazer silêncio, senão aquele sapequinha não dorme. – a garotinha sorriu. – Ele sempre tem uma coisa engraçada para falar e uma arte para fazer.

Naquele momento Kate desce lentamente as escadas do loft e vai ao encontro do marido e da filha e ao chegar até eles, dá um sorriso largo que traduzia toda a sua felicidade.

Kate dá um cheirinho no pescoço da filha seguido de um beijinho na testa dela e depois, um selinho nos lábios do marido.

— Oi, amor! – ela cumprimentou o marido.

— Oi, meu amor! – Castle retribuiu o cumprimento e deu mais um selinho nela – Você está mais linda!

— Obrigada, amor... – ela o olhou dos pés a cabeça – E você não está nada mal, marido! Sempre lindo! O meu Bonitão! Só meu!

— Meu também, mamãe. O papai também e meu! – Lily mostrou-se enciumada, mas logo sorriu ao puxar mãe para um abraço.

Ela abraçou o pai e a mãe ao mesmo tempo, mas logo os soltou, permanecendo no colo do pai.

— Claro que sim, minha filhinha! O seu papai também é seu, meu anjinho. – Kate piscou para a filha demonstrando todo seu amor e logo se lembrou do dentinho da filha.

— Lily, você já mostrou “aquela” surpresa para o seu pai? – Kate frisou a palavra “aquela” ao piscar o olho para a filha - Aquela surpresa, filha... – de uma forma discreta, Kate tocou nos próprios dentes e a filha logo entendeu.

— Ah, sim, já, mamãe! – um tanto quanto exagerada como o pai, a menina exibiu novamente a falha do dente – Já mostrei ao papai que meu dentinho caiu e ele já me deu um monte de beijinhos. – a menina ria muito ao ver que o pai repetia todos os beijinhos novamente.

— E já não está na hora desta minha princesinha banguela dormir? – Castle pergunta ao dar um beijo estalado na face direita da filha.

Lily abre a boca num grande bocejo, contudo, sendo filha do Castle e da Kate, ela tinha que ser teimosa e dura na queda, né – Eu nem estou com sono, papai.

— Ah, tá... Estou vendo que você não está com sono, filha. – Kate ironizou e, torcendo a boca, piscou o olho para o marido, indicando que a menina puxara a ela.

— Você tem que dormir, filha, já que amanhã teremos um dia bem movimentado, pois iremos à casa dos seus dindos, Lanie e Javi e você e seus irmãos vão brincar muito com o Alejandro e a María Guadalupe.

— A Sara Grace e o Nicolas Javier também vão para a casa dos meus dindos, papai?

— Sim, querida, o seu tio Ryan e sua tia Janny estarão lá com os filhos.

— Mamãe, porque você não me deixou ir com o Rick Junior para a casa da minha dinda, eihm? Eu também queria ter ido para dormir lá.

— Ah, querida, já falamos sobre isso... – Kate demonstrou paciência – O Rick Junior foi hoje à tarde para lá porque tinha uma tarefa escolar para preparar com o Alejandro, já que são colegas de classe.

— Só porque ele já tem oito anos. – a menina estava enciumada porque o irmão era maior que ela.

— Não é nada disso, meu anjo! Você sabe que o seu dentinho estava bem molinho e estava para cair, tanto que caiu. Melhor que você ficasse comigo.

— Huuummm! – Castle fez um ruído de repreensão, indicando que aquele assunto já estava encerrado – Acho que já está mesmo na hora desta minha princesinha dormir. – para amainar a reprimenda, ele deu um beijo na face da filha.

— Mas eu não estou com sono, papai.

— O sono logo chega! – Castle sorriu.

— Meu anjo, quando você encostar a cabeça no travesseiro e fechar os olhinhos o sono vem... Até porque a Fada do Dente só faz a visita quando as crianças dormem. – Kate a advertiu de modo brando.

— A Fada do Dente vem mesmo para levar o meu dentinho que caiu e ela, realmente, vai deixar uma moeda no lugar, é? Estou achando difícil de acreditar, viu... – a menina torceu a boca igualzinha a Kate.

Incrédula como a mãe, Lily não estava acreditando muito nesta história de Fada do Dente.

Reconhecendo na filha um forte traço da sua personalidade cética, a própria Kate reforçava fantasias pueris na menina, pois via que isso faria bem a ela.

— Claro que a Fada do Dente vem, meu amorzinho, mas ela só vem se você tiver um sono pesado e tiver lindo sonhos. – Kate enfatizou.

— Então acho que estou mesmo com sono, viu, mamãe. – Mais confiante, a loirinha deu outro bocejo e este foi maior e tão verdadeiro quanto o anterior – Boa noite, papai. Amanhã eu te mostro a moeda que a Fada do Dente vai deixar para mim, viu.

— Excelente, filha!

Ainda carregada pelo pai, a menina apertou o pescoço dele em um abraço apertado, quase o sufocando, mas ele adorou – Te amo, papai!

— Boa noite, minha filha. O papai também te ama.

— Você não vai me pôr na cama e contar historinhas, papai?

— Hoje não, querida. Eu preciso tomar um banho e vejo que você precisa dormir o quanto antes.

— Hoje quem vai contar historinha sou eu, minha lindinha.

— Adoro suas historinhas, mamãe! – a manina deu um lindo sorriso.

— O seu papai vai tomar banho e depois ele vai lá no seu quarto e te dar um beijinho na testa, mesmo que você já esteja dormindo. – Kate arrematou.

— Isso mesmo, filha. Vá com sua mãe que depois eu vou dar um beijinho em você e no seu irmãozinho.

Lily se jogou para os braços da mãe, mas Kate não a carregou, pois, a garotinha já estava muito pesada.

Kate pôs a filha para caminhar ao seu lado e, juntas, subiram a escada na direção dos quartos do andar superior, enquanto conversava com a filha.

— Vamos escovar seus dentinhos, querida?

— Vamos!

Após o banho Castle subiu para dar um beijinho no Reece, seu filhinho de dois anos que ele mesmo achava a sua cara e que, na opinião de Kate, Martha e Alexis, fazia todo tipo de travessuras do pai. Ao refletir sobre isso, deu uma risada e se abaixou um pouco e deu um beijo delicado na testa do filho, com o cuidado necessário para que ele não acordasse.

Em seguida, se ergueu e ficou a admirar seu filhinho, fruto do imenso amor dele e de Kate.

Saindo do quarto do Reece, seguiu para o quarto de Lily e lá encontrou sua esposa recostada numa grande almofada apoiada na cabeceira da cama da filha, ao lado do travesseiro da garota.

Com um tom de voz bem baixinho, Kate narrava a parte final de uma história infantil, mas a garota já dormia a sono solto.

Castle se aproximou da cama e demonstrou que iria dar o prometido beijo na filha, mas sua esposa sinalizou para ele não se aproximar da menina e, fazendo mímica, ela pediu silêncio, anunciando que se ele se encostasse na criança, talvez ela acordasse e, com certeza, não era isso que eles queriam.

Confirmando que a filha dormira, Kate interrompeu a leitura e depositou o livro sobre a banca de cabeceira e, decidida a jantar com o marido, estendeu as mãos para que ele a ajudasse a se levantar da cama, já que não estava mais tão fácil fazer esta tarefa que, até alguns meses atrás, ela o fazia com tranquilidade.

O casal saiu do quarto da menina e fechou a porta.

Logo que ficaram sozinhos no corredor, Kate se lembrou de perguntar sobre a reunião do marido com a Gina.

— Hey, amor, como foi a sua reunião com a Gina, eihm?

— Bem, a Gina continua muito chata como sempre, né... – ele fez uma careta ao mencionar o nome da sua Editora.

— Mas não podemos negar que a Gina é uma maravilhosa Editora. – Kate salientou.

— Pelo menos isso, né... 

— Sim... Mas ela já te disse quando vai ser o lançamento do seu novo livro?

— Pois é... A reunião foi somente para acertar pequenos detalhes. Ela me confirmou que já está tudo organizado para o lançamento do meu novo livro que, como a gente já sabe, será na última sexta-feira deste mês, lá na livraria do meu grande amigo Burgerston.

— Que ótimo, amor! Perfeito! Adoro a livraria do Sr. Christopher Burgerston.

— Vai ser naquela maior, Kate, aquela que fica no centro da cidade, com um espaço próprio para lançamento deste porte e foi lá que eu fiz o lançamento de todos os meus livros.

— Claro! Aquela é a melhor e a maior da cidade! – Kate vibrou com a notícia.

— Você foi a todos os lançamentos dos meus livros da coleção Nikky Heat. – ele a apertou nos braços e espalhou beijos pelo pescoço, rosto e lábios dela.

Kate retribuía aos carinhos e aos beijos – Como é que eu iria perder estes lançamentos, eihm, Bonitão... Ainda mais depois que ficamos juntos... Imagina se eu iria deixar você sozinho à mercê das fãs mais atrevidas. Jamais!

— Impossível olhar ou mesmo pensar em outra mulher, quando eu tenho a melhor...

— Melhor do que a minha versão ficcional? – Kate demonstrou ciúmes da Nikky Heat.

Castle franziu a testa e pareceu surpreso – Sério que você voltou com esse ciúme, um tanto quanto imaturo, da Nikky Heat, Kate... Pensei que já tínhamos superado isso, amor.

— Acho que a gravidez me deixa insegura. – ela confessou e fez uma careta sapeca.

— Minha linda, maravilhosa e deliciosa esposa... Você é a melhor, Kate! A única! Minha mulher! Você sempre foi e sempre será o grande e único amor da minha vida.

De um jeito ousado, ele a imprensou na parede e, com amor e paixão, a beijou demoradamente, sendo correspondido com a mesma intensidade.

— Ah, que saudade eu estava de você, Kate... Eu sei que te vi pela manhã e que trabalhamos juntos o dia todo no caso de homicídio, mas parece que não te vejo há séculos.

— Eu também estava com saudade do meu marido lindo. – Kate murmurou entre um beijo e outro – Até porque eu estou tão carente... Esses hormônios da gravidez sempre me deixam assim, mais sensível e frágil...

— Adoro você grávida, Kate! Adoro seus hormônios... – ele gracejou ao afagar o rosto e os cabelos da esposa e logo depois a afastou um pouco para fazer um carinho no ventre avantajado dela – Você está linda com essa barriga de seis meses, amor.

— Você disse “linda”, quanto, na verdade, queria dizer “gorda”, né, parecendo um hipopótamo... E o pior é que vou assim, gigantesca, para o lançamento do seu novo livro, amor... – ela completou, em tom de lamento, sentindo-se imensa por conta da gestação avançada.

— Não! Nada disso, mocinha. Você não está gorda. Você está grávida e uma grávida linda e muito gostosa! E fique sabendo que você vai ser a mulher mais linda no lançamento do meu livro, viu. E acho bom a senhora acreditar no que eu falo, ok, Kate. Estou falando sério! A verdade é que você está linda e maravilhosa com um brilho de amor e felicidade nos olhos, o sorriso mais amplo e sincero do mundo... O cabelo mais brilhante do que nunca, o coração explodindo de amor por nossa família e este ventre proeminente lindo e maravilhoso porque, graças a Deus, acomoda um serzinho abençoado que foi feito com muito amor por mim e por você e que, se a sua obstetra estiver certa, em aproximadamente oitenta e cinco dias, será mais um bebê que embalaremos e abraçaremos como fazemos até hoje com a Lily e o Reece e até mesmo com o Rick Junior, mesmo que ele já esteja com quase nove anos.

— Como é que você pode ser assim, tão maravilhoso, tão doce, tão carinhoso, tão atencioso e tão amoroso comigo, eihm, marido?

— Juro que não sei... Nasci assim... Versão completa de série... – ele pilheriou – , mas faltou você dizer que eu sou naturalmente Bonitão, viu...

— Faltou também eu mencionar a sua falta de modéstia...

Sorridentes e felizes, eles desceram a escada de mãos dadas e assim que alcançaram o pavimento infeior, ele parou abruptamente e a colocou de frente para ele e isso chamou a atenção dela.

— Hey, amor, que parada foi essa tão repentina?

— Preciso te dizer que te amo mais cada vez que te vejo alimentando sonhos e fantasias nos nossos filhos, como por exemplo, “Papai Noel”, “Coelhinho da Páscoa”, “Duendes”, “Fada do Dente” e outros seres que povoam nossa imaginação e o mundo do faz de conta... Amei que você falou sobre a Fada do Dente com a Lily... E olha que ela é cética igual a você, viu... E mesmo assim ela acreditou e dormiu na esperança de receber a visita da Fada dos Dentes.

— Ah, Rick... Estamos juntos há dez anos como casal, mas já nos conhecemos há uns quatorze anos e nesse tempo você tem me ensinado coisas maravilhosas... Mesmo com esse barrigão eu me sinto mais leve... – Kate sorriu – Você me faz assim, Rick, uma mulher feliz, leve e, portanto, nada mais natural do que eu passar essa leveza para nossos filhos... Mas... sobre eu alimentar fantasias pueris nos nosso filhos, amor... Nunca me esqueço de um lindo conselho que você me deu quando ainda nem namorávamos... Certa vez você me disse que se não acreditarmos em uma possibilidade de alguma coisa mágica, jamais a encontraremos”.

Castle a ouviu e ficou sensibilizado com a doçura da esposa.

— Te amo!!! Te amo!!! Te amo!!!

Depois de um longo beijo, eles foram até a mesa cuidadosamente arrumada para um jantar romântico.

— Linda mesa, amor. – Castle comentou.

— Mas preciso confessar que não fui eu quem fez... Pois é, a Martha sempre amorosa com a gente, né, amor... Eu amo a sua mãe. É uma linda!! Eu havia comentado com ela que queria preparar um jantar romântico para comemorarmos nossos dez anos juntos. Como ela sabe que estou me virando em duas ou três para dar conta de tudo naquela Delegacia, para dar conta dos nossos três filhos, dar conta da nossa casa e da nossa família como um todo, e também desse bebezinho aqui – Beckett acariciou a barriga – a Martha se ofereceu para me ajudar a organizar esse jantar do jeitinho que eu queria, amor.

— Ainda bem que você aceitou, amor...

— Claro que eu iria aceitar. Eu amo a sua mãe até porque, a Martha sabe, melhor do que ninguém, fazer planos e organizar jantares...

— Planos?? Isso ela adora fazer mesmo... – ele deu uma risada – E onde está a mamãe? – ele indagou, curioso.

— Ela organizou tudo sozinha, amor, e assim que eu cheguei do Distrito, ela me esperou tomar banho e me arrumar e depois foi embora no mesmo momento em que a babá das crianças também se foi. Ela disse que o jantar deveria ser a dois e não a três.

— Entendi... Mas estou preocupado com uma coisa... – ele fez uma pequena careta divertida – Preciso só que você me diga quem foi que preparou a refeição. Só isso. – Castle fez uma cara de medo e nojo, já que sua mãe era conhecida por não ter dotes culinários.

— Hey, amor... Não diga uma coisa dessa. Sua mãe é um amor!

— Sim, a mamãe é um amor... Não estou dizendo o contrário. Mas me responda com toda sua franqueza: Você gosta de comer as comidas que ela faz?

— Bem... – Kate fez uma careta moderada – Ok! Eu não gosto.

— Nem nossos filhos gostam da comida da mamãe, Kate... Por aí você vê, né... A mamãe não sabe cozinhar, mas tem milhões de outras qualidades. – ele riu.

— Sim, a Martha tem milhões de outras qualidades.

— Você está me enrolando e ainda não me respondeu, Kate... Foi a mamãe quem preparou o nosso jantar?

— Querido! Fala sério! Você já foi mais esperto! – ela brincou – Você não está sentindo o delicioso aroma da refeição, amor?

— Estou. – ele aspirou um aroma delicioso – Mas mesmo assim estou com medo.

— Pois saiba que ela contratou o famoso Cheff Pierre Morrice...

— Ah, meu Deus!! E a história se repete... – Castle demonstrou estar assustado, já imaginando a pequena fortuna que pagaria pelo jantar – Imagino que ela tenha pago com o meu cartão...

— Não, querido, eu paguei com o meu cartão de crédito e acho uma boa ideia pararmos de falar de dinheiro, quando temos um delicioso jantar pela frente, ok, amor?

A risada que se seguiu foi leve e divertida.

— Vamos jantar logo, Rick... A nossa bebezinha está com muita fome... Ela está se mexendo que é uma beleza... – Kate acariciou a barriga – Calma, filhinha! A mamãe já vai comer!

— Claro! Mas antes quero dar um mimo para minha esposa.

Castle apanhou de volta o buquê de rosas vermelhas que tinha depositado no balcão e o entregou a Kate, não sem antes trocarem um beijo apaixonado.

— Eu te amo, Kate. Amo estarmos juntos há dez anos e a cada dia que passa sou mais apaixonado por você. Sou o homem mais feliz do mundo por ter você comigo e por você ter me presenteado com três filhos maravilhosos e estar com o quatro bebê aí dentro... Uma garotinha linda, igual a mãe. – Castle acariciou o ventre dela.

Um novo beijo aconteceu.

— Eu também te amo, Rick!

Castle pegou uma caixinha de joia que estava no bolso do seu blazer e de dentro dela retirou um suntuoso anel de diamantes e pôs no dedo anular da esposa, colado à aliança de casamento – Kate, este anel é apenas um símbolo da nossa felicidade, mesmo sabendo que nosso amor é infinitamente maior do que o valor desta joia.

Kate analisou o anel e, emocionada, abraçou e beijou o marido e o olhou apaixonada – Te amo tanto, Rick!!! Bendito seja o dia em que sua mãe lhe preparou um novo encontro às escuras com uma das alunas de teatro dela e daí, você se sentiu tão ultrajado que decidiu pôr um fim naqueles planos loucos dela e arquitetou, você mesmo, um plano maior para superar os planos dela e, assim, derrubar minhas muralhas, enfrentar nossos medos e namorar comigo... Um plano meio louco de um namoro “fake”, mas que deu super certo... Eu, que já era apaixonada por você, tirei uma casquinha, né,... Claro!... E assim, cada um de nós foi quebrando barreiras e rompendo medos e em menos de vinte e quatro horas de namoro “fake”, nós nos tornamos namorados de verdade e depois nos casamos e hoje temos uma família linda que só aumenta. Mas esta bebê é a última, viu, amor? – ela tocou no alto da sua própria barriga e deu um sorriso de felicidade.

— Nunca vou me cansar de dizer que te amo, Kate.

— Acho bom, viu, Bonitão, porque vou viver minha vida toda dizendo aos quatro cantos do mundo que eu te amo.

— Te amo para sempre.

— Para sempre.

Abraçados, trocaram um beijo apaixonado até que ambos sentem a bebezinha se mexendo e o casal logo se afasta sorrindo.

— Acho que a nossa bebezinha está com fome, Kate.

— Acho que a mãe dela também está com fome, viu... – Beckett confessou.

— Então, vamos jantar.

Castle se afastou e, com gentileza, puxou a cadeira da mesa para sua esposa se sentar e, em seguida ele foi pegar a refeição especial preparada pelo famoso cheff francês.

O jantar foi um sucesso e a vida de Kate e Rick, também continuou assim, cheia de harmonia, felicidade, vitórias, paixão e um amor infinito e verdadeiro.

 

ೋ ✿ • ♡ •             F  I  M              • ♡ •✿ ೋ


Não quer ver anúncios?

Com uma contribuição de R$29,90 você deixa de ver anúncios no Nyah e em seu sucessor, o +Fiction, durante 1 ano!

Seu apoio é fundamental. Torne-se um herói!


Notas finais do capítulo

Escrevi esta décima nona fanfiction com o mesmo amor e respeito que escrevi as outras dezoito.



Hey! Que tal deixar um comentário na história?
Por não receberem novos comentários em suas histórias, muitos autores desanimam e param de postar. Não deixe a história "Planos em Ação" morrer!
Para comentar e incentivar o autor, cadastre-se ou entre em sua conta.