Na Casa da Mãe Joana escrita por Yuna Aikawa


Capítulo 6
Fulano está de mau bofes




Este capítulo também está disponível no +Fiction: plusfiction.com/book/73675/chapter/6

                Não sei você, mas eu sempre adorei a expressão “mau bofes” . Quer dizer, uma fala tão tosca, tão “old” e, ao mesmo tempo, tão divertida!

                A expressão vem de uma crença popular, que diz que os bofes, entranhas, fígado ou vísceras, são responsáveis pelo humor da pessoa. Tipo, algum paciente muito louco de whisky deve ter ficado muito puto, e, como estava com problemas no fígado – bofe inchado – o médico disse que ele tinha um bofe ruim!

                Okay, só para esclarecer... A expressão vem mesmo de uma crença popular, a parte fictícia começou com o paciente. E, claro que o nome do paciente era Siclano!

                Certo, vou parar de mentir, afinal, Siclano possui uma origem misteriosa. Em compensação, Fulano vem do árabe, que significa “tal”. No espanhol do séc. XIII, fulano era usado como adjetivo, mas, a partir do séc. XIX, tornou-se um substantivo para alguém que não sabemos o nome.

                Aproveitando o embalo, Beltrano veio do nome Beltrão – acredite ou não, foi um nome bem popular, tipo “João”, na Península Ibérica. O sufixo “ano” veio depois da analogia com fulano.

                Agora só nos resta saber quem caralho foi Siclano!

caso esta imagem não apareça, por favor, avise-se :D


Não quer ver anúncios?

Com uma contribuição de R$29,90 você deixa de ver anúncios no Nyah e em seu sucessor, o +Fiction, durante 1 ano!

Seu apoio é fundamental. Torne-se um herói!


Notas finais do capítulo

De maus bofes - Segundo a crença popular, os bofes, entranhas, fígado ou vísceras, são responsáveis pelo bom ou mau humor das pessoas. Até se costuma dizer que quem sofre do fígado está sempre de mau humor. Ou seja, mau bofe, mau-humor.