Pontos de vista, e teorias sobre tudo escrita por Paloma Her


Capítulo 18
Os exércitos são necessários?


Notas iniciais do capítulo

Nos tempos atuais, os filmes de ficção estão se concentrando mais sobre o futuro sinistro e apocalíptico de nossa civilização. Os temas vampiros e zumbis são aqueles que mais atraem aos escritores de scripts. Sejam scripts inspirados na literatura ou originais. O filme “Guerra mundial Z” é meu preferido, não só pela produção e atuação de Brad Pitt, meu ator do coração, mas pela beleza das imagens, dos cenários arrepiantes que me fizeram pensar: - mas como é que conseguiram fazer essa cena?



Este capítulo também está disponível no +Fiction: plusfiction.com/book/703366/chapter/18

Os filmes de ficção sempre foram meus preferidos. Nos anos sessenta, o filme “O planeta dos macacos” me impressionou bem mais do que “Odisseia no Espaço”. E “Barbarela” eu assisto até hoje no Netflix.

Nos tempos atuais, os filmes de ficção estão se concentrando mais sobre o futuro sinistro e apocalíptico de nossa civilização. Os temas vampiros e zumbis são aqueles que mais atraem aos escritores de scripts. Sejam scripts inspirados na literatura ou originais. O filme “Guerra mundial Z” é meu preferido, não só pela produção e atuação de Brad Pitt,  mas pela beleza das imagens, dos cenários arrepiantes que me fizeram pensar: - mas como é que conseguiram fazer essa cena?

Os cenários apocalípticos dos filmes “O livro de Eli”, “Mazer Runner” e “Mad Max” mostram gente comum em busca desesperada de um GÊNIO que lhes mostre o caminho da salvação. Temos que analisar que nessa situação apocalíptica da ficção, o conhecimento desaparece de uma só lambada. Bibliotecas, laboratórios de pesquisas, universidades, hospitais, tudo vira pó com as bombas de destruição em massa. E os homens se matam por uma simples “Bíblia”, porque nada sobrou.

Na vida real, se analisarmos quem é que feneceria numa guerra nuclear, temos a verdade arrepiante de uma coisa terrível: - morreriam os professores, os médicos, os engenheiros, e os GÊNIOS! Ou seja, pereceriam todos os homens úteis da sociedade, os trabalhadores que constroem tudo que nossa inteligência pode inventar. Basta olharmos  para DUBAI, para nos assombrar de tudo o que homem conseguiu levantar com sua capacidade intelectual.  E todos esses construtores morreriam porque eles não vão para a guerra, para o front, nem para os abrigos de bombas em casso que guerra.

Os mocinhos do momento numa guerra de extermínio são os psicopatas, os assassinos, os soldados que apertam os botões das bombas com um sorriso cínico na boca. Numa etapa posterior a um extermínio, quem vai sobreviver é o homem que tem mais talento para matar! Um “Mad Max” contemporâneo. Os sobreviventes, em vez de tentarem se abraçar para formar uma nova colônia, eles vão continuar brigando por um lago, um rio, ou uma selva com bichos para fazer churrasco.

O que é que as pessoas boas, trabalhadoras, inteligentes podem fazer para EVITAR isso? Para que a ficção cinematográfica nunca se concretize na nossa realidade?

A resposta é muito simples, temos que abandonar os quartéis! Temos que eliminar todos os exércitos do mundo! Os resultados estão bem na nossa frente. Basta olharmos para o Japão, vizinho da Coreia do Norte, que acabou com a milícia depois da segunda guerra mundial. Hoje o Japão é o lugar menos violento do planeta, com um sistema carcerário excelente e uma educação invejável.

A pequena Costa Rica, onde tive o privilégio de morar por quase três anos, não tem milicos, e em compensação a educação e a medicina são as melhores da América Latina. Costa Rica tem como vizinhos: Honduras, onde há 90 criminosos para cada 100.000 pessoas, El Salvador com 41,2 para cada 100.000, e a Guatemala com 39,9 a cada 100.000 pessoas. Na verdade toda a América Central, com México incluído, e com a Colômbia, vizinha do Panamá são os países mais violentos da face da terra. E nenhum desses países invadiu a Costa Rica.

Então, para que temos exércitos? Para que o Brasil tem um exercito? Qual o vizinho que vai querer nos invadir? Temos as onças e as cobras da Amazônia para nos defender.

Há cientistas tomando medidas drásticas pós-apocalípticas! Aqueles que guardam as sementes da terra embaixo de túneis no meio da neve: - Se depender da ciência, os alimentos de origem vegetal nunca vão desaparecer. Uma espécie de arca com sementes de todo o planeta foi construída debaixo das terras geladas da Noruega. A ilha gelada no meio do Atlântico Norte, Svalbard, na Noruega, fica a apenas 1.300 quilômetros do pólo. Jornal nacional.

Mas, nós, gente comum, também podemos ajudar para esse futuro e seguir o exemplo desses cientistas! Vamos guardar as sementes como se fosse OURO! Vamos fazer pomares, hortas em casa, ou na rua, para evitar a fome atual e do futuro. Vamos entregar as armas caseiras para a polícia! Vamos ABANDONAR o serviço militar! Vamos quebrar o negocio da morte, vamos levar as fabricas de bombas e de armas à falência. Vamos evitar o apocalipse cinematográfico!

 

 


Não quer ver anúncios?

Com uma contribuição de R$29,90 você deixa de ver anúncios no Nyah e em seu sucessor, o +Fiction, durante 1 ano!

Seu apoio é fundamental. Torne-se um herói!


Notas finais do capítulo

A pequena Costa Rica, onde tive o privilégio de morar por quase três anos, não tem milicos, e em compensação a educação e a medicina são as melhores da América Latina. Costa Rica tem como vizinhos: Honduras, onde há 90 criminosos para cada 100.000 pessoas, El Salvador com 41,2 para cada 100.000, e a Guatemala com 39,9 a cada 100.000 pessoas. Na verdade toda a América Central, com México incluído, e com a Colômbia, vizinha do Panamá são os países mais violentos da face da terra. E nenhum desses países invadiu a Costa Rica.



Hey! Que tal deixar um comentário na história?
Por não receberem novos comentários em suas histórias, muitos autores desanimam e param de postar. Não deixe a história "Pontos de vista, e teorias sobre tudo" morrer!
Para comentar e incentivar o autor, cadastre-se ou entre em sua conta.