Prometidos escrita por Marcos Martinz


Capítulo 4
Fada Madrinha


Notas iniciais do capítulo

Olá leitores do meu coração, passo aqui pra deixar um mega abraço e um super obrigado por todos os elogios, sugestões e boas palavras quanto á historia



Este capítulo também está disponível no +Fiction: plusfiction.com/book/628939/chapter/4

Um quarto real tem lá seus luxos, mas o dormitório de Julieta parecia valer por todos os outros sofisticados cômodos do castelo. Uma penteadeira em brilhantes decorava a parede – na qual uma textura cor de rosa dava um tom amoroso ao ambiente – Estantes e mais estantes recheadas de livros, mas nenhum deles eram lidos, todos detinham cores vibrantes apenas para combinar com a decoração. Nos cabides, os mais esbeltos e inimagináveis vestidos; Julieta mandava fazer modelos exclusivos com a melhor boutique do reino toda semana, mas não chegara a usar quase nenhum. Os perfumes estavam espalhados junto ás maquiagens em algumas prateleiras inacabáveis de mimos e porcelanas, é... Julieta realmente sabia decorar um ambiente.

“ – Selene, eu ainda não entendi. Este escarcéu todo apenas para dar um beijo em Dominic? Se quiser eu seguro ele, e você dá logo um selinho... Dominic é tão fracote que até com as unhas feitas consigo segurá-lo “ – Julieta não estava olhando diretamente para Celina que estava sentada na cama rosada e estufada, apenas penteava seus longos cabelos negros e analisava se seus lábios continuavam carnudos e desenhados. Celina respirou fundo, cruzando as pernas e olhando pro reflexo de Julieta no espelho – afinal, a princesa não parou de se arrumar para falar com a dama.

“ – Nem tudo é na base da força Julieta, o amor não funciona assim. Eu te disse, o que Dominic sente por Logan é algo forte, difícil de se penetrar “ – Explicou um pouco impaciente, dando um ar de pensativa. Jogou os curtos cabelos loiros para trás, levantando-se da cama “ – E é Celina, quer estragar nosso disfarce? As paredes possuem ouvidos “ – Reclamou, ficando lado a lado com a menina no espelho. Celina era uma adorável garota, cabelos loiros até os ombros e olhos verdes vibrantes; já sua forma verdadeira refletida no espelho era ruiva e com um ar sedutor... O espelho conseguia mostrar o disfarce de Celina, afinal, ele nunca mentiu para as sereias.

A alteza ajeitou sua camisola, jogou os cabelos para trás e bufou. Celina ficou olhando para o rosto de Julieta, como ela havia crescido... E havia herdado sua mania de jogar os fios de cabelo para trás e bufar em raiva. Por apenas um minuto sentiu uma pontada de tristeza percorrer todo seu coração amaldiçoado, não havia visto sua filha crescer, dar o primeiro passo ou até mesmo a usar o primeiro vestido; pelo jeito, Lúcia havia feito um ótimo trabalho como mãe, mas o temperamento da princesinha sempre foi parecido com o de Selene – sua mãe que agora tinha de fingir o tempo inteiro não ligar para a existência da tal princesa.

“ – Impenetrável? Ótimo, vamos ficar aqui discutindo enquanto os dois bambis se penetram, digo no sentido malicioso da coisa “ – Julieta virou com a escova apontada para Celina, como se estivesse com uma arma tenebrosa “ –Não importa o que eles sentem, Logan é meu noivo e em breve será meu marido, eu só pensei em te invocar porque sei que nenhum homem resiste á você, agora me mostre esse seu poder que até agora só está visível nas lendas “ – Seu tom era irritado, mas não pôde erguer a voz para não chamar atenção. Celina resolveu apenas abrir um sorriso misterioso para Julieta, levantando-se da cama e tomando a escova das mãos dela.

“- Eu não sou sua serva, sua criadinha e muito menos capacho seu, eu sou sua “ – A loira engasgou, olhando os olhos frios e azuis de Julieta, prestes a dizer mãe “ – Eu não sou nada sua, posso largar tudo isto agora e causar uma outra guerra com Starshine. Sei o que estou fazendo princesa, apenas pise fora da linha e transformo você em isca de peixe, eu fui clara? “ – Logo a escova parecia ter derretido, na verdade Celina a transformou em água. Julieta não disse nada, estava assustada demais para isto.

Da varanda de Julieta era possível ver a lua tão brilhante brincar com suas amigas estrelas, o céu parecia esboçado para uma noite especial, em algum lugar. Nas macieiras o clima era agradável e uma mesa singela com uma toalha em xadrez dava um ar de graça com uma flor em decoração.

Logan estava sentado na tal mesinha de madeira, parecia estar esperando alguém em especial. Logo ao longo das macieiras tão brilhantes um jovem assustado e um pouco inquieto apareceu, arregalando aos olhos ao que vira;

“– Logan, você tem ideia de que horas são? “ – Dominic apareceu ali, com o rosto meio inchado por estar dormindo á alguns minutos atrás. Estava sonhando com Lúcia tentando lhe guiar para alguma coisa, mas não se recordava o que... Até que uma pedra atingiu sua janela e era Logan aparentando pressa; fazendo um sinal para o príncipe descer “– Olha, eu não sei se é uma boa ideia a gente ficar alimentando isso. Eu estou com medo, nós dois somos homens e isso é errado... Sem nexo, pecado “ – Tirava mil e umas definições para o que estava havendo entre os dois, até que o outro príncipe de olhos azuis abriu um sorriso faceiro. Dominic não entendia porque ele sorria tanto, poderia trabalhar num circo como palhaço.

“– Isso se chama amor” – Ele interrompeu o mais novo, levantando-se e indo na direção dele.

“– Não, isso se chama loucura!” – Remendou, sentindo Logan segurar suas mãos. As mãos do homem eram tão quentinhas e as de Dominic frias, ele nunca entendia isso; suas mãos viviam gélidas desde que sua mãe falecera.

“– E não é a mesma coisa? “ – Logan encostou sua mão na nuca de Dominic e o empurrou contra seus lábios, saboreando o beijo do garoto como se o mundo fosse apenas eles; a mesa, e as macieiras. A chama da vela parecia assistir aquela cena com graciosidade, pois a cada suspiro romântico ela dançava nos ventos. Dominic abriu os olhos e olhou os dele;

“– Apenas me dê certeza, certeza de que tudo isso não é em vão... Eu nunca me apaixonei antes “ – Explicou, mas o dedo de Logan encostou os lábios dele como num pedido de silencio.

“– Não diz nada antes de provar o que eu fiz” – O príncipe disse num tom orgulhoso, ameigando a face e deixando aquele sorriso safado um pouco de lado. Pegou o príncipe pela mão e o levou até a mesinha, onde algo coberto com um pano branco parecia cheirar muito bem. Dominic não conseguia esconder o sorriso quando estava ansioso;

“– Não me diga, você cozinhou?” – Ele riu, mexendo nos cabelos “ – Aposto que deve ter ficado horrível “ – Acrescentou em brincadeira, vendo seu futuro cunhado retirar o tecido de cima da bandeja e uma bela torta de maçã mostrar-se cheirosa e muito bem feita. Ele tinha de admitir, estava impressionado “– Logan... Como você consegue ser ágil, bonito, esperto, sedutor, cavalheiro e no fim de tudo cozinheiro? “ – Perguntou com um ar de seriedade, mas ouviu um gargalho em resposta;

“– Você pensa que foi fácil colocar aquele bilhetinho na sua torta? Eu precisava saber um pouco de culinária pra isso” – Sorriu, servindo um pedaço e dando-lhe um pratinho.

“– Se estiver tentando me matar envenenado, puxo teu pé a noite “ – Brincou, dando uma garfada e surpreendendo-se com o sabor.

Starshine- Muitos anos atrás

A lágrima da mulher ruiva que caia repentinamente chocou-se contra a cachoeira; sem pestanejar um brilho parecia ter consumido toda a cascata, parecendo enfeitiça-la. O amor é forte, mas a lágrima de um coração verdadeiramente partido é mais ainda, aquele choro sincero amaldiçoou toda a extensão da cachoeira até o rio. Selene sumiu no clarão das águas, deixando apenas seu ultimo suspiro nos ventos.

Um barquinho com rosas vermelhas fora empurrado por um jovem monarca entristecido, atrás dele uma futura rainha desolada. O jovem Skandar e a inocente Lúcia estavam juntos naquela cachoeira, observando o barco partir. Quanto mais longe o barco escorregava no balanço das águas claras, mais o coração do futuro rei afundava-se em mágoa, ele recordava do incrível sorriso de Selene, de sua mania de jogar os cabelos para trás e aquele único jeitinho de falar, permitiu-se chorar ali... Como nunca chorou antes desde a morte de sua avó.

“– A culpa é minha, se eu tivesse aparecido...” – Skandar lamentou mais para si mesmo do que para Lúcia, que esfregava os olhos com um lencinho branco. A princesa apenas fungou e suspirou.

“– Se você tivesse aparecido, certamente teríamos dois barcos nessa cascata agora. Skandar, seu pai já sabia do amor proibido de vocês dois... Hora ou outra, encontraria vocês dois e...” – Lúcia repensou, não seria bom criar mais tristeza para o coração de Skandar. Respirou fundo de novo e encostou a mão no ombro do príncipe ajoelhado na beira da corrente “– O destino é sábio amor, Selene era uma ótima mulher e com certeza teria sido uma ótima mãe; mas infelizmente, nossas histórias sempre tomam rumos diferentes... E às vezes” – Olhou para o barquinho, suspirando” – Eles nem sempre são como esperamos”.

O príncipe levantou-se e abraçou Lúcia, como alguém que chora no peito da mãe. A loira acariciava os cabelos dele pacientemente enquanto seu pranto afogava-se no vestido branco.

“– Não chore, eu sempre vou estar aqui para te apoiar Skandar... Sempre! “ – Segurou as bochechas dele e o olhou nos olhos, carinhosamente.

Quando as duas futuras majestades distraíram-se, o barco fora sugado para baixo, como se algo o tivesse puxado.

Starshine - Atualmente

O tão majestoso rei de Starshine não dava ás caras pelo palácio ou para decretos desde que sua esposa falecera. O homem não conseguia retirar de suas doces lembranças o rosto de sua amada que partira, Lúcia era um poço de compreensão e justiça; Há alguns anos atrás, a rainha sábia assinou um tratado que impediu a escravidão por todo território de Starshine, liberando todos os seres mágicos escravos de seus bruxos mestres, o que causou uma grande revolta de feiticeiros do reino, afinal o que seria de suas maldades sem seus mandantes? Fadas, duendes, e todos os outros seres de terras mágicas eram livres para criar suas raízes no reino. Por isso, quando Lúcia morreu, um pouquinho de amor morreu juntamente.

“– Festival Mágico?” – Dominic deixou um livro colorido em cima do sofá verde, indo em direção á Martinha que colocava algumas frutas em cima da mesa, afinal o garoto não gostava de sempre ir à cozinha e trombar com uma cobra vestindo rosa; Julieta “-Já estamos nessa época?”- Questionou um pouco incrédulo, analisando devagar o convite real entregue em suas mãos” – Eu realmente acho uma tolice gastar mais dinheiro com festa, minha mãe faleceu e Julieta vai se casar em breve, acho que Starshine já está completa de tragédias, não é uma boa ideia arriscarmos a ter mais uma! “ – Martinha não pôde hesitar seu olhar amigo ao ver a tristeza dele ao referir-se á majestade Lúcia. Colocou a bandeja em prata na mesa e tocou o ombro do amigo;

“ – Dominic, não fale assim, o casório de Julieta não é uma tragédia... Apenas vai reerguer as coisas por aqui “ – Fez um sinal ganancioso ao falar “ melhorar” com os dedos, indicando dinheiro e abriu um sorriso, vendo que ele sorriu também “ – Agora, porque não vai até o estábulo? Há uma pessoa te esperando lá, não posso dizer o nome afinal Julieta não permitiu “ – Abriu um olhar desconfiado e saiu andando até a saída “ – Não se atrase, parece ser urgente”.

Logo a mulher sumiu pela enorme porta da biblioteca, que de tempo ao tempo tornou-se o dormitório do príncipe mais novo. Dominic coçou a cabeça, Logan de certo não seria; afinal, ele é mais escandaloso, com certeza teria atacado um tijolo no vidro para chamar sua atenção. Uma lanterna pareceu brilhar em sua cabeça quando lembrou da garota que encontrou nos corredores, á caminho do café ( hora que tudo acontece ao príncipe) Uma menina adorável, quem sabe não fosse ela querendo combinar trajes para a festa? Como um bom cavalheiro não demorou muito e já havia atravessado ás macieiras – estando agora frente a frente com o estábulo. Recordou brevemente o dia de sua primeira montaria e um pouco de ar lhe faltou, afinal o tombo que o príncipe havia levado não era uma boa recordação.

Selene, ou melhor, Celina; estava dentro do estábulo serenando mistério com os olhos verdes brilhantes. A sereia retirou do meio dos seios um batom vermelho vibrante e logo decorou seus lábios com a cor tão delirante, os colocou de sentindo a presença do menino aproximar-se.

“– Celina? “ – A voz gentil de Dominic ecoou num chamado meigo, o que fez a menina de costas virar para ele um pouco envergonhada “ – Martinha me disse que tinha um assunto sério a tratar comigo “ – Perguntou curioso e cumprimentou-a, vendo um sorriso misterioso ocupar o lugar de suas palavras.

“ – Você precisa ver isto Logan “ – Julieta puxava Logan para a armadilha “ – Os estábulos precisam de sua ajuda, há um cavalo adoecido “ – O príncipe ainda estava meio sonolento, afinal sempre dormia de madrugada e geralmente era no teto do enorme palácio, gostava de admirar a Lua e como sua preciosidade era incrível. Logan esfregou os olhos sendo puxado, estranhou a pressa da princesa;

“– Se você me deixar acordar quem sabe?” – Remendou um pouco irritado, detestava ser acordado de repulso. Passava pelas macieiras tão depressa que ouvira apenas os passos rápidos e o vestido de Julieta arrastar na grama, rezou para ter algum formigueiro e elas subirem por debaixo daquele tecido exagerado.

Martinha chegara até a cozinha real, seu tom gracioso e clássico tinha um ar casual com as porcelanas favoritas de Lúcia, o cômodo continha a simplicidade da falecida rainha. A até então serviçal colocou numa pequena xícara um delicioso chá esfumaçando, pelo perfume da fumaça notava-se ser de morango. Assim que a porcelana fora forrada com o delicioso chá que logo seria levado para a nobreza, um reflexo nada parecido com o de Martinha transpareceu ali; parecia ser uma visão. O liquido mostrou os estábulos, depois uma jovem loira de lábios vermelhos beijando Dominic, após isso sem rodeios a porcelana partiu ao meio, deixando cacos de vidro para todos os lados;

“ – DOMINIC, NÃO! “ – Marta correu dali depressa, tentando correr contra o tempo e salvar o garoto.

Celina tocou as mãos do rapaz e logo uma música parecia ter invadido o pensamento do jovem príncipe, era uma melodia tão gostosa de ouvir. A melodia tão envolvente e os olhos verdes da dama resultavam numa mistura perfeita de amor e perfeição, fazendo com que os as pupilas de Dominic se esverdeassem como em uma hipnose. Os lábios vermelhos dela e os dele estavam tão perto de um beijo, mas a porta fora aberta num estrondo horroroso; que fizera todos os cavalos relincharem no mesmo instante.

“– Você não fará nada com ele” – A voz de Martinha estava firme e algo parecido com um arco e flecha pesava em suas mãos, sem esperar uma resposta disparou uma flecha flamejando em chamas; que atingira a perna da criatura que berrou num urro desconhecido pelos mortais, algo desafinado e de doer os ouvidos “ – Selene...“ – Terminou abaixando o arco e vendo Dominic com um olhar assustado.

A forma da garota loira se desfez no chão, mostrando uma ruiva com os olhos flamejando em fúria. No mesmo instante Logan e Julieta adentraram o estábulo, o príncipe e a princesa não estavam entendendo nada.

“ –Marta, você sabe, Fadas madrinhas e sereias não podem ocupar o mesmo espaço, ainda mais uma gorda igual á você! “ – Selene começou a cantar freneticamente, a melodia fizera as janelas do estábulo decorado trincarem e dispararem em mil pedaços. Ao meio do canto frenético, Logan correu e tirou Dominic do chão.

“– VOCÊS DOIS, PARA TRÁS DE MIM AGORA! “ – Martinha berrou por causa do barulho, Logan e Dominic encolheram-se atrás da mulher baixinha em obediência, Dominic queria uma explicação daquilo tudo... Fada Madrinha? . Julieta estava tão irritada com a situação que seu rosto estava vermelho feito uma pimenta, a princesa posicionou-se com um ar de soberba ao lado de Selene, encarando Dominic “ – TAPEM OS OUVIDOS, ELA VAI TENTAR ENFEITIÇAR VOCÊS DOIS, QUERENDO OU NÃO SÃO HOMENS! “ – Gritou ainda mais alto e com um giro de mãos fizera o arco desaparecer. Marta sorriu e berrou em plenos pulmões;

“ – SABE PORQUE AS GORDINHAS SÃO AS MELHORES? “ – A serviçal posicionou seus pés um distante do outro, puxou ar e logo deu um forte pisão no chão amadeirado. Um tremor tomou conta dos estábulos –por sorte era uma parte muito afastada do castelo- um tremor tão forte que fizera todos ali dentro caírem e se debaterem nas paredes (inclusive os pobres cavalos). Dominic cambaleou para trás, as tochas ainda acesas nas paredes estavam chocando-se contra o chão, preparando para um incêndio aterrorizante. Uma das tochas vinha vindo de encontro com a cabeça de Logan, o príncipe mais novo saltou sobre seu amado e o empurrou para longe; fazendo o bastão em chamas desviar seu percurso.

“- Dominic, você sabe o que está acontecendo aqui?” – Perguntou Logan enquanto apagava as tochas antes que as mesmas incendiassem tudo, os temores eram muito fortes e equilibrar-se não era fácil “- Julieta me arrastou pra cá e eu não vi Martinha no caminho, o que diabos ela está fazendo aqui?”

“- Estou me fazendo as mesmas perguntas! “ – Exclamou nervoso ao ouvir o estrondo das portas do estábulo, segurando a mão de Logan.

Alguns guardas reais adentraram com suas espadas ferozes para ver o que estava havendo. Selene não hesitou em enfeitiça-los apenas em um estalar de dedos.

“ – Matem-nos! “ – Pediu, levantando-se com a ajuda de Julieta e vendo todos os homens robustos irem para cima de Dominic, Logan e Martinha. A criada pegou os dois pela mão antes dos homens alcançarem-nos e disse em rapidez;

“ –Não tenho tempo de explicar o que está havendo, apenas lutem. Julieta despertou o pior mal de Starshine, e é minha missão tentar contê-la antes que algo aconteça á Dominic e ao reino “ – Os soltou e num sopro fez duas espadas brilhantes surgir nas mãos dos garotos. Naquele momento, Dominic se arrependeu profundamente de ter faltado ás aulas de batalhas ou aos treinamentos.

Selene gargalhava repentinamente e Julieta bufava em raiva;

“- Tem como você me explicar o que está acontecendo aqui?” – Julieta perguntou num ar de desespero, segurando-se no chão pois o temor não havia parado completamente “ – Faça isso parar agora, é uma ordem. Meu noivo não pode morrer! “ – Gritou com uma voz exalando medo, o que fez Selene sorrir venenosamente

“ – Benzinho, não há como parar o que já começou, devia ter pensado antes de me libertar. Você terá o seu príncipe, mas agora é do meu jeito... Veja “ – A sereia mexeu as mãos com unhas exuberantes e os cavalheiros pareciam ter adormecido, um silêncio caiu no estábulo e apenas as respirações e relinchos dos cavalos assustados tomavam o ambiente.

Dominic estava de mãos dadas com Logan, seu braço estava ferido, pois não conseguira lutar com muito sucesso. O outro homem pegou a cabeça de seu amado e a encostou em seu peito, dando um beijo em seus cabelos;

“ – Fique calmo Dominic, vai ficar tudo bem! “ – Acariciou os cabelos do garoto assustado, que chorava feito uma criança. Ele estava com medo, medo de tudo que estava acontecendo á sua volta desde que este casamento apareceu desde que Logan adentrou sua vida.

Martinha parou frente á frente com Selene, suas sobrancelhas indicando irritação com a sereia eram totalmente visíveis, ao contrário da ruiva que sorria, deliciando-se daquela situação.

“- Você deveria ter deixado eu resolver as coisas com apenas um beijo. Teria evitado tudo isto, não acha?” – Num ar de deboche perguntou, encarando a outra criatura “ – Seu disfarce de tantos anos agora não adiantou de nada”.

“- Eu escolhi ser a fada madrinha de Dominic por um único motivo, por causa do amor que ele sente quanto ás pessoas. Você conhece as premonições, sabe exatamente como essa história termina; e você não está nela Selene!” – Marta firmou a voz, fazendo uma bola de fogo ir tomando forma devagar em sua mão.

Selene gargalhou novamente e fizera uma varinha mágica aparecer em sua mão, parecia um graveto em cristal, aquilo fez com que Marta parasse a bola de fogo imediatamente;

“ – Logan, saia daqui e leve Dominic, agora! “ – Deu um passo para trás, sem nem se quer olhar para os dois jovens. Logan puxou o outro príncipe até a enorme porta do estábulo, mas a mesma bateu num som arrebatador. A ruiva deu um sorrisinho faceiro e perigoso, e um risinho baixinho fora jogado aos ventos;

“ – Não vão á lugar algum, não nessa vida “ – Ergueu a varinha no ar, fazendo com que faíscas tomassem a forma do graveto cristalizado. Martinha respirou fundo, aquela varinha não era de Selene e sim dela, de fato havia roubado sem a fada madrinha perceber “ – Deveria tomar mais cuidado com sua varinha, foi fácil encontrá-la. Aprendi muita coisa nesses meus tempos submersa nas trevas das águas... E uma delas, é que o amor é forte, mas a lágrima de um coração verdadeiramente partido é mais ainda “ – Enquanto recitava suas palavras, Marta, Logan e Dominic ficavam sem saída encostados na enorme porta de madeira, como se estivessem encurralados. A serviçal agora nada podia fazer, sua varinha estava nas mãos de outra e quando isto acontece, por lei das fadas, seus poderes automaticamente são bloqueados “ – Mas a sorte de vocês é que hoje estou em busca do príncipe ideal, Dominic “ – Mexeu a varinha fazendo uma ventania empurrar a tão doce Marta contra uma das janelas que restaram, o que resultou num estrondo e cacos de vidros, lançando a mulher para o lado de fora num impulso. Logan fora lançado em direção á Julieta, que o segurou no braço; restando Dominic na porta, trêmulo “- Não chore pequenino, eu conheci sua mãe... Oh, como ela odiaria ver o neném dela chorar” – Debochou, aproximando-se.

A princesa segurou Logan no braço, mas não foi o suficiente, ele soltou-se com facilidade e olhou para ela;

“ – O que é você Julieta? É um monstro não é possível. Seu irmão, sangue do teu sangue, alguém que você dividiu brincadeiras e expectativas está prestes a morrer... E o que você faz? Você ajuda para que tudo percorra do seu jeito, não passa de uma cadela suja em trapos rosa “ – A voz máscula de Logan invadiu o coração de Julieta, o príncipe percebeu a ignorância de Julieta quando a mesma levantou a mão para lhe dar um tabefe, em repulso ele segurou o braço dela e a jogou no chão “- Não encoste em mim, eu tenho nojo de você! “ – Ele respirou fundo e cuspiu no rosto da princesa.

Selene apontou a varinha da direção de Dominic, percebera Logan correndo em sua direção e estalou os dedos, fazendo o homem cair num sono no meio do trajeto.

“- Mande beijos á Lúcia” – A sereia ruiva esboçou um semblante vingativo, lançando uma energia radiante e faiscante na direção de Dominic. O príncipe apenas fechou os olhos, ele imaginava sua mãe a todo instante, pensava em Logan, em tudo que estava havendo e permitiu entregar-se. Abriu os braços, esperando a tal energia levar-lhe para o outro lado, quando um corpo pareceu ter cruzado o percurso das faíscas, o barulho estridente dos raios atingindo o peito da tal pessoa em seu lugar fizera o príncipe abrir os olhos de impulso. Não era Logan caído ao chão, era Julieta, ela havia se colocado na frente do feitiço.


Não quer ver anúncios?

Com uma contribuição de R$29,90 você deixa de ver anúncios no Nyah e em seu sucessor, o +Fiction, durante 1 ano!

Seu apoio é fundamental. Torne-se um herói!




Hey! Que tal deixar um comentário na história?
Por não receberem novos comentários em suas histórias, muitos autores desanimam e param de postar. Não deixe a história "Prometidos" morrer!
Para comentar e incentivar o autor, cadastre-se ou entre em sua conta.