Entre as trevas e a luz escrita por magalud


Capítulo 23
Cinco anos mais tarde




Este capítulo também está disponível no +Fiction: plusfiction.com/book/626977/chapter/23

Parte III – Exílio
Capítulo 23 – Cinco anos mais tarde

– Mamãe, Odin tem visitas!

Helena franziu o cenho. Severus tinha conseguido um raro falcão-girafalte (Falco rusticolus) para levar a correspondência bruxa, e agora, no poleiro dele, estava uma coruja desconhecida. Ela foi até a ave e retirou a carta da sua patinha. London dirigiu-se ao seu falcão:

– Odin, deixe sua amiguinha se servir de água e biscoitinhos. É educado.

Odin, com sua pose real nórdica, não se impressionou muito com a recém-chegada, mas chegou para o lado, para que a visitante pudesse alcançar a vasilha com água. Helena olhou a interação do menino de seis anos com as aves e sorriu, voltando-se para a carta.

Aberforth.

O velho bruxo não falhava em escrever, dando notícias de casa. Se bem que, pensou Helena, casa agora era ali, onde eles moravam.

Ela deixou a carta endereçada a Severus no balcão e voltou-se para o seu bolo de carne, quase pronto para ir ao forno. Ele logo chegaria do trabalho, e Lily já deveria ter chegado da escola.

Sr. Stimpy, que chegara à cozinha naquele exato momento para ajudá-la com o jantar, de repente arregalou os olhos e cochichou:

Mugglare!

E sumiu diante de seus olhos. Helena riu-se internamente. Até o elfo tinha aprendido a falar a língua nativa. Eles estavam mesmo aclimatados.

– Helena! – chamou uma voz conhecida na porta da cozinha. – Helena, querida, já está em casa?

– Entre, Sra. Johnsson. Desculpe não abrir, estou amassando o bolo de carne.

– Ah, seu bolo de carne é uma delícia. Como nossas almôndegas, mas de uma vez só, não aos pedacinhos. – disse a velha senhora, com um prato na mão. – Olhe, eu fiz essa receita de torta de pêssegos, e sobrou tanto. Achei que vocês poderiam gostar de comer depois do jantar.

– Quanta gentileza, não precisava. Por favor, sente-se. Quer um chá?

– Ah, vocês, ingleses, sempre tomando chá. – disse a velha senhora, que sorriu para London. – Oi, rapazinho! Está brincando com seu bichinho?

– Odin está com uma amiga – disse London, animado. – Ela é bem boazinha.

– Ah, as vantagens de se morar num país com 53% de florestas – comentou a Sra. Johnsson. – Sempre tem um animalzinho selvagem por perto. E aquele gatinho de Lily? Era um filhote, não?

– Nem me diga. Aquele gatinho que Lily achou na floresta terminou sendo um filhote de lince, Sra. Johnsson. Lily ficou muito triste, mas tivemos que devolvê-lo ao Departamento de Parques e Florestas, já que se tratava de um animal selvagem. Ainda bem que Odin tem todas as licenças. Se ele fosse recolhido, os meninos iam ficar arrasados.

– E tem notícias de sua família?

– Emma está preparando a mudança para Londres. Ficamos muito felizes que ela tenha conseguido esse emprego no hospital. Era tão sofrido, com o marido morando na Inglaterra e ela trabalhando aqui. Eu já acho longe que Severus trabalhe na capital, e nós moremos aqui! E são só 30 quilômetros! Imagine 1.500 quilômetros.

– Södertälje não é tão longe assim de Estocolmo. Mas mesmo assim, confesso que não é exatamente uma viagem que gostaria de fazer todos os dias, como seu marido.

– Ele sai de casa com o carro até o centro de Södertälje, depois pega o trem.

– Trem? Por que não vai de carro até Estocolmo? Não é tão longe.

– É que o trem o deixa bem na Gamla stan, a Cidade Velha. Ele nem precisa pegar o tram para chegar à farmácia.

– Que bom. E tem notícias do primo, o que mora no centro de Uppsala?

– Oskar está bem, graças a Deus. A pressão se estabilizou. Linna, a mulher dele, também está bem. Foi bom porque Hanna está grávida e não pode se preocupar com o pai. Primeiro filho, primeiro neto, sabe como é. Lukas é o outro primo e mudou-se ano passado para a Finlândia. – Helena ajeitou o bolo no forno e fechou a porta. – Tem certeza de que não quer um chazinho? Quem sabe prefere um schnapps?

– Ah, agora está pensando como uma verdadeira sueca! – riu-se a Sra. Johnsson.

A porta da cozinha se abriu, e Lily entrou, com um fone no ouvido. Helena saudou, pegando um copo para a bebida:

– Oi, filha. Como foi na escola?

– Bem.

– Viu que a Sra. Johnsson veio nos visitar? Ela trouxe torta de pêssego. Diga olá.

– Olá, Sra. Johnsson. Mãe, papai já chegou?

– Não, por quê?

– Ele tem que assinar meu boletim. A professora disse que vocês dois têm que assinar.

– Depois ele assina. Lembre-se que hoje ele vai fazer as lições de Poçõ – quer dizer, de química, com você. Mas você também precisa estudar para suas provas finais! Por que não aproveita para fazer isso agora?

– Tá – Ela entrou na casa, depois de cumprimentar: – Tchau, Sra. Johnsson.

– Nossa, nessa idade ela já aprende química?

– Sabe como é: o pai é farmacêutico, então...

– Ele é muito bom. Sabe, com tantas indústrias químicas aqui na Europa, eu sempre tomei remédios para a minha diabete, você sabe. A nossa cidade é sede da AstraZeneca! Mas os preparados de ervas que ele faz são quase mágicos, eu juro!

Helena riu:

– Realmente, Severus é capaz de fazer mágica. No começo, eu tinha medo de que as coisas não dessem certo para nós aqui. Com tudo que aconteceu lá no nosso país...

– Aquilo foi uma situação horrível, pelo que você conta – disse a Sra. Johnsson. – Ser acusado de assassinato! Felizmente, querida, tudo se resolveu. Ele é tão solicitado. Verdade que a firma está se expandindo?

– Não – respondeu Helena. – Na verdade, o que está acontecendo é que os produtos da marca Engelsmansapotekaryrke, "A Botica do Inglês", estão sendo distribuídos em outros pontos de venda. Então agora ninguém precisa mais ir ao centro de Estocolmo para comprá-los. Claro que lá tem a linha completa, incluindo manipulação personalizada.

– Mas vocês já podem pensar em abrir novas lojas. Gotemburgo é um bom mercado, assim como em Uppsala, Malmö... Mas o norte é praticamente inexplorado, não é?

– Estivemos no extremo norte alguns anos atrás, a passeio. É tão frio, mas tão lindo. As crianças queriam ver a terra do Papai Noel. Agora já estão crescidas demais para isso. Ao menos Lily. Ela gostou tanto, minha menininha.

– Tem razão, a Lapônia é mesmo fascinante. Já faz anos que não vou lá.

– Esse país é muito bonito – sorriu Helena. – Recebeu-nos tão bem quando estávamos numa situação difícil.

– Que bom, querida. Espero vê-los por aqui muito tempo. Moramos no meio da floresta, e ainda assim temos vizinhos! É mesmo um privilégio. – A velha senhora se ergueu, uma careta ao reclamar do reumatismo. – Ah, melhor ir agora. Daqui a pouco Markus chega em casa. Esse meu velho não sabe o que fazer se eu não estiver por perto.

– Eu não queria que não saísse de mãos vazias depois de nos trazer essa maravilhosa torta de pêssego. Olhe, eu tenho uns biscoitinhos de gengibre. Receita típica inglesa.

– Ah, não se preocupe. Na minha idade, eu deveria cuidar em não comer tantos doces, massas, carnes. Mas aí só me resta capim e alfafa para comer! É indigno!

Helena riu-se alto enquanto a acompanhava até a porta. A velha Sra. Johnsson era uma de suas vizinhas mais queridas. A dona da casa deu adeus a sua amiga e viu a coruja visitante aproveitar para sair voando pela porta da cozinha da cabana. Morar nos arredores de Södertälje era uma experiência maravilhosa: uma floresta ao redor, longe de olhos curiosos, e uma cidade sueca famosa no mundo todo por ser sede da fábrica de caminhões Scania, a apenas 30 quilômetros de Estocolmo.

Os Snape tinham levado a fundo a sua experiência sueca. Tanto era assim que mal o carro da Sra. Johnsson sumiu na estradinha, um furgão Volvo entrou na propriedade e trouxe um sorriso aos lábios de Helena. O carro estacionou ao lado da Saab de passeio na garagem fechada, como todos os dias Severus fazia. Ainda era dia claro. Como o verão se aproximava, o anoitecer era bem tardio – perto das 22 horas.

O homem alto, de terno Muggle escuro, fechou a garagem e entrou em casa, saudado pela esposa. London também correu para os braços do pai, dizendo:

– Hoje veio uma coruja, pappa! Acho que ela veio de Londres!

– Mesmo, filho? Odin não foi ruim para ela?

– Eu disse para ele ser bonzinho. Ele foi.

– Que bom. Ela trouxe uma carta, você disse?

Severus se voltou para Helena, que respondeu:

– Pela letra, acho que é de Aberforth. Mas eu não abri.

– Deve estar falando a mesma coisa – disse Severus, tentando controlar sua contrariedade. – Aberforth é um sonhador. Podia ter usado a lareira e poupado a pobre coruja.

Helena beijou o marido, com um sorriso:

– O jantar já vai sair. Mas não se esqueça de assinar o boletim de Lily.

Severus franziu o cenho:

– Alguma nota ruim?

– Claro que não. Mas a escola necessita das duas assinaturas.

– Que diferença do sistema educacional inglês...

London perguntou:

– Posso pegar um biscoito, mamãe?

– Melhor não, querido. O jantar já vai sair. Por que não vai brincar um pouco no seu quarto?

– Tá bom! – E saiu.

O elfo doméstico, Sr. Stimpy, apareceu nesse instante:

– Sra. Helena precisa de ajuda com o jantar?

– Por favor, Sr. Stimpy, poderia colocar a mesa? O bolo de carne já deve estar quase pronto.

– Sim, senhora! Stimpy cuida de tudo! Stimpy deixou suco de maçã gelado para Mestre Severus e Sra. Helena.

– Obrigada, Sr. Stimpy.

A criatura pôs-se a trabalhar, enquanto Helena e Severus se dirigiam até a sala:

– Como foi seu dia?

– Razoável. Consegui trabalhar mais nas minhas poções. O novo gerente, Ingvar, parece ser bem competente. Mas se for muito curioso...

– Pena que Erin não pôde ficar. Eu gostava dela.

– Além do fato de ela ser bruxa. Era muito mais fácil manter a fachada Muggle da botica sem ter que esconder nada do gerente. Gostaria muito que esse novo gerente desse certo. Ele tem idéias sobre melhorar a distribuição, mas se interferir com as outras atividades...

– Vai dar tudo certo, Severus.

– Oh, com certeza. Por precaução, porém, estou afiando os feitiços Obliviate. – Severus mudou o tom. – Esse fim de semana estarei fora. Você sabe... em Västerås.

– Por isso preparou as poções? Para levar ao centro?

– Isso mesmo.

– Severus, por que você não deixa ninguém saber sobre essa sua... iniciativa? Não é ilegal, não é bruxa... é?

– Bom, eu uso poções disfarçadas de medicamentos naturais.

– Então, é igual à farmácia! Podia até levar a marca do Englemansapotekaryrke.

– Não, não quero levantar atenções sobre essas atividades. Ninguém precisa saber. A rigor, nada têm a ver com a botica. Tivemos sorte até agora. Os contatos de Shacklebolt conseguiram legalizar tudo sem chamar atenções erradas, e até conseguimos isenções de impostos.

– Já é uma vantagem num país escandinavo. Você sabe a carga de impostos que pagamos.

– É tudo legal, Helena. Além do mais, não reclamo dos impostos. Veja os serviços públicos que temos. Claro que poderiam ser melhores, mas admita: são considerados entre os melhores do mundo e com motivo para tal.

– No fundo, você gosta daqui, não gosta?

Ele deu um sorrisinho:

– Nessa época do ano, quando a neve está a dois meses de distância, e eu não preciso usar feitiços aquecedores, é possível apreciar a terra dos vikings.

– Espero que esse verão eu consiga mais alunos. Daqui a pouco vai ser melhor retirar a placa de "Aulas de Quilt Inglês" da frente da casa.

– Não se preocupe. No verão, tudo muda. Ah, linda estação. São os melhores 45 dias do ano na Suécia.

– Você reclama de barriga cheia, *engelsman*.

– Você adora isso, *mugglar*.

– Ei! – Ela bateu nele, divertida. – Eu sei sueco o suficiente para saber o que isso significa. É Muggle, não é?

– Lamento, mas isso é o que você é.

– Ótimo! Vou aproveitar sua ausência para levar as crianças a visitar o tio Oskar.

– Se me perguntar o que acho, diria que é uma excelente sugestão. – Severus ergueu-se e usou sua varinha para fazer a carta de Aberforth vir até sua mão. – Aquele suco de maçã parece ser uma boa idéia.

E, como imaginara, Aberforth mais uma vez estava sendo Aberforth. Na mentalidade de Severus, era otimismo demais.


Não quer ver anúncios?

Com uma contribuição de R$29,90 você deixa de ver anúncios no Nyah e em seu sucessor, o +Fiction, durante 1 ano!

Seu apoio é fundamental. Torne-se um herói!




Hey! Que tal deixar um comentário na história?
Por não receberem novos comentários em suas histórias, muitos autores desanimam e param de postar. Não deixe a história "Entre as trevas e a luz" morrer!
Para comentar e incentivar o autor, cadastre-se ou entre em sua conta.