Como Escrever Uma Fanfic escrita por Goth-Lady


Capítulo 5
Personagens




Este capítulo também está disponível no +Fiction: plusfiction.com/book/478150/chapter/5

Hidan: Olha nós de novo! Dessa vez vamos falar dos personagens.

Zoro: Começando pelo protagonista, claro.

Protagonistas

Lita: Os protagonistas são divididos em três categorias.

Hidan e Zoro: Três?! Não era um só?!

Ikki: Não, até porque existem diferentes tipos de protagonistas.

Protagonista principal

Ikki: O nome já diz, é o principal da bagaça. É o fodelão ou o apelão cuja história se centra.

Lita: Ele pode aparecer no prólogo ou não, mas é ele quem aparece no primeiro capítulo, primeiro episódio, primeiro tudo.

Ikki: Podemos citar como exemplo o Seiya, Serena, Luffy, Naruto, Aang, Ichigo...

Lita: Não importa se ele é herói ou anti-herói, o principal é o principal e pronto.

Protagonista secundário

Lita: São protagonistas que têm menos destaque que o principal. Eles não precisam aparecer no primeiro capítulo, podem aparecer no segundo, no terceiro, no quinto...

Ikki: Ao contrário dos principais, que não podem morrer até que a joça acabe ou nem morrem, os secundários podem morrer, mas isso é muito difícil.

Lita: Geralmente os secundários são aqueles que acompanham o principal em sua aventura.

Ikki: Podemos citar como secundários eu, a Lita, Zoro, Shun, Hyoga, Mina, Nami, Rei, Ami, Sanji, o resto da tripulação do chapéu de palha, Sakura, Sasuke...

Hidan: E eu?

Lita: Você é vilão.

Zoro: Temos um time de três protagonistas secundários e um vilão.

Protagonista terciário

Hidan e Zoro: Essa porra existe?!

Lita: Lógico que existe. Ele é o que mais tem chances de morrer, não que você não possa matar o secundário também, mas o terciário tem mais chances de morrer do que ele.

Ikki: O terciário geralmente é um mentor ou um familiar ou um responsável que acompanha o protagonista, ou não.

Lita: Alguns exemplos disso são o Kakashi, o avô do Tyson do Beyblade, o Tio do Jack Chan, é muito difícil ter um protagonista terciário, mas tem.

Antagonista

Zoro: Antes de tudo, antagonista não quer dizer vilão. Antagonista é aquele que não acompanha o principal e ferra com ele. Vilão é aquele que quer foder com tudo.

Hidan: Geralmente o antagonista é rival do principal, mas não anda com ele e seu grupinho de amigos. Ele pode virar amigo do principal o não.

Lita: Um antagonista pode ser protagonista secundário? Claro que pode, só não pode ser o principal.

Ikki: Alguns exemplos de antagonistas que podemos dar somos eu na primeira fase de CDZ, o Sasuke como está sendo agora em Naruto, o Gary no primeiro Pokémon, Ishida do Bleach...

Vilão

Hidan: Há vários tipos de vilões. Para ficar mais fácil de entender essa porra, pense que está jogando um videogame.

Vilões básicos ao extremo

Zoro: São aquelas criaturas comuns em todas as fases de videogame como os Koopas do Super Mário.

Hidan: Esses são soldados rasos e fáceis de derrotar, mas como um cachorro tem pulga, esses vilões têm aos montes.

Zoro: Um bom exemplo são aqueles soldados do santuário de Atena, são os paus mandados.

Vilões seguidores ou conselheiros ou lambe saco

Hidan: Esses seriam os subchefes das fases. Eles são os braços direitos dos vilões das fases. Eles podem aparecer ou nem podem ter.

Zoro: Para quem não entendeu, esses são como o Haku de Naruto, aqueles generais de Sailor Moon, as irmãs Dead Moon, os cavaleiros negros de CDZ...

Vilões definitivos

Zoro: São os Boss ou chefões das fases, ou no nosso caso, dos arcos. Eles também são classificados.

Chefões primários

Hidan: São os primeiros chefões que o principal encontra. Como Zabuza, Rainha Beryl, aquele bicho feio do One Piece para quem a Nami trabalhava no começo...

Chefões de final de fase

Ikki: São aqueles chefões que têm no final de cada arco e de cada fase.

Lita: Como por exemplo o Dr Tomoe, Poseidon, Orochimaru, Akatsuki...

Chefão final

Hidan: É o chefão dos chefões. Ele se encontra no final do jogo.

Zoro: Ou no final do anime, ou no nosso caso, da fic.

Ikki: Esse é o mais foda ou apelão. É o último vilão que o principal vai enfrentar.

Lita: Podemos citar como esses vilões a Sailor Galaxia e o Caos, Hades, Madara, Imperador do Fogo Osai...

Ikki: O chefão final pode mudar conforme o protagonista. Um exemplo simples: CDZ Clássico e CDZ Ômerda. No clássico Seiya era o principal e eu e os outros éramos secundários, por enquanto o boss final é o Hades, já que há rumores sobre a Saga de Zeus. Em ômega, a história é completamente diferente, os protagonistas são outros e os vilões também. Os dois não são a mesma coisa, pois contam histórias diferentes com protagonistas diferentes.

Tudo depende do tipo que escolher

Hidan: O que?!

Lita: Nem todos os vilões vão aparecer e se for uma fanfic do tipo colegial, o vilão vai ser um grupo de mauricinhos ou uma patricinha metida.

Zoro: Ou um valentão, ou o diretor pedófilo ou nem pode ter vilão. Depende do gênero que escolher e do que você quer escrever.

Ikki: Se quiser fazer uma fic em que todo mundo é amiguinho, pode fazer. Se quiser fazer uma fic em que o protagonista principal é um vilão, pode fazer. Se quiser fazer uma fic em que o mocinho vira vilão e o vilão vira mocinho, pode fazer.

Hidan: Você pode fazer a porra que você quiser, a criatividade é sua e a liberdade de escrita também, agora, só não escreva sobre outro autor, não escreva sobre uma fic que você gostou sem a devida autorização do autor, não traduza fics e coloque como sua porque isso é uma puta sacanagem com os outros autores, mas isso a gente fala mais para frente.

Lita: Esse capítulo é mais para você entender porque um personagem tem mais destaque que o outro, porque um é mais foda que o outro, porque um apela mais e porque um faz cagada e salva o mundo.

Zoro: Vamos continuar que só faltam mais três tópicos.

Coadjuvante

Ikki: Muita gente confunde coadjuvante com protagonista secundário e terciário.

Lita: Coadjuvantes são aqueles personagens que simplesmente aparecem, mas não têm grande papel na história e morrem aos montes, embora possam ser mais queridos do que os protagonistas. Dependendo do grau eles morrem no mesmo capítulo que aparecem.

Hidan: Geralmente são pais, amigos, colegas, ex-colegas e professores dos protagonistas.

Zoro: De coadjuvante temos vários. Temos a Hinata, a Ino, o Shikamaru, o Neji, a Molly de Sailor Moon, os cavaleiros de ouro, é muita gente.

Coadjuvnates-figurantes

Hidan: São aqueles que só aparecem por algum tempo e somem no resto da obra. É o caso da Hanabi, do construtor da ponte, da treinadora de Charizard do Pokémon...

Figurante

Ikki: Figurante é que nem a torcida dos jogos de esporte. Aparecem no fundo, um ou outro chama a atenção, grita, tem reações e têm no máximo umas duas ou três falas.

Lita: Quando eles falam é para dar informações aos outros personagens ou reclamar de algo ou fugir de um ataque.

Zoro: É o caso dos balconistas de hotel, barmen, pessoas na feira, pessoas que estão falando de um rumor e algum personagem escuta, pessoas que estão reclamando de algo no estabelecimento...

Hidan: O figurante mais famoso, e o único também, é aquele cara da carroça de repolhos do Avatar. Ninguém sabe o nome dele, ele só aparece raramente e já arrancou risadas de muita gente.

Criando o seu personagem

Lita: Você quer criar o seu próprio personagem, mas tem dificuldade? Veremos um sistema que serve para criar qualquer tipo de personagem para qualquer história.

Ikki: Faça uma ficha na sua cabeça ou no Word se quiser, só não coloque a ficha no texto. Introduza seu personagem corretamente. A ideia da ficha é só para te ajudar com o personagem.

Lita: E a primeira coisa que seu personagem precisa é...

Gênero

Ikki: WTF?! Não era o nome?!

Zoro: Quem joga The Sims sabe muito bem porque o gênero vem antes do nome. A primeira coisa que você se pensa quando vai criar o protagonista é...

Hidan: Are you a boy or a girl?! *aparece vestido de Professor Carvalho*

Ikki: *capota*

Lita: *gota*

Zoro: Você pensa se vai criar um menino ou uma menina para ser o protagonista. Depois você pensa nos outros, mas pensa primeiro no gênero.

Hidan: Quem joga The Sims ou qualquer RPG ou MMOPG da vida, escolhe o gênero antes de botar nome no boneco.

Nome

Lita: Você escolhe o nome que quiser e na língua que quiser.

Idade

Ikki: Preciso comentar?

Aparência

Hidan: Você define como ele será. Loiro, moreno, careca, cabeludo, gordo, magro, ruivo, albino...

Personalidade

Zoro: Você define como ele vai se comportar na fic. Se for fazer a ficha, não precisa botar a personalidade exata, só o mais importante e o resto você desenvolve.

Qualidades e defeitos

Ikki: As coisas boas e ruins de seu personagem. Se ele é inteligente, burro, desastrado, arrogante, bebe que nem um mendigo velho, sempre ajuda seus amigos...

Hidan: Não é só de qualidade que faz um personagem. Seus defeitos também o fazem.

História

Lita: Aqui você define como são o passado e o presente do personagem. Pode ser algo grandioso ou algo simples como o personagem ser uma pessoa normal que está na escola e tem pais e um cachorro.

Hidan: Por que a gente não pode ter um cachorro?

Zoro: É. Nós já temos pais, por que não um cachorro?

Ikki: Já dissemos que não somos os seus pais. E não vamos ter um cachorro!

Ocupação

Zoro: Estudante, médico, enfermeiro, ninja, domador de dragões, mestre Pokémon, vagabundo que mora com os pais, cowboy, vagabundo, desempregado...

Habilidades

Lita: As habilidades não se resumem a ataques de fogo, magia, conjuração, jutsu, poderes sobrenaturais, superpoderes...

Ikki: Também podem ser habilidades nem tanto extraordinárias.

Zoro: Como mestre em colar em prova, ser imã para confusão ou problemas, nadar bem, nunca ser pego dormindo durante a aula, dormir na aula e mesmo assim tirar dez, ser um bom cozinheiro, um terror na cozinha...

Hidan: Qualquer merda. Desde contar até infinito até ser o fodão das galáxias

Lita: Bem, é isso. Quantos capítulos faltam?

Ikki: Não sei, mas estou ganhando por hora mesmo.

Hidan: Eu quero férias!

Zoro: E eu quero dormir!


Não quer ver anúncios?

Com uma contribuição de R$29,90 você deixa de ver anúncios no Nyah e em seu sucessor, o +Fiction, durante 1 ano!

Seu apoio é fundamental. Torne-se um herói!


Notas finais do capítulo

Lita: Vocês só sabem reclamar. Faltam apenas dois capítulos.
Hidan: É, mas são os mais longos e trabalhosos!
Zoro: Sem falar que no próximo vamos virar professores de português.