Guia Do Semideus escrita por Debby Valdez


Capítulo 4
Anexo - Guia de Deuses Primordiais


Notas iniciais do capítulo

Bem, eu meio que tinha esquecido de falar deles no guia dos deuses gregos, mas aqui estão.
Fiz questão de mostrar esse porque eu mesma já tive muitas ideias de fics com eles e acho que vocês também podem querer incluir um desses. Bem. Espero que curtam esse pequeno anexo.



Este capítulo também está disponível no +Fiction: plusfiction.com/book/369918/chapter/4

ANEXO

Meu irmão é um idiota. Ele enviou o capítulo e nem me deixou revisar. Tinha ainda esse deuses, mas eu coloquei como uma coisa extra, um anexo, enfim. Vamos ao que interessa.

1. O QUE SÃO DEUSES PRIMORDIAIS?

Deuses primordiais são os deuses que vieram primeiro. Duh. Melhor explicando.

No começo de tudo, existia o Caos. Uma mistura turbulenta de tudo. Depois veio quatro criaturas de dentro das trevas. Érebo, Nix, Eros, Tártaro e Gaia, a vadia. Physis era a matéria divina, que deixava tudo eterno, como os olimpianos que conhecemos. Gaia, essa mesma, num momento de partenogênese (aprendi hoje com a Annabeth essa palavra, quer dizer sem parceiro) ela teve três filhos: Urano, Ponto e os Óreas, espíritos dos montes e picos. Daí começou a surgir os deuses primordiais.

Chronos (não Cronos, veremos isso depois) era unido a Ananque e se dividiram formando Fanes, Nesoi se juntou com Ponto, Hemera nascia de Nix... Era um tempo de transformações turbulentas, tudo era um caos descontrolado. O líder deles era Ofíon e Eurínome e de certo modo, tudo ia se acalmando.

Gaia se uniu a Urano e tiveram vários filhos, os ciclopes e os hecantoquiros, os cem-mãos, mas Urano ficou irado (não o julgo, acharia estranho se meus filhos nascessem ou com um só olho ou com cem mãos) e rebolou todos no abismo do Tártaro. Gaia tinha uma paixãozinha pelo Tártaro e disso nasceu Tifão, que ficou com o papai lá no quinto dos infernos. Mas depois do que Urano fez, Gaia ficou louca. Ele quis dar uns pega nela de novo e disso nasceram os primeiros titãs. Veremos depois num anexo sobre titãs.

Bem, Gaia convenceu seu filho Cronos (não Chronos) a matar seu pai e esfaqueá-lo com uma foice. Cronos obedeceu e jogou os pedaços do pai no mar, criando uma espuma de onde surgiu Afrodite (O que nos leva a entender que Urano realmente desapareceu, pois sua essência foi consumida). Os titãs acabaram com o reinado dos deuses primordiais que de tanto moldar nosso mundo, já estavam sonolentos. Os mais poderosos entrou em uma “coma” e os mais fracos viraram deuses menores.

A última vingança de dois deuses primordiais foram os gigantes.

Gaia acordou do seu sono quando os titãs perderam a titanomaquia. Então ela acordou o Tártaro também e deu a luz aos gigantes. Que quase foram a ruína dos deuses. Mas no fim, deuses venceram com a ajuda de nós, divos semideuses, e os deuses voltaram a dormir até os dias de hoje.

2. GUIA DOS DEUSES PRIMORDIAIS

Caos: não é o deus do caos. É o mais velho dos deuses, a mistura de tudo e o nada entre o céu e a terra. (E isso soou filósofo) Enfim, ele foi o primeiro deus de onde saíram os outros deuses primordiais e essa cambada lotou a terra.

Érebo: deus primordial das trevas e do vácuo.

Nix: deusa primordial da noite.

Eros: deus primordial do amor e do erotismo.

Tártaro: deus primordial do abismo. Personificação do Submundo. Cara simpático, esse.

Gaia: Essa maldita mesmo. Não é um titã como muitos pensam, ela é uma deusa primordial que veio do Caos juntos com o Tártaro, Eros, Érebo e Nix. Também é a personificação da terra. Gerou sozinha (sem comentários) Urano, Ponto e os Óreas (não os oreos, isso são biscoitos).

Urano: deus primordial do firmamento. Personificação do céu.

Ponto: deus primordial do mar.

Éter: deus primordial do ar. Mas não ar que os meros mortais respiram, mas o ar puro e brilhante que os deuses respiram. Porque quem respira o Éter é outro nível.

Hemera: Contrapondo com Nix, é a deusa do dia.

Ananque: deusa primordial da inevitabilidade. Mãe das Moiras (aquelas senhorinhas que não gostam da gente) e personificação do destino.

Chronos: não é o titã Cronos, é o deus primordial do tempo e das estações CHronos. Não confundam.

Selene: deusa primordial da lua.

Tálassa: deusa primordial do mar mediterrâneo.

Physis: deusa primordial da matéria que faz tudo eterno. Ela une e prolonga a vida do universo.

Fanes: deus primordial da procriação e da geração de uma nova vida. Se você é filho(a) de Atena, acha seu nascimento estranho. Mas Fanes nasceu do ovo cósmico que dividiu Chronos de Ananque.

Nesoi: deusa primordial das ilhas.

Ofíon: deus primordial que governou o mundo até os titãs dominarem a terra. Era casado com Eurínome, uma ôceanide.

Óreas: Eram deuses primordiais de montanhas e picos. Como o Etna, Otris e o próprio Olimpo.

Espero que tenham gostado e agora sim vamos para o terceiro capítulo: Chegando ao Acampamento Meio Sangue


Não quer ver anúncios?

Com uma contribuição de R$29,90 você deixa de ver anúncios no Nyah e em seu sucessor, o +Fiction, durante 1 ano!

Seu apoio é fundamental. Torne-se um herói!


Notas finais do capítulo

Bem, eu queria agradecer a GabrielaHawlleyValdez, nossa segunda recomendação! Sua linda! Curta bastante esse guia!